Rabo de pipa

Rabo de pipa Maitê Rosa Alegretti

Resenhas - Rabo de pipa

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 19/07/2023

Versos leves como uma pipa no céu
"Rabo de pipa" é o mais novo livro de poesias da Maitê e é uma daquelas obras que a gente pode — e deve — apreciar com calma e reflexão, como uma pipa que encontra o equilíbrio e plana na imensidão do céu.

O livro está dividido em seis partes, com os seguintes títulos:
Inaudito
Varandas
Rabo de pipa
Nenúfares
Indivisível
O tempo que se leva

Além disso, "Rabo de pipa" ainda conta com um prefácio (assinado por Mariana Marino) e um posfácio (assinado por Anna Clara de Vito). Ambos os texto enriquecem nossa leitura e trazem uma interessante análise dos poemas que encontramos ali.

Ao longo das páginas deste livro, nos deparamos com um mundo que é tão nosso, mas que, ao mesmo tempo, é tão novo. Um mundo a ser (re)descoberto, apreciado, vivido.

Um mundo em consonância com o caos interior que tantas vezes carregamos, e com a vontade de viver aquilo que períodos difíceis não nos permitem viver, apreciando a imensidão, mas também a pequenez.

E no meio da observação do mundo, Maitê ainda insere sentimentos tão seus e conhecimentos que a vida pouco a pouco foi lhe propiciando, a ponto dela se arriscar a ir além de referências italianas em seus versos, escrevendo também uma breve prosa poética bilíngue.

Dentre os poemas lidos, o meu preferido foi "O tempo que se leva", que me parece fechar com chave de ouro esta coletânea. Mas não pense você que é uma escolha fácil dentre os belos versos com os quais nos deparamos ao longo das páginas desta delicada e saborosa obra.

A diagramação e o uso de papel pólen para a impressão tornam a leitura do exemplar físico ainda mais confortável, propiciando ao leitor um tranquilo momento de lazer e esquecimento em meio aos versos da Maitê.

site: https://blogdastatianices.com/2023/07/18/rabo-de-pipa-maite-rosa-alegretti/