Uma igreja chamada tov

Uma igreja chamada tov Scot McKnight...

Resenhas - Uma igreja chamada tov

FabrAcio50 24/01/2024

A vocação do pastor e a vocação da igreja consistem em cuidar das pessoas para que se tornem cada vez mais semelhantes a Cristo

samcou.rs 20/01/2024

Um bom diagnóstico, mas um remédio insuficiente
O livro é bem escrito e atrativo. Os autores apresentam um bom diagnóstico sobre um dos problemas que tem corroído a igreja: o abuso e a violência contra vulneráveis. Todavia o remédio que eles sugerem carece de evangelho e de uma boa dose de eclesiologia bíblica.

Entre as piores ideias do livro está a afirmação de que a pregação da palavra não é o centro do culto, que só perde para a abordagem dos autores sobre as mulheres e sua relação com a igreja.

Melqz 17/10/2023

Melhor do ano!
Scot e sua filha passaram por um processo muito constrangedor em sua antiga igreja, a qual, era muito conhecida e seu pastor principal tinha uma fama muito boa no meio cristão, até que então se deparam com uma denuncia de abuso, que deu inicio um grande processo onde outras denuncias foram feitas e a igreja respondeu de forma muito conveniente, contradizendo todo ensino bíblico acerca do assunto.

A primeira parte nos alerta sobre abuso de autoridade e outros tipos de abusos feitos pelas lideranças que são vistos como normal por aqueles que estão acostumados a ambientes tóxicos de igreja...
Depois ele inicia então uma tentativa de levantar alguns pontos muito importantes para uma igreja TOV (bondosa), e nos ajuda a criarmos esse ambiente de bondade em nossas igrejas locais.

Léo_Martins 31/07/2023

Uma igreja chamada tov
Nos últimos anos, diversas igrejas têm sido motivo de escândalo, não por seguirem fielmente a Cristo, mas pela prática recorrente de ações abusivas.

Como evitar a decadência moral e espiritual que produz feridos e envergonha a todos? Scot McKnight, respeitado autor e teólogo, e sua filha Laura Barringer sugerem um caminho de restauração para a igreja.

Ao resgatar nas Escrituras a bela palavra hebraica tov, que significa "bom", os autores propõem uma cultura baseada na bondade, em que a empatia, a graça, a priorização das pessoas, a verdade, a justiça e o serviço fazem dos membros da igreja uma autêntica comunidade de seguidores de Jesus.

Scot e Laura oferecem subsídios para que a igreja se renove ao encarar seus pecados, estabelecendo um padrão de comportamento que resista ao abuso e promova a cura, a segurança e o crescimento espiritual de todos.

O aspecto mais proveitoso deste livro é que, embora mantenha sua visão teológica, não cai na armadilha de simplesmente pontificar o que a igreja não é ou o que poderia ser. Este é um livro profundamente pessoal e extremamente prático. E é uma grande dádiva. Vemos nestas páginas a nós mesmos, nossa vida e nossas igrejas.

Gabriella.Rocha 30/07/2023

Não desista! Você não está sozinha (o)
Um livro que te informa e esclarece sobre a cultura de seitas nas igrejas evangélicas.

Se você saiu de igreja por entender que algo estava errado e não sentir paz nas liderança abusadora, não concordar com a falta de transparência dos líderes e finanças, não enxergar mais Jesus no dia a dia, esse livro é para você dar nome ao seu sentimento e entender que você não está sozinho. Casos assim são mais comuns do que imaginamos.

Leia e fortaleça a sua fé para permanecer e ajudar os que estão cegos.

Grodrigues 11/06/2023

Este livro me trouxe muitas reflexões sobre a pecaminosidade infiltrada nas supostas igrejas contemporâneas. o livro trás através de alguns exemplos reais exemplos que como a cultura de uma igreja tóxica onde impera o narcisismo, a mentira, e os interesses das instituições pode e deve ser combatido através de uma cultura de bondade (Tov, do hebráico)

Jessica 19/04/2023

"Aos feridos que não desistiram"
Fui desigrejada por alguns anos até que o Deus pródigo me chamasse de volta a reunião dos santos. Não sofri nenhum abuso eclesiástico, mas é claro que saber de abusos espalhados pela igreja reforçava, como reforça em alguns, o desejo de permanecer distante da congregação. Mas, enfim, eis-me aqui anos depois amando esse mosaico santo que a reunião de pessoas quebradas, mas redimidas, forma.

Esse livro nos chama à recusar a cultura tóxica e egocêntrica que tem crescido nas igrejas e nos encoraja a formar uma cultura da bondade (tov) que seja aprazível ao Senhor. Nos encoraja a recusar o chamado à liderança que não se comprometeu, antes, a ser seguidor do Senhor Jesus Cristo. Nos chama a priorizar pessoas, a servir e ter uma vida criciforme.

Por fim, nos lembra que Igreja é organismo vivo (corpo de Cristo) e não organizações corporativas; que pastorear é se empenhar para formar em outros o caráter de Cristo e não trabalhar para ter o próprio nome idolatrado.

Recomendo fortemente que leiamos e nos esforcemos para formar em nossas congregações uma cultura de bondade que resista a abusos!

E você, ferido, volta pra casa! O Mestre chama!

Katia 09/04/2023

Muito bom mas...
Muito bom mas um pouco cansativo, entendo que o livro é uma espécie de denúncia do abuso que aconteceu na Willow Creek, mas não acredito que isso precisasse ocupar tanto espaço no livro. Os ensinamos são muito bom e relevantes, muito importantes. Talvez ele se tornasse um pouco mais leve e fluido se tivesse um pouco menos desses relatos, mas também entendo que eles servem como exemplo.

Felipe 02/04/2023

A cultura da bondade na igreja
Este livro se inicia com uma denuncia de ex-membros da mega igreja Willow Creek nos EUA contra a figura tóxica de Bill Hybells e, a partir dessa denúncia, os autores constroem características saudáveis para uma igreja se desenvolver através de um círculo de bondade (tov, no hebraico). Um livro muito rico para avaliarmos o caminho escolhido em nossas igrejas na atualidade, principalmente por meio dos seus líderes e o verdadeiro envolvimento fraternal de toda a comunidade. Recomendo a leitura!

Marcelo 30/03/2023

Excelente livro para identificar uma cultura de abusos dentro da igreja. Esse é um assunto muito pertinente para nossos dias, pois infelizmente muitas igrejas tem se tornado ?empresas? e sua ?gestão? passou a ser feita por CEOs que tomaram o lugar dos pastores.

Darrigo 22/02/2023

Livro fundamental para quem quer vencer uma cultura toxíca em sua comunidade
"Uma Igreja Chamada TOV" foi um dos livros que mais levou tempo para terminar, apesar de ter apenas 246 páginas eu demorei 4 meses desde quando iniciei (nov22). Foi através da proposta de leitura semanal de um pastor anglicano, bom, não deu muito certo.

O começo do livro lembra muito o apanhado histórico de culturas tóxicas e evangelicalismo americano da obra da Du Mez(Jesus and John Wayne), que foi lançada na mesma época, aliás o caso de abusos Willow Creek que permeia o livro inteiro, é citado em ambos…

Porém além da pesquisa e descritivo do caso, Scot McNight e a Laura Barringer são bem sucedidos em apontar a correção para uma cultura tóxica, com a cultura Tov, * pontos fundamentais para uma cultura do bom para uma igreja e pastores.

Recomendo a leitura desse livro para amigos e lideranças/pastores de igrejas.