A garota armênia

A garota armênia Ana Carolina Kherlakian

Resenhas - A garota armênia

cathcostani 27/08/2023

Esse livro tem uma história baseado nos fatos reais.
A protagonista da história, Yeva é uma personagem forte e astuta, ela perde tudo e todos os seus entes queridos no G?n0cídi0 Armêni0, e ela é salva do destino traçado para ela por Omar, um soldado turco.
A história começa nos anos 80 quando a protagonista já velhinha conta para sua neta uma narrativa de sobrevivência, resiliência, amor e milagres. A obra é narrada em terceira pessoa e com uma escrita poética, instigante e sensível da autora, e os trechos do livro são lindos, tocantes e incríveis de se marcarem.
A leitura do livro é rápida e fluída com páginas curtas.
Sinceramente eu curti muito essa obra maravilhosa que não é um simples romance, e sim um enredo sobre uma sobrevivente de uma m4t4nç4 de uma etnia E o final do romance é bem agridoce.
E o resumo da ópera, eu indico muito esse livro emocionante demais, amei muito a história de Yeva e Omar.
E para entrar no clima de leitura, eu assisti um documentário sobre Armênia no YT.
E adorei ter recebido esse livro.
LuaTeresa 14/09/2023minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

booksdreamns 09/06/2023

Emocionante
Livro mais do que perfeito... A real história de um dos maiores genocídios do mundo, agora exposto de forma clara pelos personagens que viveram esse terrível acontecimento. A garota armênia é um daqueles livros que prendem a atenção. Leiam não irão se arrepender.

flaviacoelhopena 11/06/2023

Uma linda história sobre reconstrução
Vale a pena conferir o romance de Ana Carolina. Uma história sobre se refazer, recomeçar justamente quando a guerra parece ter te levado tudo inclusive sua esperança

Joice.Alves 12/06/2023

A história é linda! Cada pessoa no caminho, cada perda (eu sofri com cada morte e cada adeus), cada momento o amor dela com o Omar (O jeito que ele acreditava nela. Como ele esperou por ela). Um livro único e que transborda sentimentos.

Girlwhoreads 12/06/2023

Maravilhoso
A capa do livro é muito bonita e bem instigante, a autora tem uma escrita fluída e envolvente, a cada página lida você fica mais curiosa para conhecer um pouco mais da história de Yeva, a garota armênia.
Já fiquei super emocionada nos primeiros capítulos, a crueldade da guerra e como influenciou a vida dos personagens é impressionante.

Maurinea.Ribeiro 15/06/2023

Amei conhecer a história de Yeva, uma história de amor, de luta. Amor não só pelo romance dela com Omar, mas o amor dela pela família.

Yeva é uma personagem cheia de coragem de sentimentos, a trajetória dela é cheia de perdas e medos, mas ela se mantém firme pela memória de quem ela ama e os que tão vivos.

Pra mim o mais emocionante e o faz eu panfleta esse livro é a escrita da autora, junto com a mensagem de nunca desistirmos ou parar de lutar mesmo que numa guerra. A escrita da autora é leve e fluida, o que faz a história ficar ainda melhor .

Jully Divulga Livros 17/06/2023

@cadaenredoumcrush
Amei demais a leitura e me envolvi muito. Pois além de todo o contexto social que envolve uma guerra dessas, que já me emociona profundamente, temos o florescer de uma amor teoricamente proibido. Depois toda uma reviravolta que é de partir o coração e me fez chorar compulsivamente. A parte boa, é que o mundo dá voltas e mesmo com toda a situações tristes, todos podem ter uma vida plena e feliz, quando se permite a isso. São muitas reflexões envolvida e recomendo demais a leitura.

skuser02844 17/06/2023

Maravilhosa Leitura
É um enredo totalmente reflexivo, a todo o momento uma paradinha pra respirar e pensar se torna totalmente necessária. A narrativa em terceira pessoa pode parecer impessoal, mas achei que combinou demais com a trama que é muito bem amarrada. Apesar de toda a tristeza, temos um final feliz, e de uma forma que eu jamais poderia imaginar, é simplismente maravilhoso!!!! Mesmo eu querendo que tivesse sido diferente, acho que um pouco mais de drama e choro não foi de todo em vão, e mesmo sem querer traz um novo momento pra pensar.

Patty.Rosa 17/06/2023

Uma guerra, muitas perdas e um grande amor!
Quando Maria completa seus 15 anos, sua avó, Yeva, resolve contar à neta mais velha a sua história.
Yeva era uma jovem garota armênia em 1915, quando teve início o Genocídio Armênio por parte dos turcos. Logo de início, seus pais são mortos e suas irmãs levadas como prisioneiras, e Yeva só sobrevive porque recebe ajuda de um jovem soldado turco chamado Omar. Assim, Yeva e Omar começam sua fuga em busca da sobrevivência, cuidando um do outro.

Me apaixoneinpor essa história, é não foi pouco. Com uma narrativa super fluída e permeada por muitos fatos históricos, a autora me envolveu na história desde o início e conseguiu me levar às lágrimas! A história da Yeva é muito triste, e saber que foi inspirada em uma história real torna tudo ainda mais triste. Me apaixonei pelo Omar, ele é um personagem dedicado, sensível, forte e muito especial! Achei o romance lindo demais e me emocionei realmente com essa história!

@umcontonocoracao 19/06/2023

Apaixonante
Em meio a este cenário da história Armênia que vive nossa protagonista Yeva Kasparian. Uma jovem que teve sua vida abalada pela guerra, sendo obrigada a fugir da crueldade e do massacre Turco. Estima-se que ao menos 1,5 milhões de armênios morreram entre 1915 e 1923. Dentre elas os entes queridos de Yeva.

A história da garota Armênia é contada em primeira pessoa. Relatos de uma avó a sua neta. Um enredo bastante rico e com carga emocional triste.

Mas não só as barbáries são relatadas, há também uma linda história de amor entre Yeva e um soldado Turco que era contrário ao horror ao qual seu governo tratava a população da Armênia. Um sentimento capaz de acolher, proteger e transformar ódio em amor.

Não podemos esquecer o lado espiritual da autora, que é sua marca registrada. A avó de Yeva é um espírito conselheiro e protetor, que está a seu lado nos momentos de maior tensão, trazendo conforto e força para sua jornada. Gosto muito desse tipo de tema, e a autora aborda ele de forma delicada e sutil. A garota Armênia é um livro que nos faz repensar sobre luta, perseverança, gratidão e amor.

Livro perfeito, apesar de ser curtinho e nos deixar com vontade de querer mais de Yeva, ele é completo e instigante. Uma leitura rápida para um final de semana.

Priscilla 19/06/2023

A garota armênia
Yeva é uma jovem armênia no início do século XX que passou pelos horrores da guerra e conseguiu sobreviver a tudo.

Na sua juventude ela tem seu primeiro amor mas tudo se perde quando os ataques mudam sua vida para sempre.

Quando a família de Yeza é atacada pelos turcos otomanos, só ela sobrevive graças às moedas de ouro é Bíblia que carregava no peito. Ela terá que aprender a lidar com a perda e os horrores da guerra.

?A minha alegria está morta? Sem vida, como uma folha desprendida de um galho, como meus pais. E? eu não faço ideia se algum dia essa felicidade voltará. Talvez ? nunca.?

A vida de Yeza é mudada de repente e ela vai ter que lutar para sobreviver. Ela é amparada pela solidariedade de um soldado turco que a ajuda a fugir. Ela se apaixonaria pelo inimigo e viveria um amor proibido.

?A sua hora de ir para o outro lado ainda não chegou, Yeva. Seus pais estão aqui comigo. Não tenha medo do seu destino.?

Baseado em fatos históricos sobre guerra onde turcos otomanos invadiram a Armênia e dizimaram a população, essa história é contada por Yeza à sua neta.

?A mágoa brotou em meu coração, a dor dos armênios ecoava em cada canto daquele lugar, como uma música triste e perturbadora.?

A trama é bem amarrada com uma história emocionante sobre sobrevivência, luta, e também sobre amores.

Lauddy 19/06/2023

A garota Armênia
Yeva teve a sua vida mudada quando uma guerra a fez seguir por uma trajetória com muitos perigos, perdas e morte.
Prometida em casamento a Arman, ela só esperava o dia do seu reencontro, no entanto, a vida é cheias de incertezas e surpresas e na sua tentativa de chegar viva em algum lugar, Yeva conhece Omar.
Em meio ao caos, logo eles descobrem sentimentos mútuos. Contudo, são muitos os desafios que eles precisam lidar para finalmente concretizar esse sentimento.

Foi uma leitura fluída e comovente. Poder acompanhar toda a trajetória de Yeva e demais personagens nos mostram as sequelas que uma guerra deixa na vida de uma pessoa.

A autora construiu uma trajetória enigmática tendo como pano de fundo uma guerra e além disso nos mostrando que em meio ao caos ainda há bondade, compaixão e acima de tudo muito amor.

@Fabianne24 19/06/2023

Emocionante
O livro é baseado em fatos reais, uma história bem construída, narrada em terceira pessoa traz personagens cativantes e bem escritos.

Logo no início conhecemos a vovó Yeva que resolve abri seu coração para sua neta e contar sua história.
A jovem Yeva se vê no início de uma guerra entre povos, Os turcos otomanos contra os povos Armênios. Eu sofri em cada página desse livro em pensar em tudo que ela viveu e sobreviveu em sua vida.

A história é muito cativante e envolvente cheia de reviravoltas e sentimentos que nos fazem refletir. Chorei muito em algumas partes até chegar ao momento que entendemos que nossa felicidade está onde buscamos ela, quando nos permitimos.

Um livro curtinho e lindo recomendo muito a leitura.

Elisa @Meuvicioemlivros2021 20/06/2023

Emocionante
Para ler este livro é necessário estar ciente de que você entrará de cabeça em uma história lindíssima mas muito sofrida.
Nos deparamos com o que de pior o ser humano pode se tornar em busca de poder e um senso distorcido de moralidade e assim você se compadece dessas pessoas que vivem a realidade da guerra e da fome.
Também há um amor construído sob as adversidades que é lindo de se ver, pois deu a força necessária para que os protagonistas tivessem força para suportar as provações que essa jornada colocou em seus caminhos.

Com final que me levou as lágrimas me pus a pensar sobre como certas situações ocorrem na nossa vida e nos ensinam algo válido mesmo que doa muito para aprender.

Super Recomendo a leitura.

Casquinha 20/06/2023

Livro a Garota Armênia
A obra a Garota Armênia é um romance histórico e que foi baseado em fatos reais.

O livro conta a trajetoria da jovem Yeva que é forte e guerreira além disso ela era uma garota armênia que tem a sua vida destruida pelo conflito da guerra.

Na estrutura do enredo tem flashback para trazer momentos do passado e isso é uma das caracteristicas que eu gostei bastante.

Fiquei super interresada quando eu tive o primeiro contato com a obra e vê que era baseado em fatos reais.

Logo no começo temos o contato com a vovó yeva e a sua neta Maria.

A história de yeva mostra uma jovem armênia que tem sua vida destruida pela guerra e que passa por problemas e lutas até encontrar a sua segurança e paz

O enredo traz reviravoltas, amor,conflitos e momentos que ficamos super imerso e reflexivo na história e sobre como essa jovem passam por essa situação com coragem e determinação.