A garota armênia

A garota armênia Ana Carolina Kherlakian

Resenhas - A garota armênia

Gisele Aquino de Araújo 20/04/2024

Mts lágrimas depois, consegui concluir...
"Incrível como as pessoas se tornam companheiras em meio a um perigo mortal... unidas em um laço invisível. Toda a generosidade e senso de sobrevivência vêm à tona"

Uma história comovente sobre o genocídio armênio q ocorreu em 1915 e 1923.
Um relato emocionante baseado em fatos reais.
Está belíssima obra narra a história de Yeva, uma sobrevivente do massacre orquestrado pelo império otomano. Essa jovem vê seu mundo ruir e seus sonhos serem destruídos após perder sua família de forma tão cruel. Em meio a dor e injustiças por esse ato cruel também conhecido por holocausto armênio, Yeva encontra em desconhecidos o que acredita ter perdido, esperança. E nessa linha tênue, juntos lutam pela sobrevivência.

LucAlio.CAmara 03/04/2024

Sobre o que achei:

????
Finalizado

Trecho do Epílogo
Dia especial. ? Ela tocou em seu pingente pendurado em seu pescoço. ? É o dia em que coloquei, pela primeira vez, os pés no Brasil. ? Ergueu a sobrancelha fina e encarou a neta. ? Eu tinha apenas dezoito anos. Foi em 1915, há 67 anos

Trecho do início da história
Yeva Marash, Sul da Turquia, 24 de abril de 1915.

Contemplei o horizonte com olhos marejados. O crepúsculo, ao longe, cobria o Monte Ahir com o seu manto alaranjado. Nuvens dispersas maculavam o imponente pico salpicado de neve. Abri um sorriso pesaroso. A beleza de Marash destoava da realidade cruel em que estávamos vivendo. Assim como muitos armênios, eu havia nascido nessa cidade localizada na região mediterrânea da Turquia. Outrora um lugar tranquilo, agora manchado pela ira do Império Turco-otomano. A guerra começara e, infelizmente, a situação era desesperadora para as pessoas da minha origem.

A garota armênia passa por situações horríveis para poder sobreviver. Com a ajuda de Omar e Atiye, em momentos cruciais, fez toda a diferença na vida da personagem Yeva, ajudando-a a continuar caminhando até Aleppo, na Síria, para encontrar outro anjo em sua vida, que foi Khalil. A narrativa é objetiva, com reviravoltas e momentos de sofrimento na vida de Yeva.

Yeva, além da sorte, teve a ajuda de pessoas nos momentos certos para continuar viva. Ela teve dois amores, e na verdade, quem ela realmente amava mais, Arman ou Omar?

Vcs precisam ler este livro!
E vcs já leram?

Lucelia23 19/02/2024

Uma leitura rápida, porém muito tocante, acompanhar a história de Yeda foi emocionante, ver que apesar de todos os percalços pelos quais ela passou, a mesma conseguiu seguir em frente, mesmo nos momentos em que sua maior vontade era desistir. Mesmo diantes das perdas e dos sofrimentos causados pela guerra, Yeda conseguiu conhecer e viver dois amores inesquecíveis.

Rafaela.Vargas 07/02/2024

O amor na guerra
Amei esse livro, um livro curto, sem enrolação, com uma história de amor linda, ao mesmo tempo relata a maldade do ser humano quando decidem que uma raça é melhor que a outra.

Bel Bravini 13/10/2023

Ficção histórica sobre o genocídio armênio
Apesar de se passar durante um período muito triste da história armênia (que ainda não acabou), o livro consegue provocar sentimentos de esperança e conforto, construindo uma história romântica, fofa, e sincera em meio a todo caos e fatos horríveis.
A personagem principal me chocou por sua sinceridade nos momentos de relação com o omar, foi linda a construção do romance dos dois, e em nenhum momento o livro tenta esconder a culpa que ela sente por deixar pra trás o sentimento por arman.

O momento para leitura desse livro também foi bem triste, pois os armênios estão nesse momento passando por mais uma fase de extermínio.

Gostei muito.

Livy 31/08/2023

História linda e emocionante!
Essa é uma história sensível e emocionante, que traz o contexto histórico do genocídio armênio, que teve início durante a Primeira Guerra Mundial, em 1915.

Amei a Yeva, e amei acompanhar sua trajetória, que foi marcada por reviravoltas, luto, sobrevivência, amor e muita emoção. Ela me conquistou com sua força e coragem, em uma trajetória de superação e resiliência tão grande que fiquei comovida durante toda a leitura. Além disso, temos Omar, um soldado turco que ajuda Yeva a sobreviver e que conquistou meu coração com sua bondade.

É um livro curto, mas muito profundo e tocante, trazendo muita reflexão. Devorei esse livro, pois me prendeu desde o início, com a narrativa fluída e capítulos curtos. Não consegui parar de ler até chegar ao final.

Sério, não tenho nem como descrever o quanto amei esse livro. É uma história dolorosa, ainda mais por todo o contexto histórico, mas também fala sobre esperança. É um livro para sorrir e chorar, para tocar bem fundo.

site: https://www.instagram.com/livyverso

cathcostani 27/08/2023

Esse livro tem uma história baseado nos fatos reais.
A protagonista da história, Yeva é uma personagem forte e astuta, ela perde tudo e todos os seus entes queridos no G?n0cídi0 Armêni0, e ela é salva do destino traçado para ela por Omar, um soldado turco.
A história começa nos anos 80 quando a protagonista já velhinha conta para sua neta uma narrativa de sobrevivência, resiliência, amor e milagres. A obra é narrada em terceira pessoa e com uma escrita poética, instigante e sensível da autora, e os trechos do livro são lindos, tocantes e incríveis de se marcarem.
A leitura do livro é rápida e fluída com páginas curtas.
Sinceramente eu curti muito essa obra maravilhosa que não é um simples romance, e sim um enredo sobre uma sobrevivente de uma m4t4nç4 de uma etnia E o final do romance é bem agridoce.
E o resumo da ópera, eu indico muito esse livro emocionante demais, amei muito a história de Yeva e Omar.
E para entrar no clima de leitura, eu assisti um documentário sobre Armênia no YT.
E adorei ter recebido esse livro.
LuaTeresa 14/09/2023minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

Alana.Michele 24/07/2023

Uma história emocionante
Yeva Kasparian é uma jovem armênia que durante o império turco-otomano em 1915 teve sua casa invadida por soldados turcos, que assassinaram os seus pais e levaram as suas irmãs, e somente por conta da ajuda de um jovem militar, Omar, ela acaba conseguindo fugir.

Em meio a um cenário onde viver o presente é a única opção, eles enfrentam um caminho marcado por perdas, injustiça e sangue para conseguirem sobreviver.

?A garota armênia? é um romance sensível e emocionante que fala sobre luto, perdas, conflitos, coragem, perseverança, liberdade e recomeços. Sabe uma leitura que você pega sem expectativas mas que acaba te surpreendendo? Esse livro foi uma grata surpresa.

Escrita em primeira pessoa, a autora conduz a narrativa de forma fluida e envolvente, com uma trama profunda e tocante e que além de tudo trás fatos históricos sobre o genocidio armênio em 1915. É uma leitura que desperta um misto de sentimentos e que, acima de tudo, nos faz refletir.

Yeva me conquistou logo de cara pela sua coragem e força. Mesmo passando pela perda da sua família se manteve resiliente e com garra para conseguir sobreviver. Já Omar conquistou o meu coração pela sua bondade e sensibilidade em um período onde a dor reinava.

Vale ressaltar que alguns pontos da obra foram baseados na história da bisavó da autora, que sobreviveu ao ataque dos turco-otomanos, mas perdeu seu marido e filhos nessa batalha durante a primeira guerra mundial.

É um romance curto, mas com uma carga emocional forte e impactante que mostra que o amor pode sobreviver em meio à guerra. É uma leitura que todos deveriam conhecer, então prepare os lencinhos que vocês irão precisar.

Jaque @blogmalucadoslivros 13/07/2023

A garota armênia
Em “A garota Armênia” conhecemos uma história que nos mostra que mesmo em tempos de guerra e dor, sentimentos belos como amor e empatia ainda podem existir.

Em 1915, Yeva era uma jovem cheia de vida, prometida em casamento a Arman e com uma linda família. Até que o império Turco-otomano iniciou um genocídio contra o povo armênio. Yeva então perdeu seus pais, e suas irmãs foram levadas, assim que se organizavam para fugir da guerra.

Yeva acaba sobrevivendo a esse primeiro conflito e recebe a ajuda de Omar, um soldado turco. Agora os dois precisam lutar para sobreviver e apesar de suas diferenças, em meia ao medo e a dor, um sentimento profundo surge entre os dois.

O QUE ACHEI:

“A garota Armênia” foi uma leitura surpreendente. Baseado em fatos, estima-se que até 1,5 milhões de armênios sofreram as consequências, ou perderam suas vidas durante o regime autoritário do Império Otomano.

Sem dúvidas uma história dolorosa que mostra um dos piores lados do ser humano, mas que também mostra a bondade, empatia e luta daqueles que mesmo em meio à guerra, não desistiram de perseguir uma vida livre.

Gostei muito desse livro, uma história curta, porém profunda. Com personagens marcantes e uma protagonista extremamente forte. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/CuUYsOVL7lq/?img_index=1

Larissa.@estantedalari22 12/07/2023

UM LIVRO LINDO ?
??UM LIVRO IMPORTANTE E SENSIVEL!

? ?? O amor genuíno nunca se desfaz. Está impresso no universo ? a voz dela retumbou. ? Essa é a sua força.?

Yeva nasceu na Armênia, um país que infelizmente no ano de 1915 passou por um dos maiores massacr3s já vistos na história da humanidade. Os militares do Império turco-Otomano estão em guerra contra o país de Yeva, e certo dia acabam invadindo sua casa, capturando seus pais e suas irmãs. Yeva teria o mesmo destino se não fosse pela ajuda de Omar, um jovem soldado que não concorda com o autoritarismo e atitudes cruéis de seu país.

Sendo assim, Omar arrisca sua vida para salvar Yeva, então ambos seguem viagem para Alepo na Síria, afim de que lá Yeva consiga vir para a América. E assim acompanhamos os dois em uma trajetória difícil e cheia de riscos. Yeva nos leva em uma viagem cheia de emoções, onde conhecemos a história de seu passado e também de seu presente, onde ela narra sua história difícil e comovente para a neta em São Paulo.

Apesar de ser um livro curto, essa história está cheia de emoções, onde fatos históricos e reais se mesclam com a ficção. Somos transportados para uma realidade que infelizmente aconteceu e que acabou deixando muitas marcas dolorosas em nossa história, mas que mesmo assim serve como um lembrete de que uma crueldade como guerras como essa não podem mais acontecer. E também nos mostra que o amor é transformador e pode nos encorajar a encontrarmos um final feliz.

Enfim, uma história com uma protagonista forte, corajosa e muito inspiradora. Esse livro é lindo de muitas maneiras, e além de trazer um assunto profundo que nos rende muitas reflexões, também mostra o amor, a compaixão, e a solidariedade pelo próximo.

?Eai gostou ? Gostam de livros emocionantes? Já conhecia a obra?

Aline ig @escape.abacharel 12/07/2023

Livro maravilhoso, com uma história triste e importante, que precisa ser contada, lida e ouvida!
Yeva é uma menina que infelizmente tem um destino trágico. Yeva nasceu na Armênia, um país que em 1915 passa por um dos maiores massacres já vistos na história da humanidade. O livro é tão importante pois mesmo sendo uma ficção, foi baseado em uma história real.

Os militares do império turco-Otomano invadem a casa de Yeva, matam seus pais e capturam suas irmãs. Yeva teria o mesmo destino dos seus pais, se não fosse um garoto turco que a salva. O garoto, chamado Omar, não concorda com as práticas autoritárias de seu país. E é então, que ao salvar a garota armênia, ele coloca sua própria vida em risco.

Em meio à fuga da Armênia para Alepo (na Síria), os dois vivem grandes perigos tentando sobreviver na dura caminhada até o seu destino. Eles presenciam grandes injustiças, sentem na pele o perigo, mas além da aventura, vivenciam também um amor proibido.

O objetivo de Omar para Yeda é que da Síria ela emigre para a América, onde terá melhores oportunidades. Em uma história de bastante coragem, somos apresentados a duas linhas do tempo, o passado, que é essa história do massacre da família de Yeva. E o presente, onde Yeda narra sua história para a neta, na cidade de São Paulo.

Esta obra é extremamente emocionante. Um livro curtinho e fluído com uma história linda e tocante. Adorei saber que alguns dos fatos da jornada de Yeva são baseados na história da bisavó da autora Ana Carolina Kherlakian.

Se você busca por uma leitura envolvente com sentimentos humanos de compaixão, amizade e solidariedade, esse livro é para você! Você irá embarcar em uma viagem para a Armênia do passado, onde tantas injustiças foram cometidas. Se você já é um leitor mais sentimental, prepare os lencinhos, pois irá sorrir e se emocionar, quiçá chorar de alegria e tristeza. Sim, achei uma obra triste, mas com uma linda lição de esperança.

Esse livro me marcou demais e é uma leitura que super recomendo!

Média: 5 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel

site: https://www.instagram.com/p/Cumfm6WrIAt/?img_index=1

Tempo de leitura 07/07/2023

??Sobreviver a esse inferno é improvável, mas não é impossível. Gemi baixinho. Preciso acreditar nisso para continuar... Acreditar em um milagre.??

Neste livro é retratado o sofrimento e a dor dos armênios durante o genocídio de 1915 pelo regime do Império Otomano.
Neste cenário devastador, vamos acompanhar a trajetória de Yeva Kasparian, lutando para sobreviver ao massacre Turco.
Em meio a tanta angústia e tristeza, Yeva é protegida por um soldado Turco que é contra a guerra e os dois acabam vivendo um amor proibido.
Yeva é forte, corajosa e enfrenta muitos obstáculos até conseguir chegar em São Paulo para construir uma nova vida.

Alguns fatos do livro é baseado na história da bisavó da autora.
A leitura é envolvente, fluída e emocionante, levando o leitor a sentir um misto de sentimentos.
Mas também podem sentir a força e coragem dos personagens lutando para sobreviver e mostrar que o caminho do amor é sempre o melhor.
Uma história sobre luta, perseverança, conflitos, amizade e amor.
Uma leitura tocante, marcante e cheia de reflexões e com um final emocionante que nos faz pensar sobre as situações que ocorrem na nossa vida e como sempre aprendemos algo valioso mesmo em meio a dor.
Recomendo a leitura para quem gosta de romance histórico ou quer sair da zona de conforto.

??Incrível como as pessoas se tornam companheiras em meio a um perigo mortal... unidas em um laço invisível. Toda a generosidade e senso de sobrevivência vêm à tona.??

Libera 07/07/2023

Sabe aquele livro curtinho que traz tudo e mais um pouco mesmo com poucas páginas?
Esse é o livro!!!!

Uma história cheia de esperança e uma personagem cheia de coragem e força.

Yeva perdeu seus pais durante o genocídio do povo armênio, mas ela não teve tempo de ter seu luto pois precisou lutar pela própria vida.

E com uma ajuda inesperada ela parte rumo a uma nova vida, em uma fuga perigosa, mas também cheia de pessoas de bom coração.

A autora trouxe com delicadeza essa história baseada na história de sua bisavó que sobreviveu a esse momento tão terrível da história.

Quem sempre passa por aqui sabe que gosto de livros que me fazem querer saber mais e pesquisar, e foi o que fiz após ler " A garota Armênia" .

Livros como esse são importantes para que possamos conhecer mais sobre fatos que muitas vezes não são tão falados ou ensinado nas escolas.
Conhecer o passado nos ajuda a respeitar o próximo, e não permitir que horrores como esse volte a acontecer.

A narrativa é clara e detalhada, o que permite imaginar cada local e cada paisagem de um lugar lindo, e de um povo lindo, que mesmo com tanta dor, sobreviveu.

Finalizei a leitura emocionada e com o coração cheio de esperança.

aceitaler 27/06/2023

Ao iniciar a leitura do livro "A Garota Armênia" da autora Ana Carolina Kherlakian, é impossível não se impressionar com a riqueza de detalhes e a profundidade da narrativa.

Foi uma leitura maravilhosa, todos deveriam ler esse livro!