A garota armênia

A garota armênia Ana Carolina Kherlakian

Resenhas - A garota armênia

Larissa.@estantedalari22 12/07/2023

UM LIVRO LINDO ?
??UM LIVRO IMPORTANTE E SENSIVEL!

? ?? O amor genuíno nunca se desfaz. Está impresso no universo ? a voz dela retumbou. ? Essa é a sua força.?

Yeva nasceu na Armênia, um país que infelizmente no ano de 1915 passou por um dos maiores massacr3s já vistos na história da humanidade. Os militares do Império turco-Otomano estão em guerra contra o país de Yeva, e certo dia acabam invadindo sua casa, capturando seus pais e suas irmãs. Yeva teria o mesmo destino se não fosse pela ajuda de Omar, um jovem soldado que não concorda com o autoritarismo e atitudes cruéis de seu país.

Sendo assim, Omar arrisca sua vida para salvar Yeva, então ambos seguem viagem para Alepo na Síria, afim de que lá Yeva consiga vir para a América. E assim acompanhamos os dois em uma trajetória difícil e cheia de riscos. Yeva nos leva em uma viagem cheia de emoções, onde conhecemos a história de seu passado e também de seu presente, onde ela narra sua história difícil e comovente para a neta em São Paulo.

Apesar de ser um livro curto, essa história está cheia de emoções, onde fatos históricos e reais se mesclam com a ficção. Somos transportados para uma realidade que infelizmente aconteceu e que acabou deixando muitas marcas dolorosas em nossa história, mas que mesmo assim serve como um lembrete de que uma crueldade como guerras como essa não podem mais acontecer. E também nos mostra que o amor é transformador e pode nos encorajar a encontrarmos um final feliz.

Enfim, uma história com uma protagonista forte, corajosa e muito inspiradora. Esse livro é lindo de muitas maneiras, e além de trazer um assunto profundo que nos rende muitas reflexões, também mostra o amor, a compaixão, e a solidariedade pelo próximo.

?Eai gostou ? Gostam de livros emocionantes? Já conhecia a obra?

Tempo de leitura 07/07/2023

??Sobreviver a esse inferno é improvável, mas não é impossível. Gemi baixinho. Preciso acreditar nisso para continuar... Acreditar em um milagre.??

Neste livro é retratado o sofrimento e a dor dos armênios durante o genocídio de 1915 pelo regime do Império Otomano.
Neste cenário devastador, vamos acompanhar a trajetória de Yeva Kasparian, lutando para sobreviver ao massacre Turco.
Em meio a tanta angústia e tristeza, Yeva é protegida por um soldado Turco que é contra a guerra e os dois acabam vivendo um amor proibido.
Yeva é forte, corajosa e enfrenta muitos obstáculos até conseguir chegar em São Paulo para construir uma nova vida.

Alguns fatos do livro é baseado na história da bisavó da autora.
A leitura é envolvente, fluída e emocionante, levando o leitor a sentir um misto de sentimentos.
Mas também podem sentir a força e coragem dos personagens lutando para sobreviver e mostrar que o caminho do amor é sempre o melhor.
Uma história sobre luta, perseverança, conflitos, amizade e amor.
Uma leitura tocante, marcante e cheia de reflexões e com um final emocionante que nos faz pensar sobre as situações que ocorrem na nossa vida e como sempre aprendemos algo valioso mesmo em meio a dor.
Recomendo a leitura para quem gosta de romance histórico ou quer sair da zona de conforto.

??Incrível como as pessoas se tornam companheiras em meio a um perigo mortal... unidas em um laço invisível. Toda a generosidade e senso de sobrevivência vêm à tona.??

booksdreamns 09/06/2023

Emocionante
Livro mais do que perfeito... A real história de um dos maiores genocídios do mundo, agora exposto de forma clara pelos personagens que viveram esse terrível acontecimento. A garota armênia é um daqueles livros que prendem a atenção. Leiam não irão se arrepender.

Joice.Alves 12/06/2023

A história é linda! Cada pessoa no caminho, cada perda (eu sofri com cada morte e cada adeus), cada momento o amor dela com o Omar (O jeito que ele acreditava nela. Como ele esperou por ela). Um livro único e que transborda sentimentos.

Lucelia23 19/02/2024

Uma leitura rápida, porém muito tocante, acompanhar a história de Yeda foi emocionante, ver que apesar de todos os percalços pelos quais ela passou, a mesma conseguiu seguir em frente, mesmo nos momentos em que sua maior vontade era desistir. Mesmo diantes das perdas e dos sofrimentos causados pela guerra, Yeda conseguiu conhecer e viver dois amores inesquecíveis.

Jully Divulga Livros 17/06/2023

@cadaenredoumcrush
Amei demais a leitura e me envolvi muito. Pois além de todo o contexto social que envolve uma guerra dessas, que já me emociona profundamente, temos o florescer de uma amor teoricamente proibido. Depois toda uma reviravolta que é de partir o coração e me fez chorar compulsivamente. A parte boa, é que o mundo dá voltas e mesmo com toda a situações tristes, todos podem ter uma vida plena e feliz, quando se permite a isso. São muitas reflexões envolvida e recomendo demais a leitura.

Aline ig @escape.abacharel 12/07/2023

Livro maravilhoso, com uma história triste e importante, que precisa ser contada, lida e ouvida!
Yeva é uma menina que infelizmente tem um destino trágico. Yeva nasceu na Armênia, um país que em 1915 passa por um dos maiores massacres já vistos na história da humanidade. O livro é tão importante pois mesmo sendo uma ficção, foi baseado em uma história real.

Os militares do império turco-Otomano invadem a casa de Yeva, matam seus pais e capturam suas irmãs. Yeva teria o mesmo destino dos seus pais, se não fosse um garoto turco que a salva. O garoto, chamado Omar, não concorda com as práticas autoritárias de seu país. E é então, que ao salvar a garota armênia, ele coloca sua própria vida em risco.

Em meio à fuga da Armênia para Alepo (na Síria), os dois vivem grandes perigos tentando sobreviver na dura caminhada até o seu destino. Eles presenciam grandes injustiças, sentem na pele o perigo, mas além da aventura, vivenciam também um amor proibido.

O objetivo de Omar para Yeda é que da Síria ela emigre para a América, onde terá melhores oportunidades. Em uma história de bastante coragem, somos apresentados a duas linhas do tempo, o passado, que é essa história do massacre da família de Yeva. E o presente, onde Yeda narra sua história para a neta, na cidade de São Paulo.

Esta obra é extremamente emocionante. Um livro curtinho e fluído com uma história linda e tocante. Adorei saber que alguns dos fatos da jornada de Yeva são baseados na história da bisavó da autora Ana Carolina Kherlakian.

Se você busca por uma leitura envolvente com sentimentos humanos de compaixão, amizade e solidariedade, esse livro é para você! Você irá embarcar em uma viagem para a Armênia do passado, onde tantas injustiças foram cometidas. Se você já é um leitor mais sentimental, prepare os lencinhos, pois irá sorrir e se emocionar, quiçá chorar de alegria e tristeza. Sim, achei uma obra triste, mas com uma linda lição de esperança.

Esse livro me marcou demais e é uma leitura que super recomendo!

Média: 5 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel

site: https://www.instagram.com/p/Cumfm6WrIAt/?img_index=1

newliterary 27/06/2023

A escrita da autora é envolvente e emocionante, nos levando a sentir a angústia e o sofrimento dos personagens diante das atrocidades que presenciam. Ao mesmo tempo, nos mostra a força e a coragem que eles precisam ter para enfrentar essa realidade tão terrível.

Eu adorei fazer essa leitura, todos os livros da Ana são incríveis, eu sou totalmente apaixonada pela escrita dela.

AlguAm6 20/06/2023

Incrível
"A Garota Armênia", escrito por Ana Carolina Kherlakian, é um livro que fala sobre Yeva Kasparian, uma garota armênia que teve sua vida abalada durante o massacre, que foi o chamado "Genocídio Armênio".

Um livro impactante, uma leitura que flui e te prende até o final; É um livro baseado em fatos verídicos; Yeva é uma personagem forte e guerreira que te faz perceber que nunca podemos desistir, pois não é uma opção, ainda mais depois de tudo o que ela passou.

@umcontonocoracao 19/06/2023

Apaixonante
Em meio a este cenário da história Armênia que vive nossa protagonista Yeva Kasparian. Uma jovem que teve sua vida abalada pela guerra, sendo obrigada a fugir da crueldade e do massacre Turco. Estima-se que ao menos 1,5 milhões de armênios morreram entre 1915 e 1923. Dentre elas os entes queridos de Yeva.

A história da garota Armênia é contada em primeira pessoa. Relatos de uma avó a sua neta. Um enredo bastante rico e com carga emocional triste.

Mas não só as barbáries são relatadas, há também uma linda história de amor entre Yeva e um soldado Turco que era contrário ao horror ao qual seu governo tratava a população da Armênia. Um sentimento capaz de acolher, proteger e transformar ódio em amor.

Não podemos esquecer o lado espiritual da autora, que é sua marca registrada. A avó de Yeva é um espírito conselheiro e protetor, que está a seu lado nos momentos de maior tensão, trazendo conforto e força para sua jornada. Gosto muito desse tipo de tema, e a autora aborda ele de forma delicada e sutil. A garota Armênia é um livro que nos faz repensar sobre luta, perseverança, gratidão e amor.

Livro perfeito, apesar de ser curtinho e nos deixar com vontade de querer mais de Yeva, ele é completo e instigante. Uma leitura rápida para um final de semana.

euleioasx 27/06/2023

A autora Ana Carolina Kherlakian nos presenteia com uma história emocionante e importante, que nos faz refletir sobre a força do ser humano diante de situações extremas de violência e injustiça.

skuser02844 17/06/2023

Maravilhosa Leitura
É um enredo totalmente reflexivo, a todo o momento uma paradinha pra respirar e pensar se torna totalmente necessária. A narrativa em terceira pessoa pode parecer impessoal, mas achei que combinou demais com a trama que é muito bem amarrada. Apesar de toda a tristeza, temos um final feliz, e de uma forma que eu jamais poderia imaginar, é simplismente maravilhoso!!!! Mesmo eu querendo que tivesse sido diferente, acho que um pouco mais de drama e choro não foi de todo em vão, e mesmo sem querer traz um novo momento pra pensar.

Girlwhoreads 12/06/2023

Maravilhoso
A capa do livro é muito bonita e bem instigante, a autora tem uma escrita fluída e envolvente, a cada página lida você fica mais curiosa para conhecer um pouco mais da história de Yeva, a garota armênia.
Já fiquei super emocionada nos primeiros capítulos, a crueldade da guerra e como influenciou a vida dos personagens é impressionante.

Casquinha 20/06/2023

Livro a Garota Armênia
A obra a Garota Armênia é um romance histórico e que foi baseado em fatos reais.

O livro conta a trajetoria da jovem Yeva que é forte e guerreira além disso ela era uma garota armênia que tem a sua vida destruida pelo conflito da guerra.

Na estrutura do enredo tem flashback para trazer momentos do passado e isso é uma das caracteristicas que eu gostei bastante.

Fiquei super interresada quando eu tive o primeiro contato com a obra e vê que era baseado em fatos reais.

Logo no começo temos o contato com a vovó yeva e a sua neta Maria.

A história de yeva mostra uma jovem armênia que tem sua vida destruida pela guerra e que passa por problemas e lutas até encontrar a sua segurança e paz

O enredo traz reviravoltas, amor,conflitos e momentos que ficamos super imerso e reflexivo na história e sobre como essa jovem passam por essa situação com coragem e determinação.

Lauddy 19/06/2023

A garota Armênia
Yeva teve a sua vida mudada quando uma guerra a fez seguir por uma trajetória com muitos perigos, perdas e morte.
Prometida em casamento a Arman, ela só esperava o dia do seu reencontro, no entanto, a vida é cheias de incertezas e surpresas e na sua tentativa de chegar viva em algum lugar, Yeva conhece Omar.
Em meio ao caos, logo eles descobrem sentimentos mútuos. Contudo, são muitos os desafios que eles precisam lidar para finalmente concretizar esse sentimento.

Foi uma leitura fluída e comovente. Poder acompanhar toda a trajetória de Yeva e demais personagens nos mostram as sequelas que uma guerra deixa na vida de uma pessoa.

A autora construiu uma trajetória enigmática tendo como pano de fundo uma guerra e além disso nos mostrando que em meio ao caos ainda há bondade, compaixão e acima de tudo muito amor.