Girls Like Girls

Girls Like Girls Hayley Kiyoko

Resenhas - Girls Like Girls: Uma história de amor entre garotas

umanatalense 19/07/2023

Girls like girls
Essa foi a obra que eu selecionei para o desafio “Ler algo na sua zona de conforto” da #mli2023 e não me decepcionei.

Confesso que eu esperava algo mais leve dessa leitura. A obra toca em temas sensíveis, como o suicídi0 e a busca por aceitação. De forma muito bonita, o livro nos mostra a importância do amor.

Eu indico a obra, principalmente, para leitores jovens. Algumas quotes que gostei muito:

“Foi ela quem se mexeu ou fui eu? Não sei dizer. Acho que fomos nós duas. Foi um ponto de ruptura, um movimento decisivo acontecendo dos dois lados ao mesmo tempo. Ela e eu sendo um só coração a essa altura - uma só respiração, um só batimento cardíaco.”

“Não podemos controlar o que as pessoas fazem, se elas nos traem, por que nos traem, se decidem sair de nossas vidas. Às vezes as pessoas se assustam e saem correndo. Algumas vezes elas voltam para nós e reconquistam nossa confiança. Mas quando elas não voltam ou não se esforçam para recuperar o que perderam de nós, precisamos aprender a deixar que elas partam de vez."

“Meus dedos tocam a água. É de manhã, então está fria. Não há neblina, mas tem algo de místico no ambiente mesmo assim, com as árvores e as nuvens refletindo no lago. A água toca meus calcanhares, depois as batatas das minhas pernas, depois meus joelhos. Hesito, brincando com os dedos na superfície.

Será que tenho coragem suficiente para me amar?”
Tainateixeira92 22/07/2023minha estante
Ameiii a resenha, quero muito ler!!

Melina.Maggesissi 17/08/2023

Cara? que livro incrível! é mt lindo ver a Sonya psssndo a aceitar os próprios sentimentos ? elas se apaixonando é a coisa mais linda de acompanhar

vo demorar a superar esse
Liviaxxs 23/08/2023minha estante
Eu n vou superar nunca

Melina.Maggesissi 24/08/2023minha estante
é perfeito em tudo! ???

cams 12/11/2023

Às vezes era melhor ter continuado só como cantora mesmo rs
A música e o vídeo clipe ?Girls like girls? foi um ACONTECIMENTO para mim em 2015 e talvez por isso eu tenha criado tantas expectativas sobre o livro (todas elas acabam frustradas
Alguns livros nascem com o propósito de serem desconfortáveis, de tratar de assuntos difíceis e de ter personagens com pensamentos difíceis, mas quando não há o desenvolvimento disso o propósito vai de ir contra certos discursos a normalização deles muito rapido.
Muitos tópicos legais (luto, construção de um relacionamento paterno, busca pela individualidade e autoconhecimento) poderiam ter sido explorados com maior profundidade e foram simplesmente ignorados.

Suzy 28/07/2023

É bom
Um livro baseado no clipe de Girls like Girls então tem certas partes do clipe que tá igualzinho no livro, gostei disso, ainda mais o final. Tem certas coisas que não gostei, ainda mais pro lado da Sonya, tudo aquilo sabe, achei bem chato, e não aprofunda tanto, só fica na superfície sobre a vida dela e como a mãe é uma narcisista, e ela foi muito babaca, entendo a questão de não se aceitar mas mesmo assim sabe. Tipo mostrou todo o lado da Coley, de superar e seguir em frente, e teria sido melhor assim, não gostei muito desse final mas foi bom.

E assim tem uma escrita muito boa, da pra ler super tranquilo, bem fluída, e tinha coisas que me interessava, como ia se seguir a partir de tal cena. Mas tem coisa faltando e que não se aprofundou.

naclaudia 25/09/2023

Dolorosamente identificável
Esse livro me trouxe de volta muitas sensações que a Ana de 2015 teve quando viu aquele clipe pela primeira vez; doloroso e brutal, mas ao mesmo tempo... bonito. e verdadeiro. Pessoal demais.

E é difícil dizer que a Ana de 2023 as vezes ainda se sente como aquela menina de 12 anos vendo aquilo acontecer pela primeira vez e pensando; "então, vai ser assim?" Foi uma 🤬 #$%!& mensagem o que ficou na minha cabeça, depois de procurar a tradução daquela música, depois de ler os comentários daquele vídeo e descobrir que realmente era possível (e normal) sentir o que eu sentia.

Ter me aprofundado na história das personagens e perceber que eu fui (e sou) um pouco Coley, um pouco Sonya, um pouco Faith. Que todas as dores delas eram um pouco minhas também; que eu também fiquei apavorada a primeira vez que quis beijar uma "amiga", que também sentia o medo absurdo de perder tudo que tinha por isso, que odiava ser a pessoa que teve que crescer escutando a repulsa das pessoas a algo que me descrevia, ouvir todos os Trentons no meio do caminho que me diziam que eu só precisava de uma coisa pra me concertar, como se eu estivesse errada, e odeio mais ainda ter acreditado que eles estavam certos o tempo todo. Foi... pessoal demais.

Acho que não quero e nem consigo pontuar coisas que me incomodaram na história, tiveram algumas sim, mas o sentimento que ficou não me dá espaço pra análise crítica porque, o tempo todo foi dolorosamente identificável.

VitAria.Matuno 31/07/2023

Não é que eu tenha achado a história fraca, é só que comparado à outras leituras, não achei que cabia dar cinco estrelas à essa. É um romance sáfico bem desenvolvido, que mostra personagens com dificuldade em auto aceitação, tem uma história complexa que se resolve bem. O final, no entanto, foi o que não me satisfez completamente. Óbvio que eu sou dramática e adoro epílogos com casamento, mas eu esperava algo a mais do que apenas uma conversa. Apesar disso, amei a leitura

Irlla 31/07/2023

Uma boa leitura
O livro é uma boa letura, mas não espere que tenha altas reviras voltas e vai na mesma linha de livros com essa temática. Nele se discute sobre amor próprio, a autoaceitação, o conflito interno e luto. Só as primeiras paginas já trás reflexões bacanas, principalmente, a parte das músicas sobre amor não fazerem setindo até se apaixonar. Foi marcante.
Em relação a história, a protagonista confia demais em pessoas que acabou de conhecer e isso trouxe uma certa estranheza, mas é possivel ter carisma com a personagem.
O conflito envolvendo a Sônia foi interessante, pois são situações que podem realmente acontecer e acompanhamos com outra perspectiva o mesmo conflito da protagonista.
O pai foi outro personagem bastante interessante, pois trás um personagem diferenciado do modelo que estamos acostumados a conhecer em livros e filmes.
Recomendo para pessoas que gostam de tematicas de adolescentes passando pela autodescobetas e para pessoas que não esperam altas reviras voltas.

Luiza173 01/08/2023minha estante
que lindo,emocioneii
um dia td isso ter valido a pena

Liviaxxs 23/08/2023minha estante
Como eu falei na minha resenha "pega no ponto sensível das sapatões"

Zabi 04/08/2023

Voltei pra 2015
Em 2015 assisti ao clipe e lembro que senti mil coisas, chorei horrores e nem conseguia entender o porquê. Minhas amigas achavam um vídeo legal e ponto, nada demais.
Fiquei super ansiosa para ler o livro e estava com expectativa alta, mas me decepcionei um pouco.
A sensação foi de estar lendo uma fanfic. A escrita, a narração e até mesmo todo o clichê de haha menina chega na cidade pequena que todos se conhecem.
Apesar disso, foi realmente como voltar pra 2015, como se estivesse lendo nessa época. Acredito que gostei pela nostalgia e por amar mulheres em todos os sentidos, mas não diria que é um bom livro.
Outra coisa que me incomoda MUITO, não só com o livro mas com o meio LGBT no geral é a dificuldade de usar o termo LÉSBICO. Me incomoda que usem sáfico em vez de falar o que é: um romance lésbico. É muito colocar a palavra lésbica como algo errado, acontece TANTO que nem percebem.
Se você quer algo água com açúcar para passar o tempo, é perfeito. Tem diversas passagens que prende muito a atenção, isso não posso negar.

Lawscrystyna 25/08/2023

Um amor entre garotas
Caramba !! Por um momento pensei que minhas expectativas sobre o livro não iriam se concretizar, mas foi uma leitura muito gostosa de se ter , adorei o livro e a evolução da Coley mesmo diante de tudo que ela passou .O livro é além de um romance , é sobre descobertas , feridas abertas , perdão, aceitação. Eu gostei bastante . Quero mais livros como esse!!!!

liafolklore 04/01/2024

Gostei, mas esperava mais
Foi a primeira musica que ouvi e que representou tudo o que eu tava sentindo na época que comecei a me descobrir.
Achei o livro em si meio paradão, não foi uma leitura que fluiu 100%.
Ao mesmo tempo que senti falta daquele romance romance, acho que foi muito bem escrito, porque só deus sabe a raiva que senti da Sonya kkkkkk
De qualquer maneira, gostei. Retrata muito bem a primeira paixão sáfica quando não se é assumida ainda. Obviamente fiquei do lado da Coley o tempo inteiro, mas entendi 100% a confusão e medo da Sonya.
Tchau, to indo assistir o clipe mais 1 vez

Mariana 08/08/2023

Eu queria mais!
Eu achei que o conceito do livro, além de nos dar a história por trás do clipe, era saber o que vinha depois também.

Apesar de gostar de entender os nuances de ambas as personagens, eu queria saber mais sobre o que acontece com elas depois que finalmente acontece a ?aceitação?.

Fiquei um pouco decepcionada com a personalidade da Sonya, apesar de entender todos os nuances por trás da personagem. Só que depois, quando ela começa a ser aprofundada, quase no final, quis muito poder abraçar ela. O diálogo fora do restaurante é um dos mais genuínos do livro todo.

Quanto as questões técnicas, gostei da escrita da Hayley, e pra um primeiro livro de alguém que não é uma escritora, tá mais que ótimo.

Ela meio que se prende em alguns momentos, mas ainda assim gostei da forma que ela conseguiu desenvolver a história e nos dar um pouco mais sobre as personagens que um dia marcaram nossa adolescência em um dos clipes mais simbólicos para nossa comunidade.

Não é a toa que ela é nossa ?Lesbian Jesus?.

Rapha_moon 09/12/2023

Para a minha eu de 2018!
Esse livro foi um sentimento fervoroso!
Me lembro de assistir o clipe de Girls like Girls em 2018, e não fazer ideia do que estava sentindo.
Hoje,5 anos depois,me sinto realizada por ver que o clipe que se tornou tão especial na minha vida se tornou um livro!
E MDS que livro!
Da mesma maneira que foi uma leitura leve,também foi muito intensa.A narrativa e escrita perfeita!É bom saber que estão vindo mais livros desse modo, principalmente para a nova geração que está tão perdida quanto eu em 2018
Tenham orgulho de quem vcs são !