Não pise no meu vazio Ana Suy

Resenhas - NÃO PISE NO MEU VAZIO

Marinna 23/05/2024

Cansativo com alguns poemas ?suspiros?
Comecei a ler já sabendo que era um livro de poemas, diferentemente do segundo da autora, entretanto esperava algo à altura do ?A gente mira no amor e acerta na solidão?. A primeira parte do livro - do que preenche - não me satisfez, muito pelo contrário, achei cansativo, repetitivo e em alguns momentos pueril de um jeito chato. Achei que o livro continuaria dessa forma, mas felizmente houve uma reviravolta. A segunda parte - do que esvazia - já mostrou alguns poemas mais interessantes e outros com um cunho mais analítico. E, por fim, a terceira parte - do que preenche e esvazia ao mesmo tempo - foi para mim a melhor, sendo essa também a preferida da autora. Nela, os poemas tratam mais sobre si e menos sobre o eu e o outro, inclusive o texto ?Batismo? foi um dos meus preferidos, porque fala mais sobre esse vazio. Creio que estava esperando mais sobre esse vazio que li nesse poema ao longo do livro.
Aryane 29/05/2024minha estante
Acabei de ler e não consegui gostar. Maçante mesmo.

Marinna 29/05/2024minha estante
Nossa, sim! Eu lutei pra terminar esse livro e por vários momentos achei que não ia conseguir kkk

Aryane 29/05/2024minha estante
Confesso que eu pulei uns três textos. Que sacrifício!

Clara.Weber 01/05/2024

Eu não sei se é pq eu li ?a gente mira no amor e acerta na solidão? e achei ele simplesmente perfeito, que acabei criando a expectativa de que esse também fosse. enfim, não foi ?
a pegada desse livro é bem poética e dramática, pra quem tá sofrendo por homem vai se identificar com praticamente todos os poemas e provavelmente vai dar uma choradinha lendo ele. eu achei ele fraco comparado ao primeiro dela, talvez seja pq são dois livros com estilos bem diferentes, sei lá.
por conhecer a escrita da ana suy, mesmo sabendo que seria um livro de poemas, esperava bem mais.
Lana 06/06/2024minha estante
SIM

Clara.Weber 10/06/2024minha estante
decepcionante?..

Dani 12/11/2023

Não pise no meu vazio
Fazia tempo que queria conhecer o trabalho dessa autora. Ganhei esse livro de aniversário e foi também meu primeiro contato com livro de poesias. Na verdade foram textos escritos pela autora, que mais tarde ela resolveu publicar.
Gostei muito da escrita, os textos falam com você! Muitos deles te fazem refletir! Pretendo ler de novo, tem muita coisa lá que gostaria de me aprofundar. Não deixa de ser uma leitura que incentiva o autoconhecimento.
flavia.pozzoli 08/12/2023minha estante
os livros dela estão na minha lista de próximos!

Dani 08/12/2023minha estante
Esse foi o primeiro que li dela! Adorei, já quero outros!

Malu 07/04/2024

Fraco
Um livro de frases de efeito? achei bem fraco. Sem contar que por diversas vezes a autora faz umas analogias extremamente infantis.
Aryane 29/05/2024minha estante
Obrigada por pontuar isso. Acabei de ler e tô indignada.

Manu 15/05/2024

Até a Ana Suy já teve dor de cotovelo
Um livro de poemas é sempre uma caixinha de surpresas; não foi diferente ler esses poemas de Ana Suy. O livro foi estruturado em três partes, que fazem sentido para a narrativa: Do que preenche, Do que esvazia, Do que preenche e esvazia ao mesmo tempo. O livro traz uma sutileza nas pancadas que ele vai te dar, eu mesmo grifei muitas passagens que me tocaram. Entretanto, majoritariamente, senti uma repetição com as palavras e na mesma posição de significado.

Demorei cinco meses para finalizar a leitura dele, tentando apreciar os poemas conforme eu senti que estava afim de ler um. Tive dois desafios nessas leituras: 1) não sei ler poemas; 2) eu idealizei a escrita de Ana Suy. Depois de um tempo, ao sentir que a leitura se arrastava, me questionei, em um lapso: "Como se lê poemas? Quantos poemas leio por dia? Um poema é para sentir ele, invés de apenas ler? Precisa fazer sentido? É necessário uma dose de conexão com a autora ou temáticas?"

Tendo esse lapso, segui lendo na esperança de finalizar o livro assim que desse. Considero um livro rico, em associações e crueza na poética de uma dor de cotovelo de uma mulher adulta. Acredito que muitas mulheres poderão se identificar e tirar maior prazer sobre este livro.

A nota que atribuí ao livro diz mais de como eu estava para a leitura do que de como a leitura estava para mim. Se estou irritado e leio o poema de um grande amor de uma mulher adulta e não gostei, isso diz de mim e não dá qualidade da escrita do poema. Com certeza há leitoras que precisam ler o que este livro diz e eu espero que a grandiosa escrita de
Ana Suy as alcance.
Jamile.kolling 15/05/2024minha estante
me identifiquei com as duvidas sobre ler poemas, eu acabo lendo ate chegar num ponto de saturação ou quando alguma frase me pegou mt forte, ai acho que a frase merece que eu não coloque nada depois dela. Mas as vezes eu me percebo automática lendo e dai de nada me serve, me irrito e pulo fora pra ler quando eu estiver disponível

by.dassa 08/04/2024

Não pise no meu vazio
Novamente eu coloquei muita expectativa em um livro. Depois de ler o outro livro dela, eu tava bem ansiosa pra esse mas ele tem uma pegada beeem diferente? Algumas partes foram legais e engraçadas mas a maior parte do livro foi meio arrastada?. sei lá não curti muito :/
laura solzinho 09/04/2024minha estante
deixei de lado no finalzinho, preciso terminar. várias pessoas preferem o outro dela mesmo

maristé 25/02/2024

Vazio
Esse livro foi uma indicação que eu peguei ouvindo um episódio do podcast ?gostosas também choram? e tava bem empolgada pra ler. Confesso que eu não sabia que era um livro de poesia e isso me pegou de surpresa porque não costumo ler muito nesse formato?
Porém, esse livro me pegou totalmente desprevenida?eu demorei pra ler ele porque não conseguia ler os textos de forma rápida kkkk lia um e ficava refletindo algum tempo sobre a leitura. Foi meu primeiro contato com a autora, e eu simplesmente amei.

Em geral os textos falam sobre vazios, amores, relacionamentos,e os vazios deixados por outras pessoas e como lidamos com esses vários vazios.
É uma leitura bastante intimista, e as vezes até um pouco melancólica em alguns textos, aborda bastante sobre algumas questões ligadas ao feminino, e como as mulheres se sentem com seus próprios vazios.

Sempre tive a visão de vazio como algo ruim, algo que eu precisava preencher desesperadamente ? como um buraco que me deixava incompleta. Mas na verdade, são meus vazios, minhas faltas que fazem ser quem eu sou e me sentir completa na minha solidão.

foi um dos melhores livros de 2024 até agora, quero ler mais livros da autora ????
opedroanti 25/02/2024minha estante
aí que lindo

claudio.louzd 13/02/2024

Decepcionante
Comprei o livro por ter participado de um simpósio em que a Ana era a principal autora e pelo meu interesse em psicanálise, já que sou psicólogo nessa linha. Infelizmente o livro tem pouco ou quase nada de psicanálise e parece um longo lamento de alguém que lidou mal com a separação. Não combina com a Ana Suy que ouvi falar naquele evento.
É uma coletânea de textos. Achei alguns bem infantis. Separei alguns bons e apenas 2 que gostei muito. Ela tem sensiblidade, escreve bem, mas talvez tenha sido menos criteriosa em escolher o que colocar na obra.
Aryane 29/05/2024minha estante
Concordo contigo. Acabei de ler hoje e fiquei super incomodada com a escrita.

Juliana2496 01/10/2023

Nao gostei porque
Porque achei difícil de entender, parece muito pessoal, e fica confuso pra quem nao é convidado a entender as historias por trás de cada poema. Entao parece um monte de palavras soltas, tenho certeza de que faz sentido pra quem escreveu pra mim... nenhum
Harylia 08/12/2023minha estante
Exatamente assim que me senti. Achei que o livro trazia algo sobre solitude, etc. Mas, achei bem ?dor de cotovelo?. Gostei não.?

Alanny.Santos 27/06/2023

Não pise no meu vazio
Não pise no meu vazio, é uma grande surpresa, confesso que me surpreende muito, foi meu primeiro contato com autora, e eu simplesmente estou apaixonada.

O que autora propõe é justamente desvendar, compreender e sentir esse vaivém da vida, sobre a dor e principalmente o amor, e no decorrer de cada poema ali presente passamos a sentir tudo aquilo que está escrito seja, dor, alegria, arrependimentos, faltas, excessos e também sobre o feminino.

Enfim, é um livro de poemas que busca compreender o que sentimos, com uma escrita leve, forte, marcante e impactante.
Só leiam ! ?

MayaraMoeller 26/07/2023

O livro fala muito sobre o amor romântico, e mesmo que eu não tenha me identificado, me senti profundamente tocada.

Sarah.Posso 08/09/2023

Leitura boa após livros pesados, alguns textos realmente preenchem nossos vazios. Bem diferente de outro livro da autora.

Clara 15/09/2023

Mexeu comigo
Eu descobri esse livro aleatoriamente na Amazon e comprei despretenciosa.Mas desde a primeira página ele prende a sua atenção.A autora (Ana Suy) mistura várias poesias sobre o amor, o vazio e a confusão entre o que é de uma pessoa e o que é de outra.

Particularmente, eu gosto muito desse tipo de livro bem íntimo, no qual eu sei que tem muito da vivência do autor.E vários dos poemas se conectaram comigo de uma forma única.

A única critica que eu faço é sobre a repetição de palavras.Sinto que em inúmeros momentos a autora poderia ter apelado para sinônimos, pois muitos poemas eram ?parecidos?.Entretanto, posso ter tido essa impressão porque li o livro ?de uma vez? e talvez ele seja para ler aos pouquinhos.Mas foi como eu disse, desde a primeira página vc fica imerso.

Adorei.

vou transcrever umas das partes que mais me tocou.

?Eu sofro de amor correspondido.Sei que disso não morro, mas nem por isso dói menos.É difícil ser amada de um jeito diferente do qual a gente ama.Suportar que o amor do outro por nós é diferente arranha o peito.Amar e ser amada é esbarrar nas próprias fraquezas numa parte do tempo que atropelar as fraquezas alheias noutra parte do tempo.O amor é uma conversa de fraquezas e franquezas.Mas dizem que o amor é para os corajosos.Há que ter muita coragem pra entrar num jogo de fraquezas, em que quem perde é que ganha.?

paula_ti_na_mente 16/09/2023

Temática do vazio
Esse ano tenho perseguido as temáticas do luto e do vazio. Quando vi o livro pensei que fosse algo mais voltado para o vazio existencial mesmo, mas no final, é um livro sobre amor.
Se divide em 3 partes: do que preenche, do que esvazia e do que preenche e esvazia ao mesmo tempo. É um livro legal e bem escrito, li rapidamente, mas se trata no final de um livro de poesias mais sobre o vazio que o amor causa do que sobre o vazio em si.