O Coração de Nanquim

O Coração de Nanquim Robert Galbraith

Resenhas - O Coração de Nanquim

vics 18/11/2023

é sempre incrível ler uma história escrita por alguém talentoso e que sabe narrar de forma tão envolvente, o que faz da série Cormoran Strike tão boa e viciante.

no entanto, apesar desse novo capitulo ser igualmente excelente nesse quesito, acho que a JKR se deixou vazar demais pra dentro do próprio livro (afinal, é meio ?irônico? que a vitima da historia seja uma escritora pobre que ascendeu à fama de forma meteórica e que era idolatrada pelos fãs, mas depois passou a ser perseguida e xingada por eles), tornando ele quase que um manifesto sobre tudo que ela vem sofrendo há alguns anos.

não que ela esteja errada na crítica (até porque aqui os trolls são realmente pessoas neo-nazistas, terroristas e misóginos doentes, que a gente sabe existir nesse meio de cancelamento virtual), mas muita coisa acaba soando como um tweet dela se defendendo pelas criticas do posicionamento TERF.

mil páginas pra no final chegar em uma resolução um tanto quanto sem graça e rápida, deixando vários questionamentos no ar sobre outros personagens e enredos que ela narrou de forma que me fez pensar que teria algum tipo de desenvolvimento no final?

Grace 16/11/2023

Impecável
Minha série favorita. Escrita totalmente envolvente, que nos deixa ansiosos para saber o que vai acontecer, tanto com o caso quanto com Robin e Strike que são personagens extremamente cativantes. Ansiosa para a chegada ao Brasil do próximo título.

Amanda3913 09/11/2023

Ah, as redes sociais!
Como sempre, a história é muito envolvente, como todas da série. Confesso que, por ter muita gente na história, às vezes foi difícil até lembrar quem é quem. O livro é inteligente em mostrar como o "ódio do bem" e a cultura do cancelamento levaram pessoas a perder a proporção da verdade e podem ser armas destrutivas.

O final, no entanto, me deixou um pouco desapontada por sua rapidez. Ao longo do livro, houve muitos detalhes, conversas e lógicas bem explicadas - ao ponto até de ser prolixo. Porém, no final, a descoberta final pareceu acontecer de maneira apressada. O elemento surpresa se manteve - eu tinha suspeitado do culpado, mas já o tinha descartado -, mas faltou algo a mais nessa conclusão. O caso foi bem público e seria interessante ter visto a repercussão da revelação ente e personagens e fãs.

Sem dúvida, lerei o próximo!

Milton 02/11/2023

Mais uma história do detetive Cormoran Strike e Robin Ellacott. Um bom motivo para se ler esse livre é acompanhar essa dupla. São personagens cativantes, que te faz querer ser parte da agência deles. Embora, acho que nesse livrou pecou pela evolução dos personagens, os conflitos que Strike tem parecem terem sido requentados de Sangue Revolto. Charlotte já não tinha mais espaço na trama, embora tenha ficado a impressão que esse arco tenha se finalizado. Robin apresenta uma evolução muito boa, desenvolvendo-se e tomando ainda mais o protagonismo que lhe cabe na trama. E claro, tem o caso principal a ser investigado que, embora tenha uma clímax muito rápido, não se mostrou previsível ao longo do romance. É um livro grande, mais de mil páginas que poderia ter sido escrito em menos, mas mesmo assim é uma leitura fluída. Continuo facinado pelas histórias de Strike e Robin, agora é só aguardar os próximos capítulos dessa dupla apaixonante.

Paula 25/10/2023

Certamente, um caso grandioso
Em "O coração de nanquim", JK Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, traz um novo caso dos detetives Cormoran Strike e Robin Ellacott. Nesse caso, os detetives investigam o assassinato de uma artista, autora de um famoso desenho animado chamado 'O coração de nanquim', que é assediada e perseguida virtualmente, seguido de sua morte real. O livro é maravilhosamente bem escrito, com personagens bem construídos e uma trama envolvente. A autora consegue uma mescla das reviravoltas de Agatha Christie com o poder descritivo de Tolkien. A ideia de colocar recortes de conversas das mídias sociais foi a cereja do bolo. Contudo, não vou negar que algumas partes são completamente desnecessárias e o livro, de mais mil páginas, poderia ter umas boas páginas a menos. É um livro que você não quer largar a estória, mas tampouco quer carregar o peso do livro físico. Ainda assim, ele vale a pena ser lido e estou certa de que os leitores que gostam que um bom romance policial apreciarão a enormidade da obra.

Aline 18/10/2023

De todos os livros dos detetives, esse foi o que mais me deixou triste no final.
Gostei da trama e do desenvolvimento dos personagens, mas é mais um final em que Strike e Robin não ficam juntos, e confesso que leio os livros principalmente por causa desse quase-casal.
O livro também aborda vários temas sociais sensíveis, e eu também achei interessante por isso.
Já estou esperando o próximo.

Marcia 16/10/2023

O coração de Nanquim
Não era o que eu esperava. Fiquei decepcionada. Muito enfoque para conversas do Twitter, e um final previsível.
Para quem já leu todos os outros livros da série Cormoran Strike, deixou a desejar.

13/10/2023

Achei o pior livro da série. Os outros casos eram mais empolgantes. Única coisa que salva são os personagens. Aguardo a continuação com esperança de melhora.

Patricia.Lima 12/10/2023

Muito envolvente
Como não li nenhum dos 5 livros anteriores da série ( porque não conhecia a série é ganhei este no sorteio da skoob), achei o começo um tanto quanto confuso e meio lento.
Mas depois, ao longo da história, vamos ficando cativados é envolvidos e a leitura flui mais.
Mas, não deixa de ser um livro um tantinho cansativo, afinal são mais 1000 páginas e, em alguns trechos, que até entendo serem fundamentais para o desenrolar do enredo, a coisa embola tanto q foi preciso reler.
O final foi legal, até meio surpreendente pra mim, mas carecer um pouquinho de amarrar melhor as pontas. Como em quase todo livro longo demais, parece que faltou fôlego pra encerrar a estória!
Nota 7,5 de 10

Jane 57821 10/10/2023

Mais um mistério na vida desses dois!
Embora não seja um caso tão interessante como os dos últimos livros e tenha mais páginas do que o necessário, este livro amplia ainda mais a imersão nas vidas pessoais da Robin e do Cormoran e progride a história de ambos para novas dimensões.

Mah 07/10/2023

Estava com saudade e esperei muito por esse livro. Eu achei a conclusão incompleta, a história se desembolou bem, mas ficou faltando fechar com mais detalhes e clareza.

Ivan D.santos 01/10/2023

Cormoran strike: "um amigo próximo".
Como eu gosto dos livros do Detetive Cormoran Strike. Já me sinto amigo próximo de Robin e Cormoran, tendo em vista que os acompanho desde "O chamado do Cuco". Inclusive, em alguns casos consigo imaginar o mal-humor do detetive kkkkk. A cada livro o enredo fica mais envolvente, não só com a trama principal, mas como assuntos secundários. Recomendo esse livro.

Deborah.Gabrielli 01/10/2023

Simplesmente amo essa dupla, tem algo na escrita da autora que faz com que eu me sinta dentro da história e agora que terminei de ler fico sentindo saudade dos personagens hahah
A história do geral eu gostei mas tem alguns pontos que poderiam ser diferente como por exemplo o fato do livro ser tão longo, chegou em um certo ponto do livro que parecia estavam apenas indo em círculo e não chegava a lugar nenhum. E o strike e a robin poderiam ficar juntos logoooo

Ansiosa para o próximo livro.