O Coração de Nanquim

O Coração de Nanquim Robert Galbraith

Resenhas - O Coração de Nanquim

Larissa Verena 09/08/2023

Está claro que os pontos fortes da J.K. são construção dos personagens e ambientação. Me senti tão imersa na narrativa que suas 1024 págs passaram voando pra mim.
Estava com saudades da Robin e do Strike e agora que acabou me sinto um pouco órfã.
Mas confesso que achei a resolução do caso um pouco corrida e não teve o impacto que eu esperava. Também acho cansativo esse recurso de sempre enfatizar a perna amputada de Strike. Espero que no próximo livro (pelo qual já estou ansiosa) Strike cuide melhor da saúde e isso seja superado, já deu.

Ariel S 08/08/2023

Esperando acabar essa enrolação deles dois, ou fica junto, ou cada um caça seu rumo, mas no geral uma boa história

Carol.Ramone 06/08/2023

Meu Deus que livro enooooorme. E sinceramente não precisava de tanta enrolação. Fiquei perdida em tantos personagens e vai e voltas. Um dos que menos gostei.

Simoneliza 02/08/2023

Empolgante do início ao fim
Mais de 1000 páginas que passam voando. Desde Vocação para o mal eu não tinha me empolgado tanto com a saga de Cormoran e Robin. O sexto livro foi muito bom.

ramiromat 01/08/2023

Excelente. Pode parecer cansativo, ler 1024 páginas, mas a história foi muito bem desenvolvida. Deu para xingar, rir e sentir uma tensão forte - principalmente depois do episódio da bomba - ao longo da história.
Como é bom ler sobre o Corm e a Robin. Parecem dois amigos, os quais a gente cria um vínculo de confessor, que entende e se sente impotente de não poder dar uns 'toques' para fazer toda a coisa andar.
Esse foi o livro que envolveu tecnologia, problemas das mídias sociais, extremismo e terrorismo. Tudo junto e acontecendo ao mesmo tempo. E tudo por causa do desenho, que vira jogo, que vai virar filme: O coração de Nanquim. Entendo que muitos não gostaram, mas termino a leitura satisfeito com o resultado.
Hellen 02/08/2023minha estante
Vai entrar na minha lista de aquisição.

ramiromat 02/08/2023minha estante
Leia. E os anteriores tbm.

Hellen 02/08/2023minha estante
Já li os 3 primeiros, amei, você já assistiu a série na HBO?

ramiromat 02/08/2023minha estante
Sim, gostei bastante.

Lady.Metatron 27/07/2023

Me surpreendeu positivamente.
Confesso que a saga de Strike e Robin não me agrada muito. Desde o terceiro volume, Vocação para o Mal, os livros são extensos, muitos diálogos que não levam a nada e descrições cansativas seguidas de parágrafos gigantescos. Mas gosto muito dos dois como detetives e como eles evoluem a cada livro, e me dá muita vontade de saber o que irá acontecer com eles em sua próxima aventura.

Antes de começar, quero dizer que esse livro deu um bafafá enorme no Twitter ano passado após seu lançamento, porque apareceu pessoas dizendo que a autora usou-o como uma forma de se "vitimizar" de suas acusações de transfobia. Eu até lembro de uma pessoa dizer que o livro tinha "1400 páginas de puro desabafo", e eu acabei achando engraçado, não minto, o que se provou, literalmente isso. É um desabafo da autora.

Digo isso porque, ao longo da narrativa, há coisas extremamente específicas: fãs atacando a desenhista o tempo todo nas redes sociais, uma massa gigantesca desses “trolls de internet” organizando ataques, e nisso, fica difícil não enxergar o fandom de Harry Potter ali — porque, acreditem, 90% das pessoas que criticam seus posicionamentos no Twitter são os próprios fãs de Harry Potter e não pessoas de fora.

Não foi uma coisa que me incomodou na leitura, muito pelo contrário. Achei genial como a autora abordou essa massa de hate que é envolta, quase que 95% de todos os fandoms que existem na internet, incluindo grupos de ódio como esses incels e redpills da vida, porém, achei que ela exagerou demais nos diálogos do jogo e de redes sociais, o que acabou deixando a investigação em segundo plano.

Sobre o enredo do livro, posso dizer que me surpreendi muito. Como citei lá em cima, após Vocação para o Mal, acabei achando essa saga chatérrima de se ler, mas com o Coração de Nanquim, foi diferente. Eu cheguei a ler duas a três horas direto, porque eu só ia, querendo saber mais como a história iria se desenvolver. Devo até confessar que essa história, em especial, tem alguns traços que me lembram muito o segundo livro da série “O Bicho-da-Seda”, que é o meu favorito.

Gostei muito da Robin nessa história. O desenvolvimento dela foi perfeito, seja como uma investigadora, ou como personagem, e eu sempre quis que ela tivesse mais destaque, o que, para mim, foi um presente nesse enredo. Sobre o Strike, teve momentos em que ele foi muito canalha e presunçoso, o que pode ter atrapalhado muito na evolução dele. Os dois juntos na investigação também deram saltos positivos, mas fiquei muito irritada por não ter tido nenhuma evolução no possível romance deles (kkkk, ódio).

Sobre o final e a descoberta do Anomia, foi muito corrido e não explicou praticamente nada de como ele e Morehouse se tornaram amigos, como começou o jogo e só ficou nas entrelinhas. Não teve uma explicação grande, só foi um resumo no último capítulo. Fiquei muito decepcionada.

Agora, quero falar de partes que me incomodaram no plot em si, que são coisas particulares minhas. Uma coisa que me incomodou, mas especialmente na construção gráfica do livro foram os diálogos. Eu li no Kindle, porque um livro de mais de mil páginas eu não conseguiria ler com conforto se fosse no físico, e os diálogos de chat do jogo ficaram todos bagunçados e sem sentido. Foi uma coisa que me incomodou muito no início da leitura, mas depois, me acostumei com eles, mas parece que na versão gringa teve esse mesmo problema, a qual a Amazon parece que consertou tempos depois. Só nos resta saber se a versão brasileira vai ter uma revisão.

Outra coisa que vi muitas pessoas no Instagram reclamando foi a mudança repentina de tradutor, e alguns acabaram não aprovando. Sendo sincera, achei que o trabalho do Edmundo Barreiros ficou excelente e profissional, não devendo nada aos trabalhos anteriores da Ryta Vinagre, traduzindo muitos termos de internet para a nossa língua, que ficaria difícil para nós, entendermos se fossem algo traduzidos ao pé da letra, como acontece em alguns livros que usam esse tipo de linguagem. Espero que ele continue nas traduções dos próximos livros.

No mais, gostei de O Coração de Nanquim. Não é o melhor livro da série, e tampouco é o meu favorito, e também não muda muito o que eu penso da série como um todo, mas acho que ele foi a porta de entrada para eu dar uma segunda chance ao enredo, que a autora está evoluindo, principalmente na construção de Strike e Robin. E que venha The Running Grave!

Patricia 24/07/2023

Strike é um dos meus personagens favoritos e a Robin é encantadora.
Sou apaixonada pelos livros dessa série, porém achei que esse foi extenso demais.
Robin apresenta um ótimo crescimento. Está muito mais madura e ficada no que deseja. Strike se mantém no mesmo perfil, o que o tornou um pouco cansativo.
A investigação ficou em segundo plano. Percebe-se a preocupação da autora em retratar o lugar e o jogo. O mistério se resolve em poucas linhas, os diálogos são longos e em muita quantidade, o que preenche as mais de mil folhas dessa obra.
Vale a diversão, mas não é o melhor livro da Robin e do Strike.
Magda 01/08/2023minha estante
Penso como vc, apesar de q o princípio foi bem chato, principalmente nos diálogos na internet, custei pra passar essa primeira fase, mas depois não conseguia largar o livro.

Jessica03 24/07/2023

O coração de Nanquim
É um livro enorme e eu amo isso, pois sou muito fã desses detetives. Acredito que para quem não é tão fã da série pode achar realmente longo desnecessariamente. Claro que é possível ser menor, pois muitas coisas não levaram a nada, mas acredito que isso mostra a realidade das investigações, nem toda pista leva a solução.
Achei muito legal que além de conseguirem desvendar o mistério principal a investigação trouxe solução para diversos crimes menores cometidos pelos investigados.
Apesar de Robin ter ganhado muito poder nas investigações já a dois livros atrás, ela nunca teve tanto protagonismo como nesse.
Eu amei, já estou ansiosa pelo próximo.

Fernanda.Bertolli 24/07/2023

O CORAÇÃO DE NANQUIM
Cormoram Strike e Robin Ellacott, detetives particulares e sócios, são contratados para investigar a identidade de um troll que tem atormentado uma dupla de jovens que criaram um desenho no YouTube chamado ?coração de nanquim?.
Anomia era o pseudônimo do troll.
Edie vai um dia até a agência e pede ajuda à Robin, que não consegue ate der e até mesmo desconfia se sua história.
Alguns dias depois, Robin vê nos jornais que Edie foi morta a facadas no cemitério onde o desenho começou e seu sócio Josh estava seriamente ferido.
A dupla se vê envolvida em uma trama que envolve machismo, racismo, neo-nazismo, internet dentre outras coisas.
Uma história atual, envolvente, que eu não queria que acabasse.

Cris 23/07/2023

Eu gostei muito mais desse livro do que do seu antecessor. Achei a parte dos chats meio confusa no início, principalmente no e-book, mas no final, achei que foi necessário e engenhoso. Foi um caso com muitos suspeitos, muitas histórias paralelas problemáticas, o que para mim, enriqueceu muito a narrativa. O tema dos fãs tóxicos, do hate no Twitter e incells é muito atual e a discussão importantissima! Robin amadureceu muito nesse livro, Strike continua o mesmo. O final corrido faz parte da estrutura de todo thriller, não me incomodou. Mais uma vez fui feita de palhaça, claro que eu não acertei quem era Anomia e nem mesmo sua motivação.
Eu sou a favor de separar a obra do autor, mas cabe uma observação: como pode JK ser tão tóxica no Twitter e escrever um livro desses? Ainda refletindo sobre isso.
Nath 27/07/2023minha estante
Não sei, mas me pergunto a mesma coisa. Não parecem a mesma pessoa

Gabriel 22/07/2023

Um estado de anomia é impossível...
Ler o 6° livro dessa saga é esperar algumas convenções que já se estabilizaram ao longo dos livros: é certeza que a gente vai encontrar casos paralelos ao caso principal, Strike em um relacionamento e se arrependendo disso, Robin entrando em conflitos com o sentimento em relação a Strike (e vice-versa), suspeitos, Charlotte apurrinhando a vida de Strike, descrições longas de vários lugares de Londres, Robin se disfarçando para conseguir pistas, o passado de Cormoram, a luta dele devido a sua condição com uma perna amputada e assim vai. Eu me pergunto como que pode estarmos no 6° livro e a narrativa ainda conseguir se manter muito interesse e envolvente?

Eu estava muito ansioso pra ler esse livro porque o anterior, pra mim, elevou e muito o nível da saga e eu queria saber como ia ser o depois daquilo tudo, principalmente se tratando da relação entre Strike e Robin. Não me decepcionei. Vai fazer 2 anos que eu li o anterior e esperei ansiosamente por esse e, lendo, percebi que já me acostumei com as convenções citadas e, de certa forma, fiquei com saudades de ler um caso novo nesse mundo do Cormoram. Me diverti tanto no começo desse livro com a contextualização de como as coisas estavam e só reforcei um sentimento de que eu sou apegadissimo com os personagens dessa saga.

Quanto ao caso, adorei a atualidade dele. Discutir questões de fanatismo x o crescimento de grupos de direita em redes sociais foi um grande acerto e, assim como o caso anterior, sinto uma ousadia muito grande nos temas tratados. É incrível de observar o quão grandiosa essa saga está se tornando porque é de se pensar que, em uma saga que está indo pro sétimo livro, houvesse uma desgaste de história, mas pra mim os atuais estão muito mais interessantes que os primeiros. É notável um amadurecimento na forma de escrever a história.

Vi muitas críticas a esse livro em relação ao foco nos chats/prints de Twitter. Comigo não incomodou e eu adorei, gostei muito da dinâmica do assassino ser uma figura anônima e todos os outros que interagiam diretamente com ele. Por ser um ambiente que tenho contato, vi muito da nossa realidade ali e os perigos também. A crítica que eu faço é que, igual a história anterior, o caso acaba tendo um número muito grande de suspeitos e, as vezes, acaba sendo tantos detalhes pra se guardar que você pode se confundir ou esquecer, mas nada que várias releituras não ajudem.

Gostei da revelação do assassino. Gostaria que o pós-revelação fosse mais explorado em relação a ligar o assassino com a jornada de investigação que eles tiveram. Os detalhes e a relação com os outros suspeitos.

O slow-burn da relação entre Strike e Robin ainda vai me dar um ataque no coração, de verdade. O dia que eles admitirem um pro outro o que sentem, vou surtar.

Eu amo essa saga de verdade, que venha The Running Grave!
Magda 01/08/2023minha estante
Acabei de ler agora, e fiquei muito feliz de ter adivinhado quem era o assassino logo antes da metade do livro. Adoro livros investigativos.

Alexia180 19/07/2023

Não confie em ninguém...
Quando a autora do jogo O Coração de Nanquim busca desesperada a Robin implorando por ajuda para achar um hater na Internet que está acabando com a sua vida e pouco tempo depois aparece assassinada, embarcamos em um mistério envolvendo fandoms tóxicos, incels, extrema direita e como o twitter torna as pessoas seres humanos horríveis.
O que eu sinceramente considero muito irônico isso levando em conta quem é a autora do livro, é inacreditável que a mesma mulher que escreveu esse livro incrível e que em diversas partes toma posicionamento pertinentes sobre a masculinidade na Internet tem posicionamentos tão terríveis no mesmo twitter que ela passa o tempo todo mostrando como uma rede de ódio no livro.
A Robin desenvolve maravilhosamente neste livro, muito mais segura e autoconfiante de suas habilidades e o Strike finalmente está tomando vergonha na cara, a vida dele seria muito mais fácil se ele não ficasse mentindo para as mulheres.
Aguardo ansiosamente o próximo livro da série porque mesmo com as 1024 páginas não tivemos cenas da Robin e do Strike o suficiente, não vou falar mais para não dar spoiler, mas só digo que pessoas muito inteligentes podem ser muito burras no amor.
A única coisa que me incomodou no livro foi a quantidade de mensagens no chat do jogo, podia ter dado uma resumida ou aparecer um personagem e simplificar isso, ficou confuso é cansativo.
Jubs..nieto 21/07/2023minha estante
Oiee, alguém sabe a classificação etária???

Alexia180 21/07/2023minha estante
Eu diria que é +16, não tem sexo e nem violência explícita mas tem várias coisas pesadas por conta dos assassinatos