O Coração de Nanquim

O Coração de Nanquim Robert Galbraith

Resenhas - O Coração de Nanquim

Pedro.Gonzalez 28/12/2023

Poderia ser melhor
Inferior aos dois anteriores, que ao meu ver foram os melhores da série.

O livro é enorme, mas a leitura flui bem, diverte e empolga como sempre. Porém não há como negar que há alguns personagens e arcos totalmente desnecessários, já que pouco contribuíram para a história principal ou para o desenvolvimento dos personagens. Sem eles o livro ficaria menor e melhor.

Pior é que o final acabou sendo corrido, resolvido em poucas páginas. Foi decepcionante, porque a motivação do assassino me pareceu muito fraca. E depois de um emaranhado tão complexo, os detalhes da sua atuação e até mesmo a repercussão da sua descoberta mereciam algumas páginas.

Também senti falta de respostas para várias tramas paralelas que no final foram esquecidas e ficaram sem fechamento.

Outro ponto de incômodo é perceber que a autora transformou o livro em um manifesto de autodefesa para as críticas que vem recebendo nos últimos anos na internet. O tema do livro é excelente e atual. Mas é impossível não perceber essa mistura em alguns trechos. Característica, aliás, que também contribuiu para inflar o número de páginas.

otxjunior 26/12/2023

O Coração de Nanquim, Robert Galbraith
Em nenhum momento, das mais de 1000 páginas, fiquei entediado, mesmo quando a primeira visita à cena do crime ocorre depois de dois terços do livro. O caso não é necessariamente minha praia, envolve cyberbullying e saúde mental, mas a escrita e o ritmo atingiram o ápice da série.

João Paulo 15/02/2024

O livro é grande? é grande, mas ele flui que é uma beleza, você consegue ler bem rápido, é super dinâmico com um plot ótimo. achei sensacional como o livro flerta com a realidade. acho que o único defeito do livro pra mim é em relação ao final, eu realmente queria saber sobre os outros personagens. solucionam o caso e simplesmente o livro acaba.
Flavia 03/04/2024minha estante
simmm! o livro já estava enorme mesmo, não faria mal mais um capítulo pro desfecho dos demais personagens hahaha

Amanda3913 09/11/2023

Ah, as redes sociais!
Como sempre, a história é muito envolvente, como todas da série. Confesso que, por ter muita gente na história, às vezes foi difícil até lembrar quem é quem. O livro é inteligente em mostrar como o "ódio do bem" e a cultura do cancelamento levaram pessoas a perder a proporção da verdade e podem ser armas destrutivas.

O final, no entanto, me deixou um pouco desapontada por sua rapidez. Ao longo do livro, houve muitos detalhes, conversas e lógicas bem explicadas - ao ponto até de ser prolixo. Porém, no final, a descoberta final pareceu acontecer de maneira apressada. O elemento surpresa se manteve - eu tinha suspeitado do culpado, mas já o tinha descartado -, mas faltou algo a mais nessa conclusão. O caso foi bem público e seria interessante ter visto a repercussão da revelação ente e personagens e fãs.

Sem dúvida, lerei o próximo!

Milton 02/11/2023

Mais uma história do detetive Cormoran Strike e Robin Ellacott. Um bom motivo para se ler esse livre é acompanhar essa dupla. São personagens cativantes, que te faz querer ser parte da agência deles. Embora, acho que nesse livrou pecou pela evolução dos personagens, os conflitos que Strike tem parecem terem sido requentados de Sangue Revolto. Charlotte já não tinha mais espaço na trama, embora tenha ficado a impressão que esse arco tenha se finalizado. Robin apresenta uma evolução muito boa, desenvolvendo-se e tomando ainda mais o protagonismo que lhe cabe na trama. E claro, tem o caso principal a ser investigado que, embora tenha uma clímax muito rápido, não se mostrou previsível ao longo do romance. É um livro grande, mais de mil páginas que poderia ter sido escrito em menos, mas mesmo assim é uma leitura fluída. Continuo facinado pelas histórias de Strike e Robin, agora é só aguardar os próximos capítulos dessa dupla apaixonante.

Aline 18/10/2023

De todos os livros dos detetives, esse foi o que mais me deixou triste no final.
Gostei da trama e do desenvolvimento dos personagens, mas é mais um final em que Strike e Robin não ficam juntos, e confesso que leio os livros principalmente por causa desse quase-casal.
O livro também aborda vários temas sociais sensíveis, e eu também achei interessante por isso.
Já estou esperando o próximo.

Jessica Alves 27/08/2023

De devorar
É mais um livro para se devorar, não conseguir desgrudar. Dava ter menos páginas, e poderia não ter tido um final tão breve, mas ainda assim uma ótima leitura.

Henrique.Hansen 26/05/2024

Excelente, com ressalvas
Começando pelos pontos negativos, Rowling com certeza adorou alfinetar os fãs por criticarem-na e condenarem suas atitudes transfóbicas. Ela nem disfarça os ataques velados que faz a eles neste livro. A parte sobre descobrir o gênero de uma pessoa com base na afirmação de que ela estava menstruada nem ficou nas entrelinhas, Rowling quis ser explícita mesmo. Uma atitude infantil e injustificada. O que acabou inchando um pouco o livro, fazendo-o ter mais páginas do que deveria. O livro e a saga de Strike/Ellacott não deveriam ser uma extensão das opiniões pessoais de Rowling. Personagens trans e debates sobre gênero estão cada vez mais presentes nessa saga. Cada vez menos disfarçados também.
Porém, como sempre, a história como um todo é bem amarrada, bem construída e te faz ficar até o final sem desconfiar de quem é Anomia. Pelo menos eu fui pego de surpresa. Este livro poderia ser classificado como perfeito se Rowling removesse umas 100 páginas de ataques às pessoas que não concordam com suas opiniões. Mesmo assim, dei 5 estrelas porque amo Ellacott/Strike.

Gramatura Alta 29/08/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/08/29/o-coracao-de-nanquim-um-ataque-da-autora-a-seus-fas/
Quando a frenética e desgrenhada Edie Ledwell aparece no escritório implorando por ajuda, a detetive particular Robin Ellacott não sabe muito bem como lidar com a situação. Cocriadora de um popular desenho animado ― O coração de nanquim ―, Edie está sendo perseguida virtualmente por uma misteriosa figura que atende pelo pseudônimo Anomia e, em desespero, pede que a detetive descubra a verdadeira identidade de seu stalker.

Robin encerra o encontro informando que sua agência não está habilitada a resolver casos desse tipo. Após indicar alguns concorrentes à mulher, Robin não pensa mais no assunto… Isso até, dias depois, ela ler a notícia chocante de que Edie foi assassinada a facadas no cemitério de Highgate, o cenário onde se passa a animação. A partir daí, Robin e seu sócio, Cormoran Strike, sentem-se instigados e aceitam sair em busca da identidade de Anomia. Porém, confrontados com uma rede complexa de usuários virtuais anônimos, interesses contraditórios e conflitos familiares que precisam navegar, Strike e Ellacott se veem envolvidos em um caso que leva seus poderes de dedução ao limite e que os ameaça de formas novas e horripilantes.

Eu sou fã dos dois personagens da série de livros que J. K. Rowling escreve sobre o pseudônimo de Robert Galbraith. Robin e Cormoran são complexos, donos de um passado extenso, bem construído, que agrega e explica muito do comportamento e da personalidade de ambos. A interação dos dois é deliciosa de acompanhar, seus diálogos, a maneira como são diferentes e, por isso mesmo, se completam. A impulsividade e a coragem de Robin, a frieza e a proteção de Cormoran. Tudo ao redor dos personagens é muito bem escrito e apresentado. E penso que o sucesso da série se deve exatamente a isso.

As tramas de todos os seis livros se desdobram em torno de algum mistério ou crime, mas nenhum desses estopins é tão interessante quanto acompanhar Robin e Cormoran. De maneira bem objetiva, e fazendo um paralelo com obras do mesmo gênero, os enigmas apresentados são sempre simples, não há nada de realmente revelador, surpreendente, e as habilidades de dedução dos detetives são normais, nada de grandes gênios ou sacadas inteligentes. Tudo é muito simples. A criatividade para construir mistérios nunca foi o forte da autora, desde os livros de Harry Potter. E como esses livros, o que realmente torna as histórias memoráveis, são os personagens, suas vidas e o ambiente em que eles interagem. Sem uma Robin e um Cormoran bem construídos, os livros seriam fracos e desinteressantes. E isso pode ser conferido nos comentários dos fãs, há um profundo interesse por Robin e Cormoran, e o resto é apenas um complemento sem tanta importância assim.

Entretanto, após seis livros, essa dinâmica entre Robin e Cormoran começa a cansar. Isso porque, embora todos os motivos apontados acima, ela não está evoluindo. Os dois personagens estão, basicamente, no mesmo ponto de relacionamento há pelo menos quatro livros. Há uma enrolação óbvia que deixou de fazer sentido. Robin e Cormoran compartilham uma química palpável e uma profunda conexão emocional. No entanto, o romance entre eles nunca é plenamente consumado, criando uma tensão sobre se eles vão ou não vão ficar juntos ao longo dos seis livros que nunca avança. Os motivos iniciais, como Robin ter sido contratada, o casamento que ela mantinha com um abusador, e o relacionamento opressivo de Cormoran com sua ex-esposa, que eram os principais empecilhos, já foram resolvidos faz três livros. E desde então, nada mais acontece.

Em O CORAÇÃO DE NANQUIM é apresentada uma nova personagem que se torna o interesse de Cormoran, mas apenas como escape para a falta de coragem de se declarar para Robin. O novo romance é óbvio e já se anuncia um desastre. São páginas e mais páginas de uma relação fadada ao fracasso, sem qualquer propósito. O mesmo acontece com as aparições insistentes da ex-esposa de Cormoran. A história dos dois foi encerrada nos livros anteriores, não há mais um real propósito para ela continuar aparecendo como uma barreira. É uma repetição que já se tornou cansativa. Ainda mais quando inserida em mais de 1000 páginas. Aliás, eu não consegui encontrar explicação para tantas páginas.

O CORAÇÃO DE NANQUIM possui dois graves problemas de narração e um outro de posicionamento. O primeiro é o excesso de partes sem qualquer objetivo para a trama. E são muitas. No ponto em que a série está, não é mais necessário criar trechos e mais trechos para explicar a relação dos personagens, ainda mais de casos paralelos para a agência de detetives que não tem qualquer ligação com o mistério central e não agrega nada de novo aos personagens. São apenas páginas sem interesse que tornam a leitura cansativa. O segundo problema, no caso específico deste livro, são as dezenas de páginas de diálogos de fóruns na Internet, mensagens no Twitter e de aplicativos de chat. Compreendo a necessidade de inserir alguns para contextualizar a perseguição que a vítima sofre nas redes sociais, mas a maioria é composta de troca de mensagens sem qualquer interesse, repetitivas, em excesso, em muito excesso, ao ponto que se torna uma tortura ter que ler tudo.

Já o terceiro problema, da mesma maneira que aconteceu em SANGUE REVOLTO (resenha aqui), a autora parece ter criado uma história para criticar o que acontece em sua vida pessoal. Para quem não sabe, e acho difícil alguém que lê os livros da autora não saber, ela costuma postar comentários nas redes sociais, principalmente no Twitter, sobre identidade de gênero e direitos trans. Em várias ocasiões, desde 2019, Rowling fez declarações trans-excludentes ou transfóbicos. Ela expressou preocupações sobre o que vê como uma erosão dos direitos das mulheres e sobre a definição de mulher, invalidando a identidade das pessoas trans, espalhando desinformação e prejudicando a comunidade trans.

Em seus tweets e escritos, Rowling expressou a crença de que o sexo é uma realidade biológica e que não pode ser mudado. Porém, a compreensão da identidade de gênero reconhece que gênero e sexo são duas coisas diferentes e que o gênero não é estritamente binário. Rowling expressou preocupações de que permitir que pessoas trans mulheres (indivíduos designados como do sexo masculino ao nascer, mas que se identificam como mulheres) acessem espaços femininos poderia colocar mulheres cisgênero (aquelas cuja identidade de gênero corresponde ao seu sexo designado ao nascer) em risco. Tal visão perpetua estereótipos errôneos de que pessoas trans são predatórias, quando, na realidade, são elas que estão em maior risco de violência e discriminação.

Rowling também expressou preocupações sobre jovens que buscam tratamentos médicos para transição de gênero, sugerindo que alguns podem se arrepender mais tarde. Enquanto existem discussões legítimas sobre o melhor tratamento para jovens trans, Rowling apresentou uma visão simplificada e não baseada em evidências do assunto. É importante notar que a controvérsia não é apenas sobre a desinformação que a autora perpetua, mas também sobre como as declarações dela são desrespeitosas ou invalidantes para as experiências de pessoas trans.

Enquanto em SANGUE REVOLTO, a autora cria um assassino em série que se veste de mulher para capturar suas vítimas, uma decisão criativa que parece reforçar seu ponto de vista na vida real, ao mesmo tempo que aumenta a falsa percepção da mídia e literatura que usa o padrão de “homem vestindo-se de mulher para enganar ou causar dano”, agora, em O CORAÇÃO DE NANQUIM, Rowling utiliza da trama de uma criadora bilionária de um desenho animado de sucesso que é atacada nas redes sociais por seus fãs, que pararam de gostar dela por causa de suas opiniões publicamente declaradas. A premissa de pessoa rica e poderosa que está em perigo mortal nas mãos de alguma conspiração secreta de vigília em oposição à violência realmente perpetrada contra comunidades marginalizadas.

Aliás, a série animada do livro parece retratar um conjunto de minorias que a autora costuma ignorar. Nos personagens há indícios de anti-semitismo, racismo, além da existência de um personagem hermafrodita, que é um óbvio gatilho para crianças não binárias, e um outro que tem várias partes do corpo perdidas que podem ofender os deficientes físicos. A sensação que é passada em muitas partes da leitura, é a de uma pessoa odiosa escrevendo discursos desagradáveis ​​sobre seus críticos, utilizando o disfarce de um romance. O que em SANGUE REVOLTO aparecia de maneira mais disfarçada, agora em O CORAÇÃO DE NANQUIM aparece escancarado, sem qualquer pudor de disfarçar o real objetivo da história, criticar quem é contra o posicionamento da autora, principalmente seus fãs.

Assim, depois da leitura de O CORAÇÃO DE NANQUIM, de todos os problemas que ele carrega e da clara mensagem deixada pela autora que corrobora seu posicionamento na vida real, fica impossível continuar a série, mesmo amando os dois personagens principais. Penso que é pertinente separar a obra do autor, como fiz durante a recente leitura dos livros de Harry Potter, mas quando a autora insere na sua obra seus pensamentos preconceituosos e deturpados como forma de resposta a seus críticos, não é mais possível continuar a leitura. Deixa de ser ficção, para ser um discurso que reforça estereótipos e desinformação, afetando minorias e grupos que precisam de ajuda e não de mais ataques. Não pretendo mais ler nenhum livro da série e recomendo o mesmo para quem tiver o mínimo de compaixão e sensibilidade.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/08/29/o-coracao-de-nanquim-um-ataque-da-autora-a-seus-fas/

Amanda MN 29/08/2023

Livro surpreendente
Este foi meu maior livro já lido e depois de um tempo sem ler, li devagar, uma obra cheia de detalhes e muitos personagens intrigantes, que me levou ao suspense até o último minuto. Robin e Strike estão na minha lista de casais (ou quase rs). Esperando loucamente pelo próximo...

mauriciosneves 27/04/2024

O tamanho do livro não foi um incômodo para mim. Como sou encantado por esses personagens, poderia ficar lendo a franquia para sempre.
Gosto muito de acompanhar toda a evolução da Robin com o passar dos livros, de uma secretária temporária lá no primeiro livro para uma protagonista nesse aqui. A história dela é maravilhosa e é uma das minhas personagens favoritas (arrisco dizer que gosto mais dela do que da Hermione).
Eu gostei muito do desenrolar do livro, de todo o mistério criado em torno do Anomia. Confesso que fiquei um pouco frustrado com a resolução, achei a revelação decepcionante depois de tantas teorias durante os capítulos.
Mas ok, o final do livro eu praticamente engoli, já tava ansioso querendo descobrir como seria o final.
Ao contrário de muitos fãs, não sei se to com tanta pressa para ver os dois lá juntos, a trajetória tá bacana dessa forma, por enquanto haha
Agora no aguardo do próximo livro!

Thiago Toscano Ferrari 22/04/2024

Fim da série...
Último volume da série do romance policial do detetive Cormoran Strike e Robin Ellacott, escrita pelo autor Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling, nos apresenta um enredo baseado no crime que envolve o viéz cibernético ligado ao desenho animado Coração de Nanquim que nos traz uma novidade entre participantes de um jogo on-line Drek's Game e seus moderadores que muda o conceito de investigação pelos renomados detetives, com a necessidade de novas estratégias para se chegar ao assassino que despista não somente eles, mas também seus moderadores e seguidores das redes sociais. Muito envolvente, inovador e com necessidade de muito fôlego para percorrer as pouco mais de mil páginas, com muita atenção a ambos cenários e tentar desvendar o crime. Recomento e será que teremos o sétimo volume, ou este é o encerramento da saga?
Henrique.Hansen 26/05/2024minha estante
O próximo já foi escrito. Se chama The Running Grave, ainda sem tradução.

Thiago 11/09/2023

A exemplo dos outros livros da série, o livro é maravilhoso, com leitura fácil e narrativa empolgante. Adoro como ela consegue misturar as tramas principais com os dramas pessoais de cada personagem, fazendo com que nos apeguemos cada vez mais com eles. São mais de mil páginas e poderia facilmente ter mais algumas, assim teríamos um final mais bem trabalhado e detalhado, mas ainda sim o livro e excelente.