Holly

Holly Stephen King
Stephen King

Resenhas - Holly

Raniere 09/03/2024

Holly já é uma personagem tão presente qto Roland de Gilead
Sao 5:30 da manhã, virei a noite terminando de ler esse livro e agora tenho que estudar, portanto vou colar o que disse em story de Insta. É curto mas diz bem o que pensei do livro.

Depois da trilogia Bill Hodges (1. Mr. Mercedes; 2. Achados e Perdidos; 3. Último Turno), essa é a terceira história com Holly (antes tiveram o livro "Outsider" - que é excelente - e o conto "Com Sangue" no livro homônimo). "Holly" é o livro mais fraco pois trilogia mas não deixa de ser bom. E os vilões dessa história (que se passa na pandemia de Covid) são um casal de idosos trumpistas, negacionistas, antivacinas, racistas, homofóbicos e canibais. Achei condizente com a realidade.

Pelo que me lembro dos livros do King (e já li praticamente a obra inteira dele), todos os vilões humanos são republicanos, muitas vezes fanáticos religiosos e sempre são extremamente preconceituosos. King gosta de colocar realidade na ficção.

Paula 08/03/2024

Que bom poder acompanhar mais da Holly
Como sempre os livros do King são sempre muito fluidos e gostosos de ler. É o tipo de leitura que eu sei que vou gostar.

Conhecemos a Holly na trilogia Bill Hodges e foi muito legal acompanhar a evolução dela, apesar dela ter um papel de coadjuvante. Nesse livro, como personagem principal, foi muito perceptível o quanto ela já está mais segura e confiante dela mesma e do trabalho que faz.

O que mais me surpreendeu positivamente nessa leitura foi poder acompanhar também o ponto de vista do vilão. Não estava esperando e foi algo que achei muito interessante e trouxe uma riqueza de detalhes pra história que não sei se existiria caso não víssemos esse lado.

O livro é um pouco grande, mas é muito fluido e gosto de acompanhar. Vale muito a pena.

Larissa.Costa 07/03/2024

Gostei mas não amei
Meu primeiro contato com o autor? não sei por qual motivo nunca tinha lido Stephen King mas enfim?
O livro foi bem arrastado pra mim até uns 80% e depois fluiu muito bem?

Yohan.Barbato 06/03/2024

Holly, a surpresa.
Acho que o titulo dessa resenha é a melhor definição do livro.
Quando o King nos apresentou a Holly em Mercedes, ela foi uma grata surpresa, cinéfila, hipocondríaco, introvertida insegura, leal, sensível, corajosa, inteligente e forte.
Desde então King desenvolveu a Holly(ou ela se desenvolveu) de forma incrível, amadurecendo, aprendendo e construído seu próprio caminho.
O que vemos aqui é mais um passo dessa caminhada que demonstra que ela ainda pode nos mostra muito mais.
Aguardo as próximas aventuras dela.
Agradeço ao King, e já estou pronto para mais.
Ps: todos os caminhos levam a torre negra.

Samyra16 04/03/2024

Que livro fantástico!!!
Muito empolgante e te prende demais!!!
Estou super ansiosa pela adaptação pra eu assistir!!!
Gente leiam, sim no começo é difícil por é um pouco devagar mas vale super a pena ler!

jmpearl 03/03/2024

é importante dizer que eu não li qualquer coisa relacionada aos personagens desse livro antes, então fiquei meio perdida em algumas partes e não posso dizer se é ou não coerente com acontecimentos anteriores. gostei muito da introdução dos criminosos logo no primeiro capítulo, e não acho que tenha afetado o suspense. também achei importante stephen king, enquanto autor prestigiado cujos livros vão continuar sendo lidos nas próximas décadas, tenha tocado no ponto da covid e do movimento antivacina, mas acho que ele não soube dosar a quantidade e acabou sendo demais. de qualquer forma, provavelmente essa parte vai envelhecer bem e não vai parecer muito pra alguém que leia daqui a 20 anos. achei uma cena lá pelos 80% forçaaaada, uma atitude tão burra pra uma mulher de 55 anos. fora isso, bom

Nicole514 02/03/2024

?O mal não tem fim?
Nunca tive mentalidade pra ler histórias de terror mas sempre quis ler um livro do Stephen King, Holly me surpreendeu positivamente. Foi uma jornada incrível, um livro muito bem escrito e uma narrativa muito bem desenvolvida.

Todo o processo da investigação foi muito bem detalhado e construído, o que é muito raro e sempre existem furos na historia ou reviravoltas sem nexo, mas essa foi surpreendentemente boa.

Existem momentos nojentos, que precisa ter estômago pra ler, mas vale muito a pena. Apenas elogios para esse livro!

Marcos 02/03/2024

Ela voltou! (resenha no youtube, link no final do texto)
A Holly é uma personagem recorrente nas histórias do Stephen King, e este livro é um romance de suspense publicado em setembro de 2023. Aqui acompanhamos a história de Holly Gibney, uma investigadora particular que é contratada para encontrar Bonnie Dahl, uma jovem que desapareceu sem deixar vestígios, durante o período da pandemia de COVID-19, no ano de 2021.

Entretanto, diferente da narrativa clássica de investigação policial, em que não sabemos quem são os culpados, King opta por subverter, nos mostrando logo no início quem são os responsáveis pelo desaparecimento de Bonnie e de outras pessoas. Os Harris parecem ser um casal de aposentados inofensivos, mas escondem um segredo muito sombrio.

O livro portanto não se sustenta no suspense de descobrir junto da personagem principal quem são os verdadeiros culpados, e sim no caminho que ela irá trilhar para chegar até lá, e principalmente na grande questão que é: ela vai conseguir descobrir? Nós, enquanto leitores, vemos a situação de cima, o quebra cabeça montado, Holly não, e provavelmente a força dessa história mora nisso.

Ao longo da história, Holly também lida com o luto em razão da COVID-19. A perda de uma pessoa importante para a personagem a deixa em um estado de vulnerabilidade, o que a torna mais suscetível aos perigos que a cercam.

Aqui, King busca uma atmosfera voltada mais para o suspense do que para o terror em si, ainda que, em certos momentos, tenhamos algumas cenas que são mais fortes e impactantes quando acompanhamos os Harris.

Além disso, Stephen King como sempre fez em sua carreira como escritor, reflete o que ocorria na sociedade na época em que escreveu cada uma de suas histórias, seja mencionando objetos como um aparelho VHS ou smartphone, seja tratando de temas como o racismo, presente em A Espera de um milagre, ou a COVID 19 em Holly.

Portanto, mais uma vez ele traz temas relevantes socialmente, sendo o mais evidente aqui, o negacionismo com relação a COVID-19, que ocasionou a morte de diversas pessoas que não acreditavam na proteção das vacinas e nem em medidas de higiene capazes de impedir a circulação e contaminação pelo vírus. Tudo isso, influenciadas por figuras políticas, como Donald Trump e Jair Bolsonaro.

Os Harris são bem desenvolvidos por King, que é mestre em nos fazer compreender exatamente quais são as visões de mundo de cada personagem, seus hábitos, manias e obsessões. Por essa razão, conseguimos ter uma noção de como cada um reage de forma natural aos acontecimentos. O motivo pelo qual os Harris matam as pessoas, é muito a cara de algo que o King imaginaria. Criativamente macabro.

Holly é uma personagem complexa e fascinante. Ela é inteligente, perspicaz e determinada, mas também é vulnerável e traumatizada. King explora a psique de Holly com maestria, criando uma personagem que é ao mesmo tempo forte e frágil.

O livro aborda temas como o luto, divergências políticas, o medo da morte, traumas do passado, o lado sombrio da natureza humana e que nem sempre a velhice pressupõe moderação e sabedoria.

Por fim, sinto que na metade do livro a escrita do King deu uma grande desacelerada, tornando a leitura mais intrincada, dando a sensação de que não estava acontecendo muita coisa, que o tempo estava demorando muito para passar, e isso pra quem está acostumado a narrativas mais rápidas e dinâmicas pode ser um alerta, no entanto, quem está mais acostumado a escrita do autor sabe que é natural suas narrativas levarem mais tempo, e ele sempre a uma cadência e sequência de acontecimentos que faz você querer permanecer no livro e ver o que vai acontecer dali adiante.

site: https://youtu.be/WyGBITFruRg

luisawrr 29/02/2024

Um dos favs
Confesso que estava um pouco apreensiva com essa leitura porque desde o princípio nós leitores sabíamos o plot do livro. Não se cria nenhum mistério em torno de quem são os assassinos nem quanto ao que eles fazem com suas vítimas, nos primeiros capítulos essas dúvidas já são esclarecidas, o que me fez pensar como King construiria uma narrativa interessante sem termos nada a descobrir. Porém, foi extremamente surpreendente. Me encontrei o livro inteiro ansiosa para ver como a Holly iria desvendar o caso e torcendo a cada página. Senti falta de ter lido os outros livros dela e do Jerome e Barbara porque tinham muitaaaas referências aos outros casos deles e traumas passados da Barbara, que não foram explicados porque partiam do princípio que o leitor conhecia o passado dos personagens dos outros livros. Não afetou de forma alguma o entendimento geral da trama, porém tenho certeza que teria me conectado muito mais com os personagens tendo essa bagagem. Por isso recomendo a leitura de algum livro anterior dela antes!

Tah_marques 29/02/2024

Holly
A leitura demorou mais do que eu imaginei que demoraria, mas eu gostei, a Holly é um personagem simpático e interessante de acompanhar, recomendo que quem for ler realmente tenha lido a trilogia do mr mercedes, outsider e o conto Com sangue pra não ficar sem entender do que estão falando e tbm não tomar spoiler das obras anteriores.
Os coadjuvantes tbm sao muito bons de revisitar, alias nesse livro a Barbara brilhou, a única coisa que achei muito cansativo foi a repetição sobre covid, a gente ja entendeu, não precisa dar 35 exemplos e repetir o tempo todo sobre máscara, vacina, bater cotovelo, creindeuspai que canseira. De resto foi uma história muito boa e cheia de momentos tensos.

Giovanni.Ostemberg 28/02/2024

Leia a trilogia de Bill Hodges primeiro...
Gosto de ler os livros sem ler sinopses, principalmente de autores que confio... e acabou que não me atentei que esse era uma espécie "continuação" para o "Último turno" e tomei uns spoilers, já que só li até "achados e perdidos" hehehe maaaas gostei mesmo assim, e fico feliz em ver a evolução de Holly, do primeiro livro pra cá. Talvez seja o livro da série que apresenta o maior foco na investigação, mantendo o padrão de levar o leitor à mente dos assassinos malucos enquanto acompanhamos o desenvolvimento pessoal dos personagens principais, seus erros e acertos. Tem algumas coincidências, o autor até brinca com isso a certa altura, que damos a devida licença poética pra que a narrativa caminhe... só é forçado se vc parar pra pensar, mas como os personagens são bons, o plot é criativo e bem amarrado, acabei por relevar a maioria delas.

Resumindo: Bom livro de investigação de crimes/desaparecimento, narrativa independente, mas que ganha um valor maior se vc leu a trilogia de Bill Hodges e vem acompanhando os personagens desde então.

Tirei meia estrela por algumas coincidências improváveis que vão convergindo pontos da narrativa.

Não sei se preciso falar, mas: alerta pesado de gore e violência explícita.

palomayra 27/02/2024

Proposta muitooo boa!
Gostei muito do enredo, da criação da história, como ela vai caminhando e tendo seus desdobramentos de maneira gradual, mas eu esperava um pouco mais de suspense (a expectativa foi toda minha).
A história já é bem clara desde o início, a gente só espera que a protagonista (HOLLY), consiga investigar e chegar a conclusão ligando as peças, o que ela faz super bem. No geral achei muito bom!!

Isabella2489 27/02/2024

4 ?
Que livro! Meu primeiro do autor e parece que comecei com o pé direito.

Rico em detalhes, consegue trabalhar assuntos importantes sem ficar chato, mesmo já sabendo quem são os culpados ainda me deixou com sensação de desespero/angústia/ansiedade.

Achei enrolado em algumas partes, claro que tudo ajuda para a construção dos personagens, mas tinham momentos que eu só queria que passasse logo e voltasse para a ação.

Edson Camara 27/02/2024

Se você gosta de emoções fortes, alta ansiedade e adrenalina a mil
Stephen King sabe criar personagens fortes, tanto do bem quanto do mal, as vezes ele se supera e cria alguém excepcional, é o caso de Holly. Qualquer um que tenha lido a trilogia Hodges já deve ter se apaixonado por ela.
Aqui ela é a personagem principal em um enredo característico de King que sabe nos cativar gradualmente no envolvimento com a trama e os personagens e nos fisgar irremediavelmente até a conclusão da leitura.
O enredo é relativamente simples, envolve além do universo de Holly, algumas pessoas novas que amarram a história.
Há passagens lentas e meio tediosas mas que são importantes para destacar a personalidade de Holly e a mudança de seu comportamento agora que ela está sozinha e não tem mais o apoio de Bill Hodges.
Holly é fascinante, é uma mulher neuro divergente que trabalha como detetive particular. Seu personagem evolui de uma reclusa tímida mas corajosa (retratada na trilogia) para uma investigadora habilidosa com uma memória quase fotográfica e habilidades de observação afiadas.
Ela consegue desvendar o mistério por trás do casal de velhinhos professores aposentados e o desaparecimento de várias pessoas em uma mesma região ao longo de 9 anos.
Se você gosta de emoções fortes, alta ansiedade e adrenalina a mil, principalmente nas últimas 70 páginas, se prepare para esta montanha russa. O único ponto negativo é a tremenda falta que Holly vai fazer, mas King deixa um gancho no final que talvez, eu disse talvez, nos traga Holly de volta.