O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

ash.reader 24/02/2023

O primeiro a morrer no final <3
Comecei esse livro, com medo, depois de os dois morrem no final, fiquei com muito medo de me abalar demais, e me abalei. Uma história linda, o maior livro de todos.
o coração do Valen, está eternizado no Orion ???
Yuqitrend 25/02/2023minha estante
Qual a classificação desse livro?

Minisatk 11/02/2023

Simplesmente perfeito
Eu não sei dizer qual dos dois tem a história mais triste, se é esse ou Os dois morrem no final, os dois acabaram comigo de uma forma que me deixou em cacos. E AINDA VAI TER UM TERCEIRO LIVRO, MEU DEUS!!!!

"A vida não está nem aí para o quanto você é jovem. De um jeito ou de outro, ela força todo mundo a crescer."
gaby312 11/02/2023minha estante
COMO ASSIM VAI TER TERCEIRO LIVRO????

Luisa 23/07/2023

O primeiro a morrer no final
É um livro bom, realmente me apeguei a esses 2 livros mais é a mesma coisa com os dois morrem no final, é muito bom mais a história é longa, mto longa e da preguiça de ler por mais que seja boa a história ela é meio enrolada você precisa ter paciência pra ler é um livro bom mais eu realmente achei que iria aparecer como aquela empresa que eu esqueci o nome que prevê as mortes funciona e não aparece o que me deixou meio triste pq eu realmente achei que iria aparecer
Vica 23/07/2023minha estante
Esse livro me marcou numa proporção que não consigo descrever com palavras

Ana Flávia 07/12/2023

Mais uma destruição emocional
O tipo de livro que você sabe desde o início o q vai acontecer, mas mesmo assim você lê achando que o autor vai ter o mínimo de piedade e magicamente vai mudar todo o livro para que os personagens fiquem juntos e tenham uma vida longa ?
parabéns, adam silvera, por escrever essa obra que me destruiu muito mais que ?os dois morrem no final?
skiiwt 07/12/2023minha estante
tô louca pra ler esse!

Kookia 30/11/2023

Esperava mais
Ai, eu li esse livro muito a contragosto. Talvez eu temha criado um expectativa, mas eu acho que foi uma continuação só pra encher linguiça. A qualidade da escrita não decaiu em nada, precido pontuar, mas a construção do relacionamento entre os protagonistas deixa muito a desejar. Houve momentos em que eu me via mais interessada no desenrolar de subnúcleos do que no dos dois. Pareceu desesperado e forçado o interesse amoroso entre eles, coisa que não existe no primeiro livro entre Rufus e Mateo
Aquires0 09/12/2023minha estante
SIMMM tbm achei isso, gostei muito mais da Gloria e seu núcleo

héstia! 08/08/2023

Nosso coração
O livro em si é cansativo, chato e parado, demorei 3 meses para terminar de ler porque só começou a ficar bom de verdade em 80% do livro, de resto a leitura era muito cansativa e sem sal. até os 40% foi normal mas depois me cansei por que nada de novo acontecia, em 50% do livro NADA tinha acontecido. estou dando 3,5 por causa do final que foi lindo e triste (óbvio) e por me dar sempre esperanças que eu sei que não vão acontecer no livro e que sempre me deixam triste, e por que também derramei lágrimas, se não fosse por isso eu daria nota 1.
Felipe613 08/08/2023minha estante
Interessante ?

Maisa225 09/12/2022

Única coisa que posso dizer sobre esse livro é que ele é perfeito, assim como os dois morrem no final. Mano do céu chorei, chorei muito
Noxious.Storm 09/12/2022minha estante
Tenho muita vontade ler ??

Bianca 19/12/2022

"O nosso coração"
O que falar de "O primeiro a morrer no final"? Simplesmente AMEI!! Peguei pra ler num momento onde tava estudando que nem louca entao demorei um pouco mais do que devia para ler, mas minha experiencia n foi abaixo do que eu esperava. Sinceramente ele e "Os dois morrem no final" foram, SEM DUVIDAS, as melhores leituras do meu ano! Esse livro me fez refletir não só sobre a morte e o amor mas, também, sobre amor próprio, família e aceitação. Simplesmente saindo aos prantos dessa serie do Adam Silvera! ??
marcelsgf 29/12/2022minha estante
de nada pelo presente???amou ne

Davi 28/01/2023

Terminei o livro e AMEI!! Todos os detalhes são incríveis. Achei pesado o pez ter matado o próprio pai e me doe a maneira que o Orion lidará pela frente. Simplesmente continuou e cumpriu o legado que os dois morrem no final fez! Amei
Larissa 29/01/2023minha estante
Spoiler ? ?

Ana 17/12/2022

VALENTINORION
Gente, eu amei muito esse livro, como o outro demorei mais que os outros livros que costumo ler, porém achei a leitura desse mais dinâmica que o outro.
Estou apaixonada por Valentino e Orion, são perfeitosss!! Fico triste por ter que acabar sempre assim, podiam ter um final juntos, mas entendo super o que o autor quer nos ensinar com esses livros, que é sobre viver sempre, não deixar para fazermos aquilo que desejamos somente quando estivermos perto do final. Aproveitar a vida ao máximo, com as pessoas que amamos e que nos amam também.
Queria mtooooo saber que que aconteceu com o Pazito?

Recomendo a leitura sempre! ??
Ana 17/12/2022minha estante
Ah, e claro, amei ver sobre Rufus e Mateo crianças ??

Fabiana 01/02/2023

Adam Silvera me odeia
Primeiramente CHOREI MUITO. Nunca tinha chorado tanto com um livro como chorei nesse (Favoritado, claro).
Chorei muito mais que no primeiro livro. Mas não acho que esse o superou, amei Orion e Valentino mas amei muito mais Mateo e Rufus.

O desenvolvimento do livro é MUITO BOM! A escrita do Adam pra mim é muito viciante e fácil de se ler. Amei a forma como ele interliga os personagens e nos apresenta aqueles que já conhecemos no primeiro livro. Quando Rufus e Mateo apreceram eu chorei!
A forma como ensina a lidar com o luto de certa forma é muito importante. Também gostei da forma como ele aprofunda alguns assuntos. A criação do app Último Amigo é muito emocionante.
Conhecer a origem da Central (apesar de não saber como ela funciona) foi incrível e já estou ansiosa para o terceiro livro que fechará o mundo da Central da Morte. Amei todas as histórias que nos são introduzidas além da principal, sobretudo a da Glória! E o que Pazito fez me chocou muito!

Fiquei ansiosa para saber quem seria o 12° (quem leu vai saber do que tô falando) e quando descobri confesso que fiquei supresa mas feliz por ser aquele cara! Sobre o final, já imaginava e mesmo assim me surpreendi (chorei, de novo!)

*Não espere saber que vai morrer para começar a viver!
É um livro que com certeza vou indicar pra todo mundo.
wtflaurete_ 01/02/2023minha estante
dps disso vou ter q ler, já vou agendar a terapia aq

Guinho14 06/03/2023minha estante
Os dois são top demais . Eu amei ?

carolina 20/10/2022

não respiro de tanto chorar
acabei de terminar e to chorando pra 🤬 #$%!& , no finalzinho literalmente a última página doeu tanto mas tantooo. amei tudo no livro realmente, to muito curiosa pra saber mais sobre a central da morte e eu adorei as aparições do rufus e mateo.
Manuela.Passos 20/10/2022minha estante
Vou começar amanhã, chorei tanto com o primeiro livro

Jessica Monteiro 01/02/2023

Adam Silveira sabe escrever um drama como ninguém. Não chorei horrores como com Rufus e Metteo, mas Orion e Valentino me encantaram tanto quanto.
Aceito mais 10 livros nesse universo, a sensação de receber a ligação da central da morte é algo que vc sente junto ao personagens.
Luvale 01/02/2023minha estante
Ainda não superei esses dois livros até hoje
Que tistreza

Henrique 19/04/2023

Tediante em algumas partes, tem cenas que emocionam muito e que doem no fundo da alma, mas tem outras que eu sentia vontade de pular.
GregoryOak 21/04/2023minha estante
Te entendo perfeitamente, na vontade de pular algumas partes, extremamente chatas.