O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

Anna 05/08/2023

Por que a gente se ilude achando que ele vai sobreviver mesmo sabendo que é confirmado pelo autor que ele morre??? Que tipo de tortura é essa?
T0ky0 05/08/2023minha estante
acho que uma parte nossa não aceita que as coisas podem acabar assim, temos esperança até termos que encarar a realidade.
Esse tipo de livro é uma inovação, são poucos aqueles que mostram o desfecho antes de chegar no final, então meio que não processamos direito

Jessica Monteiro 01/02/2023

Adam Silveira sabe escrever um drama como ninguém. Não chorei horrores como com Rufus e Metteo, mas Orion e Valentino me encantaram tanto quanto.
Aceito mais 10 livros nesse universo, a sensação de receber a ligação da central da morte é algo que vc sente junto ao personagens.
Luvale 01/02/2023minha estante
Ainda não superei esses dois livros até hoje
Que tistreza

Rick177 20/05/2024

Central da Morte, você me paga!
Personagens - 10/10
Ambientação - 10/10
Escrita - 10/10
Trama - 10/10
Envolvimento pessoal - 10/10

Este livro com certeza se tornou um dos meus favoritos, assim como o primeiro da coleção.
"O primeiro a morrer no final" é um dos livros com mais páginas que já li nessa minha longa (por enquanto não tão longa) estrada da vida, e definitivamente não pareceu ter o tamanho que tem. Além disso, é um livro que no momento não consigo apontar nenhum defeito que tenha afetado minha leitura. Orion e Valentino são protagonistas incríveis, muito bem construídos, e que juntos ficam melhor ainda.
A escrita do autor é muito fluida e enquanto se está lendo, muito facilmente é possível perder a noção de tempo, por isso não houve nenhum momento do livro que eu tenha achado maçante ou desnecessário.
É um livro que me envolveu demais (por mais que eu ache que o primeiro da série tenha me envolvido mais), foi uma experiência muito gostosa e espero que aconteça o mesmo com o terceiro livro que virá.
Richard159 30/05/2024minha estante
um ótimo livro para favoritar kkk

Yu 24/10/2022

Tinha dito pra mim mesmo que não ia me apegar tanto a eles porque sabia o que iria acontecer no final, mas falhei miseravelmente nisso.
@Ju 24/10/2022minha estante
Sim. Cara eu sabia o que ia acontecer no final, porém deu tão errado tão rápido. Eu realmente achei que eles iam sobreviver ?

Luisa 23/07/2023

O primeiro a morrer no final
É um livro bom, realmente me apeguei a esses 2 livros mais é a mesma coisa com os dois morrem no final, é muito bom mais a história é longa, mto longa e da preguiça de ler por mais que seja boa a história ela é meio enrolada você precisa ter paciência pra ler é um livro bom mais eu realmente achei que iria aparecer como aquela empresa que eu esqueci o nome que prevê as mortes funciona e não aparece o que me deixou meio triste pq eu realmente achei que iria aparecer
Vica 23/07/2023minha estante
Esse livro me marcou numa proporção que não consigo descrever com palavras

Romulo_Vinicius 03/02/2023

ValentinOrion
Adam Silvera é ótimo em contar histórias tristes, este livro é uma jornada emocionante. Quando penso que Orion e Valentino não superaria Mateo e Rufus, eu me pego amando esses personagens tanto quanto.

Apesar de ter gostado muito desse prequel, ainda tenho como favorito o primeiro livro. Este achei um pouco só arrastado, justamente pelos outros personagens, mas entendo que eles foram muito importantes para o desenvolvimento.

Minha cena favorita é a do desfile do Valentino no metrô.

Estou pronto para o próximo livro nesse universo!
Higor 04/02/2023minha estante
Eu fiquei com exatamente o mesmo sentimento em relação aos personagens secundários, a experiência não ficou tão dinâmica por ter foco excessivo em algumas tramas paralelas

Gustavo 18/11/2022

pq eu sempre termino meus livros na aula do zeni?
muito bom, só não gostei da parte que ele me deixou com depressão.

quero mais um livro dessa série pra ontem.
Maclaudi 11/12/2022minha estante
Kk desse jeito

Julia 07/01/2024

PAREM DE MORRER NO FINAL
Ver pequenos momentos dos personagens do primeiro livro pequenininhos me fez mto feliz, mas os personagens desse livro também deveriam ter mais tempo PFVR PAREN DE FZR LIVROS CUJO A CAPA É UM SPOILER MESMO ASSIM NAO CONSIGO SUPERAR
eelis 07/01/2024minha estante
ME IDENTIFIQUEI

Yasmim Anjos 11/10/2022

Olhe eu não tenho nem lágrimas mais
Olhe eu não tenho muito o que dizer só que valen e Orion me deixaram em prantos. Só faço chorar, JESUS! É Tão triste e tão lindo que nem sei como vou superar. A gente se iludi até às ultimas páginas , torce , sente raiva , e não quer que o livro termine, mas a mensagem desse aqui deixa mais claro o que é a central da morte. E talvez seja muito mais sobre a vida em si , do que o dia final. ? .

Caavic0 16/06/2024

Definitivamente um livro
Amo como o Adam Silveira retrata o amor em seus livros, com uma intensidade sem igual, com uma conexão oculta e nada difícil de compreender, aonde os personagens são mais interligados do que imaginam. Essa arte do autor me facina, e provavelmente conquista aqueles que amam um romance inteso, fofo e sem enrolação que sufoca e tenta esconder o óbvio. Quando se lê esse livro e o outro do autor, sentimos pela segunda vez a agonia de se ter um protagonista prestes a morrer a qualquer momento, pensando que casa situação pode ser fatal, pois a vida é imprevisível.

O livro me fez valorizar a minha vida, e os momentos dela, também me trouxe uma dose de felicidade e carinho com esse romance.

Recomendo!

Giullia 25/10/2022

Esse livro é muito lindo, fiquei muito emocionada mas não cheguei a de fato chorar.
Ele tem muita coisa q se conecta com o outro, isso faz ele ser tão emocionante.
É um livro que não dá vontade de parar de ler, eu amei ele.
Inclusive, eu acertei uma coisa na história AKAKKAKA enfim, eu amei muito, o Adam Silveira arrasou muito!!!
Recomendo a leitura