Parem os relógios

Parem os relógios Kristan Higgins

Resenhas - Pack Up the Moon

Izabelly112 06/06/2024

Impossível você ler esse livro sem derramar ao menos uma lágrima ao mesmo tempo que é impossível ler esse livro sem fazer uma pausa para chorar. Você sente o luto de Joshua ao decorrer de todas as páginas e quem já perdeu algum ente querido vai se identificar com ele. "Parem os relógios" é o nome do livro, mas infelizmente os relógios não pararam para Joshua e Lauren, um jovem casal que se amava muito e dá para sentir isso no livro. É um livro lindo, perfeito para quem quer se emocionar.

milenalendo 31/05/2024

A ideia é ótima mas a construção nem tanto?
Eu gosto do livro, a ideia em si é de uma delicadeza, eu amo o fato do livro tratar sobre o luto na perspectiva de alguém que está no espectro autista, amo a ideia das cartas, mas acho que a construção do livro não me agradou muito!
Tudo bem que o livro fala sobre o luto, é fato que o Josh vai sofrer, vai lembrar da Lauren e resgatar lembranças, porém eu perdi as contas de quantas vezes a mesma lembrança foi contada de diferentes perspectivas, acho que o livro poderia ter entre 250/300 páginas no máximo porque teve muita encheção de linguiça pra chegar até 400 e poucas páginas.
O livro me despertou emoções sim, me emocionei, ri em alguns momentos, mas de tanto bater na mesma tecla eu fui me estressando e queria terminar logo.
Repito, não é um livro ruim, a ideia em si é ótima mas acho que poderia ser bem mais curto porque foi uma encheção de linguiça danada.
Gosto dos personagens, fui me apaixonando pelo Josh, mas a Lauren parecia uma personagem perfeita, não tinha defeitos, e eu gostaria de ver um pouco mais sobre as falhas e as vulnerabilidades da Lauren.
Amei os personagens secundários, principalmente o Ben e Radley.
Acho que a Rose precisava ter tido um protagonismo maior, ou pelo menos contar um pouco mais sobre como as coisas foram acontecendo, mas a autora simplesmente resolveu pular um grande período de tempo e não nos deixou conhecer a Rose a fundo, sendo que passou páginas e páginas descrevendo um mesmo acontecimento sobre a Lauren que já havia citado outras 10 vezes no livro.
Vale a pena ler porque a ideia é boa, mas o livro é muito repetitivo.

JaqueSiim 25/05/2024

Amei o início do livro, não conseguia para de chorar, mas o meio me deixou com um pouco de preguiça.... E o final foi até fofo, ver toda o processo de luto e acabar relativamente em bons termos

.Lara 23/05/2024

Ai gente, rindo de nervoso aqui. Sinceramente? O livro foi bem decepcionante. Claro que criei expectativas demais e senti que esse é um livro ?simples?, apesar de tratar a questão do luto, sinto que poderia ter sido de uma maneira melhor, menos ?fórmula?, considerando o papel que a Lauren tinha na vida dele (pelo que eles mesmos diziam no livro).

Sei lá, pareceu uma fórmulazinha, também não me apeguei aos personagens, não me emocionei, a Lauren parecia muito perfeita (e eu tenho um problema com personagens sem defeitos). Também não vi um romance UAAAU, normal, um casal normal de 20/30 e tantos anos que se amam e estão vivendo sua vida e depois ele aprendendo a viver sem ela. Mas é isso, normal, já li livros mais devastadores (recomendo bastante: Uma questão de vida e morte: Amor, perda e o que realmente importa no final, é não ficção, mas maravilhoso).

O final também achei bem chato, não senti naturalidade, pareceu mais conveniência para a autora. Mas é isso gente, sei que a maioria das pessoas amaram o livro, mas não funcionou comigo.

Dbra 23/05/2024

Achei receita de bolo. Não tem como não lembrar que de alguma forma essa história foi contada.
Lembrei de PS eu te amo o tempo todo. Não gostei da comparação entre as amigas, que a meu ver foi totalmente desnecessário e desproporcional, uma tem tudo e a outra nada. Uma é invejosa, e outra a melhor do mundo. Gostei de como o luto foi retratado e do Josh não ter ficado com a Sarah, achei uma forçação tipo Rachel e Joey.

Ceci 20/05/2024

Aquele livro que dói
Sabe aquele livro doido, que talvez te escancare coisas das quais vem fugindo todo esse tempo? Esse é o livro.
Lida com o luto de uma forma crua, que talvez eu não estivesse preparada.
Expõe como a nossa necessidade de segurar o outro aqui, talvez não deixe que aproveitemos os momentos que ainda podemos compartilhar de fato.
Simplesmente incrível.

Bebela Tupiná 20/05/2024

Muitas e muitas camadas
Esse livro tem tantas camadas que eu gastaria um tempão para discursar sobre todas elas. Vamos aos pontos que tornaram o livro tão especial pra mim:

O protagonista é uma pessoa com TEA e isso é tão bem retratado no livro! Nada exagerado, nada sensacionalista. Achei muito bem tratado como uma pessoa no espectro pode se destacar tranquilamente mas também mostra suas limitações.

O luto. Esse é o tema principal do livro. É devastador mas é lindo. Lindo porque o amor tem o poder de tornar as coisas assim, mesmo em situações tão difíceis. É extremamente doloroso ver todo o processo de luto de Joshua mas ao mesmo tempo o coração fica quentinho com todo o carinho e respeito dele pela mulher, todo o seu anseio em mantê-la viva, de algum modo.

E por último: rede de apoio. Um dos pontos mais legais do livro, na minha opinião. A união de todos os envolvidos em prol de ajudar uns aos outros. Sabemos o quanto isso é relevante na vida real e foi muito bem ilustrado no livro.

Enfim, é um livro que realmente machuca, incomoda, toca em lugares que não gostamos que sejam tocados mas é também é lindo! Amei ver a evolução do protagonista e como Lauren foi tão especial e grandiosa.

Yasmin827 20/05/2024

Eu ADOREI esse livro. É devastador mas real ao mostrar como o mundo continua e a vida segue quando perdemos alguém.

Acompanhamos o Josh nesse primeiro ano pós partida da Lauren e também temos capítulos com pov dela pra mostrar como eles se conheceram e como o diagnóstico da FPI surgiu nas suas vidas.

Quando ela dizia que sentia muito pela dor que estava causando na vida dele quase que meu coração se partia em pedacinhos ? mas é o risco que corremos quando amamos alguém. E pra quem leu o livro e reclamou que ela era endeusada eu só lamento!! Porque a autora também mostra que ela se transformou nessa pessoa depois de perder o pai.

Por alguns momentos eu senti que a leitura estava arrastada e repetitiva mas também temos que ter em mente que se passou um ano (ou mais) durante o período da narrativa, pra não falar do processo de luto que não é linear e acontece de formas diferentes para cada um.

Assim como diziam alguns personagens que conheceram o casal eu também espero encontrar alguém que me ame como o Josh amou a Lauren ???

Gabriele182 20/05/2024

O Luto é uma correlação com amor direta.
Honestamente preciso só falar o quanto eu discordo das pessoas que falam sobre esse livro não se sobre amor. pois claramente é sim. pode não ser o amor romântico mas o amor tá presente em cada parte desse livro,amor familiar,amigável ,animal e por fim pela própria vida. O Josh desenvolveu novos amores quando justamente perdeu o MAIOR deles. O luto só é o luto porque antes dele veio o amor.

"Josh se sentiu muito grato por , naquele primeiro ano sem ela, ter continuado a ser acompanhado pelo amor de sua mulher. "

Naty 18/05/2024

Já li alguns livros que tratam de luto, me emocionei com todos, menos com esse. Acabei a história bem repetitiva, o personagem é chato, tipo "bobão" e Lauren foi muito "endeusada". Acho que nem na ficção as pessoas são perfeitas como trataram ela nessa história.
Enfim, não é um livro ruim, mas pra mim foi bem arrastado e me prendeu pouco.

Maria_eddu 16/05/2024

Livro 05 de 2024
Que livro maravilhoso! Não sou muito do romance e muito menos de romance dramático mas esse me fez sentir de um jeito! Chorei o livro todo, tristeza atrás de tristeza! O livro conta com dois tempos diferentes, passado e presente e vai contando a história de como o casal principal se apaixonou até que passado e presente viram uma coisa só! Prometo que você vai chorar que nem louca! Leiam pfv

Ellen 15/05/2024

Enfimmmm, terminei.
O livro não é ruim, mas acho que criei tanta expectativa que tirou um pouco da experiência.
Sarah é de longe a PIOR pessoa de livro.
Me estressei com Josh algumas vezes e achei que a Lauren foi muito endeusada, ninguém é tão perfeito assim.