Revelação brutal

Revelação brutal Louise Penny

Resenhas - Revelação Brutal

Jaque - Achei o Livro 30/10/2023

Que livro cansativo, meu Deus do céu!
Muitas vezes numa série, o primeiro livro é o mais fraco e os seguintes vão melhorando. Essa série do Inspetor Gamache para mim é o contrário. Eu adorei o primeiro e os seguintes foram menos interessantes e esse é o que menos gostei. Aliás, perdi a vontade de continuar a série.
O livro é extremamente longo, mas não longo por que acontecem várias coisas. É longo por quê tem muita descrição e situação desnecessária. Acho que a autora escreveu esse livro numa dieta alimentar, de tanto que ela descreve cada prato de cada refeição.
Alguns personagens tiveram algumas mudanças, mas os diálogos continuam os mesmos, inclusive os bate bocas.
Mas o Gamache contar todo o andamento da investigação para o povo de Three Pines como se fossem amigos numa rodinha informal, é totalmente sem noção.
O culpado não me surpreendeu até por quê a autora não deixa nem pra imaginação. Mas o final achei que faltou algo, mesmo com o monte de explicação que ela deu.
Para mim, os personagens de Three Pines eram interessantes de se acompanhar no primeiro livro onde tudo era novidade mas com o passar do tempo acabou ficando cansativo e ela repetir as mesmas situações não colabora para deixar a estória melhor.
Vou parar por aqui por que não tenho elogios para esse livro, infelizmente.
NÃO se baseiem em minha opinião. Se tiverem interesse, leiam!
Ah, e pelo amor, colocar na sinopse que "Penny consegue ser ainda melhor que Agatha Christie" é para dar risada mesmo!

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/
Clea.Wanderley 18/01/2024minha estante
Concordo totalmente com você. Li todos até agora e na minha opinião a qualidade vem decresdendo. Uma pena.

Karol 20/10/2023

Parece que faltou algo?
Algo não, a sensação é que faltou bastante coisa, a autora deixou muitas pontas soltas?e eu fiquei com a impressão de que o assassino não é a pessoa que foi presa pelo crime.
Mi Rubin 13/12/2023minha estante
Mesma sensação que vc
Tanto foco em outras pistas sem produzir nada
Para no final, ser a mesma coisa do início mesmo depois de quase 500 páginas rs

Karol 13/12/2023minha estante
O próximo livro lança na primeira semana de janeiro e, pelo menos na sinopse, parece que vai voltar a esse caso.

Mi Rubin 14/12/2023minha estante
Faz muito sentido
Ficou mesmo a sensação de que o final tava solto

Elizabeth 18/10/2023

Mais um livro do inspetor Gamache em Three Pines. Gostei da trama, mas me incomodou a mudança de personalidade em um personagem. Talvez não tenha sido uma mudança, talvez a autora esteja, a cada livro, se aprofundando nos personagens, e nos mostrando o que está sob a superfície.

Mari Pereira 30/09/2023

Eu AMO essa série de livros do Inspetor Gamache. Só isso já garante que eu vou gostar da leitura, rs.
Neste livro, em específico, eu adorei como o suspense se sustentou praticamente até o final. E adorei também ver as máscaras de alguns personagens caindo (NÃO VEJO A HORA DE DESMASCARAR O NOJENTO DO PETER!!!!).
Gosto muito de como os personagens estão ganhando complexidade conforme as histórias vão se desenvolvendo.

E a Ruth continua sendo a dona do meu ??!
maria valeria 07/01/2024minha estante
Mas menina, tenho vontade de esganar o Peter!

edisik 25/09/2023

A cada livro somos apresentados a mais da personalidade dos habitantes de Three Pines. E mais uma vez fomos recompensados com um excelente livro.

Letícia 06/09/2023

“Era vital estar ciente das próprias ações no presente. Porque o presente se tornava o passado, e o passado crescia. Depois se levantava e seguia você. E o encontrava.”
‘Revelação Brutal’ é o quinto livro da série do Inspetor Gamache. Retornamos a Three Pines, e dessa vez há um morto sem identidade no bistrô do Olivier. Nossa jornada ao lado do Gamache é tanto para descobrir quem morreu, quanto quem matou. E adianto que não será nada fácil nem para os moradores do vilarejo, nem para nós leitores, muito menos para o querido inspetor, aceitar que o assassino é quem é.
Quando eu comecei a ler os livros do Gamache me perguntei, como é possível tantos assassinatos num vilarejo tão pequeno? Vai chegar num ponto em que não vai ter mais personagens, vai todo mundo ou ser um assassino ou ser assassinado, não é possível, eu pensei. Mas eu estava enganada. A cada novo livro Louise Penny vai aprofundando todos os personagens que já conhecemos. E cada livro vai ficando ainda melhor que o outro.
Por isso que hoje eu indico a leitura da série na ordem. Vai fazer muito sentido. E é fundamental ir conhecendo cada morador aos poucos, até chegar o momento em que ele é o protagonista da história, ou mesmo que temos a oportunidade de saber mais sobre seu passado.
“É um grande erro julgar os outros com base em nós mesmos. Uma das primeiras coisas que você aprende com o inspetor-chefe Gamache é que outras pessoas não necessariamente reagem como nós reagiríamos. E um assassino reage de formas ainda mais estranhas. Esse caso não começou com um golpe na cabeça. Ele começou anos atrás, com outro tipo de golpe. Alguma coisa aconteceu com o assassino, algo que talvez a gente considere insignificante, até trivial, mas que foi devastador para ele. Um acontecimento, uma esnobada, uma discussão que a maioria das pessoas deixaria para lá. Os assassinos não fazem isso. Eles ruminam; juntam e guardam ressentimento. E esses ressentimentos crescem. Assassinatos têm a ver com emoções. Emoções que acabaram mal e fora de controle. Lembre-se disso. E nunca ache que você sabe o que outra pessoa está pensando, muito menos sentindo.”
Nesse livro 5, conhecemos mais sobre um personagem que é amado por todos no vilarejo, o Olivier. Ele tem um bistrô e é casado com o Gabri, mas além de conhecer mais sobre o seu passado, o que o levou à Three Pines, seus sonhos, também descobrimos que ele esconde muitos segredos.
No primeiro capítulo temos uma conversa do Olivier com o Eremita, sobre ‘O Caos’ que estaria à espreita e a caminho de Three Pines. Olivier sai de uma cabana no meio da floresta com muito medo e no dia seguinte o corpo do Eremita está no bistrô, como assim? E o pior, Olivier finge para todos do vilarejo, que não conhecia o morto, enquanto nós leitores sabemos da verdade. Por que ele está mentindo? E como o corpo foi parar no bistrô? Todos do vilarejo ficam apreensivos.
O querido inspetor Gamache vai ter um grande quebra cabeça para desvendar e são muitas perguntas: quem é o morto? Onde ele foi assassinado? Não havia sangue no bistrô, então o local do crime não era ali, por que moveram o corpo? Qual foi a arma do crime? E assim como nos livros anteriores vamos mergulhar num emaranhando de pistas e ter muitas reflexões até conseguir desvendar tudo que aconteceu.
Chegando num ponto que me lembrei até do Robert Langdon, personagem dos livros do Dan Brown. Gamache vai ter que usar a cifra de César para tentar desvendar mensagens cifradas. Vamos viajar com ele para a Ilha Rainha Charlotte e descobrir muitos tesouros perdidos.
Um dos pontos mais legais dos livros da Louise Penny é a parte cultural. Seus livros são ricos em referências e citações, já que nosso inspetor é um homem muito culto, apreciador de arte e literatura, são diversas as citações de frases icônicas e muitos aprendizados também. São diversas quotes legais e que fazem o leitor refletir demais.
“A riqueza de um homem se mede pelas coisas que é capaz de deixar de lado.”
Alguns dos nossos velhos conhecidos estão com novidades:
A Ruth, que continua com sua pata de estimação, agora até mesmo colocando roupas nela devido ao frio. A Ruth está num embate com o Beauvoir, o braço direto do Gamache, ela fica mandando papéis com pedaços de um poema, que deixa o Beauvoir super irritado, mas será que é o poema é uma pista?
A Clara e o Peter, enquanto ela está vendo sua carreira enfim decolar, algo vai tirar tudo dos eixos, além do Peter continuar sendo um péssimo parceiro que não aceita que ela brilhe mais que ele. O que será que ele é capaz de fazer para não ficar ‘para trás’?
A Myrna, como sempre tendo o livro certo para ajudar na investigação. E sempre tenta desvendar o que o Gamache está querendo descobrir quando pede algum livro, será que ela sabe mais do que diz?
O agente Beauvoir, como sempre irritado com as ‘viagens’ filosóficas que o chefe faz, mas que continua sendo o melhor aliado do Gamache na investigação.
Novos personagens na área:
A casa dos Hadleys tem novos moradores, o casal Marc e Dominique e Carole, mãe do Marc. Uma família que largou tudo na cidade grande e quer transformar a antiga casa em um spa, isso que deixa o Gabri irritado porque será uma concorrência para a sua pousada. Além disso, segredos do passado do Marc irão aparecer em Three Pines.
O Velho Mundim, que conserta imóveis e restaura antiguidades, sua esposa e seu filho, este que trabalha no bistrô. Eles têm raízes tchecas e podem estar escondendo alguma coisa.
O agregado, o agente Morin, um jovem policial proativo que Gamache convida para a equipe, será que foi uma boa decisão trazer alguém inexperiente pro time?
O final é surpreendente e difícil de aceitar. É como de fato ter sido traído por esse personagem. E o ponto principal é a ganância, até onde ir pelo dinheiro? Quanto é o bastante? Dinheiro é sinônimo de felicidade ou só atrai ‘o caos’? Vale a pena mentir para todos aqueles que você ama pela riqueza? Bem, um personagem, nosso assassino, fez todas suas escolhas moldadas pela ganância, e a revelação da sua identidade é brutal, tanto para o leitor quanto para todos em Three Pines.
“Alguém muito perigoso caminhava entre eles. Alguém que parecia feliz, atencioso e até delicado. Mas aquilo era um disfarce. Uma máscara. Gamache sabia que quando encontrasse o assassino e tirasse aquela máscara, a pele viria junto. A máscara havia se tornado a pessoa. O disfarce era total.”

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2023/09/resenha-revelacao-brutal-louise-penny.html

Sandra 27/08/2023

Agosto 23 bonzinho
Bom. Gosto da mesma cidadezinha, os mesmos personagens, o detetive Gamache, mas?..
Achei meio confuso, místico, não ficou só nas investigações.
Achei o desfecho sem noção, mudando toda a personalidade de um personagem gente boa.
Sem necessidade.
Vou ler outros, mas esse não gostei.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 14/08/2023

Resenha: Revelação Brutal | Inspetor Gamache # 5 | Louise Penny
Revelação Brutal é um livro de suspense e mistério volume cinco da série Inspetor Gamache escrito pela autora Louise Penny, corresponde a Editora Arqueiro traduzido pela Nathalia Sahlit. Eu recebi o livro com outro mais marcadores em parceria com a editora. É meu segundo livro que eu leio dessa escritora eu já li É Proibido Matar e essa série pode ser lida sem ser na ordem por não ser continuação são histórias diferentes mas claro com o Inspetor Gamache.

"O telefone tocou. Era a legista. Ela precisava falar com o inspetor-chefe Gamache com urgência." p.93

O livro se passa em Three Pines, a estação mais quente acaba. Mais um caso para o Inspetor Gamache: Uma morte misteriosa agitou o vilarejo e ele tentará solucionar ela. Encontram um cadáver no bistrô, um homem levou um golpe na cabeça, o mais estranho de tudo não se sabe a arma do crime nem o motivo nem que o assassinou e principalmente o nem o nome do homem.

"Gamache tomou um gole de conhaque e observou." p.84

Todos que o Inspetor Gamache pergunta fala que não o conhece porém ele percebe que Olivier está mentindo. E depois de altas jornadas de investigação o Inspetor Gamache com um plot traz a átona a tal revelação brutal que poderá te surpreender. Um livro bem interessante para quem gosta de suspense, mistérios e investigações você tentará descobrir o caso junto com o Inspetor Gamache. Será que conseguirá descobrir primeiro que ele o caso?

"Uma palavra tinha sido tecida na tela." 228

Portanto eu gostei de ler esse livro, a leitura fluiu e acho a escrita dela muito boa. Eu não consegui descobrir antes do Inspetor Gamache apesar disso foi ótimo ver ele tentando descobrir esse caso. Será que ele consegue resolver esse caso? Leia Revelação Brutal e descubra se ele conseguiu e qual foi a tal revelação que ele fez. Eu pretendo ler o próximo livro que será lançado e os anteriores que eu não li, com certeza. Indico o livro.

"A máscara havia se tornado a pessoa. O disfarce era total." p.127

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2023/08/resenha-revelacao-brutal-inspetor.html

Vmasch 07/08/2023

A cada novo livro Louise Penny coloca o Inspetor - Chefe Gamache numa enrascada mais difícil... Ainda bem... Desta vez, Louise deixa claro que ninguém está livre de cometer ou ser vítima de um crime horrendo...

Riva 09/07/2023

Perfeito!
A cada novo livro os perfis dos personagens vão sendo aprofundamos e com isso aumenta o ranço que tinha de alguns e aumenta o quanto gosto dos outros.

O Gamache é um gentleman? arguto? um ótimo chefe, um ótimo pai e um ótimo marido.

Infelizmente, a gente não conhece as pessoas e não sabemos do que elas são capazes de fazer em inúmeras situações.

O livro, como toda à coleção, é perfeito!

Fernanda.Bertolli 04/07/2023

REVELAÇÃO BRUTAL
Cada livro do Inspetor Gamache me traz uma paz, uma vontade se ser uma pessoa mais tranquila.
O Inspetor trabalha em uma função que de paz não tem nada, e mesmo assim ele está sempre cheio de paciência, vontade e focado em descobrir a verdade.
Neste livro, ele é chamado novamente para Three Pines para desvendar a morte de um indigente, morto com uma pancada atrás da cabeça, numa cabana no meio da floresta, de difícil acesso, repleta de antiguidades raríssimas, as quais eram usadas como objetos banais.
O corpo havia sido deixado no hall de entrada da casa ?abandonada? do alto da colina e depois encontrado por Myrna no bistrô de Gabri e Olivier.
Um livro que me tocou muito, pois mostrou que todos tem um lado escuro, por mais que seu lado luz seja enorme, bem lá no fundo do seu ?eu?, habita seu lado escuro.
Boa leitura !