Como eu era antes Amber Smith

Resenhas - Como eu era antes

Mariliza.Baptista 09/03/2024

Impactante
O livro narra a história de uma jovem que luta para superar um trauma e encontrar seu lugar no mundo. Trata-se de uma escrita sensível em relação aos temas abordados, como o impacto do abuso e da negligência.

A narrativa envolvente e emocionante cativa e é possível ser ver imerso na jornada da protagonista, acompanhando suas dificuldades e evolução ao longo da trama. A construção dos personagens é sólida, com cada um apresentando suas próprias camadas e complexidades.

Apesar disso, alguns aspectos da trama parecem ser muito previsíveis e senti que a história poderia ter sido mais aprofundada em certos momentos.

Mesmo com essas ressalvas, "Como eu era antes" ainda se destaca como uma boa leitura, capaz de tocar quem o lê e despertar reflexões sobre os desafios e dificuldades que muitas pessoas podem enfrentar ao longo de suas vidas. Amber consegue criar uma obra poderosa que certamente impactará quem acessá-la.

literallu 02/12/2023

Que livro ?
Prepara os lencinhos, porque você vai se emocionar e sofrer juntinho com a Eden e como ela lida com a vida após ter sofrido um abuso dentro da própria casa, no seu próprio quarto e por alguém próximo da família no qual ela é obrigada a conviver. Sabe não julgo em nada o modo como ela lidou com tudo, acho que cada vítima lida de um modo e foi bem sensível e responsável a forma que autora trabalha isso.

Mirelle Souza 07/04/2024

Delicado...
Esse livro é o relato de uma criança que sofreu um trauma, isso muda toda sua vida, quem ela era e quem se torna. O medo acima de tudo, do abusador, da família e dos amigos (o que vão pensar?), as inseguranças, as consequências.

É difícil falar dessa leitura por vários motivos, mesmo que seja uma ficção, eu sei que infelizmente é realidade para muita gente.

A personagem principal é uma criança, entrando na fase da adolescência, e sabemos que é uma fase complicada (ainda mais na situação dela), então muitas de suas atitudes são infantis, desrespeitosas, ofensivas, ela se afasta e ataca todas as pessoas próximas, se afundando completamente. A autora busca mostrar o retrato da realidade, no que a vít!ma pode se tornar, e ao meu ver também a negligência das pessoas ao redor. É devastador e revoltante.

Acho que alguns pontos poderiam ser mais explorados, e o foco da história se perde um pouco ali no meio, fazendo com que fique arrastada e cansativa em certos momentos, mas no geral é uma leitura extremamente pesada e reflexiva. E a mensagem final é clara sobre a importância de expor a verdade, os sentimentos e medos, e o principal: denunciar o abus0.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 13/10/2023

Olá queridos amigos leitores! Vocês costumam ler os livros mais vendidos ou isso afugenta vocês da leitura?
Geralmente eu fujo do que ?está todo mundo lendo?, mas confesso que estava bem curiosa para ler Como Eu Era Antes de @ambersmithauthor , que já traz na capa o selo de mais vendidos do New York Times.

Nesse livro acompanhamos a história de Eden, uma garota feliz, apesar de sofrer bullying por ser o estereótipo da nerd quietinha.
Tudo muda quando ela é atacada e estuprada pelo amigo de seu irmão, um garoto mais velho pelo qual ela tinha um crush inocente.
Sem saber como lidar com essa dor, e sem sentir que pode contar com a amiga ou os membros da família ela se cala. E começa um processo de autodestruição, isolando sentimentos e usando seu corpo como algo descartável, abusando do álcool e afastando quem realmente se importava com ela.

??????????

Com uma escrita intensa e psicológica , conseguimos entender os traumas, e a angústia de quem passou por tais violências, principalmente vindo de quem confiava.

Achei muito interessante que não houve tentativas de romantização usando o amor para curar a mente de uma jovem em completo estado de confusão.

Também me chamou a atenção que a autora deu um passado trágico para o agressor, mas frisou várias vezes durante as conversas que nada justifica seus atos.

A autora escreveu uma continuação que será lançada em breve aqui no Brasil, mas o final é quase fechado, deixando apenas algumas pontas soltas, e todas elas tem a ver com a melhora psicológica e de relacionamentos da protagonista.

Como Eu Era Antes é um livro emocionante, com gatilhos de violência sexual, mas que serve de alerta para pais e adolescentes, um alerta bem grande de DENUNCIE, conte para alguém, e principalmente obtenha atendimento psicológico se possível.

#veruseditora #comoeueraantes #ambersmith

Rafa 06/04/2024

É uma ficção, mas é muito triste saber que é a realidade de muitas meninas e mulheres. Dói demais só de ler, imagina passar pela situação...
Gostei bastante de como a autora conseguiu escrever a confusão e os sentimentos, as vezes dava até uma angústia e uma vontade de querer gritar com a personagem, de ajudar ela de alguma coisa.
O final foi do jeito que eu gosto, sem romantizar nada e entender que tudo é um processo e que esse processo é doloroso, difícil, demorado e que te destrói.

@sandraalmeidaeseuslivros 19/10/2023

Este livro é um soco bem dado, sabe aqueles que vc se esborracha no chão. Fiquei tensa 90% do tempo querendo colocar a Eden no colo, e fazer ela desabafar comigo ou com qqer pessoal que pudesse ajudá-la.

Ela é apaixonada pelo amigo de seu irmão mais velho. Está paixão é estraçalhada quando ele faz o impensável, ele a estupra quando ela tem apenas 12 anos. A partir deste momento a vida dela é uma sucessão de auto destruição. Um vazio constante, uma culpa absurda e aquela sensação de não pertencer a lugar nenhum.

Fiquei o tempo todo querendo e torcendo para que ela saísse do vácuo em que se colocou ou que foi colocada por aquele monstro.

Josh sem duvida é a cereja do bolo, já está guardado em um pedacinho do meu coração, que conta com um pouco de cada personagem que me encanta nesta minha trajetória literária que eu tanto amo.

Atenção para os gatilhos que este livro pode causar.

luzuanon.appromances 18/03/2024

Uma busca poderosa do trauma à cura
É uma obra que mergulha profundamente no trauma e na jornada de cura de sua protagonista, Eden, após ser vítima de um estupro.

A narrativa habilmente conduzida retrata a transformação radical de Eden e sua luta emocional para encontrar a cura e o empoderamento.

O livro é uma leitura intensa e emocionalmente exigente, mas poderosa em sua honestidade brutal e mensagem de esperança.

Recomendado para aqueles que buscam uma compreensão mais profunda das complexidades do trauma e da jornada para a cura.

byanabdaily0 03/04/2024

Como teria sido?
?Observo seu corpo escorregar até o chão, e começo a entender algo também. Que aquilo não tem a ver só comigo. Esta coisa afeta a todos.?

Eden era apenas uma criança quando tudo aconteceu. Ela tinha um lar, e de repente virou um local de crime. Ela tinha uma vida, um jeito de ser, e de repente, contra a sua vontade, tudo mudou.

5 minutos. 5 minutos fez com que Amanda a odiasse e espalhasse boatos sobre a Edy. 5 minutos fez com que ela perdesse a esperança de um romance, das pessoas. 5 minutos a fez odiar a família e amigos. 5 minutos a fez tentar apagar esses cinco minutos da sua vida ao longo dos anos.

Em muitas partes a vontade é de fechar o livro e criar um enredo diferente em que as coisas possam dar certo. Mas quando e como poderiam dar certas depois que aconteceu?

A leitura é triste demais, definitivamente. Kevin arrancou muitos momentos de Edy. Ao longo do livro inteiro mostra isso, mas é no final, quando todas as pessoas que a amavam e passaram a ?odiá-la? descobrem e desabam que nitidamente percebemos que tudo seria diferente. Porque não é só sobre como ela era antes, mas o que ela poderia ter sido.

Daphini.Santos 10/03/2024

Um livro cheio de sofrimento, mas também muitos aprendizados. Apesar de tudo que ela fez, a Eden é apenas uma garota que precisa ser amada e compreendida?

(Josh, te amo!)
(Simplesmente eu, não tendo lido nenhum livro em um mês, lendo esse aq em menos de 5 horas (comecei em torno de 20h e só acabei 1h da manhã))

Estefany73 29/11/2023

Como explicar a dor que foi ler esse livro? Não dá. Bom,não é o meu livro favorito,mas é tão necessário. Éden é muito forte. E a todas as sobreviventes,vcs são muito fortes

Umlivrouma.isa 15/02/2024

Um livro com assuntos duros
? Vamos começar pelo mais importante, o livro fala sobre abuso $exu@l.

? Então se você tem problemas com o assunto, tome cuidado com os gatilhos.

O livro conta a história da Edy de 14, abu$@d@ pelo amigo de infância do irmão!

Ela enfrenta o medo que o cara colocou nela:

? Se falar te mato
? Ninguém vai acreditar em você

Ela no dia seguinte fica desesperada para a mãe perguntar o motivo dela estar suja de sangue e a mãe simplesmente repreende ela, achando que ela não tinha anotado seu fluxo mensal....

O livro desenrola os traumas dela, ela passa ser uma criança rebelde, fria, isolada, começa a se machucar verbalmente e as pessoas ao redor e por incrível que pareça ninguém pergunta "o que tá acontecendo, o que aconteceu" ela passa muito tempo esperando" que alguém perceba algo e tente conversar com ela.

Eu fiquei muito triste de ver ela entrando numa onda destrutiva para esquecer! Ela se perde totalmente e sozinha.

Contém assuntos como:
? Sexo
? Bebidas
? Drogas

Motivo que pra mim o livro não é 5 , do meio para o fim a autora muda totalmente o foco do livro, passa a ser um livro de brigas de amigas, amiga isso e aquilo, muda algumas coisas na narrativa que precisei parar e tentar lembrar se pulei algo, então isso meio que me desanimou.

?? O livro não é ruim.
Poderia ter abordado mais fatos sobre o assunto a modo ajudar as milhares de meninas e meninos de 14 anos do mundo.
?? O assunto tem que ser falado em todos os lugares possíveis, para ajudar essas pessoas e punir os causadores.

?Pais tomem cuidado com seus filhos! Com tanta intimidade e liberdade de pessoas.
??Pais construam amizades com seus filhos, para que eles se sintam seguros em te procurar sempre independente de qualquer situação.
?Pais prestem atenção no seus filhos e sentimentos

?Lembre-se livro é individual, cada um recebe a história de um jeito! Se tem vontade de ler, leia.

Tatiane256 08/04/2024

Como eu era antes
?Cinco minutos, trezentos segundos, é só isso. Pode parecer um período de tempo curto ou longo, depende do que está acontecendo.?

Gabriela4347 05/12/2023

Como eu era antes
Uma história emocionante, impactante e brutal onde a autora escreve de maneira visceral as consequências profundas de um trauma.
Com capítulos curtos e envolventes, Amber retrata assuntos extremamente delicados com responsabilidade e despeja no leitor um misto de sentimentos, com uma história que permanece na cabeça por muito tempo, um livro impactante e comovente, uma história sobre traumas, perda e dor, só quem passou por algo assim sabe, me emocionei até depois da última página.
Esse livro e tão bem construído, que acompanhar seu desenrolar foi como se me colocasse no lugar da protagonista, de tão cru e impactante que se apresentou este relato.

"Ele não tem como saber que às vezes dói fisicamente sorrir. Que às vezes um sorriso parece a maior mentira que eu já contei.?

Bruna1173 25/03/2024

Com eu era antes
Eu gostei muito do livro e da maneira que a escritora lidou com o trauma da Éden. Dava vontade de entrar no livro e dar um abraço na Éden e dizer que é ficar tudo bem mas a vezes também ficava muito irritada com as atitudes dela em relação às outras pessoas. É muito triste ver com o abuso pode destruir a vida de uma pessoa.