Como eu era antes

Como eu era antes Amber Smith

Resenhas - Como eu era antes

Delduque.Avelino 15/11/2023

Doloroso e necessário
Pensa num livro cruel e doloroso? Entretanto necessário demais. É tão difícil compreender o abuso em todos as suas fases, mas a cada sinal da nova personalidade de Eden, que na verdade é como ela esconde a sua dor, fica mais visível quando algo rompe dentro de você.

O livro é dividido em 4 partes, o que equivale aos anos que ela acaba a escola, e aos pontos observamos as transformações de Éden, o que ela tenta fazer para esconder o trauma que ela carrega há longo três anos, tudo tão visível, mas muitas das vezes temos pessoas próximas da gente que pensamos que possamos confiar que não nos enxergam.

É um livro que irá mostrar uma realidade que até então não compreendemos, mas o mais incrível de tudo, é quando ela se entrega e compreende que precisa de ajuda. Ela perceber que não está bem há muito tempo é o ponto chave, perceber que ninguém irá a culpar ou desacreditar nela, que ela pode falar e tentar seguir em frente mesmo com as suas cicatrizes. "Como eu era antes" é difícil de ler, mas é importante fazer isso.

elfhamegirl 16/10/2023

Que livro mds. que livro!! é uma história extremamente impactante a qual montou um triplex na minha cabeça desde o momento que eu comecei a ler até o final. sério, faz 2 dias que eu acabei e fico tendo cada pensamento? foi uma narrativa que me fez abrir ainda mais os meus olhos sobre estupro e como é tão enraizado a ideia que é SEMPRE culpa da vítima, mesmo sendo óbvio que NÃO É! eu mesma, em muitos momentos, eu me vi julgando determinadas atitudes da eden e a sua ?nova personalidade? após o trauma, sendo que justamente todos esses comportamentos foram uma consequência do abuso que foi feito em uma garota de apenas 14 anos, e ainda mais que foi obra do melhor amigo do próprio irmão? amei demais como a amber smith fez questão de exibir que havia uma eden antes do abuso e outra eden após o estupro. além dela mostrar o como isso a afetou a partir da mudança de sua personalidade, fez com que alterasse suas atitudes; ela começou a fumar e até mesmo, depois de um tempo, fazer sexo com vários garotos para se forçar a superar essa comoção e pra ela fazia total sentido, até porque o sexo não era algo íntimo e com significado, justamente porque ela foi tirada de ter a oportunidade de sentir isso com alguém que ela realmente queria (como o josh). a necessidade que ela sentia de suprir esse vazio e tristeza dela com pessoas era de partir o coração!! apesar dela não ter falado para ninguém por mais de 3 anos, claramente dava para ver que algo não estava certo, ninguém percebia isso e era tão agonizante? sério, leiam, vale muito a pena.?PORÉM, há bastantes gatilhos, porque tem partes muito explícitas e principalmente cenas bem detalhadas do ocorrido.

Gracie5 27/02/2024

Consequências do abuso na vida da Eden
O livro não é só sobre uma garota que foi vítima de violência sexual, é sobre as consequências do abuso na vida da Eden, o livro já inicia de forma bem crua, narrando o acontecimento, e nas próximas páginas o livro é dividido em partes, que narram os anos do ensino médio de Eden. Não vou mentir que as vezes eu fiquei com raiva dela, e ficava tentando entender o porquê de ela estar "detonando" sua vida e tratando todos a sua volta tão mal, mas depois eu parava e pensava, "caramba, ela foi vítima de um estupro e não teve o mínimo apoio", todo mundo notou diferenças, mas porque ninguém perguntou? Um simples "Você tá bem?" Talvez teria mudado o ritmo dela, não vou ficar procurando culpados, afinal o único culpado de verdade, é o Kevin, mas lendo o livro, eu percebi que as vezes estamos tão focado no nossos próprios problemas, que esquecemos das pessoas ao nosso redor. Todo mundo só sabia julgar e apontar as diferenças e peculiaridades de Eden, mas ninguém perguntava o que de fato tinha acontecido, como a doce e ingênua Eden, tinha se tornado a Eden amarga que usa os caras? O livro é bem profundo e me fez refletir bastante, não vou negar que para algumas pessoas, algumas partes do livro, vão ser chatinhas, porque você só vai ver uma garota sendo inconsequente (Coisas que lendo você vai perceber que são só tentativasde escape), enfim é um bom livro, tem seus gatilhos, então não é para todo mundo, tô ansiosa para continuação.

Nicolly Müller 29/03/2024

Terminei e achei um livro realmente muito bom. O livro não é apenas uma historia triste? É uma realidade completa e que acontece com muitas pessoas, todos os dias, sem as outras perceberem. A mudança, a dor, a angustia, o ódio, o medo e a busca por si mesma são reais. Não é um livro para conforto e sim para compreensão, para as pessoas entenderam a dor das outras, o medo de não ser compreendido e acolhido no momento certo. O peso que as palavras tem, não é por que a pessoa aparenta estar bem ou sorrindo que está tudo certo. Um sorriso pode custar e doer mais que um soco na boca do estômago. O quanto custa guardar tudo para si até entrar em combustão? Não consigo descrever? Realmente gostei do livro.
Eden é uma garota forte, como todas as mulheres são. Não importa a sua historia? VOCÊ É FORTE, INCRÍVEL E NÃO ESTA SOZINHA.
Amei principalmente o final, em que ela percebe que não precisa de ninguém para ?se consertar? além de si mesma.
Mas queria saber às reações e como foi o relato aos pais e aos amigos.
Gostei de não saber o que acontece com ?fulano?, pois o foco não é ele e sim a protagonista e seu processo de transformação. Acho que se falasse sobre, seria um ponto negativo para o livro, pois muitas vezes a justiça é falha.

?O livro conta a Historia de Eden, uma criança de 14 anos que sofre abuso sexual e a partir disso passa por uma transformação em busca de si mesma, em busca de alguém em quem ela acha que deve ser. No livro podemos sentir tudo pelo que passa, toda a angustia e dor.

Carolina 03/01/2024

Essa é uma indicação do booktok que é pesada então se atentem aos gatilhos.

Como eu era antes já começa nos mostrando o abuso que Eden sofreu por uma pessoa próxima, e como isso afetou a pessoa que ela era antes disso e os caminhos que ela seguiu mediante a dor, raiva e o medo.

É  uma leitura muito sensível e ela prende do começo ao fim, é muito sofrido acompanhar a personagem, acompanhar o que ela vivenciou calada e por ser algo tão real que acontece nos dias de hoje isso dói ainda mais, é sufocante ver a personagem de deteriorando ano após ano e ninguém a sua volta perceber.

Como eu era antes é uma leitura forte, pesada, triste, raivosa que nos causa tantos sentimentos que é impossível não colocá-lo como favorito pela avalanche de emoções que acompanhamos.

Atenção: Tomem cuidado com os gatilhos e se você passa ou passou por algo parecido denuncie, que ninguém acreditará em você, que está sozinho mas não está.
Lice 08/01/2024minha estante
Amg acho que o final da resenha saiu com erro

Tricia Ferreira 01/12/2023

Pesado!
Um livro pesado e doloroso de ler.É possível acompanhar o amadurecimento doloroso de Edy ao longo dos capítulos, o quanto ela se vê perdida, sozinha, machucada, na defensiva o tempo inteiro.

O quanto isso respinga em seus relacionamentos o quanto a sua dor a destruiu. Passagens bem delicadas e dolorosas de ler.

Fiquei sem ar, peito apertado, vtde de chorar, enojada... principalmente por saber o quão real este livro pode ser. Qtas Edys machucadas e destruídas não existem no mundo. Que livro! ?

Carol 06/12/2023

Eu não tenho palavra pra descrever esse livro,eu li ele esse ano em inglês e reli ele em uma sentada(não levantei hora nenhuma).
Eu amo esse livro,sempre me faz chorar de uma maneira,a Eden merece o mundo e irei ler agora o segundo porque quero ela feliz.

Robs - @biblioteca.paralela 06/03/2024

O livro já começa com os dois pés no peito e daí vem uma longa história de como aquela fração de segundos acaba com a vida da nossa protagonista e eu só me perguntava o tempo todo, pq ela não conta logo? Q tristeza.

"Cinco minutos. Trezentos segundos, é só isso. Pode parecer um período de tempo curto ou longo, depende do que está acontecendo."

Geysa Ferraz 21/01/2024

Como eu era antes
Se você gosta de livros traumáticos, no estilo de Colleen Hoover, então "Como eu era antes" é a história que está procurando.

Eden é uma adolescente que aos 14 anos, acabou de ser abusada sexualmente pelo melhor amigo do irmão, dentro do próprio quarto.

Com toda a insegurança da adolescência e o medo pela ameaça sofrida, Eden guarda pra si o abuso sofrido.

No entanto, essa experiência não pode ser deixada pra trás sem ajuda, com isso, Eden acaba se transformando da jovem inteligente e tímida, para uma adolescente cruel, sem sentimentos, que agora usa o corpo e a bebida para esquecer dos toques corporais que não foram concedidos por ela no passado.

Ela perde as rédeas da própria vida e em meio a tudo isso, está perdendo também seus melhores amigos.

Quem será capaz de trazer Eden das profundezas do inferno que um abusador provocou em sua vida?

Nota: 4,5?

Contém gatilhos: abuso sexual, depressão, consumo de álcool e drogas. ?

Rose 24/01/2024

Impactante
Um livro forte, com cenas que me angustiaram. Uma sensação de impotência onde eu queria apenas cuidar da Eden, dar um colo, dizer vem cá, calma,  tudo vai ficar bem... mas não vai, né?

Como vai ficar tudo bem para alguém que sofre um estupro dentro da própria casa, em seu próprio quarto, na cama que dorme todo dia?

Ela foi violentada aos 14 anos por alguém que cresceu com ela, que era considerado da família. Quantas vezes escutamos uma história assim na vida real? Muitas, infelizmente.

Com medo, perdida, ela se calou e mergulhou em uma autodestruição. Tornou-se agressiva.

Não contou a ninguém, ninguém desconfiou. Ninguém ligou a ponto de exigir uma explicação melhor para tantas mudanças.

Drogas, álcool e sexo. Um coquetel usado para esquecer. Uma tentativa inútil de provar que era forte e que estava bem.

Foi um longo e doloroso período onde silenciosamente ela pedia socorro, até ela perceber que era a única que poderia salvar a si mesma.

Eu achei este livro incrível de várias formas, principalmente por me passar uma mensagem real.

Se você acha que vai encontrar um romance com uma mocinha quebrada que se apaixona e aos poucos vai superando seus fantasmas. Esqueça, nem abra o livro. Aqui é mais vida real. Afinal, quantas vezes não vemos alguém esconder que foi violentada, seja por medo, vergonha ou até por acreditar que  ninguém vai acreditar nela?

Quantos pais não descobrem anos depois o que houve com seus filhos? São culpados? Não sei, podem ser, afinal, como deixaram passar tantos sinais? A verdade é que é muito fácil identificar o enredo como real.

Eden é uma vítima que precisava de ajuda e amparo. Não importa que ela tenha se tornado uma pessoa tóxica e destrutiva. Pensem nisso quando forem ler. É triste ver pessoas reais dizendo que  não gostaram do livro por conta das ações da Eden.

Se coloquem no lugar dela, pois eu, sinceramente, não imagino qual seria minha reação.

Empatia gente, e atenção ao redor,  pois alguém muito próximo pode estar pedindo socorro.

Meddie_rodxs 08/03/2024

Lindo, cruel e necessário
Um livro cruel, cru, profundo, belo e necessário, com uma narrativa realista, comovente e alucinante que em muitos momentos, o leitor se sente angustiado, querendo fazer algo para mudar a realidade do personagem.

Esta é a vida de Eden, nossa protagonista que foi abusada aos quatorze anos por sua paixão de infância e amigo de seu irmão mais velho. Deparamo-nos com uma protagonista que faz de tudo para se reencontrar após um episódio traumático, em que muitas das suas decisões não são as mais acertadas, e que, sem o apoio da família e dos amigos, acaba perdida no meio de uma solidão e angústia.

A escrita da autora é muito fluida, então você consegue se conectar com a personagem e seus sentimentos já nas primeiras páginas. Eden tem um desenvolvimento lindo e delicado, que apesar de suas escolhas erradas sobre como superar seu trauma, ela acaba se encontrando no final do livro e entendendo que ela mesma precisa se salvar, que ninguém pode aliviar sua dor além dela mesma. .

“Como eu era antes” é um livro totalmente necessário para que todos tenham conhecimento de como uma pessoa que sofreu algum tipo de abuso sexu@l lida com essa situação e quais são as consequências, que quem parece frio e distante nem sempre é assim . Há sempre uma história por trás de tudo

Luschnee 13/09/2023

Um silvertape pra colar meu coração, por favor...
Embora seja ficção, esse livro tem uma dose de profundidade realística imensa.

Como alguém se quebra, se perde e se encontra depois de um abuso sexual?

O livro é narrado em primeira pessoa pela Eden, o que faz com que somente as percepções de si e dos outros sejam reveladas. Com isso, a realidade muitas vezes é colocada em segundo plano, porque ela não consegue enxergar como nós, leitores. Some-se a isso o fato da narrativa ser feita por uma adolescente entre 14 e 17 anos.

Fiquei apaixonada pelos coadjuvantes, amei a humanidade imperfeita de todos eles.

É pesado, é emocionante, é triste.

Amei o final, que deixou um gostinho de "quero mais". E vai ter continuação dessa estória.

Gostei? Demais
Leria de novo? Com certeza!