Memphis

Memphis Tara M. Stringfellow

Resenhas - Memphis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aruana 31/01/2024

Memphis - Tara M. Stringfellow
Leitura concluída. A temática do livro é muito profunda, a família North é apaixonante sem dúvida nenhuma. A Tara escreve com muita delicadeza, de forma muito lírica, poética. É lindo de se ler.
Porém...eu não gosto tanto assim dessa forma de escrita. É inegável que a estória é feita pra emocionar, mas eu fiquei muito perdida em muitas partes. Peguei o âmago da estória, mas os diversos vai e vens, com partes misturadas de presente e passado dentro dos próprios capítulos, me fizeram ficar bem perdida. Os capítulos que mais gostei sem dúvida, foram os de Hazel. Maravilhosos!
Apesar de ser uma leitura que flui muito bem, não consegui me ver 100% cativada pela estória, mas mesmo assim é um livro lindo, que com certeza tem que virar filme, e que irei assistir, só pra ver se os atores escalados são os mesmos que eu imaginei pras personagens.

Gislaine 22/07/2023

Essa história linda de uma família de mulheres encontrando suas vozes ao longo de 4 décadas em Memphis é pura poesia e arte.
A narrativa em primeira pessoa de cada uma das personagens nos promove muita intimidade com elas esclarecendo fatos sob diferentes perspectivas.
Longe do lugar comum da igualdade racial e de gênero, traz os temas de forma leve e cotidiana, nos dando percepções sutis e nas entrelinhas trazendo profunda reflexão.

Ediany 09/08/2023

Bom título
Literatura atual, muito envolvente, com várias passagens não lineares pelo tempo, que formam a estória como uma colcha de retalhos.

Victor Vale 23/09/2023

A estrutura da desigualdade escancarada. A mulher preta desprestigiada em oportunidade tem os sonhos esmagados por duas gerações. Tanto talento que não foi reconhecido. A família desintegrada por racismo, seja ele direto ou estrutural. Seja por crimes a favor ou contra o estado. Mulheres que apesar das agruras mantem-se firmes, lágrimas rolam, mas continuam para frente. É seguir ou morrer, não tem o privilégio da tristeza derrota.

Michelle.Sabrina 29/12/2023

Melhor do ano!
O melhor livro que li esse ano! Qnd comecei não conseguia parar, virei a madrugada lendo terminei em menos de 48 horas.
A escrita é incrível, a estória maravilhosa. Tem muitos trechos doloridos demais, porém tem muita beleza TB. Recomendo muito a leitura!

Livia M. 24/07/2023

O inteiro
Arrebatador
A dor e o se recompor

Vanessa.Benko 26/12/2023

Vida danificada que vertia da morte. Senti lágrimas quentes surgirem contra a minha vontade, uma raiva ardente nascida da total impotência.
Trata-se de uma obra que busca explorar as camadas da existência feminina através de uma narrativa entrelaçada das personagens/narradoras. A trama, dividida entre quatro perspectivas distintas, mas obviamente entrelaçadas, revela-se um quebra-cabeça literário que exige paciência e reflexão.
Memphis mergulha nas raízes familiares fincadas na cidade homônima, proporcionando uma jornada literária rica em simbolismos e reflexões. O livro nos conduz por pensamentos e memórias do passado em que as vozes de Hazel, Miriam, August e Joan misturam-se, destacando questões existenciais.
Um livro poderoso sobre a batalha das mulheres negras em conquistar seu espaço no mundo, ao mesmo tempo em que sofrem com intercorrências pessoais. Cada personagem possui diferentes pontos de vistas e sentimentos assumidos diante dos acontecimentos, mas mesmo assim carregam pontos em comum ao traçarem planos e superar traumas.
Achei linda a forma como a autora valoriza os dons individuais de cada mulher, destacando o ponto forte que pode manter a união apesar de tantas adversidades.
Ainda possui sutis comparações com fatos contados através de flashbacks, aparentemente desnecessários, mas que dão pormenores sobre o contexto do livro.
Um livro com profundidade emocional e camadas de complexidade que vale a pena ser lido apreciando as jornadas distintas pelo mesmo ideal de garantir um lugar ao mundo.

Lety Valadares 26/07/2023

Ótimo
História triste e comovente.
Estupro, violência, luto, perdão.
Me conectei muito com as personagens, amei a escrita e achei que essa leitura acrescentou demais pra mim.
Foi uma leitura de muitas reflexões

Vanessa 06/12/2023

A força da ancestralidade
O livro conta a história das mulheres da família North.
Mulheres incríveis, de histórias potentes com intersecções como gênero e raça.

Apesar de ser uma leitura fluída a narrativa pode vir apresentar alguns gatilho para determinadas pessoas que possam a vir a se identificar com a história.

Essa leitura foi uma das melhores de 2023 ?

Lais.Lagreca 03/12/2023

Força e beleza

Um livro bem escrito que nos mostra como mulheres podem ser tão fortes – ainda mais quando juntas.

Conhecemos a história e uma família de mulheres que passaram por diversas questões que lhe obrigaram a encontrar forças e ferramentas para continuar.

Com diferentes narradoras, presente e passado se costuram nos mostrando de quantas dores e de quantos amores uma mulher pode ser feita...

Um livro bonito, forte e poético.

Sinopse:

A história tem como ponto de partida o retorno da personagem Miriam, pertencente à segunda geração da família, para a cidade. Junto de suas duas filhas, Joan e Mya, ela deixa para trás um marido violento e volta para a casa que fora de seus pais. Na casa, vivem agora sua irmã, August, e seu sobrinho, o adolescente Derek. É a partir, portanto, desse reencontro familiar — tão afetuoso quanto perturbado — que diversos fios vão sendo costurados, com a alternância das histórias e pontos de vista de Hazel — a já falecida matriarca da família —, de Miriam, August e Joan.

Andrea 22/11/2023

Mulheres fortes
A autora divide a história da família North em três partes em um vai e vem no tempo. Na primeira parte temos 1995, 1978 e 1988. Já a parte dois temos 1997, 1937, 1943, 1955 e 1978. Já na terceira e última página temos 2001, 2002, 2003, 1968 e 1985. E ao contrário do que se possa imaginar, o vai e vem de passado e presente, não torna a leitura confusa, muito pelo contrário, ela vai preenchendo os vácuos ao pouco, ao mesmo tempo que nos ajuda a entender mais da personalidade das irmãs Mirian e August.

Além disso a autora coloca vários fatos históricos como pano de fundo nos acontecimentos dos personagens. Desde a parte musical com o blues o rock?n?roll, passando pelo pós guerra, o assassinato de Martin Luther até o atentado de 11 de setembro. E naturalmente o racismo, pulsante em diferentes situações, e que influenciam até mesmo na escolha de uma profissão.

Tudo isso em uma escrita envolvente, fluída, que não só nos aproxima dos personagens, como nos faz sentir as mesmas sensações, nos gera questionamentos e indignações.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/09/memphis.html?m=0

Anelena 09/08/2023

Poderosa Árvore da Vida
A história, que é contada alternando entre as vozes de 3 gerações de mulheres que vivem em Memphis ao longo dos anos, é arrebatadora.

A escrita de Tara Stringfellow é lirica, descritiva, envolvente. Ao final, sentimos que conhecemos intimamente aquelas mulheres - Hazel, Miriam, August, Joan e Mya. Sentimos intimamente suas perdas, suas dores e suas conquistas.

Apesar de a vida dessas pessoas ser permeada por perdas, violência e escolhas impossíveis, é no amor por sua família, por sua história e ancestralidade, que as mulheres North encontram seu caminho.

Belissima leitura. Recomendo pra todos.

Cristian Monteiro 02/08/2023

Edição impecável da TAG.

Trata-se de um livro primoroso que narra momentos chaves da vida de três gerações de mulheres da mesma família e o faz de forma muito pungente e bruta, mas também com muita delicadeza e afeto.

As paixões, os desejos e sobretudo as dores que as unem, que as tornam uma só, mas também o que as torna únicas e especiais.

É muito envolvente e apaixonante.

JuliaMarques 05/08/2023

A autora tem uma maneira de escrever que me prendeu desde o início. É uma escrita tão leve, fluida e bonita. E apesar da escrita ser leve, a história contada é bem profunda, pesada, e... tocante?
Infelizmente nao tenho o dom das palavras para conseguir descrever o quanto gostei dessa leitura. O fato de tratar a relação entre mulheres pretas, de 3 gerações diferentes, o trauma que cada uma viveu e os sonhos que cada um vive...
Eu achei simplesmente maravilhoso e quero reler com certeza no futuro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6