Memphis

Memphis Tara M. Stringfellow

Resenhas - Memphis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Andrea 22/11/2023

Mulheres fortes
A autora divide a história da família North em três partes em um vai e vem no tempo. Na primeira parte temos 1995, 1978 e 1988. Já a parte dois temos 1997, 1937, 1943, 1955 e 1978. Já na terceira e última página temos 2001, 2002, 2003, 1968 e 1985. E ao contrário do que se possa imaginar, o vai e vem de passado e presente, não torna a leitura confusa, muito pelo contrário, ela vai preenchendo os vácuos ao pouco, ao mesmo tempo que nos ajuda a entender mais da personalidade das irmãs Mirian e August.

Além disso a autora coloca vários fatos históricos como pano de fundo nos acontecimentos dos personagens. Desde a parte musical com o blues o rock?n?roll, passando pelo pós guerra, o assassinato de Martin Luther até o atentado de 11 de setembro. E naturalmente o racismo, pulsante em diferentes situações, e que influenciam até mesmo na escolha de uma profissão.

Tudo isso em uma escrita envolvente, fluída, que não só nos aproxima dos personagens, como nos faz sentir as mesmas sensações, nos gera questionamentos e indignações.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/09/memphis.html?m=0

Anelena 09/08/2023

Poderosa Árvore da Vida
A história, que é contada alternando entre as vozes de 3 gerações de mulheres que vivem em Memphis ao longo dos anos, é arrebatadora.

A escrita de Tara Stringfellow é lirica, descritiva, envolvente. Ao final, sentimos que conhecemos intimamente aquelas mulheres - Hazel, Miriam, August, Joan e Mya. Sentimos intimamente suas perdas, suas dores e suas conquistas.

Apesar de a vida dessas pessoas ser permeada por perdas, violência e escolhas impossíveis, é no amor por sua família, por sua história e ancestralidade, que as mulheres North encontram seu caminho.

Belissima leitura. Recomendo pra todos.

Cristian Monteiro 02/08/2023

Edição impecável da TAG.

Trata-se de um livro primoroso que narra momentos chaves da vida de três gerações de mulheres da mesma família e o faz de forma muito pungente e bruta, mas também com muita delicadeza e afeto.

As paixões, os desejos e sobretudo as dores que as unem, que as tornam uma só, mas também o que as torna únicas e especiais.

É muito envolvente e apaixonante.

JuliaMarques 05/08/2023

A autora tem uma maneira de escrever que me prendeu desde o início. É uma escrita tão leve, fluida e bonita. E apesar da escrita ser leve, a história contada é bem profunda, pesada, e... tocante?
Infelizmente nao tenho o dom das palavras para conseguir descrever o quanto gostei dessa leitura. O fato de tratar a relação entre mulheres pretas, de 3 gerações diferentes, o trauma que cada uma viveu e os sonhos que cada um vive...
Eu achei simplesmente maravilhoso e quero reler com certeza no futuro

oiamandah 30/09/2023

Estou com você.
Essa é uma leitura leve, porém com alguns trechos indigestos. Gatilho pra violência física e sexual.

Nesse livro conheceremos 3 gerações de mulheres North e toda a sua força, garra e esforço para sobreviverem em meio às dificuldades.
Amei a relação de Miriam e August, sobretudo em como elas se apoiavam e fortaleciam mesmo em silêncio. Confesso que esperava um pouco mais sobre as conquistas de Joan e, em alguns momentos a organização dos capítulos me pareceu meio confusa, mas não me atrapalhou taaanto não.

Adorei a experiência, terminei a leitura com um quentinho no coração

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6