A bibliotecária dos livros queimados

A bibliotecária dos livros queimados Brianna Labuskes
Brianna Labuskes

Resenhas - A biblioteca dos livros queimados

Marcia.Moutinho 22/01/2024

Uma abordagem profunda sobre a importância do debate de ideias. Apresenta de forma clara e explícita a transformação de uma sociedade impedida de fazer suas próprias escolhas.

Claudia.Correia 21/01/2024

A bibliotecária dos livros queimados.
Ao iniciar o livro, pensei que seria mais um romance histórico da segunda guerra mundial. Surpreendida ao longo da leitura, acompanhei a história de três mulheres que têm nos livros suas armas para lutar na guerra devastadora de nazistas e facistas. A autora nos transporta para momentos históricos que nos fazem, inevitavelmente, refletir o momento presente, como por exemplo, quando narra o discurso das personagens Hannah e Althea. "...não podemos conter os indivíduos que leem com o único propósito de confirmar as próprias crenças já arraigadas...a história é construída a partir de momentos que parecem insignificantes...

Milena 18/01/2024

Ótimo livro, ótimas reflexões
Primeiramente gostaria de dizer que não entendo porque esse livro está com apenas 4 estrelas a história é bem comovente e com personagens fortes. No começo achei confuso a separação da narração (pode ter sido uma falta de atenção) quando percebi as datas e as ligações fui me animando ainda mais com o livro ansiando pelo momento em que as três se encontrariam. Eu nunca tinha lido nenhum livro que retratasse a queima de livros, somente uma breve citação no diário de Anne Frank, a personagem que mais chamou minha atenção com certeza foi a a Athea, ela teve uma evolução muito grande ao longo do livro, e o romance dela com a Hannah deixou o livro mais cativante e fofo. Fiquei feliz de depois de 6 meses assinando a TAG receber um livro com protagonistas LGBT.

Danielle535 14/01/2024

Esse é um daqueles livros que começa meio confuso, com três histórias de três protagonistas sendo contadas que acabam se encontrando em determinado momento. Um mergulho sutil pela Alemanha, a censura, o medo? pelo amor obstinado dos jovens!

Fala sobre amor e entrega. Sobre dor e perdão! E sobre perda!

Mas sobretudo, fala sobre a importância das histórias contadas pelos livros que lemos.

Gio 09/01/2024

Plot muito bom
Desconto TAG livros: GIOEWVCA
Tag inéditos julho/23
Nota: 4/5

Confesso que demorei pra engatar e me sentir presa a leitura, mas escrita é super fluida desde o começo.

Amei como o livro foi dividido em 3 povs, porém no começo fiquei um pouco perdida kkkk mas tudo bem!! isso só enriqueceu a história.

Do meio pro final o livro se torna ótimo e surpreendente, fora tratar de um assunto de extrema importância. Cheio de frases bonitas e marcantes, mas que não ficam massantes.

Renata 08/01/2024

História maravilhosa
Achei a história maravilhosa, no início parece não fazer tanto sentido, e sem um objetivo digamos assim, mas no fim as coisas se encaixam e eu amei.
Fala sobre como cada personagem se envolveu no meio em que estavam vivendo, enfrentando preconceitos e suas próprias desconstruções, e como uma pôde ajudar a outra ao fim de tudo. Misturando o contexto de guerra, política, amizades e romance.

Mara.Lusiane 07/01/2024

Livros salvam... Livros transformam...
A leitura inicia confusa, pois conta a história de três mulheres em datas diferentes, tornando a narrativa envolvente, mas ao mesmo tempo complexa. Gostei muito, mulheres diferentes que se completam... Cheio de frases inspiradoras e para quem ama livros e sabe do seu poder transformador é um banquete...torna-se, às vezes, pesado, devido ao contexto histórico, mas nada do que nós já não sabíamos.

Alessandra.Grasel 06/01/2024

Tenho gostado cada vez mais de livros que abordam a temática da guerra, e com esse não foi diferente. Apenas demorou pra engrenar a leitura, achei um pouco maçante no início, mas valeu a pena ter chegado até o fim.

Rique_cwb 05/01/2024

Maravilhoso. Intenso.
Este é um livro para quem ama livros e pessoas.

A história é emocionante. Fiquei preso do início ao fim. A autora possui uma habilidade de transmitir sentimentos nas palavras que beira o surreal.

O único ponto que não gostei do livro é o excesso de narração/descrição ao longo dos diálogos.

Não acho forma melhor de encerrar esse breve comentário do que usar uma frase do próprio livro:

?No entanto, mais que tudo, aprendera que livros eram sagrados, mesmo aqueles com os quais não se concordava ou dos meus quis não se gostava?.

Sofia.Eternal 03/01/2024

Decepção total.
Uma boa ideia não significa um bom livro.
Esse é um livro comercial, superficial, com personagens que não estão bem desenvolvidos.
O livro tem muito clichês, muitas frases que nós já vimos em muitos filmes.
A moda dos livros comerciais é ambientar as histórias na segunda guerra mundial.
Para mim a autora perdeu o rumo da história por querer trabalhar com personagens que exigem muito. No final, todo se soluciona "mágicamente".

Madame Marisa 03/01/2024

Levei 6 meses pra terminar essa leitura. Passei mais de 20 livros na frente. Que livro arrastado e chato de ler. Pensei que nunca iria terminar. Gostei das personagens e do final, mas o livro em geral é extremamente arrastado. Um assunto tão bom, daria um livro excelente. Mas tudo que noa era necessário colocar na história, a autora colocou. Dava pra tirar 300 páginas numa boa, ainda seria um livro muito longo .