A voz que ninguém escutou

A voz que ninguém escutou Renan Silva

Resenhas - A voz que ninguém escutou

sophibbm 29/02/2024

Uma aula - triste e pesada - sobre a história do Brasil
Perpassando vários momentos da história do Brasil, desde política, futebol, televisão e música, o livro retrata a realidade de uma família retirante nordestina, que se depara, desde sua ida para o Sudeste, com a violência do ser humano. Ambientada em boa parte na época da ditadura militar, a narrativa vai mostrar a disparidade social/econômica que imperava na época. Vai tratar de homofobia, liberdade sexual, igualdade de gênero e saúde mental, dentre tantos crimes cometidos nos ?anos de chumbo? e que continuaram afetando os personagens anos depois.

Achei muito triste e pesado, uma vez que super possível de acontecer na vida real. E não duvido que muitas famílias tenham vivido algo parecido com a de Inês, não só enquanto retirante nordestina filha de empregada doméstica, sujeita a muitos preconceitos e maus tratos como opositora/torturada ao/pelo governo militar.

Bia 04/01/2024

2 estrelas
É um livro com uma premissa muito interessante, que me cativou logo de cara. A narrativa, nesse ponto, trata muito bem o período histórico da era Vargas e da ditadura militar. No entanto, o livro peca nos diálogos, no desenvolvimento dos personagens, que são extremamente frios e agem de forma não condizente com os próprios sentimentos, e na construção de determinadas cenas e personagens, que nada agregaram à história.

Marcelo Costa 10/07/2023

História familiar em um período histórico dolorido no país.
O autor do livro combina eventos relacionados à construção de Brasília, a ditadura militar e os primeiros cinco anos dos anos 2000. Ele conta uma história familiar protagonizada por três personagens: Inês, Inácio e Vânia. Podemos ver uma mãe pobre que sai do Nordeste em busca de uma vida melhor e de um emprego, um rapaz que é separado da mãe e se torna capataz, e uma mulher que é filha dessa relação marcada por mudanças sociais dolorosas. Foi o primeiro livro desse autor que estou li e espero que ele continue escrevendo histórias que aproximem os leitores do país e os façam pensar sobre as dificuldades enfrentadas por muitas pessoas durante esses períodos, assim como pelas gerações futuras.