A voz que ninguém escutou

A voz que ninguém escutou Renan Silva

Resenhas - A voz que ninguém escutou

Marcelo Costa 10/07/2023

História familiar em um período histórico dolorido no país.
O autor do livro combina eventos relacionados à construção de Brasília, a ditadura militar e os primeiros cinco anos dos anos 2000. Ele conta uma história familiar protagonizada por três personagens: Inês, Inácio e Vânia. Podemos ver uma mãe pobre que sai do Nordeste em busca de uma vida melhor e de um emprego, um rapaz que é separado da mãe e se torna capataz, e uma mulher que é filha dessa relação marcada por mudanças sociais dolorosas. Foi o primeiro livro desse autor que estou li e espero que ele continue escrevendo histórias que aproximem os leitores do país e os façam pensar sobre as dificuldades enfrentadas por muitas pessoas durante esses períodos, assim como pelas gerações futuras.

Bia 04/01/2024

2 estrelas
É um livro com uma premissa muito interessante, que me cativou logo de cara. A narrativa, nesse ponto, trata muito bem o período histórico da era Vargas e da ditadura militar. No entanto, o livro peca nos diálogos, no desenvolvimento dos personagens, que são extremamente frios e agem de forma não condizente com os próprios sentimentos, e na construção de determinadas cenas e personagens, que nada agregaram à história.

sophibbm 29/02/2024

Uma aula - triste e pesada - sobre a história do Brasil
Perpassando vários momentos da história do Brasil, desde política, futebol, televisão e música, o livro retrata a realidade de uma família retirante nordestina, que se depara, desde sua ida para o Sudeste, com a violência do ser humano. Ambientada em boa parte na época da ditadura militar, a narrativa vai mostrar a disparidade social/econômica que imperava na época. Vai tratar de homofobia, liberdade sexual, igualdade de gênero e saúde mental, dentre tantos crimes cometidos nos ?anos de chumbo? e que continuaram afetando os personagens anos depois.

Achei muito triste e pesado, uma vez que super possível de acontecer na vida real. E não duvido que muitas famílias tenham vivido algo parecido com a de Inês, não só enquanto retirante nordestina filha de empregada doméstica, sujeita a muitos preconceitos e maus tratos como opositora/torturada ao/pelo governo militar.

Ingrid Bays 03/03/2024

Instigante
A leitura me prendeu do início ao fim e fluiu, porém alguns detalhes me deixaram um pouco desconfortável. Talvez fosse a própria intenção da narrativa. É pesado pensar em tudo isso e acho que o autor colocou no papel de forma exitosa. ?Parece poesia, mas é só tristeza?

lecofaria 04/03/2024

A Voz Que Eu Não Precisava Ter Escutado
Vencedor do Prêmio Kindle 2024, A Voz Que Ninguém Escutou é um livro que me despertou sentimentos antagônicos: achei a proposta excelente e a execução, sofrível.

Contando uma trama histórico-familiar, o autor se propõe a contar um drama que passa a limpo a história do Brasil, tendo como protagonistas os integrantes de uma família retirante que come o pão que o diabo amassou ao se mudar do Ceará para o Brasil em 1945, dando grande destaque ao período da ditadura, levando a conclusão da obra até o ano de 2005. Ambicioso, né? E porcamente desenvolvido.

O texto contém erros grotescos de português (e vários que, imagino, sejam de digitação), os fatos históricos narrados tem muita licença criativa e a ideia, que era interessante, empalidece na execução. Os diálogos são altamente artificiais e você se pega pensando ?quem fala desse jeito??, quebrando totalmente a naturalidade da história, já que todo mundo fala como robô ou pomposamente e de maneira desnecessária.

Parágrafo especial: tem ???hot???. E, gente, nada contra hot, sexo e afins numa história - até gosto. Mas no livro, ele surge DO NADA e as cenas descritas são imensamente CONSTRANGEDORAS. Me pareceu que as cenas foram escritas por um adolescente virgem que não faz ideia do que é sexo. Tem sexo hétero e sexo lésbico e ambos, para ser justo, são ridiculamente escritos. Eu lia e ria, porque parecia humor involuntário.

Daí chegamos ao fato de que a obra ganhou a oitava edição do Prêmio Kindle, nesse ano de 2024. Eu, que li muita coisa, inclusive obras concorrentes, fiquei pensando: ISSO ganhou o prêmio? Como eu disse, a ideia era ótima, mas a execução, desastrosa. Ou seja, ideia ganha prêmio? Você pode escrever uma bosta e sair laureado do, atualmente, mais relevante prêmio voltado a escritores independentes?

Fiquei com vergonha. Do livro e do Prêmio Kindle. No final, o livro era apenas uma voz que eu não precisava ter escutado.

Terminei a Leitura em: 04/03/2024
Cotação: 2 estrelas em 5

Manú 05/03/2024

Abaixo a ditadura
Uma história muito barra pesada, que mistura pobreza, fome, violência doméstica escraviza e ditadura militar.
Cansada da violência do marido, Maria pega um caminhão do Ceará para o Rio de Janeiro.
Leva dois de seus filhos, Inácio e Inês. No caminho por descuido seu o motorista vende Inácio para trabalhar como escravo numa fazenda.
Maria chega ao Rio e vai trabalhar de doméstica.
Inácio depois de anos mata o patrão e foge, logo depois entra para a polícia durante a repressão, transferido para o Rio Inácio, Maria e Inês ficam mais próximos do que imaginam.

Hellohell 12/03/2024

Uma história completa
3 gerações de mulheres, cada uma com suas histórias e desafios. Essa história é extremamente profunda e cheia de camadas doloridas, conforme vamos avançando na leitura, o desfecho de um assunto delicado, se confirma, aí o mundo cai. História riquíssima!

Ju Andrade 12/03/2024

Livro triste, forte e necessário
Não conhecia o livro e o autor, até ele ganhar o prêmio Kindle, com isso fui pesquisar e me interessei.

O livro é dividido em duas parte, passado e presente e escrito sob a perspectiva dos personagens principais ( Maria, Inês, Inácio e Vânia).
A parte do passado é extremamente dura, triste e infelizmente real! Todo enredo criado no passado faria o livro ser nota 5,0, perfeito mas a parte do presente fez com que a nota caísse um pouco rs
A história da Maria, do Inácio e da Inês (jovem) é um "tapa" a cada capítulo, é possível sentir a dor e o sofrimento de cada um e mesmo quando fazem algo errado é possível entender.

Achei o presente um pouco mal desenvolvido, já tinha imaginado desde o começo a tragédia familiar q "uniria" todos eles novamente mas achei que Inês tinha que ter ficado sabendo, isso justificaria a decisão e o perfil dela no presente.
Não posso comentar muito pq não quero dar spoiler mas é isso, acho q o presente pediria um desenvolvimento melhor e mais elaborado.

Mas como saldo geral é um livro maravilhoso, muito bem escrito, me surpreendeu muito ser o primeiro do Autor e com ctz o prêmio foi super merecido.

Leitura extremamente necessária ainda nos dias de hoje para que possamos revisitar e não deixar acontecer os mesmos erros do passado

Amandinha 17/03/2024

A voz que ninguém escutou
Curti muito a leitura, achei muito interessante como o autor conseguiu descrever a história de uma boa parte da população brasileira.
É contado uma época bem dolorosa e complicada do nosso país.

O que não gostei foram os hots, achei meio desnecessários nesse tipo de livro mas ok, meu coração ainda continuou aberto para terminá-lo.

E achei que quando foi chegando no fim foi ficando muito corrido, o início e o meio foram tão bem elaborados que achei o final muito corrido.

Mas no geral é uma boa leitura, rápida e interessante. Conta um momento bem delicado do nosso país e trás muitas referências e nos faz pensar sobre as vozes que ainda continuam não sendo ouvidas.

Tomlucitor23 28/03/2024

Não é a toa que esse foi o livro campeão do prêmio Kindle 2024, a escrita, a leitura, a história, são impecáveis, eu li cada página rezando, sofrendo, me emocionando, me revoltando, porque por mais que seja uma história fictícia, todos os acontecimentos são reais, tão reais e brutos, quanto a história desse país.

Nath 29/03/2024

Isso que chamam de arrebatamento?
Esse livro te faz sentir uma junção de paradigmas: sofrida angustia, mas prazer na beleza de cada momento; profunda dor, mas possibilidade de perdão; tristeza resoluta, mas (e se houver?) rendição necessária. E tudo prova que a natureza humana não é nada óbvia. Prova que, mesmo nas condições mais absurdas de existência, é possível pena, empatia, amor, ódio, desprezo e asco pela mesma pessoa, pela mesma história, e que sempre, sempre há muitas versões, porque nunca há uma única vivência sobre fatos. Esse livro, antes de qualquer outra coisa, é um desafio sobre se sentir humano, dentro do labirinto infinito de possibilidades e sentimentos, desde os mais sombrios, vergonhosos, até aqueles mais alegres por motivos inesperados. Termino a leitura resoluta de que estou despedaçada, em ruínas, mas viva, apesar de tudo, sobre tudo.

Jota.carioca 31/03/2024

Um livro muito interessante de períodos históricos importantes da história do Brasil.
Uma narrativa q o autor trata de temas sérios e importantes ao longo do tempo q se passou numa trama de gerações de uma família .
Faltou em alguns diálogos mais emoção , mas vale muito a pena ser lido .

Inspirações Literárias 17/04/2024

Ganhador do Prêmio Kindle 2023.

Um livro com imenso conteúdo histórico
Apesar de não ser um período belo da história do Brasil é uma narrativa super necessária para que as gerações e os séculos jamais se esqueçam das violências ocorridas que constituiram a nossa narrativa histórica.