A voz que ninguém escutou

A voz que ninguém escutou Renan Silva

Resenhas - A voz que ninguém escutou

RaquelTerezani 10/05/2024

Infelizmente não gostei
A ideia geral da trama e a ambientação durante a ditadura militar no Brasil são ótimas, sim. Mas a execução não me atraiu. A história me pareceu um longo relato jornalístico, bem resumido. Não senti emoção nos momentos que supostamente eu deveria ter sentido, sejam eles momentos tristes ou momentos felizes. Há inclusive cenas românticas que me pareceram muito artificiais. Talvez porque a narração seja em terceira pessoa com um narrador onisciente? Talvez.

De qualquer forma, fica aí o registro da leitura, que pode sim agradar muitas pessoas, conforme diversas opiniões que li online.

Inspirações Literárias 17/04/2024

Ganhador do Prêmio Kindle 2023.

Um livro com imenso conteúdo histórico
Apesar de não ser um período belo da história do Brasil é uma narrativa super necessária para que as gerações e os séculos jamais se esqueçam das violências ocorridas que constituiram a nossa narrativa histórica.

Jota.carioca 31/03/2024

Um livro muito interessante de períodos históricos importantes da história do Brasil.
Uma narrativa q o autor trata de temas sérios e importantes ao longo do tempo q se passou numa trama de gerações de uma família .
Faltou em alguns diálogos mais emoção , mas vale muito a pena ser lido .

Nath 29/03/2024

Isso que chamam de arrebatamento?
Esse livro te faz sentir uma junção de paradigmas: sofrida angustia, mas prazer na beleza de cada momento; profunda dor, mas possibilidade de perdão; tristeza resoluta, mas (e se houver?) rendição necessária. E tudo prova que a natureza humana não é nada óbvia. Prova que, mesmo nas condições mais absurdas de existência, é possível pena, empatia, amor, ódio, desprezo e asco pela mesma pessoa, pela mesma história, e que sempre, sempre há muitas versões, porque nunca há uma única vivência sobre fatos. Esse livro, antes de qualquer outra coisa, é um desafio sobre se sentir humano, dentro do labirinto infinito de possibilidades e sentimentos, desde os mais sombrios, vergonhosos, até aqueles mais alegres por motivos inesperados. Termino a leitura resoluta de que estou despedaçada, em ruínas, mas viva, apesar de tudo, sobre tudo.

Tomlucitor23 28/03/2024

Não é a toa que esse foi o livro campeão do prêmio Kindle 2024, a escrita, a leitura, a história, são impecáveis, eu li cada página rezando, sofrendo, me emocionando, me revoltando, porque por mais que seja uma história fictícia, todos os acontecimentos são reais, tão reais e brutos, quanto a história desse país.

Amandinha 17/03/2024

A voz que ninguém escutou
Curti muito a leitura, achei muito interessante como o autor conseguiu descrever a história de uma boa parte da população brasileira.
É contado uma época bem dolorosa e complicada do nosso país.

O que não gostei foram os hots, achei meio desnecessários nesse tipo de livro mas ok, meu coração ainda continuou aberto para terminá-lo.

E achei que quando foi chegando no fim foi ficando muito corrido, o início e o meio foram tão bem elaborados que achei o final muito corrido.

Mas no geral é uma boa leitura, rápida e interessante. Conta um momento bem delicado do nosso país e trás muitas referências e nos faz pensar sobre as vozes que ainda continuam não sendo ouvidas.

Ju Andrade 12/03/2024

Livro triste, forte e necessário
Não conhecia o livro e o autor, até ele ganhar o prêmio Kindle, com isso fui pesquisar e me interessei.

O livro é dividido em duas parte, passado e presente e escrito sob a perspectiva dos personagens principais ( Maria, Inês, Inácio e Vânia).
A parte do passado é extremamente dura, triste e infelizmente real! Todo enredo criado no passado faria o livro ser nota 5,0, perfeito mas a parte do presente fez com que a nota caísse um pouco rs
A história da Maria, do Inácio e da Inês (jovem) é um "tapa" a cada capítulo, é possível sentir a dor e o sofrimento de cada um e mesmo quando fazem algo errado é possível entender.

Achei o presente um pouco mal desenvolvido, já tinha imaginado desde o começo a tragédia familiar q "uniria" todos eles novamente mas achei que Inês tinha que ter ficado sabendo, isso justificaria a decisão e o perfil dela no presente.
Não posso comentar muito pq não quero dar spoiler mas é isso, acho q o presente pediria um desenvolvimento melhor e mais elaborado.

Mas como saldo geral é um livro maravilhoso, muito bem escrito, me surpreendeu muito ser o primeiro do Autor e com ctz o prêmio foi super merecido.

Leitura extremamente necessária ainda nos dias de hoje para que possamos revisitar e não deixar acontecer os mesmos erros do passado

Hellohell 12/03/2024

Uma história completa
3 gerações de mulheres, cada uma com suas histórias e desafios. Essa história é extremamente profunda e cheia de camadas doloridas, conforme vamos avançando na leitura, o desfecho de um assunto delicado, se confirma, aí o mundo cai. História riquíssima!

Manú 05/03/2024

Abaixo a ditadura
Uma história muito barra pesada, que mistura pobreza, fome, violência doméstica escraviza e ditadura militar.
Cansada da violência do marido, Maria pega um caminhão do Ceará para o Rio de Janeiro.
Leva dois de seus filhos, Inácio e Inês. No caminho por descuido seu o motorista vende Inácio para trabalhar como escravo numa fazenda.
Maria chega ao Rio e vai trabalhar de doméstica.
Inácio depois de anos mata o patrão e foge, logo depois entra para a polícia durante a repressão, transferido para o Rio Inácio, Maria e Inês ficam mais próximos do que imaginam.

lecofaria 04/03/2024

A Voz Que Eu Não Precisava Ter Escutado
Vencedor do Prêmio Kindle 2024, A Voz Que Ninguém Escutou é um livro que me despertou sentimentos antagônicos: achei a proposta excelente e a execução, sofrível.

Contando uma trama histórico-familiar, o autor se propõe a contar um drama que passa a limpo a história do Brasil, tendo como protagonistas os integrantes de uma família retirante que come o pão que o diabo amassou ao se mudar do Ceará para o Brasil em 1945, dando grande destaque ao período da ditadura, levando a conclusão da obra até o ano de 2005. Ambicioso, né? E porcamente desenvolvido.

O texto contém erros grotescos de português (e vários que, imagino, sejam de digitação), os fatos históricos narrados tem muita licença criativa e a ideia, que era interessante, empalidece na execução. Os diálogos são altamente artificiais e você se pega pensando ?quem fala desse jeito??, quebrando totalmente a naturalidade da história, já que todo mundo fala como robô ou pomposamente e de maneira desnecessária.

Parágrafo especial: tem ???hot???. E, gente, nada contra hot, sexo e afins numa história - até gosto. Mas no livro, ele surge DO NADA e as cenas descritas são imensamente CONSTRANGEDORAS. Me pareceu que as cenas foram escritas por um adolescente virgem que não faz ideia do que é sexo. Tem sexo hétero e sexo lésbico e ambos, para ser justo, são ridiculamente escritos. Eu lia e ria, porque parecia humor involuntário.

Daí chegamos ao fato de que a obra ganhou a oitava edição do Prêmio Kindle, nesse ano de 2024. Eu, que li muita coisa, inclusive obras concorrentes, fiquei pensando: ISSO ganhou o prêmio? Como eu disse, a ideia era ótima, mas a execução, desastrosa. Ou seja, ideia ganha prêmio? Você pode escrever uma bosta e sair laureado do, atualmente, mais relevante prêmio voltado a escritores independentes?

Fiquei com vergonha. Do livro e do Prêmio Kindle. No final, o livro era apenas uma voz que eu não precisava ter escutado.

Terminei a Leitura em: 04/03/2024
Cotação: 2 estrelas em 5

Ingrid Bays 03/03/2024

Instigante
A leitura me prendeu do início ao fim e fluiu, porém alguns detalhes me deixaram um pouco desconfortável. Talvez fosse a própria intenção da narrativa. É pesado pensar em tudo isso e acho que o autor colocou no papel de forma exitosa. ?Parece poesia, mas é só tristeza?

sophibbm 29/02/2024

Uma aula - triste e pesada - sobre a história do Brasil
Perpassando vários momentos da história do Brasil, desde política, futebol, televisão e música, o livro retrata a realidade de uma família retirante nordestina, que se depara, desde sua ida para o Sudeste, com a violência do ser humano. Ambientada em boa parte na época da ditadura militar, a narrativa vai mostrar a disparidade social/econômica que imperava na época. Vai tratar de homofobia, liberdade sexual, igualdade de gênero e saúde mental, dentre tantos crimes cometidos nos ?anos de chumbo? e que continuaram afetando os personagens anos depois.

Achei muito triste e pesado, uma vez que super possível de acontecer na vida real. E não duvido que muitas famílias tenham vivido algo parecido com a de Inês, não só enquanto retirante nordestina filha de empregada doméstica, sujeita a muitos preconceitos e maus tratos como opositora/torturada ao/pelo governo militar.