TODA ANSIEDADE MERECE UM  ABRAÇO

Resenhas - TODA ANSIEDADE MERECE UM ABRAÇO

1 | 2 | 3 | 4

Bruna 16/01/2024

Simplesmente, leia!
Se você sofre de ansiedade ou convive com alguém que sofre, leia!
A sensibilidade do Alexandre é maravilhosa e acolhedora neste livro descrito como útil, informativo e terapêutico.
Professor na faculdade em que me formei, espalha gentileza e conhecimento por onde passa.
Neste livro você recebe a cada palavra lida, um abraço que ti lembra que somos humanos sensíveis e que merecemos respeito.
Indico muito a leitura.

BangoBook 15/01/2024

Nao é um livro de autoajuda
Simplesmente perfeito! O autor realmente sabe que está falando conosco, pessoas ansiosas.
Tao perspicaz que haverá momentos dos quais você vai pensar: "Sim é exatamente assim que me sinto" ou "Esse autor me conhece?"
Perfeito, se você que é ansioso ou sofre de TAG, pode investir nesse livro incrível, voce notará que seu problema é sim compreensível e você nao está sozinho.

Pão 11/01/2024

Ansiedade precisa de ajuda.
Mesmo não sendo muito fã de livros de auto ajuda, quando minha Amiga do Senai me mostrou que tinha esse livro me interessei por estar passando por um momento complicado com a Ansiedade em minha vida. E esse livro é muuuuuito diferente de outros de auto ajuda por aí.

Colocarmos os pés para fora de nossa residência (também conhecida como ?zona de segurança?) é o ponto de partida para nos sujeitarmos a pequenas agressões emocionais que, gradativamente, foram incorporadas ao nosso cotidiano, sob um fino véu de normalidade.

O passageiro que ouve música em volume máximo dentro do transporte público (mesmo ciente do quanto é incômodo para os demais que ali estão); o indivíduo que faz declarações ofensivas que envergonham quem as ouve; os transeuntes que dispensam seus mais cruéis olhares julgadores e nos fazem sentir inferiores por causa de etnias, vestimentas ou singularidades.
Dito isto:

A menos que você seja rico o bastante para se tornar autossuficiente, ou decida pelo claustro voluntário (ainda que precise do apoio externo de outras pessoas), vai perceber que a vida em sociedade é inevitável. O que significa que sempre Haverá motivos que colocarão sua ansiedade à prova.

E, se ser ansioso hoje em dia não é nenhum demérito (na verdade, nunca foi, mas a coletividade se vê mais próxima dessa ideia, de uns tempos para cá), segue como algo que demanda cuidados ? físicos e emocionais ? e, acima de tudo, respeito.

Dênis 09/01/2024

A dimensão social da ansiedade
Este é o terceiro livro do Alexandre que tenho a oportunidade de ler. Li o "Cartas" e o "Exaustão". Talvez, dos três que tive acesso, este foi o que menos me impactou. Não pela escrita e nem pela forma como o conteúdo é apresentado... A escrita do Xande é uma conversa, chego a ouvir sua voz quando leio (já que ouço seus podcasts também) e o conteúdo é direto e leve. Mas talvez, a falta de impacto foi pelo meu momento pessoal enquanto leitor. É um livro que eu recomendaria aos ansiosos (ou seja todos nós deste século XXI). O grande trunfo do livro, para mim, foi trazer a dimensão social da patologia de nossos tempos, buscando tirar o peso do âmbito individual.

Nay 03/01/2024

Como o próprio nome diz, esse livro da um abraço na gente e ao mesmo tempo traz uma sensação de angústia - não da pra fugir da ansiedade.

Vivemos em uma ansiedade ansiosa e o nosso ambiente é uma parte extremamente importante na influência dos nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos.

Temos a capacidade de escolha, mas não dá para fugir totalmente disso. Talvez o caminho seja aceitar a ansiedade, aceitar as nossas emoções de forma geral enquanto caminhamos na direção que queremos.

E pegar na mão da ansiedade e falar ?vamos amiga!?

Até porque a ansiedade é uma emoção importante e necessária, só precisamos aprender a conviver com ela.

Larissa Canêjo 01/01/2024

Literalmente, um abraço!
Este não é um livro sobre técnicas de como lidar com a ansiedade, mas com certeza é uma ferramenta para que possamos compreender melhor como essa ansiedade se dá em nós e nós outros ao nosso redor.

Senti como se tivesse num mesa de bar conversando sobre a vida com um amigo, ou na calçada de casa enquanto o vento passa. É uma leitura leve, mas que ao mesmo tempo traz muitos insights sobre como a ansiedade, tão generalizada e menosprezada hoje em dia, também é diversa.

Recomendo demais a leitura, e espero que vocês também se sinta o abraço que senti ??

Carla.Parreira 28/12/2023

Toda ansiedade merece um abraço (Alexandre Coimbra Amaral). Melhores trechos: "...A ansiedade é uma catapulta do tempo, lançando-nos para um futuro imaginado e sentido como o pior dos cenários. Estamos num século em que o futuro é o que importa: sonhar, colocar foco e fé nas metas, imaginar onde queremos estar em 5 anos, projetar-nos naquilo que nos faz querer viver melhor o presente. Tudo isso pode ser belo, útil e inclusive saudável. Não há nenhum demérito em sonhar. O problema está em ser obrigado a construir metas cada vez mais audaciosas, sem pausa, sem descanso, sem tempo para decidir se quero mesmo continuar no mesmo ritmo de estabelecimento de parâmetros de resultado. Temos o direito de parar? A partir de quando o silêncio, a quietude, o amparo de si e a recusa do tempo frenético deixaram de ser virtudes dessenciais à vida? Essas virtudes esquecidas mora nos outros dois tempos: no presente e no passado. Quando somos levados somente para o futuro, eixamos vagos os espaços do aqui e agora e das nossas memórias, das saudades, das cenas que nos compuseram. A ansiedade virou esse estímulo perene da cultura a nos guiar rumo ao tempo que ainda não existe. Fomos retirados do chão do presente e do chão das nossas memórias. Qual o efeito disso em nossas vidas? Desprestigiar o presente é estar em estado de desatenção permanente... Saudade é imaginar, não é somente lembrar... Ansiedade é uma emoção contagiosa, mas não perigosa..."

Laura 25/12/2023

Toda ansiedade merece um abraço
Mais um amarelinho de estimação... Explicando e refletindo sobre a ansiedade de uma forma gentil e cuidadosa

Mi-sun 20/12/2023

Imenso abraço
Esse livro foi realmente um forte abraço a ansiedade. Me senti acolhida e compreendida. Esse psicólogo se mostrou incrível e único em sua escrita tão tranquilizadora.
Muito obrigada pelo livro Dr. Alexandre

Cristiane 06/12/2023

Toda ansiedade merece um abraço
O autor diz claramente o que é a ansiedade e como ela afeta a nossa vida e que sempre precisamos de alguem do lado para apoiar, abracar e estar nos dando o suporte que merecemos. Vale a pena ler!

Deise.Maria 24/11/2023

Sobre autocuidado, se abraçar, se acolher!!
Um livro totalmente terapêutico, que te acolhe e que ao contrário de muitos de autoajuda não tem o objetivo de ditar receitas ou métodos de combater o mal dos últimos tempos: A ansiedade.
Na vdd o Alexandre Coimbra Amaral ele usa o abraço com uma metáfora para nós chamar para conversar abertamente sobre esse sentimento aflitivo que é a Ansiedade ,e como uma pessoa que sofre desse mal,posso garantir , foi essencial cada palavra escrita por ele . A gente se sente compreendida é como se de fato estivéssemos num divã contando tido o que nos desassossega. Principalmente porque no mundo ansiogenico que vivemos ,nós sentimos julgados o tempo todo por nós sentirmos assim,então a postura mais comum que tomamos é acalentar guardar ,silenciar essa emoção. Mas ao passo que o leitor descobre como se sentir confortável ao expor o que causa a sua ansiedade, ele percebe que a melhor maneira de " abraçar " a sua ansiedade é lidar com ela,usa esse mal passivo de maneira a reduzir os impactos que ela exerce. Vivemos num mundo onde a cultura nos sufoca, pressiona a sermos bem sucedidos,a ter um status invejável, mas o mais importante é nossa saúde mental e se não cuidarmos dela com a devida atenção uma hora ela mos cobra ,e a cobrança pode ser alta demais.
Amei a escrita do Alexandre é honesta ,sensível e humana, talvez o melhor livro que já li sobre o tema ,sobre uma ótica tão crua sabe ,tão real,onde a gente ver o quanto a ansiedade rouba nossos momentos de paz e de tranquilidade. E que ela pode sim ser usada de maneira positiva.
Precisamos ter esse autocuidado, não só indico para pessoas que sofrem de ansiedade mas acredito que todos deveriam ler ,é um tema de suma importância para a saúde mental,e pode ser até usado para autoconhecimento visto que sempre estamos vivendo na pressa, nos enchendo de compromissos ,sempre estabelecendo metas ,respirando um ar ansiogenico ,ler um conteúdo onde te faz entender a importância da pausa, do encontro consigo sem cobranças, do prazer , faz com que se avalie melhor e desacelere um pouco para olhar para si .É claro que não existe método específico para combater a ansiedade, vivemos num mundo onde somos bombardeados com estímulos a sermos produtivos e acelerados ,mas podemos viver menos ansioso nos se abraçar, se permitir que a ansiedade não seja nós como um todo mas apenas um fragmento do que passamos .

Flavia Cristina 20/11/2023

Alexandre acaba de alugar um apartamento no meu coração
"No final, estamos caminhando sobre os cacos dos pratos de todos os oito bilhões de equilibristas, ansiosos porque suas cordas bambas nao lhes trouxeram o tão sonhado equilíbrio."
Esse trecho em especial me causou um grande impacto, logicamente, em um livro tão bom quanto esse, tive inúmeros trechos marcados, tocante de um forma linda e especial.
O livro aborda a ansiedade de uma maneira que você consegue se sentir ligado, representado por tudo o que o autor escreve, como uma daquelas conversas boas sobre assuntos importantes.
Agradeço au autor que escreveu este livro, e ao meu amigo que me presenteou com ele, me senti abraçada.

cecilivros 14/11/2023

Esse aqui é uma gracinha! minha psico me emprestou e foi como receber um abraço mesmo. nunca consegui expressar bem o alívio de saber o que eu tinha, e esse livro fala sobre todos merecerem saber o que estão enfrentando e é 10000%%%% real!! acredito que cada um vai ter uma experiência diferente lendo este aqui, e no geral acho que compensa, nem que se for só pra acalmar em um dia turbulento. cumpriu muito a função de um abraço!!

1 | 2 | 3 | 4