E foi assim que tudo mudou

E foi assim que tudo mudou Thais Bergmann

Resenhas - E foi assim que tudo mudou

fialho 03/01/2024

Perfeito!
Leitura fluida e história boa, a história retrata um tema sensível de uma forma leve para conscientizar. Recomendo muito.

giioreads 03/01/2024

Tava super ansiosa pra essa leitura.
A escrita da Thais é MUITO boa e me prendeu bastante. Agora sobre a história..
Pensei que fosse mais focado no drama, mas me deparei com um livro bem adolescente/de romance. Isso não é uma coisa ruim, só não é um livro que eu gostaria de ler se soubesse.
Fala sobre assuntos muito importantes e mostra adolescentes fazendo adolescentices (merda). Cheguei a ter raiva da protagonista quando vi q ela tava fazendo bosta, mas nada que qualquer outro adolescente não teria feito.
É bonito ver como ela defendeu a amiga dela que estava passando pelo mesmo trauma que ela, apesar de ter defendido do jeito errado.
Enfim, a escrita é muito boa e a história é legal se vc ta afim de ler algo bem adolescente. Eu não curto muito romance, por isso não me atraiu tanto, mas é um bom livro.

skuser02844 03/01/2024

O livro é bom
É um livro muito bom, especialmente para adolescentes (vulgo eu), pois fala sobre a situação da Nina, que acabou tendo uma foto divulgada na internet, e acontecendo várias coisas com ela, mas principalmente mostra como não precisamos resolver os problemas sozinhos e os pais estão aqui para nós ajudar.

vitoria.matturo 31/12/2023

Loved it
Eu simplesmente me apaixonei mais ainda pela escrita da Thais, já tinha lido outro livro dela, e tive a oportunidade de comprar esse na Bienal 2023 e conhece-la. Ela é um amor, e o livro encantador, um assunto extremamente importante para o público dela, fiquei muito feliz, gostaria inclusive de ter lido esse livro mais nova.

babi 31/12/2023

Confesso que, nas primeiras páginas, tive aquela sensação de clichê, especialmente por causa da carolina. parecia um típico enredo adolescente, mas, aos poucos, algo mudou.

a leitura se tornou mais envolvente, quase como se uma adolescente estivesse contando a história. carolina passou por uma transformação surpreendente, de alguém muito previsível para uma maturidade forçada. mas, apesar disso, a narrativa continuou sendo uma experiência agradável, perfeita para passar o tempo e, é claro, repleta de romance.

o livro é bom, mas não totalmente o meu estilo. acredito na sua importância por abordar um tema significativo de forma leve e necessária. mesmo não me envolvendo tanto com a história ou me apegando aos personagens, é um ótimo livro.

Bosque.ma 30/12/2023

Gostinho de quero mais e de satisfação
E assim que tudo mudou, literalmente mudou minha percepção sobre certos assuntos, consegui sentir a melancolia da Nina. Esse livro é o tipo de livro que você lê para se distrair e sai apaixonado, um livro bem pequeno mas repleto de emoções.
Contando sobre a história de Carolina, uma garota que teve uma foto vazada pelo seu ex-namorado, ela e sua família se mudam para Criciúma com a intenção de recomeçar. Nina tem muito medo de que as pessoas descobram sobre o motivo do porque se mudaram, então, podemos acompanhar a vivência, aventuras os medos de Nina nesta nova vida.
Achei importantíssima a mensagem que tem através dessa história, Nina é uma representante de todas as meninas que já passaram por uma situação parecida. Os personagens foram muito bem feitos e simplesmente todos são lindos e facilmente nos cativam. Durante este dia de leitura vivi muitas emoções e amei poder viver essa experiência. Leiam este livro assim que puderem.

thalitapnhr 30/12/2023

Amo amo
Que escrita maravilhosa, a autora consegue desenvolver a história tão bem em poucas páginas, amei a fluidez, conseguiu representar muito bem um assunto delicado. Me apaixonei nos personagens!

SPOILER
Catarina (Nina) precisa mudar de cidade após ter sua foto íntima vazada pelo ex namorado, uma nova cidade, uma nova escola (católica). E ali que ela poderá ter um recomeço, novos amigos, ninguém sabe sobre seu passado. Nina fica amiga de Lari e Joana, e logo consegue se adaptar a nova vida. Mas é no teste do coral que Nina se vê ameaçada, tocando o piano estava Vini, que também estudava na antiga escola, e que mesmo tendo saído antes do ocorrido, poderia ficar sabendo da foto, bem, ela fica pensando nisso, procurando meios de confirmar. Seguindo o livro, vale destacar o apoio que ela recebe dos pais, que deixam tudo pra dar um recomeço pra filha, apesar do receio da mãe, Nina consegue aos poucos recuperar sua liberdade, e é nisso que ela vai numa festa de 15 anos. Pelo jeito estranho que Nina reage ao ver Vine, as amigas acham que ela esta apaixonada, o que faz tudo ficar ainda mais embaraçoso, rolando constantemente um flerte, e vermos ai que o medo vai virando paixão. Em um momento que nina e vine estavam conversando ocorre um acidente que a bebida dele cai em seu vestido, e ela precisa sair correndo pra se limpar, no banheiro ela escuta umas garotas conversando sobre uma vídeo íntimo vazado, de uma menina que se envolvia com Thiago, que só pode ser sua amiga joana. Em meio toda a confusão, vendo que ninguém estava tomando atitude pra punir o garoto, com joana mal com tudo, e lembrando do período que viveu na mesma situação, vem a ideia de vingança, cria então uma página de fofoca, e expõem Thiago, suas maiores insegurança. Isso chega numa proporção tão grande que mais fofocas chegam a página, mas é uma envolvendo um professor, que estava ficando com uma aluna, que transfoma em um problema. A irmã responsável pela escola começa a procura pelo responsável da página, e ela chega em Nina e Vini, após denúncia de um aluno ter ouvido a conversa dos dois, a tempos Vinicius tentava convencer ela a apagar a página, antes de fosse tarde de mais, e sob a ameaça de serem expulsos, vine assume a culpa no lugar de Nina. Dado o ocorrido, ela resolve contar tudo que passou nas ultimas semanas pros pais, e somente assim ela cria juizo e conserta seus erros, se retrata com Thiago, por ter feito a publicação exagerada, pede pra ele não compartilhar a foto dela nua pra ninguem, ja que umas das muitas mensagens recebidas era o seu antigo nude, consegue se resolver com Vini, e então podemos ver um pouco do romance dos dois. Gostaria que o casal tivesse mais tempo, mas amei tudo que vi dos dois, enfim ela conseguiu alguém leal.

Umlivrouma.isa 28/12/2023

Necessário para os jovens de hoje! Tira da ressaca
Um livro com temas muito importantes!

• Adolescentes
• Nudes
• Bullying
• Recomeços
• Pais e Filhos
• Escola
• Pedofilia
• Posição escolar sobre os temas

✨ Tem romance, amizades, festa do pijama, teatro…

Uma jovem, no auge da paixão, manda um nude para o namorado, que por sua vez, jovem popular, irritado com o fim do namoro, espalha a Foto em todos os grupos e redes da escola.

✨ O que você faria?

Após um longo sofrimento, os pais de Nina resolvem mudar de Cidade, para a filha recomeçar a vida! A importância pra mim de um diálogo aberto com os pais! Não que ela tenha passado impune do erro dela tá.

• Nova escola, novos amigos, tudo de novo, só que com a amiga! Nina se revolta e comete grande erros para “julgar o erro do ex namorado da amiga”. Aqui aprendemos como vingança não faz bem e trás mais prejuízo que recompensa.

✅ O livro tem tema necessário, principalmente para a juventude de hoje, a escrita é excelente tanto que li em 2 dias digamos assim. Achei super adolescente, e recomendo para uma fugida da ressaca literária ou simplesmente para ler em dia tranquilo.

LALA LITERARIOS 27/12/2023

Uma leitura super fluida e envolvente que me fez sair da ressaca literária?

Eu estava a um mês sem ler e li 50 páginas em um dia, passou uns dias e eu fiquei dodoi, quando eu voltei a ler devorei o resto do livro em poucas horas??

Um amorzinho de livro, se passa no colegial ainda, com jovens vivendo seus dilemas e questionamentos, cheionde erros e recomeços, tem muito amizade envolvida, um romance fofo, turma do teatro, do coral amo muito tudo isso...

Tem bastante diálogo, um livro para refletir e se encantar, amo tudo que a Thays Bergman escreve..

malu 26/12/2023

Uma delícia de ler
Adorei o livro. A forma como é retratado esse tema tão delicado é ótima, trazer a tona esse assunto e mostrar a importância dele é fundamental!

Helena397 24/12/2023

Nas primeiras 80 paginas parece ser muito clichê - acredito que por causa da personalidade da Carolina -, mas depois a leitura fica muito envolvente, parecendo realmente que foi uma adolecente que escreveu KKKK a Carolina mudou muito, de uma pessoa muito clichê pra alguém forçadamente mais madura. Mesmo assim, esse é um tipo de leitura gostosa e agradável de ler. Boa pra passar o tempo, além de bem romântica.

Julia 23/12/2023

Eu amei esse livro!! A escrita dele é levinha, é um livro rápido de ler e o que eu mais gostei é que nn teve enrolação nenhuma. A história é boa e a escritora soube desenvolver muito bem! Aliás, nn me arrependo nem um pouco de ter comprado ele na bienal. Dei 5 estrelas pq nn achei nenhum ponto negativo nesse livro. Comprem!!

Isabellaawc 21/12/2023

Assuntos que precisam ser falados
Thais foi luz quando lançou e escreveu esse livro, trata de assuntos importantes mas com levessa, os personagens são incríveis, o romance perfeito, e um ótimo livro pra ressaca literária

Amanda 21/12/2023

Garota de Ipanema: Necessária!
O livro trata de temas como: vazamento de fotos, questões familiares, mudanças, vingança. Que são e podem ser questões sensíveis, mas que todas são tratadas com sensibilidade e muito cuidado.
Acredito que seja uma leitura importante para adolescentes da idade da protagonista, que podem se identificar com alguns assuntos tratados para concluírem que a gente sempre pode recomeçar, que podemos contar com a ajuda de familiares ou amigos para lidarmos com situações difíceis.
Contudo, é uma leitura agradável, creio eu, para qualquer idade! Por ser um livro realmente muito fluído e gostoso de ler.