O ato criativo

O ato criativo Rick Rubin

Resenhas - O ato criativo

1 | 2 | 3 | 4

nanahxis 22/06/2024

O ato criativo: uma forma de ser
O título do livro diz tudo. Pra quem é da arte e pra quem não é, esse livro ensina a viver de modo criativo.

Como artista, conforme eu lia tudo ia fazendo sentido. Percebi que ia me desbloqueando e, quando eu evitava de ler, era também um medo de agir disfarçado, então voltava a ler e tudo fazia sentido.

Tenho uma amiga que é psiquiatra infantil, que vive desse modo criativo e, ao ler o livro vi ela em muitas partes. Por isso acredito que o ato de ser criativo é importante para qualquer profissão.

tiago 06/08/2023

É preciso estar aberto...
O livro fala sobre os processos que envolvem o ato criativo. Tem uma pegada bem filosófica e meio espiritual, você precisa estar aberto pra esse tipo de abordagem pra tirar o melhor proveito da obra. Os assuntos tratados se aplicam a qualquer tipo de arte. Se você desenvolve algum tipo de atividade criativa, vai se sentir compreendido por algumas declarações do autor e se surpreender com novos pontos de vista. Recomendo a leitura!

ntlsimoes 10/08/2024

Muito útil, mas um pouco raso.
Gostei da leitura e leria de novo quando precisasse de dicas pra ser mais criativa. Ele me ajudou em momentos de bloqueio criativo e achei muito bom para quem quer criar uma rotina criativa.

Dito isso, achei o livro um pouquinho prepotente? Ele não traz muitas referências de onde tirou aquelas ideias, como se tivesse pensado tudo.

E eu, particularmente, achei uma visão bem norte americanizada. Como se tudo fosse objeto de criação e produção? O contato com a natureza: você pode tirar proveito disso, contato com outras pessoas: você pode tirar proveito disso. O que as vezes pode sim ser útil, mas extremamente raso. Com o tempo, o raso perde a graça, a gente precisa de reais conexões pra continuar.
Se eu ir até uma mata ou me dirigir a uma pessoa só pra ter o que produzir depois ela vai existir só como uma ferramenta exclusiva pra mim e não como uma vida, e eu acho importante enxergar as outras pessoas e coisas como donas de si, com suas próprias personalidades e não como me satisfazer com elas?

Enfim, achei útil para algumas coisas mas me trouxe esses sentimentos de estranheza.

3,5/5 ??
Pietra 10/08/2024minha estante
eu curti mas acho que ele tava meio chapado em alguns capítulos hahaahah

Pietra 10/08/2024minha estante
te indico ?de onde vêm as boas ideias?!

terminei ontem e ele tem umas 20 paginas de referências. é ótimo

Mariana Dal Chico 13/05/2024

“O Ato criativo” de Rick Rubin com Neil Strauss foi traduzido por Beatriz Medina e publicado no Brasil pela @editorasextante

Meu interesse por essa obra começou depois que o Kim Namjoon compartilhou uma página do livro que estava lendo e um parágrafo me chamou atenção:

“Somos todos diferentes e somos todos imperfeitos. São as imperfeições que tornam nossa obra e cada um de nós interessantes. (…)” p. 54

Fui buscar a referência e me deparei com um nome conhecido: Rick Rubin. Um produtor musical excepcional que já levou para casa 9 Grammys, além de produzir a maioria dos álbuns de uma das minhas bandas favoritas, Red Hot Chili Peppers.

“Algumas ideias reverberam,
outras não.
Algumas despertam um saber íntimo
que você esqueceu que tinha.
Use o que for útil.
Esqueça o resto.” p.09

A estrutura do livro é bem interessante, os capítulos são curtos, repletos de frases inspiradoras e com algumas em destaque, como síntese do capítulo, em seu fechamento.

A primeira impressão é de que será una leitura rápida e tranquila, mas como é cheia de provocações e inspirações, minha dica é para que você mergulhe nas palavras de Rick com calma, intercale com outras leituras e reflita sobre cada tópico antes de passar para o próximo.

“O objetivo da arte não é alcançar a perfeição, é compartilhar quem somos. E como vemos o mundo.” p. 129

O autor traz uma visão de como é a vida de um artista. A criatividade é um dos pontos presentes e importantes, mas ele também enfatiza que não basta apenas surfar na onda da inspiração e esperar que tudo se encaixe sozinho, é preciso muito trabalho para compor uma obra.

“A criatividade é algo que você é, não algo que você faz. É um modo de estar no mundo, a cada minuto, a cada dia. (…)” p.208

Uma das coisas que me incomodou um pouco foi o tom por vezes abstrato demais, principalmente quando ele fala sobre conexão com o universo e alcançar a zona de criatividade coletiva.

Foi uma leitura inspiradora, um livro que vai ficar sempre por perto na minha mesa de trabalho, indico para quem está tentando encontrar sua criatividade, artistas que por algum motivo estão inseguros ou naquele período de bloqueio.

site: https://www.instagram.com/p/C61X4wcORuk/

Wolney Fernandes 19/03/2024

Um livro com ideias boas, mas permeadas com metáforas pobres e dispensáveis. Eu gostei bastante dos princípios apresentados, pois trazem relações que ampliam a ideia, muitas vezes restrita, que a gente faz do conceito de criatividade. Dá para usar como uma espécie de "Minutos de Sabedoria". A gente abre em qualquer página, lê um trecho e, à partir dele, dá para se aprofundar nas questões contidas ali.

Barbstract 29/08/2023

Maravilhoso!
Um livro que traz insights pra você a todo momento, que sugere reflexões e diversos exercícios criativos. recomendo demais a leitura, me abriu muito a cabeça.

Jorisdana 15/03/2024

O autor sugere que tudo que fazemos na nossa vida é arte. A forma como vemos e interpretamos o mundo, as decisões que tomamos, como nos relacionamos, as músicas que compomos, os trabalhos que escrevemos, tudo é arte. É uma forma de expressar no mundo. É interessante, mas achei muito lombrado. É Inovador, mas não gostei.

@Marverosa 12/10/2023

Versão masculina da Cameron?
Bom livro de incentivo, mas me lembrou muitos conceitos do livro ?o caminho do artista? da Cameron, só que sem métodos.
Leitura leve e rápida

Rodolfo_Domingos 13/11/2023

A criatividade como método
Um dos ótimos livros de 2023. Mesmo pra alguém que tem demandas criativas no trabalho, não tinha ideia de que esse assunto renderia tantos tópicos de conversa.

Tirando pelas divagações apaixonadas e etéreas, o livro é extremamente prático enquanto metodologia para um viver criativo.

Excelente.

Jurubeba1 30/08/2024

Boa leitura para quando estiver em um projeto
Esse livro traz ótimas reflexões sobre criatividade, levantando situações recorrentes no trabalho de uma pessoa criativa e dando sugestões de como pode lidar em cada uma delas.
Me ajudou bastante a sair da confusão em que minha mente se encontrava no meio de um projeto e me deixou inspirada no final.

Mas é uma leitura para ser feita com calma e ir absorvendo aos poucos :)

fernandanoronha 17/04/2024

Im just a girl
Livro mto bom pra aceitar a frustração que é a criatividade, achei meio repetitivo as vezes mas mto facil a a leitura
meio raso assim mas vale a pena ?

annacerveira 30/04/2024

Amei
Amei muito! o sucesso dele não é atoa! achei a leitura gostosinha e fácil. além disso ele é bem filosófico mas também prático, te dá várias técnicas de como praticar e viver o ato criativo com leveza e com mais presença de espírito, além de exemplos reais de artistas que já trabalharam com o Rick. por trabalhar com criatividade eu me identifiquei em vários momentos e me senti abraçada demais! ? mas vale a leitura mesmo que não trabalhe na área :)

nanabi 01/06/2024

É bom mesmo.
Virou um livro de conforto, igual O Caminho do Artista, para estar sempre por perto e ser consultado. Tem muitas coisas que parecem óbvias, mas que eu precisei ler e entender que não é tão simples na prática.
A leitura realmente me tirou de um lugar de bloqueio criativo que eu não imaginava estar tão difícil de recuperar. Gostei muito. Vale o hype.

_bbrcam 28/03/2024

Achei que já tinha marcado essa leitura como finalizada (mas fiquei devendo)
Tem um panorama interessante sobre criatividade e muitos insights que podem ser aproveitados mesmo não sendo especificamente um artista. Gostei bastante da leitura!

Jeckel 08/06/2024

A arte nos torna imortais
Nunca pensei que favoritaria tantos ?livros técnicos? em um ano. Esse livro me fez pensar, me deu ideias, abriu minha mente e criou vários questionamentos no meu cerebrozinho que antes não existiam.
Fez eu me ver como uma artista mais ampla, fez eu entender que a arte é tudo aquilo que imaginamos e mais um pouco e as vezes, nada daquilo que achávamos que sabíamos.

1 | 2 | 3 | 4