O ato criativo

O ato criativo Rick Rubin




Resenhas - O ato criativo


46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Gabriel Yuri 11/06/2024

Pra quem é artista esse livro é necessário
Por mais que você se enquadre como artista, a moldura é pequena demais

Escrito por Rick Rubin ganhador de 9 prêmios Grammy como produtor músical, trabalhando de Jay-z á Black Sabbath.

A ideia inicial de Rick era escrever um livro com dicas e ensinamentos sobre produção músical, Mas acabou indo para um lado completamente diferente, se é assim que posso dizer. Abordando a parte mais humana, reflexiva e espíritual do artista. Do cerne do artista.

Como desapegar do ego e gerar grandeza na obra?
Como estar atento aos sinais de criatividade, que universo envia?
Como identificar a inspiração, da onde ela surge e a ultilizae da melhor forma?

Esses são alguns pontos que ele apresenta, fazendo nós refletirmos sobre o que é ser artista em vários contextos, desde música a escultura... com reflexões que são de explodir a cabeça ?.

Fazendo você olhar pra dentro de você de uma forma diferente, analítica, com mais clareza e entendimento... se me permitem dizer, quem vive nesse mundo da arte vai sentir bem mais, tem reflexões e passagens que são um baque (do bom sentido), te pegam e te emocionam com a veracidade delas.

Não se enganem amigos leitores, esse livro não é de auto ajuda e muito menos dos "Coachs" que estamos cansados de ver. O ato criativo mostra como ele mesmo diz, uma forma de ser.


"Criar arte pode ser o método mais belo e eficaz de se expressar.

A arte vai além da linguagem, além da vida. É um modo universal de enviar mensagens entre nós e através do tempo."

Rick Rubin.
comentários(0)comente



Jeckel 08/06/2024

A arte nos torna imortais
Nunca pensei que favoritaria tantos ?livros técnicos? em um ano. Esse livro me fez pensar, me deu ideias, abriu minha mente e criou vários questionamentos no meu cerebrozinho que antes não existiam.
Fez eu me ver como uma artista mais ampla, fez eu entender que a arte é tudo aquilo que imaginamos e mais um pouco e as vezes, nada daquilo que achávamos que sabíamos.
comentários(0)comente



nanabi 01/06/2024

É bom mesmo.
Virou um livro de conforto, igual O Caminho do Artista, para estar sempre por perto e ser consultado. Tem muitas coisas que parecem óbvias, mas que eu precisei ler e entender que não é tão simples na prática.
A leitura realmente me tirou de um lugar de bloqueio criativo que eu não imaginava estar tão difícil de recuperar. Gostei muito. Vale o hype.
comentários(0)comente



vinicius 21/05/2024

Por mais que tenha uma admiração enorme pelo Rick Rubin, esse tipo de livro não me pega. Talvez tanto por não curtir esse tipo de escrita meio ?Minutos de Sabedoria? quanto por não ser artista (bem que queria ser).

Acho que pode ser muito proveitoso para outras pessoas, entretanto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paula1735 13/05/2024

Ressonância
Gostei bastante, achei interessante porque as ideias do autor não se limitam ao tema debatido, elas podem ser utilizadas para pensar sobre outros assuntos.
comentários(0)comente



Mariana Dal Chico 13/05/2024

“O Ato criativo” de Rick Rubin com Neil Strauss foi traduzido por Beatriz Medina e publicado no Brasil pela @editorasextante

Meu interesse por essa obra começou depois que o Kim Namjoon compartilhou uma página do livro que estava lendo e um parágrafo me chamou atenção:

“Somos todos diferentes e somos todos imperfeitos. São as imperfeições que tornam nossa obra e cada um de nós interessantes. (…)” p. 54

Fui buscar a referência e me deparei com um nome conhecido: Rick Rubin. Um produtor musical excepcional que já levou para casa 9 Grammys, além de produzir a maioria dos álbuns de uma das minhas bandas favoritas, Red Hot Chili Peppers.

“Algumas ideias reverberam,
outras não.
Algumas despertam um saber íntimo
que você esqueceu que tinha.
Use o que for útil.
Esqueça o resto.” p.09

A estrutura do livro é bem interessante, os capítulos são curtos, repletos de frases inspiradoras e com algumas em destaque, como síntese do capítulo, em seu fechamento.

A primeira impressão é de que será una leitura rápida e tranquila, mas como é cheia de provocações e inspirações, minha dica é para que você mergulhe nas palavras de Rick com calma, intercale com outras leituras e reflita sobre cada tópico antes de passar para o próximo.

“O objetivo da arte não é alcançar a perfeição, é compartilhar quem somos. E como vemos o mundo.” p. 129

O autor traz uma visão de como é a vida de um artista. A criatividade é um dos pontos presentes e importantes, mas ele também enfatiza que não basta apenas surfar na onda da inspiração e esperar que tudo se encaixe sozinho, é preciso muito trabalho para compor uma obra.

“A criatividade é algo que você é, não algo que você faz. É um modo de estar no mundo, a cada minuto, a cada dia. (…)” p.208

Uma das coisas que me incomodou um pouco foi o tom por vezes abstrato demais, principalmente quando ele fala sobre conexão com o universo e alcançar a zona de criatividade coletiva.

Foi uma leitura inspiradora, um livro que vai ficar sempre por perto na minha mesa de trabalho, indico para quem está tentando encontrar sua criatividade, artistas que por algum motivo estão inseguros ou naquele período de bloqueio.

site: https://www.instagram.com/p/C61X4wcORuk/
comentários(0)comente



Kauan314 13/05/2024

Poderia ter sido mais básico.
Adorei por ser um livro do qual eu esperava uma coisa e foi ela que eu recebi, porém, não é um livro pra qualquer um. Apresar de ter uma escrita tranquila, me pareceu repetitiva em certos momentos e as frases clichês me saturaram. No entanto, achei uma leitura válida, dedicada para os artistas e que funciona muito bem mas que poderia ser reduzida um pouco mais. Me identifiquei quase o livro inteiro, foi como se o autor provasse que sabia do que estava falando, com isso, trazendo aconchego á leitura. É um livro pra quem gosta de arte, pra quem tem mente aberta a acreditar na dança entre o conspirar universo energético e o mundo físico concreto. Indico para ler pouco por dia, para não saturar e ler em paralelo com outro. Não acho que seja um livro de autoajuda, é melhor e menos enjoativo.
comentários(0)comente



mundinhocix 11/05/2024

Gostei do livro, maasss?
Para começar, me identifiquei com várias coisas que o autor diz sobre criar e viver de arte, sem distinção (e isso foi bem legal, o autor fala sobre criação de qualquer tipo)

O que eu não gostei foi da abordagem um tanto espiritual demais para explicar o processo criativo. Nada particular, só achei que não tava na vibe.

Talvez num outro momento eu receba esse livro de outra maneira.

No geral, é um bom livro.
comentários(0)comente



Arnnon0 04/05/2024

O Chat GPT poderia ter escrito esse livro.
Livro raso, provavelmente o pior que já li. 300 páginas repletas de frases clichês (conteúdo quee poderia ser reduzido para 5 páginas), senso comum, discurso esotérico e sem profundidade. O chat GPT escreveria esse livro facilmente.
comentários(0)comente



annacerveira 30/04/2024

Amei
Amei muito! o sucesso dele não é atoa! achei a leitura gostosinha e fácil. além disso ele é bem filosófico mas também prático, te dá várias técnicas de como praticar e viver o ato criativo com leveza e com mais presença de espírito, além de exemplos reais de artistas que já trabalharam com o Rick. por trabalhar com criatividade eu me identifiquei em vários momentos e me senti abraçada demais! ? mas vale a leitura mesmo que não trabalhe na área :)
comentários(0)comente



Nik 29/04/2024

Criativo
Libro interessante sobre o processo criativo. Muita coisa fica no mundo da intuição. É sobre acreditar no processo
comentários(0)comente



Luiz 25/04/2024

Uma mistura de temas que às vezes funciona
Autor extremamente renomado no mundo da música apresenta um livro que mistura diversos conceitos como: criação, arte, psicologia e auto-reflexão. A ?salada? às vezes funciona, trazendo capítulos com valiosas provocações. Em outros momentos o autor se deixa levar pelo abstrato e parece não chegar a lugar nenhum.
comentários(0)comente



Juliana.Leite 24/04/2024

A criatividade está em todos nós
Achei a leitura bem fluida, é um livro gostoso de ler. Anotei várias passagens.
Todos nós somos artistas porque somos criadores da nossa própria história. E se estamos num momento de bloqueio, é só mudarmos nossa perspectiva e vermos as coisas de forma diferente, mudar o foco, mudar o caminho, mudar a atividade... mudar nossa forma de ver o que está em volta.
Não é necessário ser artista para ser criativo, basta enxergar as coisas de forma diferente, inclusive incluir o erro como parte da criação. Experimentar!
Um livro que eu super recomendaria!
Izadora 28/04/2024minha estante
Não sou da área criativa mas quero muito ler. Você falou que ?não é necessário ser artista para ser criativo? e eu amei isso. Já tinha lido também na sinopse, mas queria a opinião de alguém que leu. Uma pessoa que não é artista também tira proveito da leitura? O que você acha? Com essas premissas que você colocou me pareceu que sim!


Juliana.Leite 01/05/2024minha estante
Oii Izadora, acredito que tira proveito simm!! A criatividade está em todos os lugares, não só na arte, mas sim na maneira de enxergar a vida. A leitura é bem fluida, é um livro que você vai ler rapidinho, eu recomendo, com certeza!! Depois me conta o que achouu!!


Izadora 08/05/2024minha estante
Muito obrigada, Juliana!!!




fernandanoronha 17/04/2024

Im just a girl
Livro mto bom pra aceitar a frustração que é a criatividade, achei meio repetitivo as vezes mas mto facil a a leitura
meio raso assim mas vale a pena ?
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR