Rumores da Cidade

Rumores da Cidade Lucas Rocha

Resenhas - Rumores da Cidade

maumau8 28/10/2023

Para todos os gays de interior!
Esse livro me trouxe um conforto muito grande. Aquele conforto de que nem tudo está perdido, apesar de toda a esperança perdida que nós, pessoas da comunidade LGBT, sentimos quando recebemos algum comentário negativo (que ignoramos, mas no fundo dói, e muito), e principalmente no dia-a-dia, onde observamos na TV ou até mesmo sendo falado pela nossa família palavras horríveis sobre quem somos; preconceitos odiosos e sem pudor.

Não sou uma pessoa crescida de interior, mas lendo esse livro pude sentir o peso que é de se esconder em uma cidade pequena. O medo de que qualquer coisa que você faça ou deixe de fazer, se torne algo grande; distorcido. Se sair do armário já é difícil em cidades grandes, imagina em uma em que todo mundo se conhece e as notícias se espalham sem controle nenhum? Eu amei, amei, amei o livro, principalmente os personagens, como a história foi se desenvolvendo e principalmente o desfecho dela.

Para mim, André foi um garoto muito corajoso e por muitas das vezes me vi nas mesmas situações e medos que qualquer menino gay já sentiu. O medo da reprovação, ainda mais de geralmente uma figura tão forte para nós que é a nossa mãe. Senti isso com força, e principalmente com as mesmas palavras que foram usadas comigo quando me assumi. Todo o acolhimento que o protagonista procura é algo que todos nós merecemos ter. Não deveria ser a boca que beijamos o fator que nos determina válidos ou não em uma cidade, e sim o nosso caráter, o contrário do pai do André. Corrupto maldito!

Sempre olhei para as cidades de interior aqui aos arredores do meu estado e me perguntei quais tipos de histórias cada uma daquelas pessoas poderia guardar em uma cidade pequena. Talvez eu nunca saiba. Mas é importante validarmos que em meio de tanta gente, não é possível que exista apenas nós da comunidade. Nós somos muitos. Uma pena que nem todos estejam preparados para sair do armário e muito menos se entendem ainda, mas está tudo bem. Cada um sabe a hora de se assumir, e isso deve ser respeitado!

Livro rápido e ótimo para ler em poucos dias. Por isso, ganhou 3,5 estrelas.
Maravilhoso!!! Obrigado, Lucas Rocha, por essa obra tão boa.

James48 27/10/2023

Livro incrível!!
O que dizer dessa história... O livro me conquistou inicialmente pela capa ( uma belíssima capa). No desenrolar da história, teve de tudo. Falou sobre a vida, o cotidiano. Tudo dentro da perspectiva de uma cidade pequena. Abrangeu tantos tópicos. Deixou claro, que a capa é um belo convite para uma viagem incrível pelos rumores dessa cidadezinha.

gian.anvers 25/10/2023

Talvez seja mto fora da minha realidade tendo vivido a vida toda numa cidade extremamente grande mas eu entendo tudo isso. e talvez o final extremamente aberto tenha me deixado com uma sensação de ?tá faltando alguma coisa?. mas isso não muda o fato de que esse livro é lindo e especial não só na parte do romance que surpreendentemente não é o foco principal do livro! eh um livro absurdamente importante e logo um 9.5/10

Ana_.dv 25/10/2023

Rumores da cidade
Esse livro é muito lindo, eu não consegui parar de ler. O Lucas Rocha escreveu muito bem, e eu estou apaixonada pelo Diego. Esse é o tipo de livro que deixa nosso coração quentinho, eu recomendo demais

LuaBecker 25/10/2023

"Um pouquinho de cada vez"
Um livro perfeito,com uma história envolvente,personagens incríveis e muito amor ??
O tipo de livro que você não consegue parar de ler até acabar, o tipo de livro que faz a gente perceber que tudo que a gente quer é possível só basta fazer "um pouquinho de cada vez"
Incrível,virou um dos favoritos.

Camilla 23/10/2023

A gente precisa se lembrar de que merecemos afeto
Essa leitura me prendeu muito, principalmente pq tb sou uma pessoa gay que mora em uma cidade pequena e fofoqueira e tem a família religiosa e conservadora. Esse foi o primeiro livro do Lucas que eu li e amei a escrita, ela flui e deixa a gente muito interessado pela história. Gostei e me identifiquei com MUITAS coisas, muitos sentimentos. Os medos do André, as sensações, as expectativas e vontades, sonhos e metas, tudo, eu compartilho do mesmo, o que me deixa levemente preocupada. Favoritei e com toda certeza do mundo está no meu top 10!
Ps: a cena do eu te amo foi muito fofinha

Lívia 18/10/2023

Eu amei demais ler esse livro, foi uma leitura rápida, fluida e que te deixa animada. É o tipo de livro que teve diversos momentos que eu tive que largar pra poder ficar dando pulinhos pela casa de tão animada que eu tava, é muito legal ver a identificação do André com o Tio Eduardo, que por sinal se tornou um dos meus personagens favoritos, e depois ver toda a situação com o Diego e ao mesmo tempo a trama política que o livro tem, recomendo muito!

Helen Ramos 17/10/2023

Um pouquinho de cada vez
Eu gostei da história em geral, mas tenho alguns apontamentos do porquê estou dando três estrelas e meia. O primeiro ponto que me deixou incomodada foi o relacionamento dos protagonistas, pois surgiu do absoluto nada e, de uma hora para outra, eles já estavam dizendo que amavam um ao outro (oi???). Outra questão fraca é a cidade ser extremamente estereotipada de um jeito muito cansativo e até um pouco surreal. O protagonista é bem chatinho, sempre achando motivos bobos para ficar irritadiço. Porém, gostei muito do personagem do tio Eduardo, pois me lembrou muito o Klaus Hargreeves (eu amei ele, sério). Além disso, gostei bastante do tema do livro, pois é algo pouco trabalhado.

Milena 16/10/2023

Eu comecei esse livro esperando exatamente o que encontrei, e digo isso com um sorriso no rosto. Foi uma leitura leve (apesar das temáticas de preconceito) e cheia de personagens interessantes, construindo aos poucos a nossa relação com eles. Que delícia é o YA brasileiro.

alexmota 16/10/2023

Clichê, mas filosófico
O livro retrata a vida de André e sua tentativa de conciliar toda a vida adolescente e sua identidade lgbtqia+, até agora, igual a qualquer outro livro de romance gay, mas, tem seu charme e problemáticas únicas, como o fato de ser filho de prefeito em uma cidade pequena e conservadora. A obra consegue abordar muito bem o autoconhecimento e autoaceitação, algumas vezes otimista, mas outras nos dando um choque de realidade que me faz indagar se esse livro romantiza ou não saída do armário. Sinto que não, mesmo com seus pontos mais clichês( que, não me entenda mal, eu adoro), ele parece mais ter uma visão de que, na vida, algumas algumas coisas parecerão conto de fadas e outras não. A maior lição que o livro me passou é a inconstância na vida e a complexidade de cada indivíduo. Talvez eu tenha exagerado na resenha, mas quero deixar claro que esse livro, que pode ser lido somente como um romance clichê, também carrega uma carga filosófica marcante. Amei a história e seus personagens carismáticos. Existiram pontos proximo ao final do livro que poderiam ter sido explorados melhor, mas a leitura foi tão fluida e divertida que não vale a pena tirar nota por conta disso.
"Um pouco de cada vez"

Vanessa.Tiji 12/10/2023

Achei que seria apenas mais uma leitura simples, mas o livro me supreendeu. Assuntos sérios tratados na história, muitas das quais ainda temos no nosso dia a dia, infelizmente, inclusive a lista do tio do Eduardo, achei ela bem importante. Muito bem escrito e envolvente.

Jane 57821 10/10/2023

Um livro para todos aqueles de cidades pequenas...
Gostei muito dessa história. Ouvi em audiobook e os personagens são incríveis, o livro tem reviravoltas interessantes e a narrativa é super fluida e divertida. Além disso o narrador é quase um personagem à parte, com entonações PERFEITAS diante de cada situação.

lipelimma 09/10/2023

⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐ Frases ou Citações

Mejuju 09/10/2023

Me idcentifiquei até demais
Vamos começar pelo fato do escritor ser brasileiro e de São Gonçalo!
Bom, o livro é extremamente fácil de ler, tem diversos pontos extremamente fáceis de se identificar e coisas que eu gostaria muito de passar.
No livro acompanhamos a vida de um menino que vive em uma cidade pequena e cheia de fofoqueiros. Para ajudar o pai dele é político e seu casamento está indo por agua abaixo. O livro nos mostra o processo de deixar sua sexualidade pública, ainda mais com uma família que não aceita e que precisa se polir para se parecer perfeita. acredito que todas as pessoas LGBT+ tem uma pessoa como o tio dele ( não necessáriamente da família, mas sempre tem alguém) e acho muito legal ver o quão importante é ter apoio nesse processo. Acho que deveriam falar mais sobre esse livro, eu particularmente adorei e espero que chegue em mais pessoas que possam gostar ou de alguma forma se identificar com esse livro incrível.