Rumores da Cidade

Rumores da Cidade Lucas Rocha

Resenhas - Rumores da Cidade

Let 10/12/2022

Um romance gay sobre viver seu eu verdadeiro
Minha família é do interior de SP, então quando vi que esse livro conta a história de um adolescente gay que mora em cidade pequena e precisa esconder quem ele é para sobreviver? ME GANHOU! Ainda mais por ele ser filho do prefeito e td virar fofoca na cidade.
Também adorei o tio gay que volta pra cidade e dá vários conselhos pro André! Mas o livro tomou vários rumos inesperados: temos umas pitadas de investigação jornalística com segredos que vão afetar as eleições da cidade. E o romance em si, que me fez sentir com 14 anos de novo tendo minha primeira paixão e morrendo de medo de descobrirem, acabou ficando em segundo plano no final do livro. Acho que foi proposital para passar a mensagem final de: ?precisamos mudar o mundo, um pouco por vez?, mas senti saudade de ver mais dos 2 personagens se apaixonando e dividindo momentos. Eles são mto fofos! O grupo de amigos do André também é bem divertido, todos queer, então queria ter visto mais deles, principalmente depois da revelação da Larissa. E por isso dei 4 estrelas. Pq eu esperava que fosse por um rumo, mas foi pra outro. Porém, ainda assim, é um romance lindo que me emocionou mto. Devorei esse livro!
Manu 10/12/2022minha estante
Qual é a classificação indicativa?

Nilsonln 19/05/2023

Um pouquinho de cada vez
Rumores da Cidade foi minha primeira experiência com a escrita de Lucas Rocha, que achei fluida e super gostosa. A divisão da história em vários capítulos, a maioria curtos, ajudou no dinamismo da leitura.

Quanto à história, trata-se de uma mistura de romance homoafetivo, descoberta da sexualidade, convivência familiar e política em uma pequena cidade.

Aqui temos uma mistura coerente de personagens: alguns adoráveis, amigos, fofos, outros, interesseiros, escrotos e oportunistas. Situação muito similar à maioria das comunidades. Embora a maior parte dos personagens tenha sido bem desenvolvida, outros mal aparecem e poderiam ter sido melhor aproveitados. O tio Eduardo, é um que mereceria ter tido mais destaque e relevância. Idem o Diego, Pedro e Felipe.

O autor conseguiu retratar bem a vida em uma pequena comunidade, seus diferentes pensamentos, preconceitos, aspirações, motivações, problemáticas entre outros aspectos.

Gostei muito do encontro das gerações, das trocas de ideias e das visões de duas épocas distintas.

Apesar de ter curtido a maior parte da história, esperava mais romance e bem menos política.

A título de observação, não consegui concordar com algumas das soluções do autor, principalmente na parte final.

Certamente trata-se de um livro divertido, emocionante, gostoso, porém um pouco polêmico, que vale a leitura!
kkclarice 19/05/2023minha estante
Eu amo demais a escrita do Lucas ??

autorithy 14/06/2023

Gostei muito desse livro, uma leitura leve e fluida.

Só teve dois detalhes que eu não gostei, primeiro foi que da metade pro final o protagonista ficou muito chato e insuportável, parecia ter 12 anos ao invés dos 17.

E segundo foi o insta love mais rápido do mundo que já li kkk (eu detesto insta loves).

Mas ele cumpre com o que se propõe, os temas discutidos são importantíssimos e relevantes.

E não é um livro focado no romance, apesar de ter bastante.

????????
autorithy 14/06/2023minha estante
****** me corrigindo, o insta love mais rápido que li foi o de ?os dois morrem no final?.

Arthur 13/04/2023

Mto boom, só não é melhor pq o Eduardo não aparece mais rsrs
Eu amei como esse livro tem vários arcos dentro da história, é muito bem feito como todos eles estão unidos. O que eu mais gostei foi a parte do livro em que o tio Eduardo chega de volta na cidade e conhece o André, e a conexão deles, a amizade que eles tem... se o livro fosse só isso eu já iria adorar. Aí quando os outros arcos começaram a aparecer eu fiquei com um pé atrás achando que o livro perderia um pouco a graça a partir dali, mas eu estava muito enganado. O romance é bem legal (apesar das coisas aconteceram rápido demais), e a parte da política de cidade pequena e as fofocas, as notícias também adorei. Livros que se passam em cidade pequena sempre são ótimos.
Eu adorei também o final, como ele é realista mas ainda dando uma esperança pros personagens de que as coisas aos poucos podem ir mudando.

Matheus 28/08/2023

?E eu fiquei ali, sozinho, encarando o teto até que alguém resolvesse ter uma conversa comigo.
Mas essa conversa nunca veio. Ninguém nunca mais falou nada.?

Jéh - @cantinho_de_literatura 24/11/2022

A Perfeição Existe
Um livro que me levou de volta a adolescência e a crescer em uma cidade pequena repleta de preconceitos. Um livro forte e muito necessário!

Bruno 28/05/2023

Gostoso de ler
Esse livro foi um alívio. Me identifiquei tanto com a história, com os acontecimentos, quem é de cidade do interior como eu sou, vai entender bastante.
Foi uma história leve, divertida, fofa e encantadora.
Amei o André, o Diego, a Larissa e claro o esplêndido Tio Eduardo.
Só senti falta de se aprofundar em alguns detalhes, parece que na hora de revisão do texto, coisas foram retiradas... e isso afetou nos últimos 20% do livro. Mas mesmo assim é um livro perfeito pra mim, porque começa e termina entregando tudo o que se propôs e aaaaa eu amo livros que me fazem sentir encantado com a vida. E isso é raro kkkkkkk

vmoss 09/05/2024

Eu amei ler esse livro!
Rumores da cidade não é tão focado no romance quanto eu imaginei que seria, mas o desenvolve junto da trama muito bem.
André, o protagonista da história, vive o dilema de ser um garoto que gosta de garotos em uma cidade pequena. Já não bastasse ter que esconder essa parte de sua personalidade, também é filho do prefeito da cidade, então está sob ainda mais julgamento.
É uma história muito gostosinha de se ler, porque dosa bem humor e seriedade. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, de uma forma que cada um contribui para o desenvolvimento da história.
Curti muito como os elementos que foram apresentados no início do livro serviram de algum jeito para a conclusão. Foi feito para que não fosse óbvio mas fizesse sentido sabe?
ME IDENTIFIQUEI DEMAIS COM ANDRÉ. Nos seus momentos mais bobos apaixonado, ou sobre os pensamentos ruins que passavam pela cabeça dele.
Traz uma mensagem de união. De que juntos, podemos fazer a diferença, pouquinho a pouquinho.
Como eu falei, não foca muito no romance, e acaba trazendo algo mais pro lado de investigação, cercando a história da eleição que tá pra acontecer e que o pai corrupto de André concorre.

"No fim das contas, tudo se resume a isso: a gente precisa se lembrar de que merecemos afeto. De qualquer tipo, sabe. Seja romântico ou amizade. A gente não pode se contentar com menos do que isso."
Tori.Estelar 09/05/2024minha estante
Quero ler esse livro e sua resenha me despertou ainda mais vontade, mas queria saber, é fofinho? Estou sem cabeça para livros intensos com finais trágicos. Quero vomitar arco-íris - ou quase - se possível.

vmoss 09/05/2024minha estante
Olha, ele entrega momentos felizes sim, mas não é um mar de rosas, sabe? Tem algumas questões sensíveis também..

Tori.Estelar 09/05/2024minha estante
Aah, então vou deixar para mais tarde. Muito obrigada!

Kelwin.Locatelli 08/04/2024

Um pouquinho de cada vez
Muito bomm! Nos envolve desde o início em uma trama que vai se revelando com cada vez mais camadas. Li achando que seus picos de emoção iriam se dar apenas ao romance (que é incrível, por sinal), mas o enredo é tão bem pensado e o cenário é tão bem estruturado que o romance acaba sendo apenas um elemento da história, não o que a define.

Acho que o livro careceu de um pouco mais de desenvolvimento no momento das reviravoltas/plot twist. É apresentado naquele estilo "tiro, porrada e bomba", então vai do gosto de cada um. Eu, particularmente, me deliciei por ser um livro curtinho, com um romance gostoso, ter temática política e ainda por cima ter reviravoltas.

A ideia central é passar uma mensagem de esperança para todos àqueles que não conseguem ser quem são, por conviver com pessoas com a mente fechada.

Jão 15/04/2023

Me deixou com o coração quentinho ?
É muito fofo!
Perfeito!
Me apaixonei pela maioria dos personagens, e não sei se vai ter, mas eu quero mt uma continuação!

Anatskk 15/05/2024

Rumores da Cidade
Achei um livro gostosinho de ler, me tirou da ressaca literária. gostei mt do começo da história qnd sao apresentado todos os perdonagens e etc, mas acho q esperava mais de tudo, achei o drama principal mt bobinho e o uliesser parecia uma criança. o final é inspirador, gostei.

Andre350 06/08/2023

Perfeito e emocionante
Não tem como não se investir nesses personagens?o André é todos nós q fomos adolescentes gays confusos?o final é retumbante e emocionante! Eu queria muito uma continuação?tô chorando é muito feliz de ter lido esse livro
joaoost 25/09/2023minha estante
Tô doido por esse

owendelramos 28/03/2024

Depressão, um pouquinho de cada vez
Essa história é tão bem descrita que até parece real. Os personagens, as descrições, os problemas e questionamentos. Tudo é muito bem construído.

Lucas tem uma escrita tão dinâmica que em alguns momentos ficava tão vidrado que nem via o tempo passar. André e sua jornada de autoconhecimento fez com o quê eu refletisse como ainda pode ser difícil entender e aceitar a prioridade sexualidade.

Tenho tanto pra dizer, mas acabei de encerrar a leitura e mal consigo formar frases... Toda a relação de Diego com André fez meu coração ficar quentinho... Os dois se entendendo, confiando um no outro e por fim se entregando ao amor. Tio Eduardo talvez seja a pessoa que todos precisam ter na vida, como um guia espiritual porque esse homem é incrível em quinze mil sentidos ksksks engraçado e coeso na medida certa, sem caricatices ou coisas do tipo.

Em resumo, dei nota 4.5 para o livro pois em algumas partes, senti a história meio arrastada, como se estivesse dando voltas para chegar ao ocorrido de fato, mas foram poucos. Os personagens são humanos e você vai sentir raiva e se apegar ao mesmo tempo. Mas uma coisa é fato, você vai se sentir incluído no grupinho do André, e isso é delicioso.

Emilly681 18/05/2023

Gostei, mas esperava mais.
O livro te prente do começo ao fim,
não é algo mirabolante, mas é algo bem feito.
Os núcleos dentro da história, como ela foi desenvolvida, a evolução do personagem principal, tudo me agradou.
Criei uma expectativa com o final, porém quebrei a cara haha. Na verdade esse livro retrata nada mais nada menos que a nossa sociedade, principalmente a sociedade brasileira.
Algumas situações bobas me incomodaram (não falarei aqui para não dar spoiler),
momentos que me fizeram lembrar que era um livro, essas situações me desconectaram do livro, mas não atrapalharam a minha experiência.
Gostei que autor soube retratar como o ser humano é falho, e que nem sempre fazemos as coisas "certas", que muitas vezes deixamos o sentimento falar mais alto.

Gabriel Germano 10/06/2023

Livro leve e divertido, cumpre o que se propõe a ser, trás uma discussão muito interessante sobre ser quem a gente é e viver pensando no que os outros vão achar.