Amor às causas perdidas

Amor às causas perdidas Paola Aleksandra

Resenhas - Amor às causas perdidas

Paula 26/08/2023

Perfeito
Gosto muito da escrita da Paola!!!
Esse livro foi uma ótima leitura. A temática abordada foi bem trabalhado e o relacionamento dos protagonistas, simplesmente perfeito.
LuaTeresa 29/08/2023minha estante
Tem hot? Não gosto desculpa a pergunta

Paula 29/08/2023minha estante
É um slow burn. Não é hot!!!
Tem poucas cenas de hot.

LuaTeresa 29/08/2023minha estante
Obrigada por me responder. Eu sei que não é um livro erótico. Só perguntei se tem cenas hot. Porque não gosto de ler . Tem livros que tem um linguagem descritiva e explícito e eu evito ler. Como não li nada dessa autora, queria saber se tem alguma cena mais quente para se eu ler eu pular, me entende?

Obrigada 0o

Obrigada, Paula ?

Carina 20/08/2023

Nunca fiz resenha aqui no skoob, mas tinha que falar sobre essa leitura, a Paola com certeza só confirmou que é uma das minhas autoras favoritas, já li tudo que ela escreveu e lerei tudo que escrever, só quero dizer que Teodoro é um dos personagens mais incríveis que eu já conheci, assim como a Laura, mas tenho que falar do Teodoro, ela colocou um personagem cheio de incertezas, muito sensível, com assuntos delicados, mas que não tem vergonha de ser quem é, não é aquele mocinho que antes de tudo você sente raiva, ou se pergunta o por quê? TEODORO EU
TE AMO ??.
Josiane.Rocha 29/08/2023minha estante
Aah, o meu chegou ontem. Tô amando o livro ??

Lavinia.Mari 09/10/2023minha estante
Teodoro PERFEITO!!

Arica121 28/11/2023minha estante
Qual a classificação desse livro?

Line 04/01/2024

Que Ruim!
Eita que escrita péssima. O contexto poderia até ter sido bom, mas a narrativa cheias de frases nada a ver me irritou. Principalmente o uso da palavra "cara" , queria desler toda hora que a personagem falava isso. Tudo bem que é um livro nacional, mas não precisava ser escrito do jeito que falamos no dia a dia, fora outras frases muito elaboradas que ninguém realmente fala isso em voz alta.
Raissa.Albuquerque 08/01/2024minha estante
Tipo ela colocar cacilda kkkk quem fala isso

Line 11/01/2024minha estante
Suuuper kkk

fadadaliteratura 18/01/2024minha estante
Também senti isso em relação as gírias, ficou muito exagerado kk

Sil | @uma_dama_dos_livros 10/12/2023

??????? ?????? ??????? ??????? ???? ?????? ?? ????? ??????.? 11
?? ?????? ??????
?? ????????? ?? ????????
?? ??????????
?? ????????
?? ????? ?? ????? ??? ??????????
?? ???????
?? ????? ?? ?????????
?? ??????? ?? ??????
?? ?????????
?? ?????????????????? ???????+
??
Laura tinha uma vida feliz, noiva do homem que amava e tendo os melhores avós, não imaginava que escondiam um grande segredo e além disso o seu noivo sabia.??

Ela acaba descobrindo isso de uma forma que não esperava, através de um testamento do homem que deveria ter sido seu pai.?

Quando esse segredo vem a tona Laura descobre que esse tempo todo o seu noivo sabia de tudo e nunca lhe contou. Além de perder a confiança nele, acaba também se afastando de seus avós.??

Ela agora vai se focar em seu trabalho e dar o melhor de si, deixar a vida seguir seu rumo e ver onde vai leva-lá, pois não sabe o que fazer com essa situação.??

Agora morando com a sua melhor amiga, ela terá uma chance de recomeçar e tenta se encontrar novamente, colocar a cabeça no lugar, voltar a ser ela mesma depois de todos os momentos mais infelizes que teve nos últimos anos.

Seu noivado já não estava bem antes, descobrir que ele guardava um segredo muito importante acabou de vez com tudo. Mas talvez o que Laura não imaginava era que alguém que conheceu anos atrás em uma festa pudesse vim a mudar tudo.??

Téo é um residente tentando se encontrar novamente após perceber que talvez o seu sonho de seguir a carreira de médico geriatra não seja o que deseja e sim de neurocirurgião mas tão perto de se formar nessa área mudar tudo será um desafio enorme, junto com as crises de ansiedade, será sua luta diária para vencer cada etapa dessa nova mundaça.

O que Téo não esperava era encontrar uma moça morando em seu apartamento junto a sua irmã e julgo a melhor amiga dela, Laura com quem Téo acabou se aproximando e conversando ao longo das últimas semanas por mensangens.??

Ele não esperava que ficasse tão abalado ao conhece-lá, pois é a mulher mais linda que já viu e definitivamente não quer ir embora, quer conhecê-la ainda melhor e conviver com aquele sorriso lindo.?

Será que Laura conseguirá resolver suas questões com seus avós e seu ex-noivo e ter uma vida feliz.
Será que Téo conseguira melhora de suas crises de ansiedade e assim vim se abrir ao amor e a felicidade e não só ao medo de perder quem ama.
??
- Uma história que me ganhou logo no prólogo e eu me rendi completamente a esses dois não teve jeito, vou levá-los no meu coração para sempre e o coelho branco também. Para quem ama uma boa história de drama e romance vai se encantar com ???? ??? ?????? ????????.
Silvia Cristina 10/12/2023minha estante
Amo a Paola, sigo o canal dela no YouTube. Mais ainda não li nenhum livro dela . Preciso sair da minha zona de conforto e ler romance .

Julia.mallmann 10/12/2023minha estante
Tem hot??

Sil | @uma_dama_dos_livros 10/12/2023minha estante
Não tem Hot não, pelo que me lembro

Debora807 06/01/2024

Perfeito
Eu já tinha altas expectativas com o livro e foram superadas em níveis inimagináveis. um livro com uma carga dramática, mas com pitadas de humor na medida certa, um casal com a química de milhões (meu Deus, como me apaixonei por eles) e com personagens secundários maravilhosos. a escrita da Paola é muito gostosa de ser lida com uma narrativa poética e cheia de profundidade. eu já acompanho a Paola como criadora de conteúdos literários, muitos dos livros em que eu li em 2023 foram indicações que vi nos seus vídeos, foi maravilhoso conhecer a escrita dela. POR FAVOR LEIAM ESSE LIVRO!
Rafaaf 08/01/2024minha estante
oiii, tenho 13 anos, posso ler???

Debora807 08/01/2024minha estante
oie, por algumas cenas que o livro tem acho que a classificação indicativa do livro é 16+.

obrigadaaaa

RejaneRejs 22/11/2023

Normalmente, apenas avalio o livro que leio e não comento.

Nesse caso, vou comentar por causa de um detalhe (não tão pequeno no meu ponto de vista) que me incomodou ao longo de toda leitura: o sotaque mineiro do Téo.

Como mineira, me incomodou muito a forma como expressões que usamos foram colocadas. Um excesso de "moça", "trem" sendo falado pelo Téo de uma maneira que mineiro não usa.
Nós não falamos "ela é bonita pra um trem." Isso deixou a leitura cansativa e arrastada.

Téo não é nascido mineiro, muito menos cresceu em Minas pra ter um sotaque tão carregado. Ficaria legal ele falar uns "uai" de vez em quando misturado ao sotaque do Paraná? Sim! Porque não, não é? Pegar um pouquinho do sotaque alheio é até charmoso.

Em contrapartida, a falta do sotaque paranaense também chamou minha atenção. Apenas o Silas usou "guria", e só. E o restante não tem sotaque? Não tem uma expressão que valesse a pena usar?

No mais, é um romance com uma temática importante e personagens com feridas emocionais profundas, mas que vão sendo "curadas" no desenrolar da história.
Um livro que leva à reflexão sobre como amor é engrandecedor, cura e traz vida, em todas as suas formas.
Um livro com gatilhos fortes - abandono, traumas, homossexualidade, mentiras, maternidade e a força da amizade (não foram só gatilhos negativos) - abordados de forma delicada e respeitosa.

É uma leitura válida, sim! Mas tenha um pouco de paciência para o sotaque...
Glaucia57 22/11/2023minha estante
Tive o mesmo incômodo com o sotaque em excesso e pronuncias erradas

Gaby 13/12/2023minha estante
Nossa, sim... O livro seria perfeito pra mim se não fosse esse exagero de trem... E eu nunca vi alguém falar "bonita pra um trem" na vida ? mas eu adoro o trabalho da Paola, acho que faltou um toque dos revisores tbm

fadadaliteratura 18/01/2024minha estante
Verdade! Muito legal ver a opinião de uma mineira aqui!

mirianbezerra 05/01/2024

"As pessoas dizem que o amor cura tudo, mas a verdade é que ele nos ensina a encontrar a cura em nós mesmos."
Eu aplaudo de pé a escritora desta obra prima. Nunca li um livro tão bem escrito e que me tocou tanto quanto este aqui. Foi uma leitura maravilhosa e que aqueceu meu coração.
Escritoras que também são leitoras (ainda mais de romances) são as melhores, pois sabem como fazer o leitor surtar.
Eu amo o Téo e a Laura, eles são perfeitos! Enquanto lia, eu não conseguia parar de sorrir, sério, foi uma leitura que fiz com muito prazer e um grande sorriso no rosto. Eu me senti abraçada durante a leitura, assim como o Téo está abraçando a Laura na capa (que é perfeita demais). As referências que a autora traz são maravilhosas, juro. Sinceramente, não consigo encontrar um defeito neste livro.
Leiam Amor às Causas Perdidas e se apaixonem por esta história incrível!
Scheilla.Spinelli 05/01/2024minha estante
Tô amando ele ?

mirianbezerra 05/01/2024minha estante
Esse livro é perfeito do início ao fim, eu amo!! ??

Aline 30/12/2023

Não rolou
Minha última leitura de 2023 foi uma decepção para mim.
Esse livro está na minha lista há algum tempo e qdo descobri quem e a autora, iniciei imediatamente.
Infelizmente não me conectei com os personagens que me pareciam ?forçados?, idealizados demais.
A história não me prendeu, não me emocionou e me trouxe poucas reflexões.
fernanda.hahne 31/12/2023minha estante
Senti a mesma coisa, achei que era só comigo!

Line 05/01/2024minha estante
Aconteceu a mesma coisa comigo, achei péssimo

Fefe B 11/12/2023

....
Adoro a Paola, vários de meus livros favoritos foram lidos por indicação do canal no youtube (ou até blog, pois as vezes gosto de uma resenha escrita) porem, não consigo amar seus livros. Esse é o segundo livro dela que eu leio, talvez seja cedo para dizer isso, mas não me indentifico com o seu tipo de escrita
Adriana.Batista 30/12/2023minha estante
Isso também aconteceu comigo

Adriana.Batista 30/12/2023minha estante
Isso também aconteceu comigo

Mariimagno 08/06/2024

Faltou tempero. ?
Amor as causas perdidas
Nota: 5/10

Sinto que é um livro tão mais ou menos, que se demoro pra escrever sobre ele já não lembro de mais nada.
Ai eu fico achando que o ponto não é a história, mas o aprofundamento. Tem tento problema na narrativa, tantos conflitos e traumas que fica um pouco vago, pq vai passando uma vibe: deixa eu colocar mais um problema do qual não vou dar profundidade só para encher a história e prender o leitor.
E ter um história cheia de traumas não é nem uma questão, eu gosto. Mas acho um desperdício quando não tem um bom aproveitamento emocional.
Não vou mentir chegou um momento em que eu estava apenas interpretando a Laura como uma mimada, sem graça e cheia de não me toque, como uma adolescente frustrada e não uma adulta com problemas sérios e reais.

*PODE CONTER SPOILER*

Ela passou tanto tempo falando que não foi amada pela mãe (que ela nem conheceu) que parecia que era uma criança negligenciada, que para mim um problema mais profundo dela que era a questão dela com a própria ?maternidade? ficou para trás, apagada nessas mesmice da mãe dela.

Ai ela demora um vida pra falar disso, o pior, fazendo um dramalhão para dois personagens que de fato foram orfãos por parte da infância e moraram em um abrigo e etc enquanto ela estava sendo criada pelos avós cheia de amor e afeto. Fiquei tipo: ?
Talvez nesse espaço fosse melhor explorar o Téo, dar a ele uma outra visão da vida, pra ela entender que ela de fato teve sorte.

Laura chatinha.
Téo sem graça.

Téo promete muito e não entrega kkk parece que a imagem dele e a personalidade não casam. Uma hora ele é bobinho, outra é o tatuado com cara de malvado que fala ?moça? e ?trem? a cada minuto.
Os vícios de linguagem dos personagem me pegaram muito e isso me deixou muito incomodada. Qual a mulher que fala ?cara? toda hora que responde o boy gato que tá afim?
Parece que ela é um moleque falando com o brother.

Fora a demora dos dois pra desenrolar. Credo.
O cara lança cada cantada pesada e ela se faz de sonsa, fingindo que não ouviu. Sei lá ?
Depois que desenrola, todo mundo começa a tratar os dois como se fossem adolescentes descobrindo o sexo kkk
Oh gente, por favor. Eles tem 30 anos.
Aí ela me vem me dizer que ama o cara que tá namorando só 9 meses depois ?

Enfim. Criei muita expectativa.
Mas tenho que parabenizar essa capa lindíssima.
Aoba.Literatura 09/06/2024minha estante
Adorei seu resenha. Acabei de terminar ele e sigo a mesmo opinião. A Paola errou a mão em escrever ele. Em algumas parte até achei que ela foi forçada a escrever esse livro às pressas.

Mariimagno 10/06/2024minha estante
Aoba.Literatura, também achei isso. Nossa eu estava com tanta expectativa ??

_leao.bia 17/01/2024

Primeiro romance nacional que leio e eu amei, mas amei em um nível de virar madrugada lendo kk
Fico tão feliz por Laura ter conseguido cicatrizar as feridas e os sentimentos que a atormentavam, por também ter reconciliado com os avós e com Ravi, por ela ir muito bem na carreira, por conhecer o Théo, enfim, toda a história do livro é bem gostosinha de se ler ?
Kayllane.Botelho 18/01/2024minha estante
Ansiosa para ler esse!! Uma dúvida que tenho: a referência à engenheiros do Hawaii está apenas no título ou na história também tem alguma?

_leao.bia 19/01/2024minha estante
Que eu lembre, não tem, só no título mesmo

Bia Brasil 02/01/2024

Acho que talvez eu esteja superando esses romances clichês porque simplesmente nenhum mais tá me pegando.

Esse livro não foi uma leitura ruim, mas no começo estava tão arrastado que fiquei com medo de não conseguir terminar. Depois melhora um pouco, mas sei lá, achei o romance do casal meio forçado. Entendo que aconteceu rápido por parte do Téo, mas eu queria ter visto mais dos sentimentos dele. As coisas no capítulo dele sempre pareciam superficiais demais.

O livro aborda temas muito importantes o que é bem legal e os personagens secundários são incríveis. Admito que adoraria ler um livro só da Tainá.

Além disso, eu adoraria ter visto mais do processo de criação ou uma troca com os seguidores do podcast da Laura, mas isso infelizmente não aconteceu.

No geral, é um livro legal, mas realmente acho que não estou muito mais para romances assim ultimamente. Se você está, vale a pena a leitura!
Bia Brasil 02/01/2024minha estante
Outra coisa que me incomodou bastante e que esqueci de colocar foi o excesso de gírias. É legal por ser um livro nacional, mas acho que ficou exagerado. O Téo usava "moça" como vírgula.

fadadaliteratura 16/01/2024minha estante
Verdade! E concordo que o uso das gírias ficou exagerado. Entendo que a autora quis mostrar as gírias de diferentes regiões do Brasil, mas raramente as pessoas falam gírias tantas vezes e em tantas frases kk (ao meu ver)

Vivi Moreno 17/10/2023minha estante
A parte dele falando trem é ridícula! Kkkkk

Pollyanna.Eyer 18/10/2023minha estante
Dói um pouco... Rs

Larissa 03/01/2024

Inegavelmente a escrita da Paola é muito boa, mas a história em si, apesar de abordar temas importantes, deixou um ar bem carregado pra mim. Todos os personagens tem emoções bem conflituosas e achei até um pouco irreal algumas situações abordadas. E definitivamente não concordo com a ideia de que uma ferida pode não se curar nunca, acredito sim que vc pode se curar e libertar de dores e traumas com o devido apoio e cuidado principalmente com a saúde mental. Enfim, no mais, tem umas partes engraçadas e fofas. O Téo é um fofo!
fadadaliteratura 16/01/2024minha estante
Também senti isso quando li

Bugboo 06/01/2024

Favoritei
Eu diria que eu sou suspeita de falar pq acompanho a Paola a anos, mas na verdade eu tava morrendo de medo de não gostar da escrita dela e esse foi o primeiro que li de fato (apesar de ter os outros guardados em casa).

E gente do céu, que tapa na minha cara. Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão bem escrito e personagens tão bem feitos. As mensagens... a medida certa de humor, leveza, drama, tudo. As informações que ela jogou com uma naturalidade sobre o nosso país só para dar um tapa na nossa cara. Não tenho palavras para descrever como ele é perfeito.

Eu esperava um pouco que a escrita ia ser boa, apesar do medo de não gostar. Só não esperava que ia ser um livro daqueles que muda a nossa vida, ou que vamos guardar para sempre no coração. Fazia muuito tempo que eu não relembrava o sentimento bom de ler um bom romance, pq tive muitas leituras ruins recentemente que acabaram me amargurando um pouco. Definitivamente reacendeu a chama mostrando tudo de incrível que um romance tem para entregar. Desde críticas sociais, representatividade, até aprendizagens, risadas e corações quentinhos.

Não tenho palavras para descrever genialidade necessária para fazer tudo se encaixar de uma forma tão perfeita enquanto ainda usa cada pequeno momento para transmitir a palavra que ela quer transmitir através da história.

A dose perfeita de momentos pessoais e individuais dos protagonistas e do casal junto, a tensão sexual, gente do céu. O morde e assopra que essa mulher fez para brincar com os meus sentimentos deve ter sido um delírio coletivo. Parece que ela mediu letra por letra e usou uns dados e livros de rpg para balancear tudo.

Falando de uma forma mais pessoal, tiveram vários elementos a parte que eu amei e que particularmente para mim melhoraram a experiência com o livro: toda e qualquer menção de animações, disney e essas besteirinhas de paz, amor e esperança que ainda me agarro na vida adulta e ver isso representado mesmo que em uma personagem fictícia deixou mais palpável e de certa forma validou como me sinto. Eu sou apaixonada em moto e consegui me teletransportar nas cenas de flerte. Outras coisas como doces e comida num geral, a escrita e o jornalismo, músicas, samambaias, etc.

Bicho, a querida simplesmente é uma das melhores autoras que eu já li em toda a minha vida. Passei recentemente por uma situação delicada que é abordada no livro e mds, parecia que eu tava lá de novo e me deu um gatilho não pela situação, mas pela perfeição que ele retratou o sentimento.

Ainda sobre sentimentos, que personagens humanamente perfeitos e imperfeitos. Cada diálogo com palavras que facilmente seriam usadas, a formulação das frases foi incrível. Não só isso, mas ela criou seres humanos tão reais, que com certeza descreveu muito de alguém em algum lugar por aí. Personagens assim não são fáceis de escrever, ainda mais quando são quebrados e vc precisa trabalhar cada sentimento bom e ruim que esteja agregado com a história de vida deles. Vou guardar esse livro no meu coração pelo resto da vida.

Obrigada, Paola por me relembrar que o amor é complexo e simples enquanto é belo, leve e nos rouba suspiros. Obrigada também por me ensinar que por mais que pareça bobo ser otimista e gostar de finais felizes, muitas vezes é aquela criança interna que faz com que não percamos a esperança e tenhamos força para seguir com a vida apesar das adversidades.
Rafaaf 08/01/2024minha estante
oiiii, tenho 13 anos, posso ler???