AURORA

AURORA Vitória de Souza

Resenhas - Aurora

ell_coliveira 13/06/2024

Deus se revela através da arte ????
Eu realmente creio que Deus tem levantado pessoas para fazer o nome dEle conhecido através da arte. E esse livro é a prova disso.
?Aurora? é uma ficção cristã que tem enredo, bons personagens, romance e principalmente, Cristo.
Nesses últimos tempos eu tenho me dedicado muito a ler ficção cristã, mas ouso dizer que ?Aurora? é diferente. É um livro que introduz o cristianismo aos poucos; uma pessoa que não tem um relacionamento com o Senhor ou que ainda não se converteu facilmente poderia começar a ler esse livro (porque ele é bom!) e durante a história ter um encontro com o Salvador, eu creio nisso! E acho que essa é uma forma muito incrível de se pregar o Evangelho.
A Helsye, uma das personagens principais (porque sabemos que o protagonista é Jesus) é uma personagem maravilhosa. E o Loryan, o outro personagem principal também é incrível e tem uma construção de arco digna de um crente KKKKKKK. Eu amei que de um jeito ou de outro, o leitor se identifica ou com a Helsye ou com o Loryan (no final vocês entendem).
E precisamos falar do romance desses queridos, é uma construção de casal maravilhosa, sério mesmo. Eles tem química, eles tem o povo, eles tem tudo hahaha.
Genuinamente, amei esse livro, tá favoritado e eu amei como Jesus falou comigo através dele. Me fez sorrir, chorar, rir, me emocionar, e sentir toda a essência do livro (e do que será uma vida na presença dEle para todo o sempre). ????

Leya 10/06/2024

Um deleite
Aaaaah que presente que foi essa história. Eu não sou muito de ler distopia, mas sempre que leio o gênero acaba me fisgando um pouco mais. E uma distopia cristã gente foi um completo deleite. Recomendo demais demais demais.

Jenniferjordanfb 06/06/2024

Um livro muito envolvente, a autora soube acertar muito no ritmo, costumo colocar alguma meta de porcentagem para ler no dia, mas simplesmente não consegui parar de ler, mesmo que eu já suspeitasse o que iria acontecer a seguir.

Todos os personagem tem características muito distintas que os diferem, apesar disso, achei que a construção deles foi insuficiente para justificar suas ações. Acho a ideia do Ciro ótima, os acontecimentos bem pensado, mas mal desenvolvidos no geral, por exemplo, apesar de me fazer querer muito o romance, quando avanços aconteciam eles pareciam que foram postos em momentos precipitados.

Gostei muito de toda simbologia, comprar ela deixou intrínseco e ao mesmo tempo óbvio o cristianismo. Algumas partes senti meio que vergonha alheia kkkkk, mas passei pano, pois não sou o público alvo desse livro, feito mais para adolescentes.

Novamente, a sinopse é ótimo, foi o que me fez ler o livro, entretanto não foi tão original quanto esperei. Vi muito de divergente na construção de mundo, muito de jogos vorazes nos personagens e muito de Percy Jackson no desenvolvimento.

É um bom livro, me manteve presa do início ao fim, com personagens fortes e um objetivo claro da mensagem a ser passada. Porém, vejo que a autora tem muito a amadurecer em sua escrita ainda, mas não perderei seus próximos livros, vejo potencial.

landabooks 06/06/2024

é ótimo mas poderia ser muito melhor
é livro bom e envolvente, mas não tem nada de novo além da simbologia cristã, é basicamente uma junção de todas as distopias que já li que forma algo meio único que não pode ser considerado plágio pq a autora é bem criativa kkkkk
mas enfim, me apeguei muito aos personagens e fiquei particularmente indignada com a morte de uma pessoa e que aparentemente quase ninguém se importou. gostaria que a autora se aprofundasse mais nos sentimentos e nas percepções de outros personagens, não foi possível ver eles vivenciando o luto pq simplesmente não foi retratado. ok que o foco não era esse mas poxa fiquei triste, e n foi só relacionado a morte do personagem x, tbm tiveram outras ocasiões em que eu me pegava pensando "pq eles não estão nem aí pra tal pessoa, ou pra tal situação??" as vezes me pareceu muito distante da realidade.
o plot twist foi realmente muito bom e eu senti que algumas partes do livro foram bem escritas, já outras foram muito mal escritas, não sei explicar. não consegui conectar nem compreender muita coisa, mas acho que daria pra consertar.
mesmo com esses probleminhas eu gostei do livro e acho que ele teria muito mais potencial se fosse mais bem escrito e mais detalhado. talvez tirando cenas desnecessárias e pondo coisas que realmente importassem pra história. (não entendi por exemplo o capítulo que é sobre a visão da Kalyen)

mas acho que a autora é iniciante e ela é uma fofa, acompanho ela no insta e fiquei com vontade de ler por causa dela msm! espero que ela lance mais livros porque eu com certeza leria

lehz 31/05/2024

O ponto especial entre a noite e o amanhecer.
Já faz um bom tempo que eu sei que, caso eu tenha uma filha um dia, eu gostaria de colocar o nome de ?Aurora? e esse livro confirmou esse desejo. Nós nunca saberemos como a noite se transforma em dia, a não ser que olhemos bem de perto, com muito cuidado e atenção e veja a transformação acontecer. E, na nossa vida, precisamos dar o primeiro passo ? e voltar para casa.

Achei um bom livro, me ajudou a sair de uma ressaca literária justamente por ser leve e fluido. No entanto, embora tenha tratado sim de personagens mais novos ? chamados até mesmo de forma carinhosa de ?crianças? ?, eu passei muito estresse. Senti que algumas situações se repetiram várias vezes praticamente da mesma forma, achei a personagem principal irritante e completamente egoísta, e senti falta de um maior desenvolvimento na construção das relações, tanto quanto no desenvolvimento do cenário. Inclusive, adoraria ter me aprofundado mais em tudo o que o Loryan passou.

Mesmo assim, ainda acho que a mensagem foi muito bem passada. A ideia central do livro foi de iluminar o que antes era trevas e, por isso, terminei o livro chorando. Foi um contato puro com o Pai que não faz o que a gente quer, mas o que a gente precisa. Achei leve e necessário.

Liérgina @leiturasdalia 31/05/2024

Perfeito
A autora soube trabalhar os personagens, o enredo, o mistério, o plot, as simbologias... Tem todos os elementos que eu amo em uma distopia e aponta para algo maior do que qualquer romance poderia ser.

O livro é sobre uma sociedade decaída, o medo que aprisiona, a idolatria ao poder, o egoísmo; a promessa de quem se foi, mas deixou sua palavra; os traumas que fazem a gente se enxergar de maneira distorcida e a viver de acordo com essa imagem, até que alguém nos mostre a esperança.

O poder que há no acolhimento, no amor, na amizade e na confiança ajudam nossos personagem em suas jornadas. Apesar de estarem lutando por algo em comum, cada um deles está trilhando o próprio caminho da aurora até encontrar a luz.

Que Deus continue abençoando nossos autores nacionais ? Vocês são pregadores da mensagem através de histórias de ficção. Obrigada ?

DAbora370 30/05/2024

Esse livro me salvou
Que livro Maravilhoso. Do começo ao fim, cada mínimo detalhe foi escrito para ser uma seta apontando para Jesus. No começo esses detalhes não foram percebidos por mim, mas quando passei a vê-lo com bem mais que uma distopia (bem escrita e ambientação, por sinal. Coisas que eu mais gosto no gênero) meu coração gelado pela frieza espiritual foi sendo aquecido.
Esse livro me salvou de um distanciamento de Deus que eu achei que não teria como resolver. Mas Ayah-Besar tem modos muito engenhosos de trabalhar.

Amei os personagens e o arco de cada um, em cada momento consegui me identificar com um deles e me ver em seus lugares. O peso de tanta diversidade e representatividade foi algo que me encantou no livro, assim como a forma dinâmica como ele foi escrito.

Aprendi tanta coisa nesse livro e tantas emoções transbordam de mim quando falo dele que não tem como caber aqui. Só aconselho que leiam essa maravilha.

"? Que a Luz nos lembre que nenhuma escuridão dura para sempre."

........ 30/05/2024

O que dizer dessa obra prima????
Eu não tenho palavras lindas o suficiente para começar a explicar o quão magnífico esse livro é.

Começamos pelo lindo fato de que enquanto vc lê simplesmente tem o retrato dos personagens que ajuda dmsss na leitura e que a história não é contada apenas sob um ponto de vista o que enriqueceu ainda mais.

Em vários momentos vemos Deus nos mínimos detalhes e em determinado momento da história só não vê quem não quer pq fica explícito mesmo que de maneira discreta, as referências bíblicas são colocadas de forma tão inteligente que fico assustada, vale muito apena lembrar também a representatividade que vc percebe lindamente ao longo da narrativa, além claro do romance que causa um turbilhão de emoções.

Uma total imprevisibilidade rodeia cada frase você nunca está preparado para o que vai vim, e isso me levou a muitas risadas, reflexões, sorrisos e lágrimas.

Agora sobre a história, o livro desde o início prende muito a leitura, sempre deixando incógnitas que nos impulsionam a continuar lendo para descobrir os porquês, e apartir do capítulo 45 (capítulos não são muito longos) meu coração deixou de bater devidamente e eu entrei em choque.

Desse capítulo em diante as respostas começaram a vir, além de mais dúvidas, mais emoção, muitos surtos de alegria, muitas lágrimas e mais surtos. E quando você pensava que a tinha entendido algo, paginas após você mergulha em uma alegria imensa descobrindo que as águas são muito mais profundas e belas do que vc imaginava. E o final? O que dizer daquele final, somente leiam para serem impactos, pq não a outra palavra para definir este livro do início ao fim.

Leia sem medo esse preciosidade!

SPOILER?

Foi o ápice quando descobri o verdadeiro significado de "Aurora", do "colar de pedra" e da frase "sempre foi você"(um verdadeiro surto).

Carla583 28/05/2024

Livro repleto de aventuras,quantas reviravoltas!
Gostei muito,super indico.
"A verdade é que todos os corações têm suas próprias coleções de traumas"

Miih.... 25/05/2024

Aurora
"Estou aqui, cheia de razões, reclamando de sua ausência. Mas desde que cheguei eu e Ayah estamos dividindo o mesmo espaço e eu não procurei por ele. Não dei a valor a tê-lo por perto. Eu tenho meu pai ao meu lado e continuo agindo como órfã, orgulhosa demais com a minha autossuficiência e relutante demais para perceber que sou dependente dele.Isso me diz que não estou chateada por ele ter partido. Estou chateada porque ele não agiu da maneira que eu queria. Porque não me importo com o fato de que ele estava fazendo algo por um propósito maior. Só me importo comigo.Sou egoísta.Quando exijo um amor que sacrifique o mundo todo por mim, não é amor que estou pedindo. É idolatria."

AninhaMello 21/05/2024

Muito fofinho??
Eu estava de ressaca literária e esse livro veio no tempo certo! Não esperava nada do que iria acontecer e isso deixou o livro muito mais interessante, por isso amei. PS: Queida Laila, obrigada por me fazer rir até a barriga doer durante todo o livro kkkkk

Evelyn 20/05/2024

Surpreende
Um livro cheio de referências a alguns livros de distopia, tanto na história quanto em alguns elementos. Isso me deixou com um pé atrás no começo pois imaginei que seria só mais um livro tentando juntar tudo o que um dia deu sucesso para viralizar tbm

Mas fui pega de surpresa e me surpreendi muito.
Não é uma obra que podemos dizer ser revolucionária e algo que nunca vimos na vida, mas com certeza te trás muita clareza sobre alguns aspectos. Você se identifica com os personagens, entende as motivações deles, e triunfa com eles. E é por isso que o livro é tão espetacular.

A nota final da autora me emocionou porque realmente diz sobre o propósito do livro que é lindo. Te chama de volta pra casa, mostrando que o Pai está sempre pronto a perdoar e está cuidando de todos, ainda que de longe mas ainda sim, dentro de nós.

Uma leitura mega fluida, com capítulos curtos que prende a sua atenção. Tudo acontece muito rápido, mas é super aceitável considerando que o livro é curtinho e não tem continuação

Vou panfletar esse livro pra sempre

Rnathlia 19/05/2024

?Volte para casa, criança. Apenas volte para Casa.?
Não há como me perder, se estou escondida nele. Morrer assim é um verdadeiro privilégio. Eu sou dele. Ele é meu.

Cara não tenho palavras para descrever o sentimento de ler esse livro, é simplesmente uma mistura de emoções e sentimentos inexplicável.
Os plots, as frases e principalmente a cima de tudo, As referências bíblicas.
ERA CADA REFERÊNCIA que eu ficava assim ó: ? sério, muito, muito lindo e divonico.
A autora conseguiu retratar tão bem a relação de Cristo conosco com os personagens principais, que eu fica em choque de tão real e verdadeiro tudo que acontecia com eles.

E o romance, AAAAAAAAH LINDOS
Eles são tipo a minha meta, além de se casarem no final que deixou o livro mil vezes melhor e a forma que eles se compreende e entende o sentimento um do outro é tão linda e inspirada, aí amo eles real
É isso ?

-19/05/2024

Keila 05/05/2024

A melhor distopia cristã ?
O livro se passa no futuro, onde a COVID 19 dizimou a maioria da população.

Helsye é uma jovem negra, que luta com todas as suas forças por um mundo de liberdade e esperança, igual as histórias que seu pai sempre lhe contava.

Vocês precisam ler esse livro, eu realmente não sabia o quanto ia ser abraçada por cada momento, simplesmente maravilhoso ?

s.coelho0 25/04/2024

Esse livro fez um exposed meu.
"Isso me diz que não estou chateada por Ele ter partido. Estou chateada porque Ele não agiu da maneira que eu queria."

Muitas vezes tentamos colocar Deus em uma caixa, e, quando Ele, com Sua soberania nos exorta, ficamos emburrados!

Durante a leitura, meus olhos foram abertos a respeito do meu egoísmo, mas também, a respeito da Graça.
Vislumbrei o Abba que também é Senhor do universo e me vi como dependente Dele. Vi que quando me perco, Ele sempre me leva de volta ao lugar certo.??

Queria agradecer à autora por escrever para pessoas quebradas e reais e por sua sensibilidade ao Espírito do Senhor. ??

Ps: Queria agradecer tbm por mais um crush literário pra minha lista hehehehehehe
(se a Helsye souber, ela me mata com a adaga dela).