Livrai-nos do Mal

Livrai-nos do Mal Rose Wilding

Resenhas - Livrai-Nos do Mal

Natalia1861 14/04/2024

Tinha potencial mas não soube aproveitar
O livro trata de 7 mulheres que tinham motivos para matar o Jaime.
Basicamente o decorrer do livro envolve as historias e durante a leitura, cria-se as suspeitas.
Acho que a historia em si tem muito potencial, porém percebi alguns buracos no decorrer da leitura e o final não foi surpreendente.
Por fim, senti que a leitura por mais ?envolvente? que fosse, ainda foi bem arrastada.

ana 08/04/2024

Esperava mais. A ideia do livro é ótima e apesar de eu imaginar quem tinha matado o Jamie foi um bom final e justificativa. Só acho que foi mal executado, tive a impressão que a leitura não andava.

Maria.Clara 12/04/2024

Um livro de suspense e thriller diferente de todos os que eu li. Gostei muito mesmo.
O enredo é bom, os personagens são bem desenvolvidos, e o final?. N poderia ter terminado melhor.

Pelo fato de ser muitos personagens, eu demorei um pouco pra decorar quem era quem mas ao decorrer do livro vai ficando mais fácil. Mistura várias histórias com todos os pontos de vista das mulheres e o que Jamie fez com elas.

O suspense vai até as ultimas folhas, e você fica ansioso em saber quem que matou ele.
Eu já desconfiava de quem era mas não como, e se encaixou tudo perfeitamente sério muito bom recomendo.

Riva 04/10/2023

Predador humano!
Como todo predador, o ser abjeto se transmutava para cada vítima e depois a atacava e a aniquilava de inúmeras formas.

A cada capítulo conhecemos a história de cada uma delas.

Mulheres de vidas diferentes?
Mulheres com criações diferentes?
Mulheres de mundos diferentes?
Mas, mulheres!

Lembrando que os eventos finais da história se passa se passa na virada de 1999 para 2000, mas a que tudo começou antes disso.

Ou seja, a história se passa em uma época recente da história em que:

# a palavra da vítima de nada valia em crimes de estupro;
# qualquer outro tipo de violência contra a mulher era para lá de corriqueiro;
# ser mulher trans era um tabu muito pior do que é hoje (nem sei se esse termo existia na época e já peço que perdoem a minha ignorância ??) e,
# relacionar com outra mulher era o fim do mundo!
Drica 04/10/2023minha estante
Riva, vc indica a leitura? Fiquei um pouco pesarosa devido a última frase da sua resenha...

Riva 04/10/2023minha estante
Pode ler, Drica, essa frase não retira o mérito do livro!

Riva 04/10/2023minha estante
Vou tirar a frase, Drica, para não trazer dúvidas!

Drica 04/10/2023minha estante
Não precisa, Riva! Então vou ler. ?

Brenda493 27/01/2024

Gostei bastante do livro, mas acho que nem todas as personagens tiveram um boa construção. A Sadia por exemplo, o que se sabe sobre ela é que não tem útero e quer ser mãe. Todo o enredo dela é esse. A Ana é só a amiga trans que ele passou a perna. Se não fosse pra mostrar o quão escroto o Jamie era e as coisas horríveis que ele capaz de fazer, essas personagens nem existiriam, já que fora isso elas não tem enredo. E nisso incluo a Sarah também.

Yasnamorada 27/01/2024

Que livro bom! Uma boa dose de suspense, amizade e vingança. Adorei a forma com que o enredo foi sendo construído. Na minha opinião, se você gosta de Holly Jackson você com certeza vai gostar desse.

readbyrosi 10/03/2024

O desgraçado merecia uma m0rte pior.
Li em menos de 24h! A leitura é fluida e intrigante, senti raiva em vários momentos, fiquei feliz lendo a m0rte do babaca e triste pela m0rte de outra personagem.

É um bom livro, vale a pena ler se você quer um thriller para passar o tempo/ler no fim de semana, mas achei o final corrido e senti que algumas personagens não foram tão desenvolvidas.

* Pesquise os gatilhos antes de ler!
apucarana 10/03/2024minha estante
pior q da uma raiva de verdade neh ksksksksks

Gio 01/01/2024

Favoritado!
Confesso que comecei a leitura bem despretensiosa e demorou um pouco até eu me envolver com o enredo, mas conforme avançava, mais envolvida e com raiva eu ficava.

Jamie reuniu tudo de mais escroto que muitos homens abusadores fazem por aí. Estupro. Gaslighting. Mansplaning. Violência doméstica. Abuso. Violência psicológica. Pedofilia. Enfim.

A leitura é envolvente principalmente porque em muitos momentos, infelizmente, nós mulheres conseguimos nos colocar nos lugares das personagens e imaginar (ou até mesmo já ter vivido) algumas das situações.

Fui surpreendida positivamente pela leitura.
Leiam mas fiquem atentas aos gatilhos!

BeccaClub42 03/04/2024

Não espere colher o bem da maldade semeada...
*comentários sem spoilers*

Não estava esperando sáficas trambiqueiras (tá que eu pulei a sinopse depois do primeiro parágrafo pra evitar spoilers), foi uma ótima surpresa não só a representatividade sáfica e lésbica, mas ver que há uma brasileira trans que apesar de ter me dado raiva, eu gostei dela.

No começo temos um homem morto e 7 possíveis responsáveis, todas pessoas que ele machucou de um jeito ou outro. A narrativa mescla passado e presente, o passado nos pincela cada vivência delas com ele e o mal que ele causou e o presente mostra de maneira morosa as consequências do crime naquelas sete mulheres enquanto tentamos desvendar o crime.

Existe slice of life criminal? Esse livro acho que poderia ser um. Com pedaços dos cotidianos a gente acaba sendo levada pelo livro inteiro até o desfecho. Mas isso tornou o livro meio monótono, acho pela capa e propaganda a gente espera uma coisa diferente (acho que a capa e banners tão vendendo errado kkkkkk acho)

Enfim, o que mais gostei no livro é que Jamie Spellman era um predador, mirando em presas em vulnerabilidade e se aproveitando delas, mas a narrativa não as pinta apenas como vítimas pra termos dó, elas são ricas em essência, mesmo que essa essência seja cheia de defeitos e erros (a gente tem uma posição privilegiada vendo esses erros, mas ainda sim é difícil).

RESUMINDO: gostei, mas é um texto pacato, as histórias delas toma o primeiro plano e o crime muito em segundo plano, a propaganda do livro, pra mim, vende errado a ideia. Eu queria mais desfecho, mas gostei do último capítulo e como encerrou o ciclo.

Eu recomendo.

Alguns gatilhos pra quem precisa: ideação suicid@, abuso, violência doméstica, uso não consensual de drogas, gaslighting, transfobia, homofobia (o livro se passa entre 1980 e 2000), assassinato gráfico.

Jessica Pereira 30/11/2023

Até eu ia querer matar o Jamie
Olha qualquer uma que tivesse matado esse cara eu ia gostar, sério! Que cara desprezível! As personagens são bem desenvolvidas e o começo é bem já impactante com essa cabeça no meio.

Resenha completa em vídeo: https://www.instagram.com/reel/C0P-OeFrSdO/

Isa 25/03/2024

Ele mereceu
Que raiva que você vai sentindo do Jamie conforme vai descobrindo cada coisinha que ele fez. E nas partes do livro que ele aparece vivo você sente a manipulação tão palpável na sua frente que é bizarro.
No começo eu achei que eram personagens demais, mas aos poucos vai contando a história de cada uma delas e se encaixa, não parece um excesso, cada uma tem seu papel.
Eu achei perfeito quem matou ele, não desconfiei ativamente mas era quem eu queria.
A única que eu não acho que o Jamie fez mal foi a Maureen, na verdade ela que fez mal a ele. Não acredito que ele nasceu uma pessoa ruim, como ela diz, mas se tornou depois de ter sido negligenciado a infância inteira.

Mari Sync 21/11/2023

Não tenho muito o que falar, foi tão necessário e importante que nem tenho palavras.
Teve uma indignação no inicio, mas acho que foi proposital.
E chorei, me emocionei. Chegando perto do fim me identifiquei com relato que me quebrou, trouxe lembranças, mas me fez lembrar o quanto eu sou forte e fui corajosa.

5/5 *

Julia 29/01/2024

Homens podres
Mais um dia normal no mundinho homem cis hétero. juro por tudo que é mais sagrado que homem detestável, criminoso e nojentooo. mereceu muito o fim trágico que levou, e gostei muito de como tudo aconteceu. este livro é lendário.

Julia Barbosa 30/03/2024

Mais drama do que o suspense em si
Esse livro foi uma confusão para mim, muito personagens que eu confundi até o final quem era quem esse negócio de vários pontos de vista por mais legal que seja não achei bem utilizado aqui. Adorei no começo entender o que cada mulher sofreu na mão do Jamie, porém as personagens (exceto a Ana) não tem muito carisma então eu torci por elas por ser uma situação absurda de horrível e não por que gostei para caramba de fulana e quero que a vida dela dê certo. Sei lá senti falta disso
Isa 30/03/2024minha estante
POXA

Guilherme.Ribeiro 04/02/2024

Poderia ter sido melhor
Eu me apaixonei por esse livro pela capa, que tão simples consegue chamar a atenção, e a sinopse me fisgou na primeira linha "Sete mulheres estão reunidas em um quarto de hotel; no centro do cômodo, a cabeça de um homem." COMO NÃO SE VIDRAR NISSO?

Comecei a leitura com grandes expectativas, elas foram atendidas até mais ou menos 60% do livro... foi quando tudo desandou. A autora se perdeu, talvez, na camada de profundidade que queria trazer para cada personagem, e muitas passagens eram simplesmente bobas, dispensáveis, que só estavam ali enrolando o enredo sem propósito nenhum. Tirei uma estrela por isso.

Logo depois, o final não me surpreendeu, acertei quem havia sido a responsável, mas isso não me fez tirar a outra estrela; o fiz somente porque a grande cena em que tudo se revela deveria realmente ter sido GRANDE. Cinematográfica. Um grande surto de frenesi incrível onde você devora as páginas. Mas tudo foi morno, insonso, e... esquecível.

"Livrai-nos do mal" é um livro bom, mas que poderia ter sido muito melhor na execução final.