Xuxa Preta

Resenhas - Xuxa Preta

1 | 2 | 3 | 4

LivroAleatorio 11/02/2024

Quem teme a Xuxa Preta?
Xuxa Preta é um livro contendo quatro contos, todos interligados através da lenda da Xuxa Preta. A história se passa em Feira de Santana, num futuro que não sabemos exatamente quando é, mas podemos ver que a situação social não está boa para a maioria da população. Criminalidade, violência, privações e medo são parte do cotidiano da população negra.

Temos uma leitura inicial mais sombria, o que vai mudando ao longo do livro. O terror e a crítica social andam juntos, o medo é real.

A Xuxa Preta é causa de crimes ou a consequência deles? Xuxa Preta causa terror na população preta, mas pessoas brancas parecem desconhecer que ela exista. Xuxa preta é o racismo estrutural que impede a infância, que faz o medo virar violência, que faz a escassez virar crime, que separa famílias.

Humanizar quem foi desumanizado, alimentar de condições a quem só experimetou a privação, acolher quem está a margem, podem ser as únicas estratégias para enfrentar a Xuxa Preta.

anapmoscoso 31/08/2023

Uma grande critica social
Um estudante, um pedreiro, uma empresária e uma moradora de rua dividem o protagonismo em Xuxa Preta, uma história de terror ambientada em uma Feira de Santana no estilo sertãopunk. A cidade apodrece em criminalidade e desigualdade e, para completar, a lenda da Xuxa Preta é tão conhecida quanto temida e a mulher não faz distinção na hora de escolher suas vítimas.

Alan de Sá promete - e entrega - uma história de terror, mas não da maneira que o leitor imagina. Dividida em quatro contos, a obra escancara a realidade do estudante preto, excluído e amedrontado, do pedreiro preto, solitário e em condições de trabalho análogas à escravidão, da jovem preta, moradora de rua, vitima da violência, da fome e do descaso e da empresária branca, rica, dona de um shopping e com múltiplos carros na garagem.

A lenda da Xuxa Preta, uma mulher que rouba, mata, sequestra crianças e aterroriza a cidade de Feira de Santana é um plano de fundo para as criticas sociais feitas por Alan de Sá. Veja bem, não estou dizendo que ela não existe - jamais me atreveria a tal -, ou que seu papel na história não é grandioso. O co-criador do sertãopunk, entretanto, fez aqui um ótimo trabalho em adicionar uma personagem que grita pela atenção do leitor para o bullying sofrido pelo estudante preto que sente a necessidade de andar com uma faca para se proteger, para a batida policial que força um pedreiro a passar por uma rua escura para servir de isca, para uma mulher preta que apanha em um bar por dizer não, para uma mulher preta que é violentada por acharem que o corpo dela é de direito de todos, para a mulher branca que acha que pode comprar tudo e todos e que não haverá consequências.

Enquanto eu lia e, inclusive, enquanto escrevo essa resenha, me pergunto se essas situações não teriam acontecido se a Xuxa Preta não existisse. Mas acontece que mesmo que ela tenha estado no centro de quase todas elas, a verdade é que a inexistência dessa lenda, dessa mulher, não impediria que esses personagens passassem por situações semelhantes ou até mesmo iguais, porque a culpa não é da lenda que mata, que rouba, que sequestra. Todos os problemas apresentados no livro estão enraizados em nossa sociedade, a desigualdade, o descaso, a opressão, a violência urbana, a violência de gênero. Por isso digo, Alan de Sá fez aqui um excelente trabalho. Magnífico.

O clima de tensão, de expectativa, o medo que cresce nos personagens e cresce também no leitor, tudo é muito bem trabalhado, bem explorado. Os elementos que o Alan usa são muito específicos para assombrar cada um dos personagens de acordo com aquilo que eles mais temem e a ambientação de uma Feira de Santana sertãopunk foi essencial para construir a atmosfera perfeita.

Para o final, ele nos deixa uma surpresa. Ele quebra a corrente. Mas vou parar por aqui e deixar que vocês mesmos conheçam, em detalhes, a temida Xuxa Preta e a escrita sensacional do Alan de Sá.

site: https://twitter.com/anaestalendo

Pedro Peixoto 18/11/2023

Terror, drama e um lampejo de esperança
Como vi o próprio Alan dizer uma vez, não é um livro sobre a entidade da Xuxa Preta em si, mas sobre a perspectiva das pessoas ao redor dessa lenda urbana, o imaginário social construído ao redor dela e o que surge a partir daí

A leitura foi uma montanha russa imprevisível de emoções e, apesar de serem quatro contos curtos, abrangem diversas questões e singularidades ao mesmo tempo que dialogam com experiências coletivas

São histórias de horror negro interligadas por uma mesma figura, mas independentes, e que encerram com uma inusitada faísca de esperança. Gostei muito

Emily585 10/01/2024

Xuxa preta é um conto, dividido em 4 parte, as ligações dessas partes, são a xuxa preta e a vivência preta.
Xuxa preta para mim nas duas primeiras partes foi algo mais criado, uma lenda que aterroriza e todos acreditam.
Já as duas últimas parte, a xuxa preta tinha uma pessoa real, mesmo que essa pessoa não fosse de fato nada parecido com as lendas.

O conto é muito interessante e bem escrito, o suspense envolta de todas as partes do conto, o fizeram ser eletrizante e único.
Confesso que fiquei esperando as parte se interligarem, mas não aconteceu. Os finais abertos me deixa muito curioso e um pouco confusa, gostaria que fosse maior.

Manu | @banumance 26/11/2023

Genial e dolorido.
a Xuxa Preta, lenda urbana de Feira de Santana? Mas a real é: lenda urbana para quem?
simplesmente genial

chuwanning 04/10/2023

*palavrão que o skoob censura aqui*
Cara... é muito bom quando algo supera sua expectativa. eu já imaginava que o Alan ia brincar com a ideia do terror que vem do outro, nesse caso, o terror de uma figura, mulher, preta, que assombra e comete crimes. ele traz uma crítica social incrível à forma como a gente enxerga os outros e se enxerga na sociedade, e é tudo muito simples - ao mesmo tempo, porém, meticuloso. os quatros contos se interligam, a marca no rosto dela, os cabelos, cada coisinha ligando as histórias. o contexto meio surrealista é bem inserido, bem trabalhado. uma obra massa

Cristal 12/10/2023

AAAAAA
Autor, lhe imploro, escreva um romance!

Peguei o livro no #explodaseukindle e eu amei a narrativa que é criada, dividida em quatro contos, o livro traça críticas sociais e cosnegue ser um tapão na cara com menos de cinquenta páginas

A única coisa que me deixa triste, é que eu queria maissss, todos os contos dariam romances completos e o que me deixou com mais vontade de ler mais sobre foi o da Thereza!

Apenas leiam, leva menos de uma hora

5/5 ?

Lina.Ruiz 19/09/2023

Sentimento Abissal, um abismo agridoce
Dividido em quatro histórias, Xuxa Preta traz em uma escrita magnífica, uma história "futuristíca" que reverbera o passado e o presente. É um conto que dói, arranha e enraivece, é um exemplo da beleza e coragem de compartilhar no papel, na literatura, a nossa realidade tão feia e perigosa, que, às vezes, conseguimos combater.

A única decepção que fica é minha vontade do "Mais". Quis mais em cada capítulo que acabou e quis muito mais quando a história fechou, talvez um pouco mais fosse suficiente, talvez não, essa parte, terei de viver sozinha.

Kamila174 22/11/2023

? Resenha de "Xuxa Preta" ?

? Título: Xuxa Preta
???? Autor: Alan de Sá
? Classificação: ?????????

? Resenha:
"Xuxa Preta", obra do autor Alan de Sá, mergulha os leitores numa atmosfera enigmática e assustadora pelas ruas de Feira de Santana. Neste livro envolvente, o mistério em torno da lendária figura da Xuxa Preta é habilmente tecido, deixando a população da cidade inquieta e temerosa.

O autor apresenta uma trama intrincada dividida em quatro histórias, revelando personagens imersos em um contexto sertãopunk. A obra desenterra os medos pessoais e sociais, entrelaçando-os ao terror provocado pela presença da misteriosa Xuxa Preta, a criminosa mais temida do sertão baiano.

"Xuxa Preta" é uma narrativa de terror intensa, repleta de cenas e diálogos que ecoam um teor violento, destinada a um público maduro, acima dos 18 anos. Alan de Sá conduz os leitores por um labirinto de temores, explorando os cantos sombrios da mente humana e as consequências de confrontar os fantasmas pessoais e sociais.

Esta obra é um convite corajoso e provocador a explorar o lado mais escuro da imaginação, mergulhando nos mistérios sinistros da Xuxa Preta e das angústias humanas, deixando uma marca indelével naqueles que se aventuram por suas páginas.

queiroz4 28/08/2023

Diferente!
é um bom conto, a história dos personagens é tocante e angustiante. fiquei o tempo inteiro me sentindo impotente; desejando ajudá-los de alguma forma. a mensagem é passada de uma forma incrível. além da obra se passar na minha cidade, e trazer aquele sentimento de conhecimento, segue uma narrativa verdadeira. minha única consideração negativa, é que o clímax é cortado. no momento que algo acontece, a gente vai para outro capítulo. com certeza leria mais cosias do autor!

Ana 21/09/2023

Alan de Sá é um dos maiores escritores que temos!!!
A lenda urbana da Xuxa Preta (que eu, confesso, não conhecia) é, assim como muitas outras, um retrato de como nossa sociedade enxerga e julga pessoas com base em características como etnia e condição social. O mais interessante, no livro de Alan de Sá (um dos meus escritores favoritos), é que essa entidade, ao mesmo tempo em que atua como um plano de fundo das quatro histórias, não deixa de ser a (ou ao menos uma das) protagonista de todas elas.
Amei as quatro histórias: as duas primeiras têm uma vibe bem parecida com outras coisas que já li do autor, a terceira me fez lembrar até de histórias de novela, mas a quarta ganhou meu coração.
busattovini 23/09/2023minha estante
Adicionando à lista?

alexandriia 15/12/2023

Amei.
As 4 historias foram surpreendentes, dando medo e fazendo chorar. Deixando com um gostinho de quero mais insaciável e fazendo você se apegar aos personagens de maneira rápida. Ela te faz pensar sobre a sociedade e de como ela é injusta.

Larissa.Ferrioli 07/10/2023

Perfeito
4 personagens, cada um com sua vida, nos contam uma história.

A história que existe sobretudo na realidade capitalista, onde a realidade de cada um é parte do sistema.

Quem é a Xuxa Preta? Essa lenda que persegue as pessoas e coloca medo nelas? A resposta vou deixar pra você ler e interpretar, pra não dar spoiler.

prinsycho 31/12/2023

Contos sobre a Xuxa Preta
O livro tem acredito que 4 contos que possuem apenas a Xuxa preta em comum. Cada conto mostra que por trás da lenda apenas há um aterrorizante preconceito.

O último conto foi meu favorito, segure trecho:

?Juçara travou: não conseguia lembrar quantas vezes dormiu nas calçadas frias de pedras portuguesas se perguntando como ela não conseguia sonhar. Naquele momento, pensou estar dormindo e sonhando pela primeira vez.?

1 | 2 | 3 | 4