Xuxa Preta

Xuxa Preta Alan de Sá

Resenhas - Xuxa Preta

1 | 2 | 3 | 4

Júh 14/05/2024

Eu tava com mais espectativa nesse conto, então não foi um 100% pra mim, gostei até, mas não tanto. Queria que fosse diferente. Mas gostei muito da representatividade negra..

Mdu_S 09/05/2024

Eu fui meio receosa pra essa leitura, terror/horror não faz muito meu estilo e eu tava com medo de não gostar por conta disso e não conseguir levar em conta se o livro é bom ou não... mas no fim eu gostei do livro, achei as histórias muito interessantes, e eu ficava super tensa tentando prever o que ia acontecer. Todos os contos dessa coletânea são sobre o mesmo tema mas acredito que não sejam pessoalmente interligados entre si, são rápidos e com finais inesperados e, no último, um suspiro pra relaxar depois de tanta tensão kk achei a escrita muito boa

Missy 23/04/2024

Curto e reflexivo
São 4 contos, com histórias onde a Xuxa preta é uma lenda. Se passa em um futuro onde as minorias continuam sofrendo tudo de ruim.
Tem críticas sociais bem fortes que atingem principalmente a população preta, marginalizada e prejudicada como sempre, porque o governo não faz o mínimo. Achei bem criativo como ele inseriu críticas tão importantes nesses 4 contos.

Lelê 21/03/2024

Potente.
Contos impecáveis, que me lembraram a escrita de Conceição Evaristo. É potente e bem pensado, bem escrito. O mundo merece ler esta obra, que pra mim, é uma verdadeira obra de arte. Os contos tocam pontos sensíveis e quem entende quem é a ?verdadeira? Xuxa Preta, entendeu tudo.

Lara Taxidi 19/03/2024

Eu não sei dizer se gostei ou não desse livro. Ele conta com quatro contos, e eu amei a escrita do autor, é muita fluida e profunda. Os contos sozinhos são muito bons, principalmente o primeiro e o último, mas nos outros dois eu senti que faltou um desfecho, e senti falta também de um sentido interligando os quatre contos. No primeiro conto, parece que isso vai acontecer, que as histórias irão we ligar, mus isso não aconteceu, e fiquei um pouco Frustrada. Resumindo, sozinhos, o primeiro e o último conto são muito bons, a escrita também é muito fluida, ademais senti falta de um sentido para os contos.

palomamyo 18/03/2024

Cru e impactante
Dói, as palavras rasgam a alma. Em um Brasil futurista, a realidade é igual ao que temos hoje, a mesma dos anos 80, dos anos 40 e antes disso. Cruel e avassaladora, um mundo onde a Xuxa Preta é o menor dos problemas.

bela raucci 16/03/2024

Contos importantes!
Muito interessante a forma que cada um dos contos aborda as diferentes vivências pretas, muitas vezes marcada pelo racismo, desigualdade social e violência policial. Leitura importante!

LivroAleatorio 11/02/2024

Quem teme a Xuxa Preta?
Xuxa Preta é um livro contendo quatro contos, todos interligados através da lenda da Xuxa Preta. A história se passa em Feira de Santana, num futuro que não sabemos exatamente quando é, mas podemos ver que a situação social não está boa para a maioria da população. Criminalidade, violência, privações e medo são parte do cotidiano da população negra.

Temos uma leitura inicial mais sombria, o que vai mudando ao longo do livro. O terror e a crítica social andam juntos, o medo é real.

A Xuxa Preta é causa de crimes ou a consequência deles? Xuxa Preta causa terror na população preta, mas pessoas brancas parecem desconhecer que ela exista. Xuxa preta é o racismo estrutural que impede a infância, que faz o medo virar violência, que faz a escassez virar crime, que separa famílias.

Humanizar quem foi desumanizado, alimentar de condições a quem só experimetou a privação, acolher quem está a margem, podem ser as únicas estratégias para enfrentar a Xuxa Preta.

Gabriela472 06/02/2024

"Um sussurro ecoa pelas ruas de Feira de Santana trazendo o nome do medo: Xuxa Preta."

O primeiro conto se enquadra na proposta, os outros apesar de serem bons pareceram incompletos.

Vale a leitura.

sophibbm 15/01/2024

Livro de contos com crítica social e racial!
Quatro histórias que tem em comum a lenda da Xuxa Preta: uma mulher que instiga crianças a cometerem crimes. As histórias se interligam e a última é a cereja do bolo. Com crítica social e racial desde a primeira página, faz você pensar: qual é o lugar da pessoa preta na sociedade? e da mulher preta? tem espaço pra ela existir? Fica essa reflexão.

Emily585 10/01/2024

Xuxa preta é um conto, dividido em 4 parte, as ligações dessas partes, são a xuxa preta e a vivência preta.
Xuxa preta para mim nas duas primeiras partes foi algo mais criado, uma lenda que aterroriza e todos acreditam.
Já as duas últimas parte, a xuxa preta tinha uma pessoa real, mesmo que essa pessoa não fosse de fato nada parecido com as lendas.

O conto é muito interessante e bem escrito, o suspense envolta de todas as partes do conto, o fizeram ser eletrizante e único.
Confesso que fiquei esperando as parte se interligarem, mas não aconteceu. Os finais abertos me deixa muito curioso e um pouco confusa, gostaria que fosse maior.

rxvenants 08/01/2024

Uma boa história de terror com críticas ainda melhores
Xuxa Preta é um bom conto sobre diferentes agressões da vivência preta.

Garotos negros que sofrem bullying, um homem negro pobre e que vive em condições análogas à escravidão e sofre com violência policial, uma mulher preta que mora na rua e finalmente encontra uma perspectiva de vida e uma mulher branca que trata uma criança negra como artifício e objeto para não perder o casamento e os privilégios.

A mistura com a história da Xuxa Preta, uma lenda que aterroriza o bairro, é um ótimo ponto para pensarmos em como essas histórias aconteceriam, independente da Xuxa Preta ou não. E a conclusão é que elas são bem reais e com certeza aconteceriam sem a interferência de Xuxa Preta.

Além de grandes críticas, é um ótimo conto de terror. Não senti medo lendo, mas quando terminei de ler me fez olhar pra trás no corredor escuro da minha casa.

Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4