Xuxa Preta

Resenhas - Xuxa Preta

1 | 2 | 3 | 4

Arthur Abelha 17/10/2023

Xuxa Preta
Sendo sincero esse livro não foi nada do que eu esperava. Se mostrou muito, muito mais.
A escrita me cativou e o tom forte de violência que marca a obra me deixava angustiado a cada página. A melancolia crescente conforme se aproximava do conto final, que nos deixa uma centelha de esperança.
Impossível não enxergar a Xuxa Preta como uma metáfora para a violência, o preconceito, a miséria, aquilo que tanto tira, tanto leva, sem pedir permissão, licença ou desculpas.

"Dessa vez >você< é o menino com a faca." - P. 10

Vivi 15/10/2023

Quatro contos que constroem uma narrativa de suspense misturando um pouco de imaginação e também realidade. gostei muito!

Cristal 12/10/2023

AAAAAA
Autor, lhe imploro, escreva um romance!

Peguei o livro no #explodaseukindle e eu amei a narrativa que é criada, dividida em quatro contos, o livro traça críticas sociais e cosnegue ser um tapão na cara com menos de cinquenta páginas

A única coisa que me deixa triste, é que eu queria maissss, todos os contos dariam romances completos e o que me deixou com mais vontade de ler mais sobre foi o da Thereza!

Apenas leiam, leva menos de uma hora

5/5 ?

Sam 11/10/2023

Peguei esse livro no evento #ExplodaSeuKindle e estou gostando de conhecer outros autores e história por conta desse evento.

Esse conto me surpreendeu em apenas 44 páginas nos envolve em 4 narrativas diferentes, com personagens diferentes e muito bem escrito. Me peguei tensa e apreensiva ao longo da narrativa, a forma que o autor a atmosfera tensa, pesada em um cenário sertaopunk é admirável.

Me despertou curiosidade para ler mais obras desse escritor, se tiver

Sobre meu conto favorito, acho que o último me pegou mais.

putis 09/10/2023

"cante. deixe tudo no microfone. eu estou com você."
Essa história é simplismente linda e estou muito feliz de ter lido, não achei que gostaria tanto mas foi uma surpresa incrível. o último conto foi meu favorito com toda a certeza é eu não achei que seria possível gostar tanto de uma história de apenas 44 páginas, mas é. uma surpresa muito boa.

Larissa.Ferrioli 07/10/2023

Perfeito
4 personagens, cada um com sua vida, nos contam uma história.

A história que existe sobretudo na realidade capitalista, onde a realidade de cada um é parte do sistema.

Quem é a Xuxa Preta? Essa lenda que persegue as pessoas e coloca medo nelas? A resposta vou deixar pra você ler e interpretar, pra não dar spoiler.

Barbie dos livros 07/10/2023

Escrita maravilhosa
Não vou negar que prefiro o segundo conto, apesar que o último me pegou de um jeito tão mais emocional.

A escrita do autor é maravilhosa, e se não fosse pelo evento #explodaseukindle, nunca teria conhecido ele.

A história da Xuxa Preta entrega muito e mais um pouco, a dificuldade crescente cada personagem nas periferias e como os olhares tortos dificulta a vida.

Um dos livros favoritados este ano

chuwanning 04/10/2023

*palavrão que o skoob censura aqui*
Cara... é muito bom quando algo supera sua expectativa. eu já imaginava que o Alan ia brincar com a ideia do terror que vem do outro, nesse caso, o terror de uma figura, mulher, preta, que assombra e comete crimes. ele traz uma crítica social incrível à forma como a gente enxerga os outros e se enxerga na sociedade, e é tudo muito simples - ao mesmo tempo, porém, meticuloso. os quatros contos se interligam, a marca no rosto dela, os cabelos, cada coisinha ligando as histórias. o contexto meio surrealista é bem inserido, bem trabalhado. uma obra massa

Naienne1 26/09/2023

Visceral
Nunca achei que levaria um tapão desse em um livro tão curto (disponível no K.U., inclusive).
São quatro contos que giram em torno da lenda de uma mulher chamada de Xuxa Preta. Cada conto mostra pequenas partes da realidade tão dura da nossa sociedade, tantas críticas relevantes.
Tive a mesma sensação de quando li Lovecraft pela primeira vez: estava muito desconfortável, tive que fazer várias pausas para terminar.
Recomendo demais, o autor escreve muito bem.

Ana 21/09/2023

Alan de Sá é um dos maiores escritores que temos!!!
A lenda urbana da Xuxa Preta (que eu, confesso, não conhecia) é, assim como muitas outras, um retrato de como nossa sociedade enxerga e julga pessoas com base em características como etnia e condição social. O mais interessante, no livro de Alan de Sá (um dos meus escritores favoritos), é que essa entidade, ao mesmo tempo em que atua como um plano de fundo das quatro histórias, não deixa de ser a (ou ao menos uma das) protagonista de todas elas.
Amei as quatro histórias: as duas primeiras têm uma vibe bem parecida com outras coisas que já li do autor, a terceira me fez lembrar até de histórias de novela, mas a quarta ganhou meu coração.
busattovini 23/09/2023minha estante
Adicionando à lista?

Lina.Ruiz 19/09/2023

Sentimento Abissal, um abismo agridoce
Dividido em quatro histórias, Xuxa Preta traz em uma escrita magnífica, uma história "futuristíca" que reverbera o passado e o presente. É um conto que dói, arranha e enraivece, é um exemplo da beleza e coragem de compartilhar no papel, na literatura, a nossa realidade tão feia e perigosa, que, às vezes, conseguimos combater.

A única decepção que fica é minha vontade do "Mais". Quis mais em cada capítulo que acabou e quis muito mais quando a história fechou, talvez um pouco mais fosse suficiente, talvez não, essa parte, terei de viver sozinha.

anapmoscoso 31/08/2023

Uma grande critica social
Um estudante, um pedreiro, uma empresária e uma moradora de rua dividem o protagonismo em Xuxa Preta, uma história de terror ambientada em uma Feira de Santana no estilo sertãopunk. A cidade apodrece em criminalidade e desigualdade e, para completar, a lenda da Xuxa Preta é tão conhecida quanto temida e a mulher não faz distinção na hora de escolher suas vítimas.

Alan de Sá promete - e entrega - uma história de terror, mas não da maneira que o leitor imagina. Dividida em quatro contos, a obra escancara a realidade do estudante preto, excluído e amedrontado, do pedreiro preto, solitário e em condições de trabalho análogas à escravidão, da jovem preta, moradora de rua, vitima da violência, da fome e do descaso e da empresária branca, rica, dona de um shopping e com múltiplos carros na garagem.

A lenda da Xuxa Preta, uma mulher que rouba, mata, sequestra crianças e aterroriza a cidade de Feira de Santana é um plano de fundo para as criticas sociais feitas por Alan de Sá. Veja bem, não estou dizendo que ela não existe - jamais me atreveria a tal -, ou que seu papel na história não é grandioso. O co-criador do sertãopunk, entretanto, fez aqui um ótimo trabalho em adicionar uma personagem que grita pela atenção do leitor para o bullying sofrido pelo estudante preto que sente a necessidade de andar com uma faca para se proteger, para a batida policial que força um pedreiro a passar por uma rua escura para servir de isca, para uma mulher preta que apanha em um bar por dizer não, para uma mulher preta que é violentada por acharem que o corpo dela é de direito de todos, para a mulher branca que acha que pode comprar tudo e todos e que não haverá consequências.

Enquanto eu lia e, inclusive, enquanto escrevo essa resenha, me pergunto se essas situações não teriam acontecido se a Xuxa Preta não existisse. Mas acontece que mesmo que ela tenha estado no centro de quase todas elas, a verdade é que a inexistência dessa lenda, dessa mulher, não impediria que esses personagens passassem por situações semelhantes ou até mesmo iguais, porque a culpa não é da lenda que mata, que rouba, que sequestra. Todos os problemas apresentados no livro estão enraizados em nossa sociedade, a desigualdade, o descaso, a opressão, a violência urbana, a violência de gênero. Por isso digo, Alan de Sá fez aqui um excelente trabalho. Magnífico.

O clima de tensão, de expectativa, o medo que cresce nos personagens e cresce também no leitor, tudo é muito bem trabalhado, bem explorado. Os elementos que o Alan usa são muito específicos para assombrar cada um dos personagens de acordo com aquilo que eles mais temem e a ambientação de uma Feira de Santana sertãopunk foi essencial para construir a atmosfera perfeita.

Para o final, ele nos deixa uma surpresa. Ele quebra a corrente. Mas vou parar por aqui e deixar que vocês mesmos conheçam, em detalhes, a temida Xuxa Preta e a escrita sensacional do Alan de Sá.

site: https://twitter.com/anaestalendo

queiroz4 28/08/2023

Diferente!
é um bom conto, a história dos personagens é tocante e angustiante. fiquei o tempo inteiro me sentindo impotente; desejando ajudá-los de alguma forma. a mensagem é passada de uma forma incrível. além da obra se passar na minha cidade, e trazer aquele sentimento de conhecimento, segue uma narrativa verdadeira. minha única consideração negativa, é que o clímax é cortado. no momento que algo acontece, a gente vai para outro capítulo. com certeza leria mais cosias do autor!

Gabyh 28/08/2023

Um prato cheio!
Definitivamente eu abri esse livro esperando uma entidade ass4ss1n4ndo que ela achasse que merecesse e recebi um balde de críticas sociais. Amei!

A narrativa e a ambientação são MARAVILHOSAS! Sempre quis ler algo do Alan, e começar por esse daqui foi a minha melhor escolha! Tenho um sonho gigante de viajar por todo o Nordeste, e sem dúvida alguma eu queria muito visitar Feira de Santana (se ela fosse sertãopunk seria melhor ainda!).

A Xuxa Preta (pelo menos na minha cabeça faz sentido) surgiu e persiste em existir não só pela crença das pessoas em "uma mulher que sai matando", mas também (e principalmente) pelas pessoas que ela proteje: ela carrega toda a raiva, injustiça e medo de pessoas negras injustiçadas de diversas formas, seja na escola, numa ação policial, morando na rua e etc. e tenho a impresão de que ela só vai parar de existir quando tudo isso parar de acontecer.

"Xuxa Preta" é um grande ensinamento sócio-racial. Através de uma fantasia baixa e um terror de prender qualquer medroso, essa obra ensina através de lendas, pessoas e sentimentos, e em uma abientação sertãopunk, que há muitos outros "maus" à solta, e que talvez a Xuxa Preta seja o de menos.

1 | 2 | 3 | 4