Xuxa Preta

Xuxa Preta Alan de Sá

Resenhas - Xuxa Preta

1 | 2 | 3 | 4

reyywifi 07/01/2024

Único problema é que acaba! Envolvente desde o início, com um ar misterioso que em alguns momentos me arrepiou. Eu facilmente leria uma história longa sobre a Xuxa Preta, explicando a origem da lenda.

ephemelis 01/01/2024

um conjunto de contos que é narrado a partir do ponto de vista de algumas pessoas a respeiro dessa entidade, que é a xuxa preta

gostei bastante, apesar de ter alguns erros de revisão aqui e ali, são histórias com um ar de mistério e envolve elementos "problemáticos" da nossa realidade

prinsycho 31/12/2023

Contos sobre a Xuxa Preta
O livro tem acredito que 4 contos que possuem apenas a Xuxa preta em comum. Cada conto mostra que por trás da lenda apenas há um aterrorizante preconceito.

O último conto foi meu favorito, segure trecho:

?Juçara travou: não conseguia lembrar quantas vezes dormiu nas calçadas frias de pedras portuguesas se perguntando como ela não conseguia sonhar. Naquele momento, pensou estar dormindo e sonhando pela primeira vez.?

R. Gomes 30/12/2023

Assustador e reflexível
Todos os contos são muito em escritos. Eles trazem uma realidade triste, com um bônus de terror que arrepiam. Eu gostaria de ter um pouco mais de informações sobre a Xuxa Preta, sinto que faltou um pouco nesse quesito como lenda urbana.

Enfim, são bons contos e eu gostei do final.
Gersyane.JacaAna 09/05/2024minha estante
Creio que faltou pq não é uma lenda urbana é uma forma de dizer que a elite criminaliza e tem medo das pessoas pobres e negras

nini 26/12/2023

Resolvi ler pela capa que achei lindíssima e não me decepcionei. Muito bem escrito, narração envolvente e achei também muito interessante os diferentes pontos de vista e entendimentos da Xuxa Preta, lenda popular ambígua, assim como as que conheço desde pequena.

O único "defeito" (entre muitas aspas) é que acabou rápido, eu poderia ler mais mil historinhas desse autor envolvendo a Xuxa Preta e não cansaria.

I. Cristhini 25/12/2023

Fantástico! Li para o halloween, senti os personagens muito realísticos (o que tornou a leitura mais dolorosa)

alexandriia 15/12/2023

Amei.
As 4 historias foram surpreendentes, dando medo e fazendo chorar. Deixando com um gostinho de quero mais insaciável e fazendo você se apegar aos personagens de maneira rápida. Ela te faz pensar sobre a sociedade e de como ela é injusta.

Lets 10/12/2023

4,5*
Aqui temos contos que não se complementam, mas se conversam e cada um aumenta ainda mais a tensão e a expectativa em cima do enredo. E eu, pelo menos, não me decepcionei nem um pouco.
Li esse livro duas vezes e não consegui decifrar se a Xuxa Preta é um ser sobrenatural ou uma pessoa real e acho que isso é uma das belezas da história! Tirei meia estrela, porque achei o último conto o mais fraquinho de todos, mas isso não faz dele ruim!
Fiquei agoniada, apreensiva, um pouco enojada e tive certa dificuldade pra dormir, já que inventei de ler na madrugada - não recomendo, deixa pra ler enquanto o sol ainda tá no céu kkkkkkk
Pra quem ama um thriller, Xuxa Preta é O LIVRO!

filipehondrey 02/12/2023

Gostei, mas faltou algo
Gostei das histórias, mas no fim das contas, o que esperava da premissa da Xuxa Preta - esse mistério das ruas de Feira de Santana - só encontrei no primeiro conto. Os outros foram bons, mas senti que faltou esse algo, pareceram incompletos ou sem respostas. Mas achei uma boa coletânea de contos pra passar o tempo?

Manu | @banumance 26/11/2023

Genial e dolorido.
a Xuxa Preta, lenda urbana de Feira de Santana? Mas a real é: lenda urbana para quem?
simplesmente genial

Kamila174 22/11/2023

? Resenha de "Xuxa Preta" ?

? Título: Xuxa Preta
???? Autor: Alan de Sá
? Classificação: ?????????

? Resenha:
"Xuxa Preta", obra do autor Alan de Sá, mergulha os leitores numa atmosfera enigmática e assustadora pelas ruas de Feira de Santana. Neste livro envolvente, o mistério em torno da lendária figura da Xuxa Preta é habilmente tecido, deixando a população da cidade inquieta e temerosa.

O autor apresenta uma trama intrincada dividida em quatro histórias, revelando personagens imersos em um contexto sertãopunk. A obra desenterra os medos pessoais e sociais, entrelaçando-os ao terror provocado pela presença da misteriosa Xuxa Preta, a criminosa mais temida do sertão baiano.

"Xuxa Preta" é uma narrativa de terror intensa, repleta de cenas e diálogos que ecoam um teor violento, destinada a um público maduro, acima dos 18 anos. Alan de Sá conduz os leitores por um labirinto de temores, explorando os cantos sombrios da mente humana e as consequências de confrontar os fantasmas pessoais e sociais.

Esta obra é um convite corajoso e provocador a explorar o lado mais escuro da imaginação, mergulhando nos mistérios sinistros da Xuxa Preta e das angústias humanas, deixando uma marca indelével naqueles que se aventuram por suas páginas.

ixqwt 19/11/2023

O estilo de narrativa me lembrou bastante o jeito do Satoshi Kon contar histórias. nunca tinha visto isso num livro e ele é meu artista favorito, então acho que dá pra estimar o quanto gostei do conto. é daqueles que vão ficar na mente por muito tempo. cada capítulo tem uma trama bem única e todas são fantásticas na execução. enfim, acho que top 3 lançamentos desse ano pra mim.
enfim, recomendo mais do que nunca a leitura. todo o universo é construído da forma mais natural possível. é um cenário futurista bem real e plausível, e é perfeitamente utilizado pra fortalecer as temáticas da obra. novamente, top lançamentos desse ano.

Pedro Peixoto 18/11/2023

Terror, drama e um lampejo de esperança
Como vi o próprio Alan dizer uma vez, não é um livro sobre a entidade da Xuxa Preta em si, mas sobre a perspectiva das pessoas ao redor dessa lenda urbana, o imaginário social construído ao redor dela e o que surge a partir daí

A leitura foi uma montanha russa imprevisível de emoções e, apesar de serem quatro contos curtos, abrangem diversas questões e singularidades ao mesmo tempo que dialogam com experiências coletivas

São histórias de horror negro interligadas por uma mesma figura, mas independentes, e que encerram com uma inusitada faísca de esperança. Gostei muito

ellateconta 15/11/2023

Eu li Xuxa Preta
Os primeiros personagens me deixaram bem tensas. Eu achei que eles seriam prejudicados pelos objetos que carregavam em busca da própria defesa, mas o que realmente os machuca são questões muito mais profundas.
Cada história me apresentou uma pessoa diferente, com medos diferentes e formas diferentes de agir. A escrita facilitou muito a compreensão de cada um deles.
Ao longo a leitura, me lembrou muito o ?Rogério?, das músicas do Supercombo. Se no final existe um vilão, nem sempre é a Xuxa Preta e nessas histórias deu bem pra entender quem é.

Laysa70 19/10/2023

Não julgue um livro pelo nome
O nome do livro combinado com a capa me fez pensar que fosse um conto sobre uma artista pop, me enganei feio. Mas a surpresa foi positiva, o livro é uma distopia que não é tão distópica assim, já que é muito visível e palpável aquele mundo e o crescimento do mito da Xuxa preta para justificar a maldade humana...

1 | 2 | 3 | 4