Mau hábito

Mau hábito Alana S. Portero

Resenhas - La mala costumbre

Cris609 27/04/2024

Sufocante
A história de uma mulher trans que se amordaçou por anos. Super bem escrito, com muitas metáforas e frases bem construídas, o livro é um constante aperto no peito. Essencial para entendermos um mundo diferente do nosso. Indispensável para quem vive nesse mundo.

Toni 18/04/2024

Leituras de 2024 | Cortesia

Mau hábito [2023]
Alana Portero (Espanha, 1978-)
Amarcord, 2023, 288 pág.
Trad. be rgb

“Meus primeiros passos de travesti foram os de uma transformista de um metro e vinte que imitava uma anciã bruxa e revendedora de velharias que tinha cheiro de funerária”. Assim, com uma gestação amaldiçoada, começa a história da protagonista de "Mau Hábito", jovem trans nascida em um bairro operário de Madrid. Entre usuários de heroína, misteriosas figuras femininas e a necessidade de performar uma masculinidade que não lhe vinha com facilidade, o romance acompanha sua jornada por algumas décadas em busca de um lugar numa sociedade que muitas vezes se mostra intolerante ou indiferente a suas dores. Para além da protagonista, as personagens são ricamente desenvolvidas, de maneira que não é difícil compará-las às mulheres dos filmes de Almodóvar.

O risco temporal de “Mau hábito” compreende a epidemia de HIV e a efervescência que se seguiu à Movida Madrileña, com várias referências à cultura pop. Nesse cenário, os desafios da protagonista são enfrentados com a coragem de quem trilha um caminho construído a duras penas por quem lhe precedeu, mas sem mapas ou bússolas para o que virá a seguir. O filtro da experiência da protagonista — que se confunde com a autora que também é trans — transforma até mesmo um rito de passagem relativamente “universal”, o primeiro beijo, em uma experiência anticlimática, inadvertidamente marcada por estigmas sociais e demônios internos. Como lidar com os primeiros sinais de desejo do outro por um corpo não sentido como seu?

Com humor afiado, mas sem se furtar a uma sensibilidade única e por vezes poética, a narrativa de Portero é tanto perspicaz quanto comovente. Impossível não carregar por um bom tempo após a leitura a inesquecível personagem Margarida (outra mulher trans) que protagoniza as passagens mais doídas do romance. No cerne de “Mau hábito”, adversidade e aprendizagem compõem um romance de formação por excelência, atravessado, sim, por violências transfóbicas estruturais, mas que não devem — nem serão — capazes de roubar às pessoas trans o direito à narrativas complexas e representações multifacetadas.

bobbie 18/04/2024

Que OBRA!
Como Alana S. Portero conseguiu construir - a palavra é construir mesmo - uma obra dessa em sua primeira publicação? A resposta é simples: estudos literários e dor, muita dor ao longo da vida. O resultado é um livro de formação sobre sua construção enquanto mulher trans. Todos deveriam ler livros assim para entenderem os efeitos que a mente pequena, a limitação e o preconceito exercem sobre as vidas dos outros, que em nada interferem nas nossas. Livro crucial.

olivinhaon 18/04/2024

MEUS MAUS HÁBITOS
Chorar não foi um mau hábito, mas se isolar do mundo? Definitivamente. Não há como definir uma obra sem senti-la. Esse livro é cru e visceral. Ao me deparar com a autobiografia de Alana, posso perceber que há experiências que não são únicas a pessoas trans, principalmente para mulheres trans.

Ao descobrir-se travesti, vive-se sob um véu, uma linha tênue entre a existência e a invisibilidade. Entre ser selvagem e ser presa. Vive-se uma dualidade que não há como escolher nada além de si.

Alana ao contar sua trajetória conta muitas outras. Ultrapassando limites continentais para se chocar com uma história como a minha.

Caê 09/04/2024

Sem palavras.
Esse livro deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas, seja trans ou cis, me emocionou em tantas línguas, tocou na ferida, mas foi algo tão importante.
O último capítulo me deixou sem palavras, foi um abraço tão apertado que me deixou sem ar.
Não sou fácil em chorar com livros, mas esse me fez chorar rios.

Maysa 30/03/2024

"Ainda não havia aprendido que a violência machista acontece independentemente do que nós, mulheres, façamos ou deixemos de fazer".

Quando li a sinopse desse livro tinha certeza que iria gostar muito da leitura e, felizmente, foi isso que ocorreu.

O livro lembrou muito a história e narrativa de outro livro, "O parque das irmãs magníficas", então não há como ser ruim.

Nos é narrada a história de uma mulher trans, desde como foi sua infância até a fase adulta e por tudo que ela passou. O livro mostra a realidade: o mundo não é seguro para quem faz parte da comunidade LGBTQIAP+.

Pessoas trans nascem assim, então se deve ver com normalidade crianças trans, pois é nessa fase que começa as descobertas e não é diferente sobre o gênero. Devemos acolher nossas crianças.

A narração em primeira pessoa nos deixa mais próximos da protagonista, e das lutas internas em aceitar quem de fato ela é. Podemos sentir todo seu sofrimento, seja pelo preconceito ou pelo medo. Ser parte da comunidade LGBTQIAP+ é resistência e também saber lidar com o medo de existir, quantas pessoas da comunidade saem para as ruas e nunca mais voltam para suas casas?

É uma narrativa forte, reflexiva e emocionante. Não consigo imaginar alguém realizando essa leitura e não sentindo revolta pela grande parte da sociedade preconceituosa que existe.

É um livro sobre amar a si mesmo e também se aceitar. É sobre luta por ser quem você é. É sobre ter medo, mas também ter coragem para ser quem é.

Um livro perfeito para ser abordado o tema com nossos alunos em escolas e os ensinar a se amarem como são e também o respeito ao próximo, a aceitação ao diferente de você e sobre a empatia.

Luana Terra 26/03/2024

Mau Hábito - Alana S. Portero
Os livros realmente tem um poder fantástico de expressar em palavras o sentimento não só do autor mas do leitor também.
Como é importante ler e se reconhecer, se perceber, saber que você não é a única; que seus medos são compartilhados com outros milhares.

Durante a leitura foi impossível não me identificar. A culpa por ser quem se é, que por tempo demais se fez companheira, estava ali muito bem descrita. Os medos e fantasmas; olhares julgadores e palavras ?inocentes? proferidas por pessoas próximas tem um poder que a gente só descobre que pode acabar com ele quando se empodera totalmente de si.

Tudo fica e te marca de alguma forma. A sua existência ser motivo da raiva e indignação alheia é surreal.

Esse livro quebrou vários preconceitos que eu tinha e, tenho certeza de que vou olhar com mais empatia e gentileza pros próximos que cruzarem meu caminho.

Vou olhá-los como quero que me olhem: que me enxerguem.

Somos perfeitos como somos. ?

Livros e Pão 24/03/2024

Queria mais
O livro é bem escrito, mas me incomodou um pouco o diferente grau de profundidade nos capítulos, que acaba culminando também em diferentes ritmos narrativos ao longo do mesmo livro. Gostaria que a autora tivesse se alongado mais em certos momentos da história. Nem sempre senti o apego com os personagens que gostaria de ter sentido.

Luana 24/03/2024

Angústia e delicadeza
Alana S. Portero nos conduz em uma história de autodescoberta em um mundo profundamente violento com qualquer dito desvio da suposta "normalidade". A narrativa é carregada da delicadeza de acompanhar um processo tão interno na vida da protagonista, de enxergar o mundo sob os olhos dela e entender como tudo aquilo que ela vive a transforma e constrói. A maneira dela de olhar as mulheres ao seu redor, que beira o fantástico, é uma delicadeza a parte. No entanto, o livro também nos conduz na mesma trilha de angústias vividas pela protagonista e é possível, apenas lendo, sentir um pouco de toda a ansiedade vivenciada por ela e, principalmente, como ela vai encontrando a coragem em si e em outras para viver a vida que ela merece.

Randriely 10/03/2024

Mau hábito é um presente para a humanidade e uma poesia de adversidade. Com muita leveza eu termino o livro conhecendo um pouco mais do mundo trans.
Sugiro a leitura pra todos, mas principalmente para pessoas que, como eu, são filhas dos anos 90 e criadas na sombra de uma sociedade hipócrita e cruel.

luli 08/03/2024

Obra de arte <3
Terminei o livro aos prantos, e morri de tanto chorar em vários momentos durante também. historia linda e envolta em muita dor contada de forma crua, melancólica e com uma sensibilidade e beleza de outro planeta - sensibilidade que pertence a quem desenvolveu esse olhar desde muito pequenina. te faz olhar, de forma delicada e fragil para as dores e a magia envolvidas na vida da mulher trans

isaliravieira 05/03/2024

Um livro brilhante e necessário
?Mau hábito? é um romance de formação, narrado na perspectiva de uma menina trans moradora de um bairro operário na Espanha, após a ditadura franquista. Com uma escrita poética e comovente, o livro nos conecta com a história, ao retratar as angústia e dificuldades de viver em uma sociedade que te oprime apenas por sem quem você é.
Em meio a exploração trabalhista da década de 80 e os preconceitos herdados de um governo conservador, acompanhamos o desenvolvimento da consciência de classe da protagonista, juntamente ao seu próprio autoconhecimento. As personagens que a rodeiam são complexas e gostaria que o livro tivesse dado mais concretude às suas histórias. De qualquer forma, essa obra é necessária e atemporal!

Ludmyla15 05/03/2024

Livro muito bem escrito e impressionantemente triste. A realidade das mulheres trans é muito dura. Leitura obrigatória.

lipelimma 29/02/2024

Mau hábito - Alana S. Portero