Mau hábito

Mau hábito Alana S. Portero

Resenhas - La mala costumbre

olivinhaon 18/04/2024

MEUS MAUS HÁBITOS
Chorar não foi um mau hábito, mas se isolar do mundo? Definitivamente. Não há como definir uma obra sem senti-la. Esse livro é cru e visceral. Ao me deparar com a autobiografia de Alana, posso perceber que há experiências que não são únicas a pessoas trans, principalmente para mulheres trans.

Ao descobrir-se travesti, vive-se sob um véu, uma linha tênue entre a existência e a invisibilidade. Entre ser selvagem e ser presa. Vive-se uma dualidade que não há como escolher nada além de si.

Alana ao contar sua trajetória conta muitas outras. Ultrapassando limites continentais para se chocar com uma história como a minha.

luli 08/03/2024

Obra de arte <3
Terminei o livro aos prantos, e morri de tanto chorar em vários momentos durante também. historia linda e envolta em muita dor contada de forma crua, melancólica e com uma sensibilidade e beleza de outro planeta - sensibilidade que pertence a quem desenvolveu esse olhar desde muito pequenina. te faz olhar, de forma delicada e fragil para as dores e a magia envolvidas na vida da mulher trans

Luana Terra 26/03/2024

Mau Hábito - Alana S. Portero
Os livros realmente tem um poder fantástico de expressar em palavras o sentimento não só do autor mas do leitor também.
Como é importante ler e se reconhecer, se perceber, saber que você não é a única; que seus medos são compartilhados com outros milhares.

Durante a leitura foi impossível não me identificar. A culpa por ser quem se é, que por tempo demais se fez companheira, estava ali muito bem descrita. Os medos e fantasmas; olhares julgadores e palavras ?inocentes? proferidas por pessoas próximas tem um poder que a gente só descobre que pode acabar com ele quando se empodera totalmente de si.

Tudo fica e te marca de alguma forma. A sua existência ser motivo da raiva e indignação alheia é surreal.

Esse livro quebrou vários preconceitos que eu tinha e, tenho certeza de que vou olhar com mais empatia e gentileza pros próximos que cruzarem meu caminho.

Vou olhá-los como quero que me olhem: que me enxerguem.

Somos perfeitos como somos. ?

Luana 24/03/2024

Angústia e delicadeza
Alana S. Portero nos conduz em uma história de autodescoberta em um mundo profundamente violento com qualquer dito desvio da suposta "normalidade". A narrativa é carregada da delicadeza de acompanhar um processo tão interno na vida da protagonista, de enxergar o mundo sob os olhos dela e entender como tudo aquilo que ela vive a transforma e constrói. A maneira dela de olhar as mulheres ao seu redor, que beira o fantástico, é uma delicadeza a parte. No entanto, o livro também nos conduz na mesma trilha de angústias vividas pela protagonista e é possível, apenas lendo, sentir um pouco de toda a ansiedade vivenciada por ela e, principalmente, como ela vai encontrando a coragem em si e em outras para viver a vida que ela merece.

isaliravieira 05/03/2024

Um livro brilhante e necessário
?Mau hábito? é um romance de formação, narrado na perspectiva de uma menina trans moradora de um bairro operário na Espanha, após a ditadura franquista. Com uma escrita poética e comovente, o livro nos conecta com a história, ao retratar as angústia e dificuldades de viver em uma sociedade que te oprime apenas por sem quem você é.
Em meio a exploração trabalhista da década de 80 e os preconceitos herdados de um governo conservador, acompanhamos o desenvolvimento da consciência de classe da protagonista, juntamente ao seu próprio autoconhecimento. As personagens que a rodeiam são complexas e gostaria que o livro tivesse dado mais concretude às suas histórias. De qualquer forma, essa obra é necessária e atemporal!

Ludmyla15 05/03/2024

Livro muito bem escrito e impressionantemente triste. A realidade das mulheres trans é muito dura. Leitura obrigatória.

NazaSicil 14/02/2024

Romance poderoso e necessário
Nesse livro vamos conhecer a história de um menininho, que mora em Madrid, num bairro periférico chamado San Blas, cuja família humilde tenta sobreviver diante de tanta miséria, na década de oitenta/noventa.

Esse menininho, Álex, precisa lidar com o fato que habita um corpo no qual não se identifica.

A autora nos mostra, nessa história, o quão é difícil sobreviver em uma sociedade que não aceita aqueles que são diferentes e que os preconceitos só turvam a mente. O mundo de Álex é o das mulheres, por mais que seu corpo físico não seja.

Outro pilar importante desse romance, além da identidade de gênero é a realidade da classe trabalhadora, sofrida, miserável, preconceituosa.

Nosso protagonista vive uma juventude dura, de violência física e psicológica, nessa jornada de autodescoberta, com o sentimento incômodo do medo de decepcionar a família, sentindo-se perdido, encontra apoio em mulheres trans marginalizadas e invisíveis, que já trilharam o mesmo caminho e já sentiram a mesma dor.

História crua, cheia de medos, incertezas e injustiças, mas com luz própria, uma vez que dá voz a personagens muito especiais, silenciados tantas vezes pela homofobia.

Urge respeitarmos uns aos outros, empatia é a palavra- chave.

Grifei vários trechos do livro e parabenizo a autora, que nos presenteia com um romance de estreia absolutamente potente e necessário.

?"...temos direito a uma vida gloriosa, e a desgraça é uma coisa que fazem conosco, não é algo que carregamos como uma marca de nascença de bruxa."

?"Os adultos discutiam com toda normalidade se era pior ter um filho viciado ou bicha."

Andreia410 13/02/2024

Emocionante
Que livro lindo e emocionante. Me abriu portas para conhecer um pouco mais do mundo trans.

Através da narrativa de uma menina trans, o livro vai contando sobre esse universo. Medos, angústias, estranhamentos, aproximações e rejeições. Longe de ser uma narrativa de uma história só, a autora fala sobre as histórias de outras trans e como, aos poucos, ela vai adentrando esse mundo e também conhecendo essa realidade.

Provocou reflexões e gerou aprendizado.

Bianca 04/02/2024

Livro simples e lindo
Linguagem simples, direta, clara e bonita, retrata um universo que muitas vezes passa despercebido por muitos de nós pessoas cis ainda que não heterossexuais, é um livro lindo sobre a construção da identidade de uma pessoa, de como a sociedade impõe suas regras? vale bastante a pena especialmente para compreender melhor a dificuldade de aceitação de pessoas trans.

Avner 26/01/2024

Palavras podem criar imagens incríveis
O livro é interessante pela conexão criada com a personagem principal (característica forte dos livros escritos em primeira pessoa). Os fatos narrados, o enredo, te fazem entender um pouco mais sobre o universo do crescimento de uma mulher trans. As angústias, medos, momentos felizes, dúvidas. Tudo isso escrito e descrito de uma maneira muito única por Alana Portero.

A autora consegue ir além do comum: com a criação de imagens poderosas através de metáforas e de uma escrita que é extremamente poética, bonita e muitas vezes dolorosa. Vários trechos do livro formaram pinturas na minha cabeça, e isso me encantou profundamente! É o tipo de leitura que te convida a não apenas acompanhar, mas a também sentir o que a personagem retrata. Recomendadíssimo!

Clara Brotto 17/01/2024

Precisamos falar sobre esse livro
Comecei achando ser uma obra autobiográfica mas li entrevistas da Alana, em que ela afirma não ser.
a narrativa é envolvente, a escrita é espetacular mas queria mais, mais informações sobre a personagem principal, mais elementos sobre alguns períodos relatados!

sou uma mulher lésbica, ou seja, parte da sigla LGBTQIAP+ e ainda assim, não consigo mensurar a dor de uma pessoa trans, no que diz respeito a autoaceitação, preconceito?

vale a pena a leitura e a discussão!