Indecifrável

Indecifrável Fernanda Santana

Resenhas - Indecifrável

Maria9296 23/08/2023

FAVORITADISSIMO!
O tanto que eu amei esse livro não está escrito! Peguei ele apenas para passar o tempo, as tropes me interessaram demais e nossa, a leitura não me decepcionou em nada.

Eu estou maravilhada com esse casal. Lorenzo é tão diferente do que eu imaginava, que esse persongem me surpreendeu demais com a sua história de vida, e com o seu jeitinho.

Valentina, do outro lado me conquistou pela sua sensibilidade e seu jeitinho doce. Eu amei essa personagem e tudo que a acompanha.

A Fernanda conduziu esse enredo com maestria, trazendo uma história fluída e intensa. O casal tem uma química absurda e a relação que eles constroem, é impossível de não amar e não se sentir tocada por eles.

Indecifrável foi um livro que me emocionou demais, fiquei tocada com essa história e tudo que a compõe. Li em uma sentada, amando cada página do livro. ?
Army bts 03/10/2023minha estante
Sou nova aqui
Como que faço para ler o livro?

Karol431 22/10/2023minha estante
Esse livro é perfeito

Giovanna 15/04/2024

É bom mas poderia ser melhor. O livro escala muito rápido e os personagens são extremamente emocionados quando não trocavam nem mais de 2 palavras. É uma história muito bonita porém me estagnou pela rapidez das coisas, não queria ter demorado tanto assim pra ler, mas é um amor muito leve e os personagens são fofos.
Gabrielaassisdoros 19/04/2024minha estante
Moça vc sabe como se ler?

Giovanna 19/04/2024minha estante
Eu leio meus livros oelo Kindle Unlimited mesmo!

Ana 25/02/2024

Valentina é uma jovem que precisou mudar de cidade com a família por conta do pai que recebeu uma proposta de trabalho. Com a mudança, também precisou trocar de universidade, o que a deixou muito tensa já que ela não gosta de mudanças e de nada que atrapalhe seu planejamento e sua rotina. Valentina tem TEA (Transtorno do Espectro Autista).

No primeiro dia de aula dela, o professor propõe um trabalho em dupla, e ela acaba fazendo o trabalho com Lorenzo, que foi o único da turma que ficou sem par. Lorenzo é um jovem calado, que não interage com ninguém, ele carrega uma bagagem do passado que o afeta até hoje.

A história começou bem, achei bem fluída no começo, mas depois ficou um pouco maçante e cansativa. Eu gostei da Valentina, ela tem carisma. Amei o casal e o fato de um sempre dar apoio e suporte ao outro, mas achei que o desenvolvimento do Lorenzo deixou a desejar.
Gabrielaassisdoros 19/04/2024minha estante
Como faz pra ler

Ana 20/04/2024minha estante
Aqui não tem como ler. Aqui é só pra organizar os livros lidos, os que vc quer ler, fazer resenhas, interagir com outros leitores etc.

Jenni_airiel 11/11/2023

Você merece viver por si mesmo
E não por alguém.

Eu gostei da história até o plot final. O restante da história não funcionou pra mim. Os hots pareciam não se encaixar mais. Os conflitos pareciam corridos e subdesenvolvidos. Valentina e Lorenzo são um casal fofo, com química e até uns 70% eu teria dado 5 stars, mas depois disso fiquei com uma sensação ruim ao ler, ainda mais dps do q é revelado, não acho q teve um tato certo pra tratar um trauma dessa magnitude.
cassygf 16/12/2023minha estante
mano SIM! até uns 70% o livro tava perfeito e eu ia dar 5 estrelas, mas depois fica meio (?) ficou muito arrastado sla, não tava mais dando mt vontade de ler não

Jenni_airiel 17/12/2023minha estante
Siiiim! Sabe as vzs manter a história mais "simples" deixa ela muito melhor

maria.targaryen 13/10/2023

Nao sei
Nao consegui me conectar muito com a história nem com os personagem,senti que os hots não combinavam muito com a personalidade deles ,como se ficassem totalmente diferentes
argentwells 24/10/2023minha estante
ótimo ponto sobre o hot kkkkkk eu pensei o mesmo

Erica.Amorim 23/08/2023

Loval
Chega pega a caixa de lenço porque não tem história mais linda que essa.
Gente a Fernanda conseguiu fazer o casal mais fofo do mundo eles são lindos num grau que só lendo para ter noção.
Um livro que passa tantos ensinamentos de uma forma tão bonita que quando acaba você fica querendo mais.
O Lorenzo é um neném de tanto que vc quer proteger e a Val aí gente a Val é perfeita demais.
Só leiam porque eles merecem demais

Kelly.Jesus 24/08/2023

Aí que leitura linda e emocionante, me peguei chorando várias vezes com a história de Valentina e Lorenzo, com tantos traumas e preconceitos em suas vidas! Foi o primeiro livro que li da Fernanda e simplesmente amei, bem escrito e cheio de verdades em suas linhas, foi fascinante!??

Lidiane 28/05/2024

Amei
O livro é maravilhoso, a escrita é bem fluída. Devorei o livro em dois dias. Valentina é uma protagonista fácil de te conquistar e o Lorenzo é doce e amável. Confesso que tem horas que você vai sentir seu coração apertado principalmente quando você descobre o porquê Lorenzo ser tão recluso e também vai ficar com o coração quentinho com as cenas desse casal.
Valentina mesmo com todas as suas limitações ensina a Lorenzo que ela o ama exatamente como ele é.

anabereading 25/08/2023

Eu nunca vou esquecer esse livro! Perfeito!
5 estrelas e favoritado com toda certeza do mundo!!!! Eu nem sei explicar pra vocês o quanto eu amei esse livro. A relação que o Lorenzo e a Valentina constroem é a coisa mais linda do mundo e eu fiquei completamente apaixonada por eles! Eu achei incrível que a Fernanda trouxe uma personagem autista e também um tema muito importante de ser tratado e que eu nunca li em nenhum livro (relacionado ao segredo do Lorenzo). Tudo foi tratado com muita responsabilidade e sensibilidade, além de conscientizar sobre esses temas também. Sério, IMPECÁVEL! Nunca vou esquecer deles e eles vão morar no meu coração pra sempre, só leiam que vocês não vão se arrepender!

Tatiane Silva 25/08/2023

Apaixonada por #LoVal
Valentina esta de mudança, uma nova cidade e uma nova faculdade, o que é motivo de muito estresse para ela, já que é autista. Para dificultar um pouco mais as coisas ela tem que ser par de Lorenzo em um trabalho por todo semestre, logo ele que não fala nem uma palavra com ela.....

Para quem acompanhou meus stories sabe o quanto eu amei essa nova história da Fernanda, que mais uma vez me fez derramar muitas lágrimas por esse casal.

O enredo traz assuntos delicados que podem ser gatilhos, mesmo não sendo muito descritivos,  não deixa de ser doloroso quando citados, na nota da autora consta os avisos, do que encontramos nesse enredo.

Gostei demais de como podemos entender melhor os autistas através da Valentina, os fatores externos que podem causar estímulos sensoriais excessívos, como a rotina é importante para eles e que sim o que para nós pode ser uma bobeira pode se tornar uma angústia intensa, o hiperfoco em determinados assuntos entre outros detalhes. Também foi muito esclarecedor sobre um outro tema que não vou dar spoilers por aqui.Sério aprendi muito com esse livro.

Lorenzo com certeza é o mocinho mais quebrado de todos os seus livros, quando achamos que descobrimos os seus mistérios, a Fernanda nos joga mais uma bomba nessa história de destruir o coração e mesmo com todo seu passado sofrido ele é maravilhoso, o carinho com Valentina me fez suspirar.

O desenvolvimento do romance é lindo e com uma química intensa entre eles (sim tem hot na história).  E tudo isso com um cenário e uma trilha perfeita.

Vou parar por aqui porque falaria horas desse livro com vocês sobre cada detalhe que me ganhou.

ADRIANA 27/08/2023

História linda
Que história incrível,linda demais! Um livro capaz de deixar o coração quente e ainda traz conhecimento para alguns assuntos, assuntos esses que foram abordados de uma maneira incrível. Me apaixonei pelos personagens,me emocionei e aprendi com cada situação que eles viveram. Como sempre a autora arrasou,valeu a espera pois ela prometeu um livro incrível e entregou muito mais do que prometeu. Simplesmente perfeito.

Marcelle40 27/08/2023

Que casal incrível
Essa leitura foi muito gostosinha, é um livro de conforto pra deixar seu coração quentinho.
Conhecer a Valentina foi uma experiência maravilhosa, por ela ser autista a história fica ainda mais interessante de ver seu ponto de vista, ela é uma mulher que apesar da pouca idade é muito madura em várias situações.
O Lorenzo é o boy dos sonhos, é difícil de ver o que aconteceu com ele no passado mas apesar disso ele é um homem de se admirar.
O casal tem uma dinâmica linda juntos que torna a história apaixonante.

Hayane.Ribas 29/08/2023

Um romance profundo
Essa história é incrível, ela tem muitas camadas e é bem mais profunda do que parece! Eu amei a forma delicada e respeitosa que a autora usou para criar a personagem neurodivergente, a Valentina, que me conquistou logo de cara. Me apeguei muito a ela e adorei ver o desenvolvimento dela ao longo da trama. Lorenzo é de fato um mocinho muito misterioso e a história dele me surpreendeu. Fiquei cativada por ele também! Enfim, amei a história, a trama, os personagens secundários, o ambiente universitário, tudo!

Mara Tavora 29/08/2023

Surpreendente e delicado!
Sabe aquele livro que te deixa sem palavras? Você começa a ler imaginando se tratar de mais um clichê universitário, mas se depara com uma história que me tira do eixo. A autora trouxe questões muito delicadas, difíceis e pouco exploradas em um romance e foi como se tirasse uma venda dos meus olhos, pois apesar de ser uma obra de ficção, foi esclarecedora.

Valentina é uma jovem autista que tem sua vida bagunçada quando seu pai consegue um emprego melhor em uma nova cidade. Para ela qualquer mudança é complicado, mudar sua rotina se torna um pesadelo, fazer novos amigos um tormento e logo no primeiro dia já tem seu primeiro desafio: fazer um trabalho com o garoto mais introspectivo da sala. Ela só não imaginava que ele seria seu mundo todinho.

Lorenzo só queria passar despercebido por todos, não tinha amigos, se fechou no seu mundo, não interagia com ninguém, pois carrega um carga pesada demais em seus ombros. Porém uma linda garota, diferente de todas que já conheceu, entrou na sua vida, ele relutou em trazê-la para sua escuridão, mas no fim ela que a coloriu de todas as formas.

Sempre ouvimos falar sobre o autismo e suas particularidades, mas nesse livro podemos conhecer um pouco melhor, como funciona o mundo de uma jovem autista, suas dificuldades e os relacionamentos. Agora o Lorenzo, meu Deus, confesso que jamais imaginei o motivo dele ser tão recluso, chorei várias vezes ao descobrir tudo o que ele passou.

Uma história emocionante, com um plot surpreendente que me deixou em choque logo no primeiro momento, mas que me fez ver que você não é aquilo que carrega, que a vida pode ser surpreendente mesmo que num primeiro momento ache que não. Uma trama muito bem construída, com persongens perfeitos dentro de suas imperfeições e as cenas hot deliciosas. Super recomendo!

Ceci (@umcantinhosomeu) 29/08/2023

Eu amo tudo que essa mulher escreve
Eu ainda estou sem palavras lara descrever a intensidade desse livro, a escrita da Fernanda é sem igual, e com certeza com essa história ela se superou. Valentina é uma jovem muito especial, e isso nem é por conta de seu TEA, e sim por sua delicadeza e sensibilidade, mesmo com todas as dificuldades que encontra pela frente, ela simplesmente não desiste, e isso é um exemplo para todos. Muito do que se relata no livro em relação as suas peculiaridades, tem em comum com a própria autora, que também é autista, então a identificação é real, e isso fez com que esse livro ganhasse uma dimensão a mais no meu coração. Ele me fez enxergar com outros olhos pessoas com Autismo, não que tivesse algum preconceito ou pré julgamento, mas quase somos apresentados a modelos bem estereotipados. Sobre Lorenzo, eu só quero protegê-lo de tudo e de todos, que personagem sensacional. Acho que foi um dos mais sofridos que já li, o capítulo que revela seu segredos, senhor, que tristeza, mas ainda assim ele se mostrou forte e digno do carinho e amor de Valentina para superar tudo. Uma menção honrosa aos avós de Lorenzo e a mãe da Val, que foram o diferencial para esse casal e para a história no geral. Enfim, não sei mais como convencer vocês a lerem esse livro. Leiam e se deliciem com essa história de amor.