Oração para Desaparecer

Oração para Desaparecer Socorro Acioli

Resenhas - Oração para desaparecer

Flávia Menezes 24/12/2023

EU SEREI BOA, POR TODAS AS VEZES QUE EU NÃO PUDE SER.
?Oração para Desaparecer? não é um livro apenas, mas uma verdadeira obra de arte escrita pelas mãos mágicas da jornalista e escritora brasileira, doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (e bruxa!), Socorro Acioli.

É curioso perceber como os livros têm essa capacidade de ?nos encontrar? nos momentos em que mais necessitamos deles. E quando uma amiga querida aqui no Skoob (obrigada querida Karenzinha!) o adicionou, e a capa me chamou tanto a atenção a ponto de despertar a minha curiosidade o suficiente para ler a sinopse, eu já havia sido tocada pelo seu encanto.

Mas ainda assim (eu confesso!), hesitei em iniciar sua leitura ainda este ano, achando que sua trama seria demasiada triste para essa época de festas de fim de ano, quando me deparei com um post do Pedro Bial no Instagram falando justamente sobre este livro. Confesso que neste momento, minha curiosidade por ele aumentou ainda mais, e acabei por me render em resposta ao seu chamado.

Ouvi recentemente de alguém que me é muito caro que sou demasiadamente emotiva nas minhas leituras, e que quando uma obra não me desperta emoções, eu a descarto na velocidade da luz. Como uma verdadeira amante dos livros e aprendiz da vida sedenta em aprender coisas novas todos os dias, eu sei que preciso melhorar a minha forma de ver um livro, e me permitir ir além do desconforto para alcançar a verdadeira arte que chega apenas em palavras, mesmo que elas não contenham muitas emoções.

Eu compartilho aqui a minha vivência pessoal, apenas para lhes dizer o seguinte: este livro não é o caso! Porque este não é um livro apenas para ser lido e compreendido, mas uma verdadeira experiência sensorial e extracorpórea que te fará ir além do presente, mergulhando em cada uma das 10 trilhões de células e de cada um dos 7 octilhões de átomos que aproximadamente compõe o seu corpo, para revisitar o passado de todos aqueles que compõe a sua história de vida e formam a linhagem da qual você pertence e é por ela se constitui.

Socorro Acioli estudou com ninguém menos do que Gabriel García Marquez, sendo apontada como uma herdeira brasileira do realismo mágico, e em ?Oração para Desaparecer? conseguimos sentir com exatidão como no plano da linguagem, sua escrita vai ganhando forma até alcançar o pulsar da vida através da utilização de símbolos e metáforas que transportam esse enredo repleto de eventos mágicos que vão acontecendo com os seus personagens.

A narrativa é emotiva e bastante poética, sendo dividida em três partes, onde iniciamos e encerramos o livro ouvindo a voz suave de Joana Camelo, a protagonista desta história, a deixando apenas por um instante para na segunda parte poder ouvir a voz de dois de seus amores que nos ajudarão a compreender a Joana através dos olhos daqueles para quem ela foi muito mais do que alguém que cruzou os seus caminhos.

A primeira parte do livro é composta pelo caos, onde pequenos fragmentos de memórias e acontecimentos nos são apresentados para que assim como Joana, possamos nos permitir a confusão, abandonando totalmente a necessidade de obter respostas para compreender os efeitos profundos da desordem de quem perde a memória, e com ela, a sua própria identidade.

Já na segunda parte, depois de termos nos esvaziado de tudo o que nos compõe, ficando apenas diante desse quebra-cabeças da vida ao qual até o presente momento não iniciamos a sua montagem, mas apenas separamos suas peças, entendendo algumas das imagens desmembradas que formarão o todo, é quando (enfim!) recebemos a caixa desse quebra-cabeça, com a imagem que tanto esperávamos para iniciar a sua montagem. Nesta parte, entendemos que todos nós temos um passado, um lugar de onde viemos, e de como são todos os eventos bons e ruins que fazem de nós quem somos. Assim também é com a Joana, e como é bonito conhecer a sua história que tanto esperamos por conhecer.

E na terceira parte (e a final), quando cada peça conheceu o seu devido lugar, e toda a imagem fragmentada agora pode saltar completa e absoluta diante dos nossos olhos, é que podemos compreender o todo do qual ela é feita. E que belo é perceber como um todo resulta de pequenas partes confusas que separadas nada nos dizem, mas quando unidas, formam uma imagem completa e bela que agora sim podemos admirar. Nesta parte, Joana irá nos falar sobre como todos nós temos um passado que é importante e que precisamos aceitar tudo o que ele compõe para a partir daí podemos dar um passo adiante para enfim viver o nosso futuro.

São tantas as lições e reflexões que esse livros nos faz ter, e tudo isso só é possível depois de um árduo trabalho que a autora iniciou em 2006, e que depois escreveu e reescreveu por dedicados 6 anos, nos oferecendo uma verdadeira obra de arte, que muito nos ensina sobre o poder existencial da identidade e da força de todas as vidas que nos rodeiam possuem de influenciar (tanto para o bem quanto para o mal) o destino que inevitavelmente deveremos seguir.

?(...) o que sou me aparece pelo olhar do outro e cada um tem uma opinião distinta.?

Quando li essa frase me lembrei exatamente do que disse acima. De como as pessoas nos vêem através do que vamos comunicando a elas por palavras ou gestos, e como são distintas as opiniões que cada uma têm de nós. Enquanto alguns podem amar a nossa forma emotiva de nos conectarmos às leituras, para outros, estamos mesmo é negligenciando toda a beleza daquilo que o autor escreveu que não tem a ver com conexão, mas com sua própria identidade muito mais objetiva e direta que perpassa o que sentimos para ser o que compreenderemos ao final.

E nessas contradições, ao final, ninguém está totalmente certo ou errado. Apenas esta é a forma que as tocamos nesta vida. E foi isso que Joana Camelo me ensinou neste livro.

Mas este não é o único ensinamento, pois o mergulho que Socorro nos propõe na cultura indígena é de uma beleza indescritível, que nos faz perceber o quanto os preconceitos são forças negativas que nos arrastam para um fechamento nesta vida que se assemelha ao nada da morte em vida.

Isso me fez pensar em algo que carrego dentro de mim, que o que me faz amar as pessoas são as qualidades que possuem, mas que são os seus defeitos que verdadeiramente conquistam o meu respeito. E é assim que devemos mesmo viver as nossas vidas, porque pelos diversos ângulos dela pelo qual seremos vistos, poderemos ser tanto o bem quanto o mal, o céu ou o inferno, e tudo dependerá de como aquele que nos vê, nos enxergará.

?(...) o grande erro da vida é perguntar para onde vamos. Isso não importa. O certo é decidir com quem.?

Com essa bela frase me despeço da Joana e de todos aqueles que lhes são caros, agradecendo à Socorro Acioli por esse grande presente de fim de ano. Agora é chegada a hora de iniciar a minha Oração para Desaparecer, para que uma nova Flávia possa renascer para um novo tempo que irá se iniciar com o novo ano de 2024 que se aproxima, virando a esquina.

Aproveito essa última resenha do ano para desejar a todos os que até aqui ficaram comigo um abençoado Feliz Natal e uma passagem de ano repleta de paz para que o seu 2024 chegue com muitas coisas boas, trazendo um Novo Ano cheio de alegrias, saúde e boas realizações!
Vênus_Alice 24/12/2023minha estante
Que resenha incrível, sem palavras! Me conquistou e quero ler ?

Flávia Menezes 24/12/2023minha estante
Minha querida Alice, muito obrigada pelas palavras! E leia sim! Esse eu recomendo sem medo algum!
Feliz Natal, minha querida. E um ótimo Feliz Ano Novo! ???

Vênus_Alice 24/12/2023minha estante
Feliz Natal querida, adoro que voltou a postar aqui, me sinto bem ao ler seus textos. Um Feliz ano novo, desejo ótimas leituras para nós em 2024! ???

Pri.Kerche 24/12/2023minha estante
Linda resenha. Despertou vontade de ler o livro

Craotchky 24/12/2023minha estante
Mais uma resenha sensacional, Flávia. Sua analogia do quebra-cabeça é muito eficiente para dar uma ideia de cada parte da obra. Gostei da mudança de perspectiva da segunda parte.
Além disso, adoro quando você parte da obra pra tecer reflexões, dissertando em torno delas.
Como já sabe, esse livro está no meu horizonte.
Obrigado pelo texto inspirador.

Karen.V 24/12/2023minha estante
Termino de ler essa resenha com os olhos marejados?
Amiga, a alegria que sinto é imensurável por saber que essa leitura tocou a sua alma tão profundamente ?
Obrigada por nos presentear com uma resenha tão cheia de encanto e doçura. Obrigada por todo carinho. Obrigada por ser essa mulher incrível que tantas coisas lindas transmite através das palavras.
Que você tenha um Natal muito abençoado, repleto de luz, amor, paz, saúde e esperança ??

Flávia Menezes 24/12/2023minha estante
Saiba que a recíproca é verdadeira, querida Alice! ?????

Flávia Menezes 24/12/2023minha estante
Pri, muito obrigada pelas palavras! Leia mesmo. Esse livro foi um achado mais do que feliz para esse fim de ano.
Feliz Natal e um próspero Ano Novo! ?????

Flávia Menezes 24/12/2023minha estante
Filipe meu querido, agradeço muito pelas suas palavras. Você tem uma precisão em analisar que é gostosa de ler. E agradeço mesmo pela vinda aqui hoje trazer essas palavras em forma de presente!
Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! ?????

Flávia Menezes 24/12/2023minha estante
Amiga Karenzinha!!! Que presente de Natal esse comentário!!! Me deixou muito emocionada!???
Obrigada pela companhia esse ano por aqui. Obrigada por ser tanto gentil, doce e inspiradora. Obrigada pelo carinho de sempre. Um prazer ter te conhecido e ter feitos essas trocas de dicas de leitura por aqui.
Um Natal muito abençoado e um Ano Novo repleto de alegrias!!! ?????

brunadlm 24/12/2023minha estante
Toda vez que encontro uma resenha sua, sinto que assinei o Skoob Premium! ? Obrigada por compartilhar palavras tão lindas (não só nessa resenha). Que você tenha um feliz natal e um ótimo ano novo. ??

Flávia Menezes 24/12/2023minha estante
Bruninha, que presente de Natal o que você escreveu!! Nem sei como agradecer tanto carinho assim! ???
Minha querida, obrigada mesmo pela presença, pelas trocas que são essa parte tão gostosa desse Skoob. Tenha um Natal muito abençoado e um Ano Novo repleto de muitas bençãos! ???????

Yasmin V. 24/12/2023minha estante
Amei a resenha!! ?? Já quero ler tudo da Socorro Acioli!!

Feliz Natal, Flávia!! ???

Flávia Menezes 24/12/2023minha estante
Yasmin querida, muito obrigada pelas palavras!! ?
Estou igual a você: quero ler tudo da Socorro Acioli. Que escrita maravilhosa!
Tenha um Feliz Natal!!! ?????

Ana Sá 24/12/2023minha estante
Que jeito bonito de desejar Feliz Ano Novo! ??

Que venham nossas metas de 2024, estarei aqui! :)

Obrigada, amiga Ana!!! ?
Que venham metas e boas trocas em 2024! Estarei contigo também. ???

Cleber 26/12/2023minha estante
Que resenha incrível! Obrigado por despertar a vontade de ler todos os livros da Aciole.

Flávia Menezes 26/12/2023minha estante
Cleber, muito obrigada!!! Esse livro da Socorro foi uma grata surpresa, e despertou com facilidade exatamente isso que você disse: a vontade de ler tudo o que ela já escreveu! ?

Jlaion 31/12/2023minha estante
Exatamente tudo que vc disse é o que sentimos ao ler esse livro/presente como gosto de chamar

Flávia Menezes 31/12/2023minha estante
Verdade, José! Socorro foi uma escritora primorosa em nos oferecer esse presente!

Bookster Pedro Pacifico 27/05/2024

Oração para desaparecer, de Socorro Acioli
Nascida em Fortaleza, Ceará, Socorro Acioli saiu do nosso país para participar de um curso presencial com Gabriel García Márquez. Um privilégio para poucos e que foi fruto de muita dedicação da autora. E para nossa sorte, Socorro volta ao Brasil com narrativas que nos lembram o estilo do Gabo, mas sem perder sua voz única. Temos realismo mágico e uma incrível capacidade de nos contar histórias, junto com um cenário e um forte toque brasileiro.

Em seu último romance, publicado depois do sucesso “A cabeça do santo”, Socorro também parte de um fato real e extremamente curioso para escrever a sua obra. Uma igreja, situada em município cearense, ressurge após ficar 45 anos soterrada pela areia. Em “Oração para desaparecer”, a autora vai além e, logo no início, nos apresenta com uma personagem que nasce da terra, literalmente.

Ela não lembra o seu nome. Não tem memórias de seu passado. Apesar do sotaque nitidamente brasileiro, a mulher é encontrada - e precisa ser desenterrada - em uma pequena cidade de Portugal. Quem a resgata parece entender um pouco do que aconteceu com a mulher, mas os mistérios são revelados aos poucos. E logo a batizam de Cida.

E nesse ambiente de tantas redescobertas e dúvidas, a protagonista acaba encontrando uma paixão. É o medo de abrir mão de um passado desconhecido misturado com a vontade de criar uma nova história.

A leitura de Socorro é coringa e facilmente irá agradar o leitor: uma leitura fluida, personagens bem desenvolvidos, um bom mistério e o retrato dos sentimentos humanos.

Nota: Como considero a autora uma amiga, prefiro não dar nota.

Para mais resenhas, acesse o @book.ster no Instagram.

Post: https://www.instagram.com/p/C7eh-ZRRtbh/
Site: https://booksterpp.com.br/
Gabriel.Milli 28/05/2024minha estante
O tanto que amei esse obra prima!!

Benaia 28/05/2024minha estante
Amei esse livro

Gabi Pontes 28/05/2024minha estante
Nota 10. Livro maravilhoso!

Ju 02/06/2024minha estante
Acabei de ler e amei! Realismo fantástico brasileiro.

Aliniha 02/06/2024minha estante
Oi como fasso para ler

Mari Pereira 26/09/2023

"Oração para desaparecer" parte de uma premissa excelente, com muito potencial... mas eu realmente não consegui me envolver com o desenvolvimento dado pela autora.
Pra começar, tudo estar amarrado por "uma linda história de amor" me soa tão cafona, meloso e enjoativo que já me tirou boa parte do entusiasmo pelo livro.
Além disso, senti que a autora quis colocar numa história tão curta tantos elementos culturais locais, que virou tudo uma miscelânea de "coisas que estão em alta e que vale a pena por na história para vender mais livros".
Vejo esse fenômeno como algo que tem acontecido um bocado na literatura brasileira contemporânea. Esse "perder a mão" entre contar uma boa história com as raízes culturais brasileiras, e o enfiar tudo que dá sobre culturas locais em um livro porque isso tem sido valorizado neste momento. E vende. (E todo mundo tem boleto pra pagar, sem julgamentos). Mas não é por isso que as histórias ficam boas, do meu ponto de vista.
Por fim, se a intenção da autora era dar a cartada do realismo mágico para todas as coisas sem explicação de sua história, isso também não me convenceu. Não vi ali qualquer realismo mágico. Não vi encantamento, fascínio, magia. Essa coisa que me faz brilhar os olhos e pensar que tudo é possível. Que me convence a suspender as regras que sustentam a realidade. Isso, para mim, é realismo mágico. Não encontrei esse sentimento no livro de Accioli, infelizmente.
Encontrei apenas um livro muito cafona, cheio de furos, com excesso de referências... uma típica novela brasileira, daquelas que passam lá pelas 19h.
Lisa 27/09/2023minha estante
Olha só que interessante, tivemos experiências completamente diferentes de leitura. Pra mim a história não é amarrada por uma história de amor, foi muito mais pelo desespero e temor de não ter identidade, de não pertencer, de não saber se segue em frente e se reconstrói ou se permance esperando as memórias. Pra mim faz sentido que ela foque nesse amor, afinal foram os únicos resquícios que consegue se lembrar e dada a situação da personagem, dá pra culpa? N tem nome, n lembra de nada, n conhece ngm? Mergulharia nesse amor perdido, mergulharia na possibilidade de um novo amor. É um livro curto de fato, mas não acho que foi jogado de qualquer jeito, Acioli pesquisou bastante, cerca de 10 anos, conseguiu amarrar relatos reais sobre o episódio da Santa e dos indígenas, mas nem tudo sobre religião se explica e se quer explicar.

Mari Pereira 28/09/2023minha estante
Obrigada por compartilhar sua experiência Lisa. Acho muito interessante como cada pessoa lê o livro a partir de um lugar, um ponto de vista muito único.
Sobre o excesso de referências culturais e de como isso pra mim ficou muito forçado, não coloco em questão o domínio da autora sobre o assunto. Sou pesquisadora e sei como é trabalhoso entender um contexto. Mas não é porque o contexto foi bem pesquisado, que tudo que foi escrito compôs bem a história, em minha opinião.
Parte de fazer uma boa pesquisa é também escolher quais recortes vamos escolher para contar, para que quem leia possa realmente entender e se aprofundar no tema que trabalhamos.

Mirella.Maria 02/10/2023minha estante
Eu gostei do livro, mas esperava mais, também vi alguns furos como você disse e isso incomoda, ainda mais pra uma obra que estava sendo trabalhada e aguardada há tantos anos!

thaielvira 15/10/2023minha estante
Há quais furos vocês se referem?

Ana Carolina 23/10/2023minha estante
Eu gostei do livro, tanto que dei quatro estrelas, achei um livro de uma escrita muito bonito, mas a toda hora me soava como "olhem como eu fiz uma pesquisa completinha sobre Portugal e sobre a Almofala brasileira para escrever essa história, olha como eu tou socando informação nesse livro pra vcs verem que eu pesquisei pra escrever"

Lisa 04/10/2023

A memória e a construção do Eu
As Almofalas de Portugal, a Almofala do Brasil, o Felix Ventura do Agualusa, o Felix da Acioli, livros inventados pelo Saramago que retornam a vida nessas páginas, uma mulher que morre, outra que renasce, um amor que perpertua, outro que se transforma, o tempo que flui, encurta-se e alonga-se. Para mim, essa história é sobre a permanência da impermanência, o espaço que ocupa o vazio; sobre o ser, as coisas são, quase são, deixam de ser, surgem e desaparecem, começam e terminam ao mesmo tempo, em ciclos, em ondas.

"Você trouxe todas as palavras", é uma das falas que a protagonista escuta primeiro e que passa batido. Em outro momento é repetido "as palavras vieram, isto é muito bom, tens paciência". O quanto paramos para pensar sobre a importância das palavras? Elas que identificam nossos sentimentos, que organizam nosso mundo, que constroem nossa identidade, que verbalizam nosso Eu, que nos diferencia. "Estar vivo é ser palavra na boca de alguém... tudo que somos é história e história se conta com palavras". Cida veio com as dela, mas o que são sem a memória?

Renascida da terra, cuspida do Brasil, brotada em Portugal, tem como "verdade crua de que estou perdida no século, no tempo, no vácuo de uma existência sem nome, essa coisa que nos faz gente eu não tinha, a ideia de pátria e de ser parte da história, eu não tinha." Não tendo nome ou memória, Cida , é forasteira não só no país, mas também de si. "Oração para desaparecer" é para mim, menos sobre amores e mais sobre o caos de existir, da aventura de descobrir quem se é e o medo de não gostar da descoberta. É o isolamento do imigrante, o despertencimento, a decisão de permanecer na dor ou deixá-la ir e se rescontruir.

A muito tempo não sento e leio um livro inteiro em um só dia, a muito vinha ansiando por uma leitura que devolvesse esse arrebatamento. A escrita de Acioli é encantadora, seu trabalho de pesquisa em relação aos Tremembés e a região é admirável. Seu talento em empregar um realismo mágico/ancestral é impecável. Cada vírgula nesse livro é boa. Chorei, sorri e me apaixonei.
Fabio 04/10/2023minha estante
uau!!!!!
Adorei a resenha, Lisa!
Parabéns pela escrita!?

Lisa 05/10/2023minha estante
Poxa Fábio, muito obrigada! Que bom que gostou.

SocorroAcioli 13/10/2023minha estante
Lisa, estou muito emocionada. Você entendeu tanto, tanto, tanto este livro que parece ter lido meus pensamentos enquanto escrevia, pensava nele, reescrevia ao longo desses sete anos. Muito obrigada por esse texto tão bonito. Você tem um olhar treinado para a Literatura, as camadas que você alcançou não são tão visíveis. De coração, muito obrigada. Ler algo assim fez valer todos os anos de trabalho, esforço, pesquisa, medo, coragem, tudo que eu fiz para que esse livro existisse. Obrigada, obrigada, obrigada.

Lisa 17/10/2023minha estante
Poxa, que honra ler seu comentário. Fico imensamente feliz que tenha gostado e de saber que consegui me aproximar do que essa obra foi/é para você. E mais uma vez, eu que agradeço infinitamente a oportunidade de poder ter lido.

Cristiane.Cardoso 11/01/2024

Realidade e ficção entrelaçadas
?Eu peço aos sábios, aos poetas, aos pintores: prestem atenção na Igreja de Almofala?.
Atendendo a este pedido de Drummond, Socorro escreve sobre essa igreja que ficou quase meio século inteiramente coberto pela areia. Um livro que parte de um caso real para ficção - um entrelaçamento entre realidade e ficção.

Socorro Acioli nos conduz por um enredo envolvente que mistura amor, mistério e descobertas. A protagonista, Cida, se vê em uma situação desafiadora ao acordar em Almofa, Portugal, sem memória de seu passado. A única pista que tem sobre suas origens é o fato de ser brasileira, pois fala a língua portuguesa, e a partir disso, embarca em uma jornada de autoconhecimento e busca por respostas, sem deixar de viver o presente.

A autora nos presenteia com personagens cativantes e um enredo cheio de reviravoltas. A relação de amor entre Cida e Jorge é tocante e nos leva a torcer pelos dois em sua busca por respostas.
O personagem Felix Ventura, que a autora pega emprestado do livro de José Eduardo Agualusa, ?O Vendedor de Passados?, entra na trama para ajudar Cida a construir um passado e documentos para que consiga viver seu romance com Jorge. A presença de pistas em sonhos e a descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição quebrada apenas adicionam complexidade e mistério à história.

A busca por Joana, o nome que Cida descobre ser o seu do passado, e pelo lugar de origem - Almofala do Ceará - nos leva a uma viagem surpreendente. Joana Camelo, Acioli encontrou numa crônica de Drummond, a mesma que serviu de passaporte para a construção desse enredo. A chegada de Cida e Jorge ao Brasil e suas interações com personagens locais e um mergulho na mitologia dos Tremembés nos envolve ainda mais na trama.

Escritora que estudou com Gabriel García Márquez, Socorro costuma ser apontada como uma herdeira brasileira do realismo mágico. Seu livro, o primeiro lugar entre os mais vendidos na Flip 2023, é uma verdadeira obra de arte, nos presenteando com uma história fascinante e cheia de ensinamentos sobre amor, identidade e busca por respostas. Oração para desaparecer é uma leitura obrigatória para todos que apreciam um bom mistério e uma escrita envolvente.

Soube que o livro já foi vendido para o cinema, não vejo a hora de assistir! Bem como não vejo a hora de ler o seu próximo livro, como ela já anunciou que está sendo produzido.
Cleber 11/01/2024minha estante
Adorei a resenha! Estou de olho nesse livro já faz algum tempo, gosto muito do estilo da Acioli.

Cristiane.Cardoso 12/01/2024minha estante
Não irá se arrepender se cortar a fila de espera!

Margô 16/01/2024minha estante
Somos tietes da Socorro... Não podia ser diferente ?. Aquela mulher que nos presenteou com uma palavra tão original, fácil e poética, precisa mesmo de uma Oração para agradecer!!! ???

Polly 02/12/2023

Oração para desaparecer: o Brasil pelos brasileiros (#194)
Faz mais de um mês que terminei Oração para Desaparecer e, desde então, não consigo escrever sobre ele. Sento, tento, mas acho que nada do que eu escrevo faz jus ao que o livro me fez sentir. A verdade é que acho que minha leitura ainda não chegou ao fim. Eu continuo visitando e revisitando a história de ~Aparecida~ sempre que minha consciência fica à toa. A história grita para mim que ela ainda não parou de me contar tudo o que ela tem a contar. Aposto que precisarei de algumas releituras para entender suas camadas e nuances.

A narrativa me deixou confusa. Afinal, o que é essa história? É uma ficção científica? Terror? Um novo realismo mágico brasileiro? Uma metáfora sobre as feridas que a colonização nos deixou? Ou uma metáfora filosófica sobre nossa necessidade de nascer e renascer inúmeras vezes durante toda a nossa vida que o destino nos impõe? Talvez Oração para Desaparecer seja um pouco de tudo isso. Ou nada disso. Não sei. Só sei que a escrita da Socorro só torna tudo isso ainda mais especial.

O primeiro capítulo logo nos causa um impacto daqueles. São 18 páginas de pura pilha, que lemos em um só fôlego, quase sem respirar. A narrativa é completamente sensorial. Dá para sentir o cheiro da terra da qual ~Aparecida~ saí, dá ver Fernando cavar o chão desesperadamente para ajudá-la a sair daquela cova em que foi enterrada viva. Dá para ver a penumbra da noite em que todo esse horror acontece. Sapos coaxando, grilos cantando, um vento gelado soprando agourento, de arrepiar até o último osso da espinha - minha imaginação completa. Impossível largar o livro depois de ler isso. Impossível.

Aparecida é uma brasileira desenterrada viva em Portugal, sem roupas, sem cabelos, sem memórias. E a teia dessa narrativa vai sendo desenrolada com esse mistério sendo desembaraçado aos poucos, através das parcas memórias que voltam à mente da “morta-viva” em forma de sonhos. Acho que ~Aparecida~ é um pouco do que somos como país, quase esquecidos, quase lembrados do que somos e fomos um dia. Uma identidade que é uma mistura de dor e pertencimento, com a qual muitas vezes não sabemos como lidar. É difícil explicar o Brasil, mas talvez ~Aparecida~ seja uma de suas possíveis personificações.

Apesar do coletivo ser fortemente simbolizado na narrativa, a história também pode ser interpretada no viés pessoal (filosófico, psicológico, talvez, sei lá). Ser desenterrada viva é uma simbologia para o renascer. ~Aparecida~ é, certamente, vítima de violência. E ressignificar a vida depois de tamanha atrocidade é, talvez, o maior desafio que a personagem enfrenta ao longo das páginas. Muito mais do que lembrar de quem se é, inclusive.

Oração para Desaparecer tem personagens com pouco potencial de ser marcante por sua personalidade, no entanto, por outro lado, possui uma escrita forte e um enredo tão viciante, que a gente até perde a hora de dormir. As frases com as quais a Socorro recheou esse livro é de fazer você gastar todos os post-its ou pintar todas as páginas de marca-texto. Tudo o que a Socorro escreve é lindo, parece poesia. Até a coisa mais corriqueira e comum, é narrada com beleza. Dá gosto de ler.

Bem, ainda não sei se fiz jus a todas as emoções que o livro me provocou. Mas, juro que essa foi a minha melhor tentativa. Fico contentíssima de ver uma escritora brasileira nos fazendo sentir o Brasil dessa forma, pois o significado mais forte que Oração para Desaparecer me deixou foi o de uma identidade coletiva de um Brasil profundo que o “Brasil” muitas vezes faz de tudo para esconder, sufocar. É um sentimento que só senti, até hoje, lendo Jorge Amado. Que feliz ter conhecido Socorro! A Cabeça do Santo, como é de se esperar, já está na lista de prioridades para 2024.

Escreve mais, Socorro, escreve mais, que quero ver por mais vezes o Brasil através dos seus olhos. É bonita a vista de lá.
Vilamarc 02/12/2023minha estante
É bem isso mesmo. Fico feliz de que alguém tenha sentido e expressado o que muito também sentiram. Obrigado, porque eu não estou em condições de escrever algo assim.

Natalia 12/02/2024minha estante
???

Renata.Mieko 02/09/2023

Socorro Acioli é quem você deveria ler.
Li a Cabeça do Santo e já foi excepcional, agora Oração para Desaparecer só consolida pra mim o quão maravilhosa é essa autora.
Maria 03/01/2024minha estante
Amoooooooo, estou gostando de oração, na metade da leitura e me maravilhando

Renata.Mieko 03/01/2024minha estante
É maravilhoso

adrwcalivros 08/03/2024

E mais uma vez Socorro Acioli me fez chorar.

Que história linda! Que livro envolvente, espiritual, ancestral.

Sou grata por essa leitura e grata por perceber a vida após a morte e a vida sendo escrita todos os dias.

A vida é escrita todos os dias. Novos capítulos são escritos, novas histórias são contadas.

É viver o hoje sem duvidar do amanhã.
Max 08/03/2024minha estante
Quero ler!!?

adrwcalivros 08/03/2024minha estante
vale muito a pena, Max.

Klênyo 24/02/2024

Maravilhoso!
História fascinante sobre pertencimento, identidade, amor e crença!

Socorro Acioli, cearense arretada, me ganhou!

?O amor, o fogo mais antigo. A única força que dissolve e recria o tempo.?
Isadora 26/02/2024minha estante
Eu quero essa edição ?

Klênyo 27/02/2024minha estante
Linda demais

Yasmin O. 25/09/2023

Quanto mais eu penso nesse livro menos eu gosto rs. O realismo mágico do livro não me convenceu, gostei da premissa mas não do desenvolvimento, que achei forçado em alguns momentos, fora as frases clichês, que sempre me fazem revirar os olhos. Os romances também não me comoveram, achei piegas, um novelão da globo, mas tenho um coração peludo. Saí com a sensação de que a estória foi mal desenvolvida usando a carta do realismo mágico. Mas foi bom tomar conhecimento do contexto histórico envolvido, referente à igreja enterrada e à questão indígena na região. Sigo tendo apreço por A cabeça do santo, que considero um livro com potencial de se tornar um "clássico" brasileiro, um livro insólito que me faz lembrar de Pedro Páramo (um de meus livros favoritos), mas esse infelizmente não é um livro pra mim. Acontece.
Mari Pereira 26/09/2023minha estante
As divergentes ?

Yasmin O. 26/09/2023minha estante
Amiga, eu lia sabendo que você também não ia curtir ??

nat 23/05/2024

O grande erro da vida é perguntar para onde vamos!
... o certo é decidir com quem."

confesso que, depois de descobrir "a cabeça do santo", meu primeiro instinto foi procurar mais sobre a autora. quando vi "oração para desaparecer" e li a sinopse, eu quis muito que a história fosse no mesmo tom do primeiro que li. e não foi. foi completamente diferente, mas digo isso com muita felicidade.

até o fim da primeira de três partes da história, eu estava mais curiosa do que apegada ao que aconteceu de fato com Cida. a chegada da segunda parte, o ponto de vista de Miguel, rumou a história para um lado inesperado, pelo menos por mim. daí foi ladeira abaixo! eu já estava chorando e destacando as falas dele, pensando em como seria se fosse eu e o meu amor nessa situação, dei a luta de Miguel com o luto como perdida e então a parte três chegou. foi tudo muito bem encaixado, não senti que o enredo foi apressado, muito pelo contrário - muito rico em detalhes. aliás, toda a história é lindamente rica em detalhes. nos agradecimentos Socorro conta que essa história surgiu em 2006 em Portugal! dá pra ver que a pesquisa sobre TUDO foi intensa e muito bem recompensada.

estou muito feliz por ter lido sem me aprofundar muito na sinopse e nem em resenhas sobre a história. fico, novamente, ansiosa por mais Socorro Acioli! :')
Isabelly.Godoy 24/05/2024minha estante
Já estou ansiosa pra ler esse tbm!

nat 24/05/2024minha estante
prometo que vai te impactar ???

Fernanda.Martins 09/02/2024

Oração pra Desaparecer
Mais uma vez fiquei bem feliz com a forma da Socorro Acioli fazer fantasia em meio a fatos inusitados, porem reais.
É perceptível todo trabalho de pesquisa que ela faz pra construir essa história.

Gostei muito e recomendo a leitura.
Anaí Bueno 11/02/2024minha estante
E com fantasia ela mostrou a condição humana (e bonita)!

jescarolinas 08/02/2024

Amor é maior que o mar inteiro
Estou completamente ENCANTADA com esse livro, minha gente!
é a historia mais linda, que personagem principal cativante, encantadora, misteriosa, humana e ao mesmo tempo sobrenatural.
o livro tem tantas partes lindas, tantas frases de amor, que não caberia nessa resenha.
um livro sobre a vida, sobre o amor, sobre ter coragem, sobre ancestralidade, sobre fé, sobre família, sobre passado e futuro, e sobre se descobrir e se permitir.

?É injusto para qualquer pessoa deixar de viver algo por medo do risco.?

apenas leiam! vale muito a pena e você ficará tão encantado quanto eu.
e quem não ficar, leia de novo porque leu errado.
Pedro 12/02/2024minha estante
Excelente resenha.

NatAlia.Estela 10/02/2024

Dos melhores até aqui
Impactada e maravilhada com este livro. Enredo, personagens (o que falar da personagem principal!?), ambientação. Tudo muito bem construído e como é lindo ver nossa Região Nordeste sendo tão bem valorizada.
Anaí Bueno 11/02/2024minha estante
Amo enredos que se desenvolvem fora do eixo RJ-SP. Nada contra, também gosto das histórias que se passam por lá, mas outros lugares também são possíveis!

Clara2888 17/01/2024

Oração para esquecer e reler esse livro
Eu genuinamente não esperava gostar tanto de Oração para desaparecer. Escolhi o livro pelo nome e capa intrigantes e acabei me surpreendendo com uma obra realista mas cheia de magia. Um livro verossímil mas mágico e que causa uma sinestesia absurda. Oração para desaparecer faz refletir sobre o indivíduo, o povo e a ancestralidade. Faz pensar no sincretismo brasileiro e nas disputas simbólicas e de memória. Com personagens dignos de se tornarem clássicos, por suas características, pensamentos e metáforas empersonadas tão profundas.
Um detalhe interessante é que em alguns momentos me peguei imaginando uma miniserie baseada no livro, imagino que pela descrição de ambientação, como as dos grandes clássicos da literatura brasileira. Se isso acontecer um dia eu ficarei muito feliz de ver essa obra se popularizar.
Amarga.romana 17/01/2024minha estante
Estou muito ansiosa pra ler!! Adoro a autora