Oração para Desaparecer

Oração para Desaparecer Socorro Acioli

Resenhas - Oração para desaparecer

Maria 24/06/2024

As palavras sempre me escapam quando preciso falar de um livro que gostei muito, acho difícil descrever o sentimento e com esse livro foram muitos os sentimentos, não vou mentir que foi uma leitura de olhos marejados.

Neste livro, Acioli trata das relações e sentimentos humanos, espiritualidade, perda, amor e tudo que é muito característico de sua escrita.

Não vou descrever a história, basta saber que há mistério, há uma trama e personagens bem desenvolvidos, há uma leitura fluida -mas nem sempre fácil- e há muito sentimento!

ncamilafreitas 24/06/2024

Que leitura incrível e satisfatória! depois de ler ?a cabeça do santo? e ter amado a escrita e a história, me deu ainda mais vontade de ler esse livro e me surpreendi mais uma vez.

é um livro que começou me deixando com muitas dúvidas, mas que respondeu todas elas ao decorrer da história. a leitura nos coloca em um local de não entender o que está acontecendo, assim como a personagem que chega sem entender e nem saber de nada. mas é bem fechadinho, tudo se explica e é satisfatório ver tudo se encaixando.

a história é dividida em três partes e em todas elas eu me via curiosa, ansiosa pra finalmente entender tudo o que estava acontecendo e como tudo se explicaria. foi incrível!

socorro escreve de uma forma tão linda, envolvente e poética. dá gosto de ler e sublinhar! e ver a oração no fim, me fez sorrir pela curiosidade em saber que tal oração era essa. lindo, lindo, lindo!

obs: o azul dessa capa é tão lindo e sempre gostei muito de cavalo marinho, então amei em dobro a capa desse livro.

Carol 24/06/2024

"Os sonhos guardam o que é nosso e nos devolve quando precisamos"

Muito curioso essa história, do início ao fim fui me surpreendendo, não conseguia entender onde tudo isso ia dar kkk chegou próximo do final que eu dntendi, minha cabeça quase explodiu, como é que pode a Socorro ter pensando nessa história toda amarradinha, que final bonito a Cida/Joana de volta ao seu lugar, harmônica com seus encantados e com sua vida.

Mari 23/06/2024

Como seria voltar dos mortos?
"Oração para desaparecer" conta a história de uma mulher que é desenterrada em uma cidadezinha de Portugal sem memória do que lhe ocorreu. Sua única certeza é ser brasileira. Junto com a família que a resgatou da morte, ela passa a tentar lembrar coisas de sua vida passada e sua ligação com o Brasil. O livro é dividido em 3 partes e tem o toque mágico de Socorro Acioli. Leitura gostosa e rápida.

Gisele @li_trelando 23/06/2024

Um bom sentimento de estranheza
Qnd comecei a ler me causou um sentimento de estranheza muito grande, tive que parar e deixar de lado um tempo pra poder retomar.

Não por ser ruil, mas talvez pq a autora quisesse que o leitor se sentisse igual à personagem principal saída da terra sem memória e sem passado.

Foi muito bom acompanhar a jornada da heroína em busca de seu passado e com isso conhecer a magia da terr brasilis e seus povos originários que nós esquecemos.

A autora fez um trabalho de pesquisa fantástico.

Karolline.Campos 22/06/2024

Jun/2024
Uma bela e curta história. Mistério envolvente, temática que nos faz refletir. Foi muito bom ter um pouco do fantástico reflexivo/filosófico/existencial em cenários brasileiros.

Um título que certamente lerei novamente no futuro, com mais paciência.

selenaafgouni 21/06/2024

Engrandecedor
Esse livro me surpreendeu positivamente. Ele mostra um lado muito bonito da espiritualidade e traz uma história de amor comovente. Realmente te faz querer acreditar que o amor é a maior força que existe. Além de tudo, achei linda a forma como ele mostra a brasilidade com tantas facetas de felicidade, dor, carinho e tragédia.

LestatFidelis 21/06/2024

Infelizmente não me pegou
O livro pra mim foi bem cansativo, até a página 70 praticamente contou o mesmo que o resumo do livro?

19/06/2024

Que livro incrível
Não é possível descrever a beleza das palavras desse livro, quase uma experiência extra sensorial. Ler esse livro deixa um gosto doce na boca, ainda que trate de assuntos tão difíceis.

Não sei se consigo encontrar defeitos além de que queria mais. Queria ter participado mais da história de Joana, indo além de uma história narrada por um outro personagem. Queria ter vivido com ela.

Ainda assim, é procurar pelo em ovo. Esse é um daqueles livros que indicarei pra todo mundo.

Ed Souza 19/06/2024

Oração para desaparecer
Cida/ Joana .... Uma vida, várias vidas... E se você tiver a oportunidade de ter uma vida nova, e se quando tudo estiver bem ...Sua vida antiga volta ...

Onde ficaria? Que amor decidiria? Vamos orar ! E amar

vat 18/06/2024

Livro muito bem escrito, gostoso de ler
conta uma história bem legal
eu recomendo pois trata de muitos assuntos importantes

Mari 18/06/2024

Que escrita!
Socorro Acioli precisa ser mais descoberta pelos brasileiros. Que escrita maravilhosa! História bem amarrada, com personagens complexos, pesquisa histórica e antropológica que a fundamentam.
Não vou comentar nada do enredo para não dar spoiler, porque o livro já começa dando uma voadora em você já no início!

vestigios 18/06/2024

"A esta altura da minha vida sei que qualquer coisa é possível. Não sou mais ingênuo de acreditar que uma ordem única rege tudo, ou que nossa cabeça pode entender os desígnios do mundo. Não pode. Só nos resta aceitar e seguir vivendo porque estamos nessa aventura às cegas. Todos nós. Quando a gente acha que entendeu tudo, o caos aparece para relembrar que não somos coisa nenhuma."

Acho que também caí nos encantos de Joana Camelo - e Socorro Acioli!

Fascinada por esse livro!!

Link da reportagem do acontecimento em que se baseia o livro:

isaouebelle 17/06/2024

Livro que dissolve e recria o tempo
Eu não paro de pensar nesse livro. não consigo parar. a história de alguém que está prestes a morrer e aparece do outro lado do mundo embaixo da terra e tem que ser desenterrada. parida de novo pela natureza, tipo um bebê, sem memórias, sem passado. mas diferentemente do bebê, não sabe quem quis sua chegada no mundo (em alguns casos não tão diferentemente) e por isso não sabe o que fazer com essa coisa que a gente chama de vida.
a escrita da Socorro é linda, a premissa desse livro é criativissima, a intertextualidade com saramago e o realismo mágico é genial e o enlace com a cultura brasileira dos tremembés e os fatos históricos deixa tudo perfeito.

?Sou livre neste mundo e posso abrir qualquer caminho, mas escolho, porque quero, toda vereda que me leve ao estado de amor. O amor, o fogo mais antigo. A única força que dissolve e recria o tempo.?