Carne de segunda

Carne de segunda Veronica Yamada

Resenhas - Carne de segunda

Elisangela Muniz 29/08/2023

Eu até que gostei, mas não sei.
Li rápido porque fiquei esperando o ápice da história e ele só apareceu nas últimas páginas e passou rápido demais.
Achei a personagem principal bem chata e mimada. Entendo a frustração de ser abandonada, mas meu Deus... a mãe consegue ser pior que ela.
Se a intenção era deixar o leitor enojado com a brutalidade humana, conseguiu comigo.

Thayfx 30/08/2023

Uau
Gente o que foi isso? Ler a mente de Estela foi muito louco, ela é totalmente fora da casinha. Que livro massa.
Leiam, por favor, só leiam.

Mateus 30/08/2023

Ácido e divertido
Cheguei no título por uma indicação de booktooker e comecei a ler sem nenhuma pretensão.

Quando me vi estava imerso na mente da personagem e falando "amiga, se preserva".

É uma leitura rápida, engraçada (pra quem tem humor controverso) e com desfecho que te deixa boquiaberto.

E ainda por cima tem receitinhas a cada capítulo :p

Livy 31/08/2023

Que loucura
"Carne de Segunda" é uma leitura rápida, com humor ácido, e é divertida e um tanto m0rbida, mas também leve! Faz sentido?

😱 No livro, a carne bovina se tornou rara e extremamente cara. Ela é reservada para a elite, mas claro que o ser humano e sua fome insaciável criaram alternativas, e a chamam de Carne de Segunda.

😱 E nesse cenário acompanhamos Estela, uma mulher inteligente, publicitária, com ótima carreira e prestes a se casar com o amor da sua vida. Até que Daniel, seu noivo, termina o relacionamento de nove anos e ela entra em colapso. Afinal, a sociedade onde eles vivem ainda mede o sucesso de uma mulher através de casamento e filhos. Então acompanhamos os loucos pensamentos dela e até que ponto ela chega para sair por cima dessa situação. Ao longo da leitura, também temos trechos de noticiários que ela assiste e ouve, o que vai trazendo informações importantes para entendermos o que é a carne de segunda e o que está acontecendo no mundo. 🤢 Além de trazer algumas críticas bem interessantes.

😱 E ainda temos receitas no final de cada capítulo que torna tudo ainda mais saboroso... ou indigesto! hahaha

😱 Gostei do livro, a leitura e narrativa é bem fluída, me envolveu muito! Acompanhar Estela foi divertido, eu só queria saber até que ponto os pensamentos e angústias dela a iriam levar e o final me deixou chocada!

site: https://www.instagram.com/livyverso

DéboraMP 31/08/2023

Carne de segunda
Me interessei por este livro, pois no final do resumo diz: "É o livro perfeito para os fãs de Saboroso Cadáver". Eu gostei bastante de 'Saboroso Cadáver', então me interessei logo de cara.

O livro conta a história de Estela, que tem um relacionamento de 9 anos com Daniel e ele decide terminar para ficar com outra mulher.

Estela fica inconsolável e pensa em muitas coisas ao mesmo tempo: em voltar com o ex, em vingar-se dele. Ela chega a persegui-lo, por influência da mãe dela - que é uma cobra.

Enquanto vamos acompanhando a situação de Estela e seus pensamentos, que são bastante atropelados, ela vai ouvindo esporadicamente as notícias na televisão que falam sobre uma crise e diversos problemas com a carne: escassez, falta de pasto para os bois, problemas com hormônios e com o excesso de gordura na carne, etc.

Ocorre que só por volta de 70% do livro é que a história começa a falar num tom que vagamente lembra 'Saboroso Cadáver', bem de longe. A maior parte do livro fica divagando sobre o término entre Estela e Daniel.

Gostei que ao final de cada capítulo a autora traz a receita de um prato a base de carne que é citada no capítulo. Achei fácil e rápido de ler, numa linguagem acessível. Porém, não lembrou muito o livro a que faz referência, faltou cenas chocantes e que referenciam o canibalismo.

Natalia Oliveira 02/09/2023

Ahhhhhh... Que delícia de livro(estranho falar isso né???, Porém é um livro gostoso de ler... Passa rapidinho e é envolvente... A autora consegue nos prender até o último capítulo... A curiosidade só vai crescendo conforme os capítulos vão passando... Me identifiquei com a Estela (está aí mais uma coisa estranha ?... Posso me explicar!!!!! Me pego várias vezes pensando muitoooooooo como ela...)

Coral.oliveira 04/09/2023

Não foi para mim
Não curti a história. É o típico livro onde se lê e não chega a lugar nenhum. Achei a parte de c4nib4lismo extremamente sutil e superficial e foi por isso que cheguei até o livro, daí a decepção. Talvez se fosse maior poderia ter mais desenvolvimento e me conquistado. Mas não gostei da personagem e nada me fez ficar animada para continuar a leitura, a não ser terminar logo, o que foi fácil por ser bem curtinho.

Leslie.Eduin 07/09/2023

Mediano!
Contém Spoiler.

Eu encontrei esse livro através de uma indicação no Instagram, e pela forma como foi apresentada pensei ser uma ótima história.
Porém, não é tao boa quanto pareceu. É só ok...

A história toda acompanha Estela surtando e choramingando por conta de um término de noivado. Daniel seu noivo terminou com ela por não se sentir que queria continuar em um relacionamento, e isto foi a ruína de Estela.
Estela é publicitária com 30 anos, (pois é, a idade na história é relevante). E por já não ser mais "nova" fica se martirizando pois acredita que sua vida amorosa acabou, que não se casará e não terá filhos, (coisa que estima muito). Ainda mais após contar aos seus pais sobre o término, a mãe de Estela a critica o tempo todo por não conseguir casar e ter uma vida social como demanda à sociedade. E Estela se desespera mais ainda por desapontar a mãe. Enquanto essa história se desenrola, Estela aparentemente ama noticiários pq a todo momento no meio de seus surtos e e crises de choro por ter sido deixada por Daniel, aparecem reportagens sobre consumo de carnes e em como a carne de segunda está sendo bem aceita no mundo.

Eu particularmente demorei a entender que essa carne de segunda é a carne humana, pois não é dito explicitamente isso, o que achei bem ruim, pois se falou a todo momento sobre bois e galinhas e nada de humana.

Enfim, a história é bem rápida (ainda bem!!), Pq seria mais chata ainda se fosse mais arrastada, pois é basicamente Estela se diminuindo e se pondo defeito por não conseguir manter o noivado.
A mãe de Estela é quem sugere a ela para que mate Daniel e desove seu corpo em um frigorífico. Eu achei que a Estela iria surtar mais ainda com essa ideia, mas ela aceitou bem, e assim, enviou um vinho envenenado a Daniel, e após algumas horas ela e sua mãe foram até o apartamento dele para remover o corpo. A cena das duas tentando resolver como farão para remover o corpo foi até cômica. No fim elas o esquartejaram, e colocaram os pedaços em uma mala.
Quando a história estava começando a ficar boa, ela acaba, sim, ela acaba. Simplesmente, Estela está em seu apartamento cozinhando uma parte de Daniel para jantar com uma amiga sua, sem a amiga saber. E fim...

Vale a pena? Acho que não. Provavelmente é uma história que não voltarei a ler.

Laila 09/09/2023

Interessante...
É um livro curto e engraçado... gostei como a protagonista é surtada e divertida!!!

Não é tão perturbador como outros livros que eu li com a mesma temática... mas tem o seu ponto diferencial: Estela!!!

Ela é a mulher do século 21 com 30 anos e suuuuper frustrada pós casamento que foi rompido repentinamente...

Porém ela tem um jeitinho diferente e apetitoso de como se vingar de Daniel...

Sandra - @abcdobichano 10/09/2023

Envolvente!
Em Carne de Segunda acompanhamos Estela em seu louco fluxo de pensamentos, enquanto tenta compreender o porquê Daniel a deixou mesmo após 9 anos de relacionamento (7 de namoro e 2 de noivado!) e o que ela pode fazer agora que sua vida desmoronou. Tudo isso se passa em um mundo onde o desmatamento já chegou ao limite, a carne bovina se tornou extremamente cara, mas, em sua fome insaciável, os seres humanos encontraram outra forma de consumir carne.

Essa forma narrativa do livro, através dos fluxos de pensamentos, faz com que a leitura seja extremamente rápida e envolvente. É impossível largar o livro até que se tenha lido completamente. Estela se mostrou uma personagem perspicaz, muito divertida e o melhor: gente como a gente, quem é que tem uma mente tranquila? Ainda mais em um momento tão adverso como esse!

A forma com que conhecemos o universo em que se passa a história também é muito dinâmica, durante a história Estela têm contato com noticiários, documentários, notícias no rádio e revista e assim vamos aprendendo mais sobre como coisas bizarras e impensáveis são normais nesse mundo!

Além da história principal nós encontramos alguns dilemas éticos nas entrelinhas. Seria correto consumir a “carne de segunda”(se é que você me entende)? Ou o melhor seria todos virarem veganos? As pessoas estão dispostas a isso? E também nos deparamos com uma contradição desse mundo: apesar de ser mais avançado tecnologicamente, as mulheres ainda são medidas pelo sucesso do casamento! Tornando de certa forma compreensível (e ainda mais triste) o desespero de Estela.

A narrativa fluída e a forma que a história cresce até chegar no final me deixou muito envolvida e querendo mais! Adorei a leitura e recomendo!

site: https://instagram.com/abcdobichano

Gessyka.Loyola 10/09/2023

O que você faria no lugar de Estela?
Aqui acompanhamos Estela que já está com 30 anos, há 9 anos com o mesmo cara imagina que o casamento está cada dia mais próximo, porém parece que os planos do bonitão são outros!
Então vamos acompanhar o que Estela fará a partir dessa informação.
Gostei muito, é um fluxo de pensamento de uma ansiosa que está frustrada e toma decisões drásticas para se vingar, leiam!

Aline221 16/09/2023

Protagonista ansiosa
Protagonista maluca de um jeito que às vezes a gente se identifica, outras ficamos obcecadas em ler os pensamentos dela. Livro muito bom

Flavia1064 18/09/2023

Doidinha
A leitura é super fluída e a personagem do livro é bem doida. Achei divertido várias vezes porque me pareceu totalmente fora da realidade.

Achei interessante a brincadeira feita pela autora falando sobre a falta de carne/ os perigos de consumir carne com os devaneios da personagem!

Mafê 21/09/2023

Caraca mano muito booom, prende demais, foi quase impossivel largar. a historia vai crescenco a cada pagina e eh sensacional acompanhar o desenrolar e o desfecho, recomendo demaisss