As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Steh18 26/09/2023

Forte do início ao fim
O romance 'As Montanhas Cantam' de Nguyen Phan Que Mai é uma poderosa exploração da resiliência de uma família no norte do Vietnã, abrangendo desde os horrores da Segunda Guerra Mundial até os anos após a derrota do governo do sul pelo norte. A protagonista, Dien Lan, personifica a coragem diante das adversidades, tendo vivenciado os horrores da guerra, a fome e outras crueldades, mas nunca perdendo a esperança na humanidade.

Esta leitura é intensa, permeada de sofrimento, mas ao mesmo tempo, é profundamente cativante. A prosa de Que Mai é envolvente, mantendo o leitor envolvido e incapaz de largar o livro. A narrativa desperta uma conexão emocional com cada personagem, fazendo com que o leitor compartilhe suas lágrimas e anseios por um final feliz. Ao longo da leitura, somos compelidos a refletir sobre a persistente bondade que pode ser encontrada mesmo nas circunstâncias mais brutais.

'As Montanhas Cantam' é uma obra extraordinária e necessária, uma lembrança contundente dos horrores da guerra e da resiliência do espírito humano. É uma leitura desafiadora, porém profundamente gratificante, que merece um lugar especial nas estantes dos amantes da literatura.

Patricia.Lima 24/09/2023

Romance histórico imprescindível
Terminei. Demorei bastante para ler, não sei se foi o livro ou meu estado de espírito nestes dias, mas em algums momentos o livro me deu sono.
No ultimo terço do livro, a estória desenrolou, ficou mais ágil, as coisas começaram a fazer sentido e o livro melhorou muito!
Mas, vale muito a pena insistir, pois o livro traz uma visão diferente da guerra do Vietnan. Na verdade sobre muito da história do Vietnan. E uma ótima visão sobre o sistema político vigente.
É meio moroso sim, mas todos deveriam ler.

Guilherme 24/09/2023

Incrível e marcante
Um mergulho no passado do Vietnã, essa narrativa envolvente te transporta para uma cultura assombrada pela guerra, injustiça e famílias divididas. Admiro muito o povo vietnamita, sobrevivente dessa grande tragédia do século passado

Marcelo1415 24/09/2023

Comovente
Guerras são narradas do ponto de vista dos ganhadores; sempre nos apresentando um lado; do bem e do mal, nós e eles. mas ela vai muito mais além de estar certo ou errado. é sobre as famílias que são separadas e histórias que são ceifadas. um livro triste mas que ao mesmo tempo mostra que sempre há um futuro ao qual devemos ansiar.

Miria.Oliveira 24/09/2023

Um dos livros mais tristes que li nesse ano. A história é brutal e não tem quase respiros de alegria ou felicidade, a família está sempre passando por algo doloroso, difícil e às vezes quase inacreditável.

Foi um olhar muito diferente sobre o Vietnã e realmente espero que hoje o país seja um lugar de paz e prosperidade, porque seu povo merece.

Suzane10 23/09/2023

Intenso, cheio de carga emocional. Fantástico. Mais um título que a Tag arrasou! Tanta história, superação.. vale a leitura

Sabrina Tamelini 23/09/2023

O porquê de ler
Adorei ler um livro de uma cultura diferente e conhecer sobre a história do Vietnã. Não tinha ideia do sofrimento.

Juliana 26/09/2023

A história recente do Vietnã a partir de uma outra perspectiva. Um livro denso, que precisa ser lido aos poucos. Impossível não pensar nos que sofrem com as guerras mundo a fora, soldados que são enviados para lutar guerras que não são deles, exageros e erros de entendimentos, ganância, imperialismo, fome. Uma parte cruel da humanidade.

lav 21/09/2023

Nunca dei 5 estrelas em um livro, entretanto, esse livro merece todas as estrelas possíveis. Admito que nas primeiras páginas, achei que o livro não ia me prender, era muito arrastado, mas ao longo da leitura, a obra se tornou fantástica!
A história da Lan e sua família é muito triste e repleta de batalhas, mas é cheia de esperança, de otimismo e conquistas. O livro é maravilhoso. Uma ficção histórica que te faz querer ler e entender a História do Vietnã.

Aline Sulzbach 21/09/2023

Viagem ao Vietnã
Esse livro nos permite uma longa viagem pela história de uma família e a história de um país.
O Vietnã é um incrível país com histórias milenares. Com uma brava família narrando sobre momentos históricos: Primeira Guerra da Indochina, Guerra do Vietnã, A grande fome e outros terríveis eventos.
As personagens femininas são incríveis. Apaixonada pela Goiaba (Houng), Vovó Dieu Lan.

A dica é separar o lençol. O choro vem e a voz embarga.

Kaue Garcia 20/09/2023

Perfeito
E olha que ficção histórica não é um gênero que me atrai ein?! Mas meu Deus que livro incrivel, um mergulho na cultura vietnamita e na trajetória da protagonista junto a sua avó ? doloroso, apaixonante, revoltante, emocionante ?

Camila Stéphani 20/09/2023

Que livro mais sofrido e incrível!
Como li em uma resenha: "esse livro cheira a 5 estrelas" e realmente é!

A história gira em torno da vovó Di?u Lan, sua família e do verdadeiro CAOS que estão passando por conta da guerra em seu país: Vietnã.

Nesse livro tem muitos gatilhos, é bastante desafiador, pessoas emotivas como eu vão chorar à beça, mas eu vos lhe digo: se tiverem a oportunidade, LEIAM! A escrita da autora é tão envolvente que, ao mesmo tempo, eu estava aos prantos e não conseguindo parar de ler, parece que tenho uma intimidade com os personagens, principalmente com a Di?u Lan, uma das personagens mais fortes que já vi, sem contar as inúmeras mensagens que nos é passada.

Um dos melhores se não o melhor livro do ano pra mim.

Andrea170 20/09/2023

Leve e profundo
?Se eu tivesse um desejo, não iria querer nada extravagante, apenas um dia normal, em que todos pudéssemos estar juntos como uma família, um dia em que poderíamos apenas cozinhar, comer, conversar e rir. Imaginei quantas pessoas ao redor do mundo estavam tendo um dia normal e não sabiam como isso era sagrado e especial.?

Ingrid fields 19/09/2023

Tocante
"Se eu tivesse um desejo, não iria querer nada extravagante, apenas um dia normal, em que todos pudéssemos estar juntos como uma família, um dia em que poderíamos apenas cozinhar, comer, conversar e rir. Imaginei quantas pessoas ao redor do mundo estavam tendo um dia normal e não sabiam como isso era sagrado e especial.?

Que livro envolvente e triste, muito sofrimento pra uma vida só, incrível como nos apegamos e odiamos os personagens, como a autora consegue demonstrar tão maravilhosamente bem a dualidade de cada um e como esse livro nos faz perceber a ruindade das pessoas tanto quanto a bondade, livro muito comovente, chorei lendo e com certeza um dos meus favoritos do ano ??

Renata @paraquemgostadelivros 19/09/2023

O livro conta a história de uma família que sofreu com as guerras e conflitos no Vietnã. A história vai sendo contada por uma jovem que vê seus pais e tios indo lutar na guerra e por sua avó, que vai contando tudo o que enfrentou em épocas passadas com os conflitos internos, desde a perda de familiares até a separação dos filhos.