As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Paula 12/11/2023

Merece muita divulgação
Estou sem palavras! Esse livro já tinha me pegado pela capa e agora pela belíssima história!
Uma história de superação, amor, perdão, esperança, compaixão e resiliência.

Além de ser histórica de muito aprendizado, nos mostra um lado da guerra que não é contada.
Com certeza é o meu favorito do anooooo

???????
Jackcoriolano 12/11/2023minha estante
Amei seu entusiasmo por essa leitura. Foi um livro que me marcou também

Paula 12/11/2023minha estante
Pra mim, foi o melhor da TAG deste ano.. ???

Lisa 28/11/2023

A sinceridade da voz de uma nação silenciada
No volume II, Tomo III, 2°parte de Guerra e Paz, Tolstoi diz que "A guerra não é uma amabilidade, e sim a coisa mais cruel da vida, e é preciso entender isso e não brincar de guerra. É preciso levar a sério e com rigor essa terrível necessidade... senão a guerra acaba sendo esse entretenimento predileto de pessoas ociosas e levianas... O objetivo da guerra é o assassinato, os instrumentos da guerra são a espionagem, a traição e o seu encorajamento, o extermínio dos habitantes, a pilhagem dos seus bens ou roubo para o abastecimento do exército, a fraude e a mentira, chamadas de astúcias militares;" Tolstoi se refere as guerras de 1812, as invasões napoleônicas a Rússia, entretanto é assim que nos sentimos ao ler este livro.

Em 1858, as tropas de Napoleão realizam a primeira invasão, em 1887 a França impõe sua colonização e cria o que se convencionou a ser chamado de Indochina francesa (atual território do Laos, Camboja e Vietnã), assim permanecendo por todo o período da Primeira e Segunda Guerra Mundial, vindo a dividir esse domínio com o Império Japonês em 1940.

?As montanhas cantam? está longe de ser o meu primeiro contato com a história do Vietnã, mas foi sim, o primeiro em que essa história me foi contada pela voz de quem viveu e padeceu dos horrores da Guerra. Iniciando em meados de 1920, com o nascimento da avó da protagonista, a história de seu país e de suas inúmeras ocupações é narrada, com todos os horrores de guerra que foram tão esmerosamente varridos para baixo dos panos pelas grandes nações. Afinal, a história é com frequência reescrita por aqueles que detém o poder.

Embora sistematicamente dominado, o Vietnã nunca deixou de lutar. Em 1941 nasce o Viet Minh, liga pela sua independência. Os vietnamitas sobreviveram a Grande Fome em 1944, episódio em que mais de 2 milhões de pessoas inocentes foram mortas através das maiores atrocidades de guerra já cometidas na história, pelas mãos dos japoneses, que hoje se recusam a reconhecer e responder por seus crimes, que hoje reescrevem sua história como apenas vítimas do bombardeio estadunidense. Nguyen deixa escorrer de cada linha o sofrimento e terror dessas vidas perdidas. Em 1945, Ho Chi Minh declara o fim da Indochina, em 1954 a conferência de Genebra repetindo a solução salomônica coreana, reparte o Vietnã em Norte e Sul e dá-se inicio a uma nova era de terror. Em 1973, o EUA após vasta atividade bélica se retira finalmente, em 1975 termina oficialmente a longa Guerra do Vietnã, deixando para trás um país quebrado.

Desse modo, enquanto país independente e unificado o Vietnã tem somente 45 anos. Séculos de exploração e colonizações por, citando o Tolstoi no começo, entretenimento de pessoas levianas e ociosas. Ho Chi Minh foi um ditador comunista, responsável pela Reforma Agrária e a perseguição e morte de milhares de vietnamitas inocentes, entretanto, foi também, o homem que até o fim se prostou de pé, fiel ao seu sonho de tornar seu país livre e independente de toda dominação, a muito custo e sem viver para ver esse dia, o conseguiu. Há muita coragem e força na história desse país, é provavelmente a história que mais admiro e a que mais me dói.

Nguyen Phan Quê Mai fez justiça a história de seu povo em uma narrativa dolorida e pura, do local de quem ja viu ?mortes e violência o suficiente para saber que só há uma maneira de falar sobre guerras: com sinceridade. Somente assim podemos aprender sobre a verdade.? E conseguiu, infelizmente a história se repete, as mesmas figuras do tabuleiro permanecem hoje em recusa a aprender.
Fabio 28/11/2023minha estante
Uau, que resenha impecavél!
Parabéns Lisa!?

Lisa 29/11/2023minha estante
*Aficionada em História alert* hahaha obrigado, Fabio. ??

ericadavila 27/09/2023

Eu amei o livro. A escrita da autora é sensível, poética, a gente consegue sentir o aroma, o gosto das coisas só pela descrição dela. Me emocionei com a história da família da Dieu Lan e da Goiaba. Dieu Lan é uma mulher forte, que lutou pela sua família até o fim, que comeu o pão que o diabo amassou, mas sempre com esperança no futuro e nas pessoas, mesmo em meio ao terror das várias guerras e conflitos que assolaram o Vietnã. Vale a muito a pena a leitura.
Ally 27/09/2023minha estante
Estou extremamente ansiosa pra começar. O livro me encara todos os dias

ericadavila 27/09/2023minha estante
Vale muito a pena! Tomara que vc goste!

Joyce Helena 13/10/2023

Livro anticomunista, de uma autora pequeno-burguesa compradora, que destila mais ódio contra os comunistas do que contra os americanos, responsáveis por uma das maiores violências que a humanidade já assistiu.
Bittencourt 27/12/2023minha estante
Não poderia concordar mais!

Milena 19/03/2024

Perfeito?
Esse livro é simplesmente perfeito, a narrativa demonstra claramente o quão uma guerra é prejudicial para todos independente do lado que está ou se são civis ou não. O livro me permitiu aprender mais sobre o Vietnã, e me encheu de lágrimas em alguns momentos. Simplesmente uma leitura necessária. Gostaria de compartilhar a frase do livro que mais mexeu comigo: ?De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerra.? - Nguyen Phan
Queria agradecer a escritora por compartilhar sua história e também engrandecer a mulher que ela é e a força de toda a sua família.
Naiara 29/03/2024minha estante
que lindo

Lucas990 05/09/2023

Um dos melhores livros que eu já recebi da Tag.
Fui engolido por essa história do começo ao fim. Os personagens, as histórias, o enredo, o contexto histórico, o plot (que me pegou MUITO de surpresa), enfim, tudo nesse livro livro grita 5 estrelas, impossível dar menos que isso. Sem contar a sensibilidade da escrita da autora que é um show a parte.
Triste que devorei esse livro tão rápido. Se tornou um daqueles que eu queria esquecer de tudo para poder ler pela primeira vez.
Mônica 28/10/2023minha estante
Concordo com vc em cada palavra!!! Simplesmente sensacional!!!

Mari 04/10/2023

Maravilhoso!!
Que história envolvente, sofrida e importante esta do Vietnã. Este livro devia ser obrigatório no enem. Aborda toda a história de um povo que sofreu com muitos fatos históricos durante a narrativa. Foi um livro de muita aprendizagem. Quando a gente pensava que a história teria um fôlego, a gente levava um soco no meio do estômago. O livro de tornou o melhor do ano.
DEA 04/10/2023minha estante
Eu amei esse livro. Aprendi tanto, não conhecia praticamente nada sobre Vietnã. E amei as personagens principais...

Ana Livia 23/09/2023

As Montanhas Cantam
Eu adorei o livro, apesar da temática de guerra e violência.
É interessante ver a guerra por outra perspectiva, pela família de pessoas inocentes.
A família Trân tem uma vida cheia de obstáculos, sofrida. Vovó Diêu Lan é um ícone, passou por muitas coisas e não desistiu, é o centro da família e da narrativa.
Com muita história para ser contada, este livro me prendeu do começo ao fim.
pedroauday 23/09/2023minha estante
Tô enrolando ele, mas só pq não ando com o livro em baixo do braço ?

nina.micheletti 18/09/2023

Tragédia Familiar
Imagina tudo de ruim que pode acontecer, então isso acontece com a família de Huong e Dieu Lan. Huong a neta que era uma criança durante os bombardeios, a guerra do Vietnã e teve muitos parentes que lutaram na guerra. Dieu Lan, sua vó, que além de ter que dar seus filhos para o exército para lutar na guerra, ela sofreu muito durante a Reforma Agrária.

Apesar de uma considerável parte de propaganda, o livro se mantém a história do Vietnã entre 1935 e 2017.
Aline Sulzbach 22/09/2023minha estante
Não entendi a observação sobre uma considerável parte de propaganda. Fiquei curiosa.

esther.crisrocha 07/09/2023

Emocionante
As montanhas cantam foi um dos livros mais emocionantes que já li, e por isso ele acabou se tornando um dos meus livros favoritos da vida.
O livro traz a história da família Trần, com o pano de fundo a história do Vietnã. Vemos essa família passar por vários períodos difíceis, como a guerra do Vietnã, a grande fome. Mesmo assim ele se reguem e continuam lutando para poder sobreviver, apesar dos desastres que os cercam.
A autora soube muito bem trazer a cultura Vietnamita, ainda mais porque a autora nasceu lá. Então ela não só traz momentos difíceis que o país passou, mas também os momentos alegre, a cultura e sobre ter esperança em momentos difíceis. O que mais gostei foi que autora contou a história através de um criança/adolescente, sendo a Huong, que nos mostra a esperança de tudo acabará bem, às vezes com um visão bem inocente.
A tag acertou muito trazendo esse livro para o Brasil, foi um livro que aprendi mais sobre a cultura de um país que não tenho muito contato. Além de mostrar as várias facetas de uma guerra e o que ela pode fazer com uma família. Então quem tem oportunidade de ler esse livro leia, mas fique atento aos gatilhos, porque tem muitos.

KelenDZ 07/09/2023

Que livro...
A história é muito triste, comovente e dramática, cheia de injustiças, recomeços, mas também muita perseverança.
Gostei muito de saber um pouco sobre o Vietnã, cuja história sofrida de seu povo eu não tinha nenhum conhecimento.
Se eu tiver metade da garra que a vó de Huong teve, estou satisfeita.

Carlinha 16/05/2024

Interessante
É um romance histórico gostosinho que relata momentos ocorridos na guerra do Vietnã. É um retrato poético, mas fiel das mazelas que qualquer guerra traz. Gostei dos personagens, é uma história bem crível e poderia ter acontecido na vida real.

A narrativa é leve e sensível mas ao mesmo tempo crua e visceral. Os personagens são cativantes e o plot, pra mim, foi inesperado.

Recomendo!

Marta 12/09/2023

“Se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras.”
Atrevo-me a começar essa resenha escrevendo que esse foi com certeza um dos livros mais tristes que li na minha vida, em alguns momentos cheguei a pensar em abandonar a leitura, mas a vontade de ver as coisas mudarem para melhor me fez prosseguir. É muito difícil uma história que fala de guerras e fome ser uma leitura feliz e o pior saber que embora seja um livro de ficção aquilo tudo realmente aconteceu com um povo, povo esse inclusive que conheci em uma de minhas viagens de voluntariado, mas não é um livro somente sobre guerra é também sobre perdão, solidariedade, pertencimento e reconciliação. No livro acompanhamos as vivências de quatro gerações da família Trân, que foi muito próspera, em eventos históricos que marcaram o país asiático no último século. O livro é narrado majoritariamente por Hu’o’ng, apelidada de Goiaba por sua avó Diêu Lan. A matriarca é a figura central na história e tem parte em vários capítulos. Entre idas e vindas durante o século, as datas iniciais dos capítulos ajudam na localização e no contexto histórico. A riqueza dos detalhes vem das experiências da autora, que nasceu em 1973 no norte do Vietña, comandado pelo governo comunista. O estranho é que a maioria de nós efetivamente desconhece o que aconteceu no Vietña, só temos conhecimento da famosa guerra do Vietña mostrada pelos filmes americanos, mas o Vietña passou muitas coisas tais como: domínio colonial francês, ascensão do nacionalismo, invasão japonesa, grande fome, primeira guerra da Indochina, divisão do país e a guerra do Vietña, por tudo isso dá para imaginar o tanto de sofrimento de seu povo. Embora o livro seja bem triste, recomendo sua leitura firmemente principalmente para quem gosta de dramas históricos, literatura asiática e tramas familiares.

Jose 13/09/2023

Um livro sobre sofrimento e perdão
Esse é um livro que conta a história de sofrimentos e pequenas alegrias de uma família em meio ao caos das guerras no Vietnã. Com personagens incríveis, muito bem construídos, uma pesquisa incrível sobre o ocorrido na guerra, com muitas tristezas e quase nenhuma reviravolta.

Super recomendo esse livro, vale a pena cada palavra lida.