As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Camila Stéphani 20/09/2023

Que livro mais sofrido e incrível!
Como li em uma resenha: "esse livro cheira a 5 estrelas" e realmente é!

A história gira em torno da vovó Di?u Lan, sua família e do verdadeiro CAOS que estão passando por conta da guerra em seu país: Vietnã.

Nesse livro tem muitos gatilhos, é bastante desafiador, pessoas emotivas como eu vão chorar à beça, mas eu vos lhe digo: se tiverem a oportunidade, LEIAM! A escrita da autora é tão envolvente que, ao mesmo tempo, eu estava aos prantos e não conseguindo parar de ler, parece que tenho uma intimidade com os personagens, principalmente com a Di?u Lan, uma das personagens mais fortes que já vi, sem contar as inúmeras mensagens que nos é passada.

Um dos melhores se não o melhor livro do ano pra mim.

Andrea170 20/09/2023

Leve e profundo
?Se eu tivesse um desejo, não iria querer nada extravagante, apenas um dia normal, em que todos pudéssemos estar juntos como uma família, um dia em que poderíamos apenas cozinhar, comer, conversar e rir. Imaginei quantas pessoas ao redor do mundo estavam tendo um dia normal e não sabiam como isso era sagrado e especial.?

Ingrid fields 19/09/2023

Tocante
"Se eu tivesse um desejo, não iria querer nada extravagante, apenas um dia normal, em que todos pudéssemos estar juntos como uma família, um dia em que poderíamos apenas cozinhar, comer, conversar e rir. Imaginei quantas pessoas ao redor do mundo estavam tendo um dia normal e não sabiam como isso era sagrado e especial.?

Que livro envolvente e triste, muito sofrimento pra uma vida só, incrível como nos apegamos e odiamos os personagens, como a autora consegue demonstrar tão maravilhosamente bem a dualidade de cada um e como esse livro nos faz perceber a ruindade das pessoas tanto quanto a bondade, livro muito comovente, chorei lendo e com certeza um dos meus favoritos do ano ??

Renata @paraquemgostadelivros 19/09/2023

O livro conta a história de uma família que sofreu com as guerras e conflitos no Vietnã. A história vai sendo contada por uma jovem que vê seus pais e tios indo lutar na guerra e por sua avó, que vai contando tudo o que enfrentou em épocas passadas com os conflitos internos, desde a perda de familiares até a separação dos filhos.

agostiniaziul 19/09/2023

Um livro sobre perseverança e perdão
Eu demorei um pouco para engajar na leitura, mas assim que comecei a me sentir tocada pelo livro, não consegui parar de ler. Termino minha leitura chorando bastante, bem emocionada.

Esse livro apareceu para mim em um bom momento, me fez refletir muito sobre a perseverança, a vontade de viver e a capacidade de suportar o insuportável e fazer muito do nada.

Não romantizo o sofrimento vivido de forma alguma, a guerra é um absurdo injustificável, mas ler como essa família se reestruturou e se reinventou, se apegando a esperança porque essa era a única opção, mexeu muito comigo.

Foi uma leitura intensa e que com certeza ficará na minha memória.

Delma 10/09/2023

Que povo sofrido?
?Os desafios enfrentados pelo povo vietnamita ao longo da história são tão altos quanto as mais altas montanhas??

Cris 12/06/2024

Ótimo
Esse livro pertence à série ?LIVROS QUE TODOS DEVERIAM LER?. Um livro sensível e muito triste. Impossível não ficar pensando no que está acontecendo em Israel/Palestina atualmente.

vicdliz 18/09/2023

É uma história muito interessante, forte e emocionante! Baseada em fatos reais, algumas coisas na escrita me incomodaram um pouco, em alguns momentos achei um pouco enrolado, mas foi uma leitura boa, pude absorver coisas muito intrigantes e essenciais!

Kah Diniz 17/09/2023

Pra quem gosta de livro ?de época?, super recomendo. História triste e comovente sobre as lutas do povo vietnamita.

esther.crisrocha 07/09/2023

Emocionante
As montanhas cantam foi um dos livros mais emocionantes que já li, e por isso ele acabou se tornando um dos meus livros favoritos da vida.
O livro traz a história da família Trần, com o pano de fundo a história do Vietnã. Vemos essa família passar por vários períodos difíceis, como a guerra do Vietnã, a grande fome. Mesmo assim ele se reguem e continuam lutando para poder sobreviver, apesar dos desastres que os cercam.
A autora soube muito bem trazer a cultura Vietnamita, ainda mais porque a autora nasceu lá. Então ela não só traz momentos difíceis que o país passou, mas também os momentos alegre, a cultura e sobre ter esperança em momentos difíceis. O que mais gostei foi que autora contou a história através de um criança/adolescente, sendo a Huong, que nos mostra a esperança de tudo acabará bem, às vezes com um visão bem inocente.
A tag acertou muito trazendo esse livro para o Brasil, foi um livro que aprendi mais sobre a cultura de um país que não tenho muito contato. Além de mostrar as várias facetas de uma guerra e o que ela pode fazer com uma família. Então quem tem oportunidade de ler esse livro leia, mas fique atento aos gatilhos, porque tem muitos.

KelenDZ 07/09/2023

Que livro...
A história é muito triste, comovente e dramática, cheia de injustiças, recomeços, mas também muita perseverança.
Gostei muito de saber um pouco sobre o Vietnã, cuja história sofrida de seu povo eu não tinha nenhum conhecimento.
Se eu tiver metade da garra que a vó de Huong teve, estou satisfeita.

Jose 13/09/2023

Um livro sobre sofrimento e perdão
Esse é um livro que conta a história de sofrimentos e pequenas alegrias de uma família em meio ao caos das guerras no Vietnã. Com personagens incríveis, muito bem construídos, uma pesquisa incrível sobre o ocorrido na guerra, com muitas tristezas e quase nenhuma reviravolta.

Super recomendo esse livro, vale a pena cada palavra lida.

Marta 12/09/2023

“Se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras.”
Atrevo-me a começar essa resenha escrevendo que esse foi com certeza um dos livros mais tristes que li na minha vida, em alguns momentos cheguei a pensar em abandonar a leitura, mas a vontade de ver as coisas mudarem para melhor me fez prosseguir. É muito difícil uma história que fala de guerras e fome ser uma leitura feliz e o pior saber que embora seja um livro de ficção aquilo tudo realmente aconteceu com um povo, povo esse inclusive que conheci em uma de minhas viagens de voluntariado, mas não é um livro somente sobre guerra é também sobre perdão, solidariedade, pertencimento e reconciliação. No livro acompanhamos as vivências de quatro gerações da família Trân, que foi muito próspera, em eventos históricos que marcaram o país asiático no último século. O livro é narrado majoritariamente por Hu’o’ng, apelidada de Goiaba por sua avó Diêu Lan. A matriarca é a figura central na história e tem parte em vários capítulos. Entre idas e vindas durante o século, as datas iniciais dos capítulos ajudam na localização e no contexto histórico. A riqueza dos detalhes vem das experiências da autora, que nasceu em 1973 no norte do Vietña, comandado pelo governo comunista. O estranho é que a maioria de nós efetivamente desconhece o que aconteceu no Vietña, só temos conhecimento da famosa guerra do Vietña mostrada pelos filmes americanos, mas o Vietña passou muitas coisas tais como: domínio colonial francês, ascensão do nacionalismo, invasão japonesa, grande fome, primeira guerra da Indochina, divisão do país e a guerra do Vietña, por tudo isso dá para imaginar o tanto de sofrimento de seu povo. Embora o livro seja bem triste, recomendo sua leitura firmemente principalmente para quem gosta de dramas históricos, literatura asiática e tramas familiares.