As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Sofia.Bertoli 26/04/2024

Resenha
O livro de 2020, é centrada na família Tr?n, começamos a história em Hanoi, capital do Vietnã, em 1972, no meio de um bombardeio da força áera dos Estados Unidos. Ao longo da história vamos aprendendo mais sobre a vida da avó da personagem principal, H??ng e também da história do Vietnam, sobre a ocupação francesa, a ocupação japonesa durante a segunda guerra-mundial, a grande fome que a assolou o país, a reforma agrária e por fim a guerra com o Estados Unidos durante a Guerra fria. Mostra de forma dura e necessária as consequências dessas ações, que em sua maioria envolvia politica externa na população vietnamita.
Esse livro foi escrito pela autora vietnamita Nguy?n Phan Qu? Mai e foi baseado em experiências que sua própria família passou e também que outras centenas de famílias, que a autora entrevistou, passaram. É um livro que em diversos momentos é extremamente triste de ler, principalmente quando sabemos que as coisas descritas neles foram reais. Porém esse livro fala sobre a importância da família, da perseverança e bondade.

Carolina 19/04/2024

Há tanto do mundo que a gente não sabe
Não é uma história de vida intactas, mas o livro guarda consigo uma vontade de trazer alguma beleza singela em meio a tantos desastres, uma resiliência não resignada. É interessante também passar por tantos fatos relevantes da História vietnamita, a qual - devo reconhecer - conheço de forma bastante limitada. Terminei o livro e fui pesquisar para saber mais sobre o Vietnã no período histórico abraçado na obra: acho que isso já dá uma estrela extra pro livro.

Giany.Alves 08/04/2024

Um belo livro com uma estória intensa, uma escrita bem fluida e tranquila.
Uma estória que conta as agruras de uma jovem e sua avó, sobrevivendo à Guerra do Vietnã, enquanto a avó relembra sua trajetória, contanto para a neta a historia de sua família e os percalços que seu país e população sofreram durante muitos anos. Conforme seus familiares retornam da Guerra com seus traumas e sofrimentos a personagem vai crescendo e aprendendo sobre a vida.
A única coisa que não gostei na escrita foi a utilização de termos em vietnamita, então acabava cortando a leitura, principalmente por não saber como pronunciar e o significado de algumas. ?????

Vladia Castro 05/04/2024

As montanhas cantam.
Nguyên Phan Quê Mai. É uma história sobre o Vietnã, fora eixo americano/europeu. Huong conta a história de um país devastado por inúmeras invasões, guerra civil através do que aconteceu c gerações de sua família. Famílias separadas, crianças órfãs, fome, miséria... Marcante!!!

Jana 03/04/2024

As montanhas choram as tristezas e cantam a esperança
Narrativa delicada e envolvente, cheia de paixão que deixa o leitor a cada capítulo com mais vontade ler. Sem dúvida, um dos melhores livros que já li enviados pela @tag. Cada capítulo traz uma perspectiva diferente da história e isso envolve o leitor mostrando os fatos de maneira clara e objetiva. Um capítulo mostra a vida atual da Vovó e sua neta em busca de reencontrar seus familiares, enquanto o próximo conta a história dos horrores vividos por essa família durante diferentes períodos históricos no seu país. Vovó Lan, mulher guerreira, batalhadora e sobrevivente não só da guerra, mas de diversas formas ao longo da sua jornada. Cada capítulo uma lição de amor, respeito, ganância e falta de humildade entre os humanos, e mesmo assim, sempre buscando a esperança. Um livro rico no diálogo entre seus personagens tentando mostrar a visão de cada um perante os obstáculos encontrados na vida. Vale muito a leitura de cada parágrafo dessa obra!??????

Gio 21/03/2024

Tocante
Linda história, bem envolvente. Muito triste saber que essas coisas aconteceram e ainda acontecem com muitos povos. A história é super bem contada e construída, você se apega aos personagens

Milena 19/03/2024

Perfeito?
Esse livro é simplesmente perfeito, a narrativa demonstra claramente o quão uma guerra é prejudicial para todos independente do lado que está ou se são civis ou não. O livro me permitiu aprender mais sobre o Vietnã, e me encheu de lágrimas em alguns momentos. Simplesmente uma leitura necessária. Gostaria de compartilhar a frase do livro que mais mexeu comigo: ?De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerra.? - Nguyen Phan
Queria agradecer a escritora por compartilhar sua história e também engrandecer a mulher que ela é e a força de toda a sua família.
Naiara 29/03/2024minha estante
que lindo

Monica351 16/03/2024

Vietnã
Neta e avó se revezam contando a saga da família.

A história da família e do Vietnã se imbricam e repetem a velha máxima: colonizadores oprimindo colonizados, política e luta pelo poder falando mais alto que o bem estar da população.

Guerra destruindo a natureza e tirando a vida de milhares de inocentes.

As mulheres sofrendo ainda mais, sujeitas a serem violentadas pelo exército inimigo e pelos que deveriam estar protegendo-as.

A cultura de um povo tentando se manter viva apesar de todo o sofrimento...

Porém, solidariedade e amor ainda são armas poderosas!!!

Kimberly30 14/03/2024

Além da Guerra do Vietnã
Uma leitura rica é uma leitura capaz de prender e instruir ao mesmo tempo. No Brasil, temos pouco conhecimento sobre a história do Vietnã e esse pouco normalmente tem relação com a guerra que envolveu os EUA.

Esse livro, no entanto, nos apresenta a outros períodos desafiadores, mas também à rica cultura e tradição do povo vietnamita.

Ma F 13/03/2024

A história de uma guerra é sempre trágica
No começo do livro achei que talvez fosse um livro que não conseguiria me envolver, mas eu estava completamente errada.
A história é contado por uma garota que no começo é só uma adolescente. A narração no ponto de vista de uma menina mais ou menos da minha idade me chocou muito.
Fiquei pensando que eu nunca passei por nada do que ela passou e que os problemas banais que temos no dia a dia não são nada comparados com uma guerra. Huong conseguiu se manter forte mesmo em momentos completamente conturbados.
Nessa história vemos personagens muito fortes e cheio de esperança.
Eu achei um livro muito triste e reflexivo. Em minha opinião, todos deveriam ler ?As montanhas cantam?!

Matheus.Giovanazzi 12/03/2024

Amei ler esse livro, pude conhecer um pouco da história do Vietnã, um país e uma cultura que tive pouquíssimo contato. Uma história muito emocionante, cheia de personagens fortes!

Amanda3913 09/03/2024

Deu vontade de ler sobre a Guerra do Vietnã
Avó conta para a neta o que viveu durante o longo período da Guerra do Vietnã.

O ponto de vista de civis camponeses. O quanto a guerra destroçou uma família (várias família!).

A neta ouve as histórias da avó e vive também às consequências dessa guerra, com seus tios e pais sendo convocados para lutar.

Revela a crueldade e a bondade que há nas pessoas.

@vcdisselivros 07/03/2024

Palavras são como facas, deixando feridas invisíveis que continuam a sangrar”
Resenha - As montanhas cantam

“As palavras são como facas, deixando feridas invisíveis que continuam a sangrar”

Acredito que o principal objetivo de um clube de assinatura literário seja você sair da zona de conforto. Ter acesso a diversificados títulos e conhecer obras em “primeira mão” foi uma das razões que me motivou a assinar a Tag inéditos há cerca de dois anos.

Sendo sincero, se eu estivesse em uma livraria e passasse por “As montanhas cantam”, digo com toda a certeza que jamais compraria. A sinopse definitivamente não chamaria minha atenção, não me sentiria confortável com a temática e no fim quebraria a cara por não me permitir conhecer tal riqueza..

Ainda que não seja uma leitura fácil (estamos falando de um livro que retrata a ocupação francesa, japonesa, depois passa para a guerra do Vietnã, a reforma agrária, resumindo, é FORTE), temos aqui uma escrita fluida, instigante, emocionante.

A obra de Nguyên Phan Quê Mai se supera, de modo que faz o leitor parar e analisar as muitas pequenas coisas da vida que nos são importantes, exemplo, estar cercado daqueles que amamos em todos os momentos, principalmente os difíceis.

O Plus de poder circular por outra cultura é enriquecedor e ter como guia protagonistas femininas tão empoderadas é motivador.

Em suma, se tiver a oportunidade leia, absorva, aprecie!

Renata 02/03/2024

Temática diferente
Gostei muito do livro principalmente pela autora ser vietnamita mesmo. Nunca tinha lido nada desse tema então foi bem interessante. A forma como a autora escreve deixa até as coisas um pouco mais leves, então apesar de ter muitas partes tristes não é um livro super trágico e nem só com desgraças heueheueh