As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Maísa 12/11/2023

Emocionante!
Uma história de superação e esperança diante das atrocidades e barbáries durante os muitos anos de instabilidade, fome e guerra no Vietnã. Um livro doloroso e sensível, difícil de não se emocionar!

?Se você guardar rancor, terá que carregar o fardo da tristeza?.

Paula 12/11/2023

Merece muita divulgação
Estou sem palavras! Esse livro já tinha me pegado pela capa e agora pela belíssima história!
Uma história de superação, amor, perdão, esperança, compaixão e resiliência.

Além de ser histórica de muito aprendizado, nos mostra um lado da guerra que não é contada.
Com certeza é o meu favorito do anooooo

???????
Jackcoriolano 12/11/2023minha estante
Amei seu entusiasmo por essa leitura. Foi um livro que me marcou também

Paula 12/11/2023minha estante
Pra mim, foi o melhor da TAG deste ano.. ???

Lestat da Ursal 10/11/2023

As montanhas cantam
As Montanhas Cantam nos leva ao Vietnã e gira em torno das memórias e relatos de uma família (principalmente da avó) sobre a fome, a guerra, etc. Não tem como negar o quanto esse livro é maravilhoso e profundo, mas não é fácil de ler, é sofrido porque o leitor sofre junto com os personagens.

Maria V 07/11/2023

Ficção história está ganhando um lugar no meu coração e esse livro veio para confirmar isso.

Mesmo se tratando de um tema tão pesado, o livro consegue ser sensível e leve. Em meio a uma história de guerra, há amor. O amor de uma família.

A história também mostra a resiliência de um povo, vietinamita e deixa um sentimento de esperança no final que no futuro as coisas possam melhorar se mantivermos a história viva. Conhecendo a história, suas atrocidades, não cometeremos o mesmo erro.

Julya 07/11/2023

São tempos difíceis para os sonhadores
Uma história triste e pesada, escrita de forma leve e contagiante. este livro veio em boa hora e colocou luz nos assuntos relacionados à guerra e pós-guerra, tão delicados no momento atual que estamos presenciando a realidade entre israel e hamas. o tempo e espaço em que se passa a história podem ser outros, mas os efeitos da guerra serão sempre destruidores.

Lilian 05/11/2023

As montanhas cantam
A história gira em torno das lembranças da avó da protagonista e também seus relatos sobre os acontecimentos durante e após a guerra. Os problemas enfrentados pela sua vó acabam mudando a vida de toda a família, mas o amor que os unem é o combustível para seguir em frente.

Vane 04/11/2023

Um dos melhores livros ?
Este livro é uma verdadeira LIÇÃO DE VIDA.
É emocionante. É pesado. Porém, traz uma perspectiva de vida transformadora.
O livro se torna difícil de ler, pois a dor das personagens se torna a nossa dor. Entretanto, nos traz a consciência do porquê as guerras sempre são narradas pelos vencedores porque aqueles que saem perdendo (até os que ganham) levam uma vida triste e um destino cruel.
Tomei um banho de água fria lendo este livro e precisei ressignificar muitos acontecimentos em minha própria vida.
Lendo este livro (e eu não li rápido, pois precisei digerir cada frase), quis abraçar as personagens principais de forma tão empática e quente para mostrar que nem tudo era dor. Mas, acreditem, as personagens são fortes para caramba! (-eu não teria tal força). Inclusive houve um perfeito equilíbrio no entrelaço da história de uma com a outra.
Só posso dizer que a experiência de ler este livro foi algo que fugiu do meu comum, todavia foi uma leitura que amei e que mudou minha vida em sua completude.
E, por fim, chorei. Chorei muito.

Dani 02/11/2023

Que livro maravilhoso! Profundo e sensível! Conta a história de uma família do Vietnã ao longo de toda a turbulenta história de guerras e sofrimento deste país. Uma lição de vida e resiliência

"As vidas humanas eram curtas e frágeis. O tempo e as doenças nos consumiam... Mas não importava quanto tempo vivêssemos, pouco ou muito.
Importava mais quanta luz conseguíamos lançar sobre
aqueles que amávamos e quantas pessoas tocávamos com nossa compaixão ?

Fernanda 02/11/2023

O livro é ótimo, passa uma realidade muito diferente, maaaas o tanto de coisas que iam acontecendo com os personagens principais me incomodaram um pouco. Ficou fictício algo que poderia ter sido mais natural. Ensinamentos impares

Denise.Mineiro 02/11/2023

Que livro lindo!!!!! Que história cheia de amorosidade? mesmo passando por todo sofrimento e por toda atrocidade que a guerra representa, essa história nos fala de amor? o amor de uma família que se manteve firme e unida mesmo quando não estavam perto um do outro, história de amor pela ancestralidade, história de luta de um povo que inspiram coragem e compaixão, como disse vovó Diêu Lan ?os desafios enfrentados pelo povo vietnamita ao longo da história são tão altos quanto a montanha mais alta.?

Nota 10,0

Luana899 01/11/2023

Uma história densa, triste, envolvente do início ao fim. A escrita muito bem feita, nos leva ao Vietnã e nos traz um pouco da dor e feridas que as guerras causam. Gostei bastante dos personagens, todos profundos.

Mariana_Dalmaso 31/10/2023

Me surpreendeu
Recentemente, tive o prazer de mergulhar na obra "As montanhas cantam", e fiquei profundamente tocada pela narrativa. A autora, Nguy?n Phan Qu? Mai, nos apresenta uma perspectiva do Vietnã que raramente é explorada, focando nas experiências das vítimas civis, especialmente mulheres e crianças, durante a Guerra do Vietnã. Através dos olhos de Lan, somos transportados para um Vietnã de beleza natural e riqueza cultural, mas também marcado pelas cicatrizes da guerra. O livro também destaca a importância da memória e da narrativa, mostrando como as histórias passadas de uma geração podem servir de guia para a próxima. Definitivamente, uma leitura que recomendo! (Assinatura TAG, livro de setembro 2023).

beaschlemper 30/10/2023

Ler esse livro foi uma experiência muito diferente de qualquer outra leitura que eu já fiz. ele é feio, porém bonito. cru, porém humano. forte, porém sensível. duro, porém delicado. ele me despertou mil emoções, me comoveu, me arrancou lágrimas, me fez rir, mas me fez triste. esse livro é um emaranhado de opostos que pode te tirar risos num parágrafo e choros noutro.
com certeza entrou pra minha lista de favoritos.

vet_leitora 30/10/2023

Esperança
*** "De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem disposta a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras." ***

RESUMO

Esse livro conta a história de uma família durante a Guerra do Vietnã, mostrando a visão dos civis e das pessoas que não puderam fugir da guerra, com as consequências dela em suas vidas mesmo após seu fim.

A invasão dos EUA ao Vietnã é mostrada como apenas a ponta do iceberg, com inúmeras agressões acontecendo à população tanto antes quanto depois desse período.

Huong é uma menina que aguarda o retorno de seus pais e tios que foram para a guerra enquanto permanece com sua avó, que conta à garota a história da família e tudo pelo que eles passaram.

Apesar de todos os sofrimentos pelos quais a avó de Huong passou, ela conta a sua história, a preserva e transmite, dando uma esperança para a história. Mesmo que privada de outras liberdades, contar a sua história é um jeito de se libertar.

*** "Eu mergulhei em 'As aventuras de um grilo'. Queria ser o grilo Mèn, deixando seu ninho para se aventurar no mundo, ver a vastidão da natureza, conhecer todos os tipos de pessoas, sentir o gosto da independência, causar travessuras e fazer novos amigos. No mundo de Mèn não havia guerra. Parecia que apenas os humanos travavam guerras entre si, causando sofrimento uns aos outros." (p.52) ***

CLASSIFICAÇÃO

Essa visão inovadora que o livro traz, de ver a história pelas lentes do outro lado, é muito importante. A maioria dos livros que temos do período mostram o extremismo capitalista norteamericano. Aqui, porém, vemos o extremo do outro lado, com o socialismo se erguendo no país.

Com uma história que dá um arrepio na espinha, "As montanhas cantam" traz a triste realidade que assolou todo um país, e ainda traz consequências para a população local.

O fim do livro traz a esperança de que se a história for contada, não é a ignorância que levará a humanidade a cometer esses erros novamente.

*Classificação indicativa: +14 (morte intencional, aborto, pena de morte,...)