As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Carla Aline 27/11/2023

Leitura difícil
Esse livro me prendeu desde o início. Porém por tudo que ele narra, sobre uma guerra, tornou uma leitura difícil.

Eu tive que pausar de tempos em tempos pra tomar fôlego e continuar com a história.

O que mais gostei desse livro foi como ele tratou da guerra, a qual não sabia, de forma crua e nua dos fatos.

Apesar de tudo, gostei bastante desse livro, de conhecer um pouco mais a história da Guerra do Vietnã.

Sara 23/11/2023

Acho que é o primeiro livro vietnamita que leio.
Achei forte e bonito? E triste também? Gostei de conhecer a história dessa família e um pouco sobre a história das guerras no país também!

Priscylla 23/11/2023

Uma leitura muito difícil
Uma história de sobrevivência e extremamente sofrida.
Foi muito bom ler mais sobre o Vietnã, mas a leitura foi muito difícil por causa da crueldade da guerra.

Ana Lívia Mourão 23/11/2023

Obra ganhadora de vários prêmios em 2021, narra a história de 4 gerações de uma família vietnamita enfrentando a ?Grande Fome?, a ?Reforma Agrária? e a ?Guerra do Vietnã?. O livro é narrado pela Goiaba e pela sua avó, com idas e vindas pela história. Doloroso, potente, histórico??o livro é a versão vietnamitas do clássico ?As vinhas da Ira?, abrange tudo, desde essa fome na qual ninguém fora do Vietnã ouviu falar, na década de 1940, até a guerra do Vietnã?. Um livro necessário, que aborda sobre o país e sobre a guerra de uma ótica que não seja americana.

JuliaMarques 23/11/2023

Este livro ja te impacta desde a primeira pagina e só te envolve cada vez mais conforme a narrativa vai correndo. É chocante e triste demais ver, na perspectiva dos civis, como é a vivencia durante a guerra... como é preciso renascer diversas vezes. Toda a história de vida da matriaca é forte e é quase inacreditável como ela sobreviveu tantas tragédias, uma seguida da outra.
O livro não é só feito de calamidades, entretanto. Podemos acompanhar o amor que existe nesta família, conhecer um pouco da cultura vietnamita e nos envolver por completo com cada personagem.
É um livro cativante, tenebroso, envolvente, bonito e muitos outros adjetivos.
É um livro maravilhoso.

Valéria Cristina 21/11/2023

Em uma guerra não há vencedores
A narrativa deste livro não é linear. Em uma vertente, acompanhamos Huong em Hanoi, na década de 1970, durante a Guerra do Vietnã. Em outra, Huong ouve de sua avó Lan os eventos que marcaram sua vida.

Lan é a grande protagonista deste livro maravilhoso. Vemos como, em sua infância e adolescência, sobreviveu à Grande Fome e à invasão japonesa. Mais tarde, acompanhamos como ela também sobreviveu à Reforma Agrária e como, em sua jornada para Hanoi, teve de fazer terríveis escolhas. Lan é uma sobrevivente que colocou o amor pela família e pelos ancestrais como o norte de sua vida.

Criada por essa avó, Huong aprende a viver em uma cidade bombardeada, cheia de perigos e rodeada pelo medo. Depois da guerra, passa a aguardar o retorno daqueles que foram para o campo de batalha. Alguns retornam, mas outros não e mesmo entre aqueles que voltam, nenhum está da mesma forma que foi, seja física ou psicologicamente. A guerra deixou marcas indeléveis.

Este livro esclarece muitos fatos sobre os eventos ocorridos no Vietnã durante o período da guerra, bem como aqueles que ocorreram antes de depois. Vemos todos os efeitos devastadores para a população e percebemos, ao ter contato com essa narrativa, que em uma guerra não há vencedores. Todos são vítimas. Todos perdem.

Nguyễn Phan Quế Mai é um poeta e romancista vietnamita. Ela é autora de doze livros de poesia, ficção e não-ficção em vietnamita e inglês.

Iza 20/11/2023

Que livro lindo! Eu perdi a conta da quantidade de vezes que me emocionei enquanto lia. Achei bonito demais a escolha de contar a história com a narrativa da avó intercalando com o presente. Um dos melhores que li esse ano, facilmente.

Renata 18/11/2023

É muita dor, daquelas que a gente nem consegue mensurar ou sequer imaginar de verdade?

Me faz refletir sobre a guerra e sobre como o ser humano pode ser cruel, impelido pelas circunstâncias (ou não).

E sobre como o ser humano também pode ser resiliente, mais que um saco de pancadas, porque somos capazes de levar muitos socos, cair e levantar, mas também de criar, construir e amar.

Chorei, chorei muito, e não pelas minhas dores (que a identificação muitas vezes pode causar), mas pelas dores dos povos do mundo, que sofrem com os conflitos e as guerras em seus países. Chorei pelas famílias destruídas, pelos corações destroçados. Que Deus as ajude.

arthur_arrais 18/11/2023

Emocionante!
Um livro tão envolvente e bem construído que parece ser impossível que as personagens não sejam reais. De certa forma, o são: as dores, traumas e tragédias que se abateram sobre a família Trån são o retrato da história de um país marcado pelo conflito. Entretanto, pautado em um povo resiliente, esse mesmo país nos mostra que sua história não se resume à guerra, sendo também definido pela sua cultura pujante e pela natureza exuberante! ?As Montanhas Cantam? tocou o meu coração de várias formas e não consigo não ser um apaixonado pela força de Diêu Lan ??

Aline 16/11/2023

Um canto de esperança
Eu não sabia nada sobre o Vietnã. Apenas o que dizem os livros de História sobre a Guerra do Vietnã, e o que uma cartão telefônico antigo dizia sobre a origem de uma das minhas frutas preferidas (bacupari), mas que hoje a internet desmente...
Então, ler esse livro pra mim foi um grande aprendizado! E confesso que fiquei bastante emocionada com a força de vontade e a esperança do povo vietnamita...
As lágrimas me inundaram por diversos momentos no curso da leitura! Super indico.

"Os eventos turbulentos de nossa história não apenas separaram as pessoas, como também imprimiram nelas um sentimento de culpa por coisas sobre as quais não havia controle".

"Se você guardar rancor, terá que carregar o fardo da tristeza".

Paula 16/11/2023

Muito sofrimento
Geralmente não gosto muito de livros que são basicamente descrições de martírios do início ao fim, mas gostei de aprender mais sobre a cultura e a história do Vietnã. Esse povo sofreu, viu.
A escrita flui, não é cansativa.

Moon 16/11/2023

5 estrelas
Dieu Lan e a neta Houng tentam sobreviver em meio aos bombardeios da guerra do Vietnã, enquanto esperam pelo retorno da família que está lutando na guerra em defesa do país. Enquanto se escondem em abrigos antiaérios, passam fome e medo, as duas se alimentam da esperança de rever os parentes, enquanto Dieu Lan relembra sua história de vida sofrida onde perdeu muitas pessoas durante a Segunda Guerra Mundial e o período da Grande Fome que assolou o Vietnã no final da guerra. A narrativa alterna entre as histórias da avó e os relatos da neta que anseia pela volta dos pais e tios, ao mesmo tempo que experimenta os sentimentos conturbados da adolescência. Uma história tocante sobre duas gerações entrelaçadas pelo amor e pelas experiências terríveis causadas pela guerra.

Uma história super tocante e forte que te faz repensar na vida e nas relações familiares, bem como te faz questionar a maldade do ser humano. Do início ao fim somos atravessados pela angústia dos relatos da Dieu Lan que sofreu demais quando jovem e relata isso de forma vívida e detalhada. Impossível não relacionar os acontecimentos da Guerra do Vietnã com o genocídio que esta acontecendo nesse momento na Palestina. A escrita da autora é poderosa e reveladora, a alternância de narração e os capítulos curtos ajudam mais ainda a manter o leitor preso. Gostei muito de poder ler um livro de uma autora Vietnamita e recomendo fortemente essa leitura, mas já aviso que os gatilhos são muitos!

Gatilhos: violência, estupro, tortura, morte, assassinato.

Maísa 12/11/2023

Emocionante!
Uma história de superação e esperança diante das atrocidades e barbáries durante os muitos anos de instabilidade, fome e guerra no Vietnã. Um livro doloroso e sensível, difícil de não se emocionar!

?Se você guardar rancor, terá que carregar o fardo da tristeza?.