As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Fabi.Filippo 08/10/2023

Maravilhoso
Na semana que mais uma guerra se inicia , o livro trouxe a seguinte mensagem : ?Se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas , não haveria guerras. ?

Quantas emoções são permitidas experimentar com a leitura de um livro ? As montanhas cantam provocou uma enxurrada de emoções e de sentimentos em mim. Me vi sorrindo , chorando , com raiva e em muitos trechos com vontade de gritar. Esse é o poder de um bom livro e foi isso que encontrei com essa leitura.

Com a saga da família Tran , contadas alternadamente por Diêu Lan (avó) e Huong (neta) conhecemos também história do Vietnã .

O colonialismo francês , a invasão japonesa em 1940, a grande fome , a ?reforma? agrária , a guerra do Vietnã e suas consequências para o país estão todas retratadas no livro.

?O Vietnã não é apenas a guerra, mas um país com mais de quarto mil anos de história e cultura?.
E conhecer um pouquinho mais dessa cultura pelos olhos de Diêu Lan e Houng foi muito emocionante. Diêu Lan nos mostrou a importância de preservamos a história da nossa família , de passar de geração a geração.
Nos mostrou resiliência e coragem ao seguir em frente mesmo diante de tanta tragédia e dor que enfrentou.

Viu seu pai morrer nas mãos de japoneses, seu irmão e seu filho mais velho serem levados por comunistas ávidos para saquear tudo que sua família construiu as custas de muito suor. Se separou de alguns filhos durante a fuga para Hanoi. Conseguiu reunir parcialmente a família após muita luta e trabalho árduo. Ainda faltava seu filho mais Velho .

A vida também não foi fácil para Huong . Ainda criança viu seu pai e tios irem embora para lutar na guerra . Logo em seguida viu sua mãe sair em busca do pai . E junto com a avó tratou de sobreviver e viver na esperança do reencontro com aqueles que partiram. A volta dos entes queridos os trouxe despedaçados, com feridas físicas e emocionais. Na guerra todos perdem.

Diêu Lan e Houng , principalmente a primeira conseguem mostrar a família o poder da fé e do perdão. E Houng com todos os ensinamentos de sua avó e da história de conseguiu de certa forma quebrar o padrão de tragédias que acometia sua família.

Leiam , leiam , leiam este livro . Maravilhoso.

Bruna.Klauck 07/10/2023

Livro incrível!!!!
Uma história que mostra a guerra do Vietnã e todo o sofrimento que o povo vietnamita viveu. Um livro incrível e ao mesmo tempo muito triste perante aos acontecimentos. Mostra as gerações da família, Vó Dieu Lan, sua filha Ngoc e sua neta Huong.

Tamara Barros 06/10/2023

As montanhas cantam
História da trajetória de uma família vietnamita contada por neta e vó, a família passa por momentos difíceis devido a Guerra e seus desdobramentos no país.

Bia 06/10/2023

Um livro lindo, narrado de maneira delicada e ao mesmo tempo brutal. É terrivelmente doloroso presenciar a guerra em seu âmago. E é interessantíssimo saber mais sobre história sem as lentes que geralmente estão presente em todas as narrativas dela. A autora busca dar voz às principais vítimas da guerra e evidenciar que a tragédia e as manipulações políticas são capazes de destroçar uma nação e seu povo.

Claudiapnm 04/10/2023

O livro é pesado, mas ainda assim eu queria ver logo o fim. Não imaginava que seria tão tocante. Eu que não costumo marcar trechos em livros, coloquei 6 marcadores. É lindo demais.
E conseguiu me surpreender no final. Não vou falar mais pra não ter que marcar que tem spoiler.
Muita mensagem de esperança e da importância da família e do que se faz na necessidade, para protege-lá.

Mari 04/10/2023

Maravilhoso!!
Que história envolvente, sofrida e importante esta do Vietnã. Este livro devia ser obrigatório no enem. Aborda toda a história de um povo que sofreu com muitos fatos históricos durante a narrativa. Foi um livro de muita aprendizagem. Quando a gente pensava que a história teria um fôlego, a gente levava um soco no meio do estômago. O livro de tornou o melhor do ano.
DEA 04/10/2023minha estante
Eu amei esse livro. Aprendi tanto, não conhecia praticamente nada sobre Vietnã. E amei as personagens principais...

Tami Silveira 03/10/2023

As montanhas cantam
Livro de setembro da tag que consegui ler em setembro \o/
Amei essa leitura, é aquele tipo de história que a gente aprende além de nos emocionar e tocar no nosso coração. Era uma ignorante sobre a guerra do Vietnã e sua cultura num todo e durante a leitura pude aprender e conhecer.
A autora narra a história no passado e presente (o que eu amo) e vai ligando os acontecimentos de uma forma tão suave, triste e ao mesmo tempo crua e visceral.
Uma leitura que me marcou.

Luciana 01/10/2023

Emocionante
Acompanhar a trajetória da família Tran foi um pouco angustiante. Quanta dor uma guerra pode impor as pessoas? Qual a extensão dessas cruéis experiências nas famílias?
Fiquei apaixonada pela força da personagem de Dieu Lan. Amei o livro.

Dani 01/10/2023

Breves comentários sobre
É um livro que conta a história dos últimos 100 anos do Vietnã (aquela história que todo mundo acha que sabe), mas que aqui é contada por uma vietnamita baseada em memórias da sua família e conhecidos.

Amanda.Ferreira 01/10/2023

Uma escrita deliciosa de uma história extremamente triste, dolorosa e real! Graças à TAG Livros tive o prazer de conhecer esta autora e oportunidade de saber parte da história tão cruel vivida no Vietnã. Se não fosse pelo clube, dificilmente seria um livro que escolheria na prateleira da livraria.

Lucia | @lucia_esta_lendo 01/10/2023

Uma leitura difícil
Não é um livro de fácil leitura.
Não, não é pela escrita. Mas sim por ser um conteúdo muito delicado. Vermos os horrores da guerra pelo ponto de vista dos civis vietnamitas nos faz ter uma real noção do quanto a guerra é cruel com todos os envolvidos.
Narrado de dois pontos de vista, em épocas diferentes, acompanhamos uma geração de família der desfeito para depois ser refeita.
Com certeza uma das melhores leituras deste ano.
Obrigada TAG por trazer leituras tão enriquecedoras.

Fabiene.Barbosa 01/10/2023

Uma história emocionante sobre os desdobramentos da Guerra do Vietnã. Aborda temas como comunismo, reforma agrária e o quão trágica e traumática é a guerra. Mas também mostra que ainda é possível encontrar pessoas de bom coração.
As montanhas cantam é daqueles livros que nos despertam inúmeros sentimentos, nos fazendo ter a sensação de estarmos inseridos na história e sentir cada alegria, tristeza, angústia e momentos de esperança dos personagens.
A narrativa transita entre o passado que é contado pela avó, a chefe da família; e o presente que é contado por sua neta.

Ana 01/10/2023

As montanhas cantam

O livro relata a história de uma família, durante décadas de guerras e conflitos no Vietnã, mostrando o que realmente ocorreu dentro do país, de uma maneira comovente e profunda. A batalha para manter os entes queridos unidos e sobreviver apesar de todas as dificuldades, é uma grande lição de esperança e amor. Vale muito a leitura, esse ano, a Tag vem se superando a cada livro.