As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Livia M. 30/09/2023

Apesar do rastro de crueldade, uma escrita poderosa que traz esperança. Estar disposta a ler e ver a luz de outras culturas nos afasta das ideias estereotipadas. Toda unanimidade é burra.
Todo fundamentalismo é cruel.
Ler liberta ??

Talita 30/09/2023

Livro forte e emocionante
..não importava quanto tempo vivêssemos, pouco ou muito. Importava mais quanta luz conseguimos lançar sobre aquelas que amávamos e quantos pessoas tocávamos com nossa compaixão

História de uma família que enfrentou as adversidades da Guerra do Vietnã.
O fato de ter como personagem principal uma matriarca, ilustrou que por mais que as mulheres não estivessem tão presentes nos campos de batalha, elas lutaram durante anos para sobreviver e também manter os que amavam vivos, tanto em vida quanto espiritualmente.
Livro perfeito.

Ana Caturelli 29/09/2023

Guerra no Vietña
É um romance de uma família que tenta sobreviver no norte do Vietnã desde a Segunda Guerra Mundial até os anos seguintes à derrota do governo do sul do Vietnã pelo norte.
O Quê As montanhas cantam detalha e explica sobre a guerra, não apenas os detalhes do sofrimento, do horror, da futilidade, das provações e da maldade, mas de seus efeitos duradouros através das gerações, de seus constantes requisitos de sacrifício e de sua criação de extremismo político, cultural e social , não se limita à experiência vietnamita, mas se estende a todos os tocados pela força e pelos caprichos da guerra.

Bruna.Souza 28/09/2023

Incrível
Uma ficção histórica super sensível com personagens maravilhosos! Um livro perfeito pra conhecer a história e a cultura do Vietnã. Um dos melhores que li esse ano.

Keila 28/09/2023

Vietnã como nunca vi
Mais uma vez, sendo surpreendida positivamente pela escolha da Tag, com uma história encantadora, de amor familiar, guerra e superação.
O livro foi escrito por uma escritora vietnamita e retrata períodos extremamente difíceis e dolorosos desse país que aqui no ocidente, pouco se fala ou se pesquisa.
Através das principais personagens Lan (avó) e Houng (neta), conhecemos a história do Vietnã desde meados de 1950 até 2017.
A avó é uma memória viva de tudo o que o país passou, e seus habitantes. Do que foram forçados e a ver e a viver, em meio a colonização europeia e invasão americana, em meio a guerra, a grande fome, a reforma agrária completamente injusta.
Ao virar as paginas era possível imaginar as florestas, montanhas, estilos de vida dos vietnamitas. Suas refeições fartas (quando possível) e bem condimentadas.
Mas o que mais marcou, foram os laços familiares que nem a guerra foi capaz de dissolver. A importância da família, do sangue, dos ancestrais e seus ensinamentos, são completamente admiráveis.
A resiliência de Lan, seu amor e dedicação a família e suas origens, sua maneira de enfrentar os desafios e se reerguer é de uma lição inigualável.

Particularmente, recomendo essa leitura de olhos fechados. Primeiro por trazer uma visão de lealdade e família que pouco vemos, a cultura vietnamita pouco difundida aparentemente tem muito a nos ensinar. E segundo, porque os personagens são ótimos, bem delineados. A escrita é delicada e verdadeira, potente. Um mix que resulta em um livro 5 ??!

mr_reedies 28/09/2023

Bonito e Triste
Diz a autora que a sua intenção é mostrar ao mundo que o Vietnã é muito mais do que suas histórias de guerra, porém, dessa vez, seu livro fala predominantemente sobre isso: as guerras que assolaram o país e os conflitos políticos que abalaram a população durante boa parte da sua história.

Tudo isso é mostrado em um ponto de vista amoroso e bem familiar. Acompanhamos duas gerações de uma família, uma que está no "presente", melhor situada, ainda que ao custo de de alguns trabalhos que podem ser mal vistos pela sociedade - por conta de razões políticas, é claro -, e outra que está bem no passado e que atravessou diversas das guerras e conflitos que marcam a história do Vietnã.

Há muito o que se aprender sobre o país nessas páginas. Eu mesmo não conhecia boa parte desses momentos históricos, e foi "maravilhoso" (se é que podemos colocar assim) aprender tudo isso em uma narrativa tão clara e em um romance tão tocante. O amor de família talvez seja o assunto mais presente aqui, e há diversos capítulos em que ele é posto à prova em situações emocionantes o bastante para comover e fazer chorar.

É o tipo de livro que, uma vez que deixou claro a que veio, torna pouco importante que as pontas soltas sejam fechadas. Ele é como a vida real: nem sempre tudo acontecerá como desejamos, mas podemos nos apegar às coisas boas para nos motivarmos a continuar acordando no dia seguinte até a tempestade passar. E ela passa.

ericadavila 27/09/2023

Eu amei o livro. A escrita da autora é sensível, poética, a gente consegue sentir o aroma, o gosto das coisas só pela descrição dela. Me emocionei com a história da família da Dieu Lan e da Goiaba. Dieu Lan é uma mulher forte, que lutou pela sua família até o fim, que comeu o pão que o diabo amassou, mas sempre com esperança no futuro e nas pessoas, mesmo em meio ao terror das várias guerras e conflitos que assolaram o Vietnã. Vale a muito a pena a leitura.
Ally 27/09/2023minha estante
Estou extremamente ansiosa pra começar. O livro me encara todos os dias

ericadavila 27/09/2023minha estante
Vale muito a pena! Tomara que vc goste!

Marcella.Honorato 27/09/2023

Interessante
Diferente de tudo que já li até agora.
É um livro tenso, leitura um pouco difícil, que te faz questionar o ser humano e sua maldade?

Teve momentos que me vi parando de ler e simplesmente desistindo da leitura e por vezes também me vi envolvida na leitura junto à Goiaba.

Tem muitos detalhes de embrulhar o estômago, momentos fofos e muito aprendizado.

1° recebido da TAG.

Thi 26/09/2023

"De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerra."
É um livro denso, cheio de história, dor, tristeza, mas também de muito amor. Tudo pode mudar de uma hora para outra, sem o mínimo de controle e/ou escolha... mas sermos bons ou maus, a decisão é nossa.

Juliana 26/09/2023

A história recente do Vietnã a partir de uma outra perspectiva. Um livro denso, que precisa ser lido aos poucos. Impossível não pensar nos que sofrem com as guerras mundo a fora, soldados que são enviados para lutar guerras que não são deles, exageros e erros de entendimentos, ganância, imperialismo, fome. Uma parte cruel da humanidade.

Babi 26/09/2023

Livro muito profundo, desolador e ao mesmo tempo belo e singelo. Uma escrita leve e poética pra tratar de assuntos dolorosos e difíceis. Recomendo a qualquer um que tenha interesse em história mundial, mas também pra leitores que gostam de conhecer personagens sensíveis e profundos ?

Steh18 26/09/2023

Forte do início ao fim
O romance 'As Montanhas Cantam' de Nguyen Phan Que Mai é uma poderosa exploração da resiliência de uma família no norte do Vietnã, abrangendo desde os horrores da Segunda Guerra Mundial até os anos após a derrota do governo do sul pelo norte. A protagonista, Dien Lan, personifica a coragem diante das adversidades, tendo vivenciado os horrores da guerra, a fome e outras crueldades, mas nunca perdendo a esperança na humanidade.

Esta leitura é intensa, permeada de sofrimento, mas ao mesmo tempo, é profundamente cativante. A prosa de Que Mai é envolvente, mantendo o leitor envolvido e incapaz de largar o livro. A narrativa desperta uma conexão emocional com cada personagem, fazendo com que o leitor compartilhe suas lágrimas e anseios por um final feliz. Ao longo da leitura, somos compelidos a refletir sobre a persistente bondade que pode ser encontrada mesmo nas circunstâncias mais brutais.

'As Montanhas Cantam' é uma obra extraordinária e necessária, uma lembrança contundente dos horrores da guerra e da resiliência do espírito humano. É uma leitura desafiadora, porém profundamente gratificante, que merece um lugar especial nas estantes dos amantes da literatura.

Patricia.Lima 24/09/2023

Romance histórico imprescindível
Terminei. Demorei bastante para ler, não sei se foi o livro ou meu estado de espírito nestes dias, mas em algums momentos o livro me deu sono.
No ultimo terço do livro, a estória desenrolou, ficou mais ágil, as coisas começaram a fazer sentido e o livro melhorou muito!
Mas, vale muito a pena insistir, pois o livro traz uma visão diferente da guerra do Vietnan. Na verdade sobre muito da história do Vietnan. E uma ótima visão sobre o sistema político vigente.
É meio moroso sim, mas todos deveriam ler.

Guilherme 24/09/2023

Incrível e marcante
Um mergulho no passado do Vietnã, essa narrativa envolvente te transporta para uma cultura assombrada pela guerra, injustiça e famílias divididas. Admiro muito o povo vietnamita, sobrevivente dessa grande tragédia do século passado